sexta-feira, 10 de julho de 2009

Até que nem correu mal

O dia de ontem até se passou bastante bem, ao contrário do que antevia.

De manhã só tive de esperar duas horas e meia pelo técnico do SMAS. Iupi! Pude ir almoçar a casa. Depois do almoço voltei com material de limpeza, para ocupar e rentabilizar melhor o tempo. Com a minha mãezinha a fazer-me companhia, as duas decidimos começar a limpar os estores dos 3 quartos. Já tinhamos água. Até que pareciam não estar muito sujos. Sabem quantos baldes de água troquei com as limpezas interiores e exteriores dos estores? Adivinhem lá? Não querem tentar? Pois é, 7 baldes. Posso-vos dizer que cheguei ao fim do dia com os braços empanados. Haverá coisa mais chata do que limpar estores? Se há, digam-me porque tenho mesmo curiosidade em saber. Os dedos não cabem nas frinchas. Há que dobrar o paninho molhado com detergente, a jeito de o poder enfiar no lugar certo, e depois deslizar com precisão, não vá sair do sítio. E as frinchas não há meio de acabarem. Até se fica com os olhos tortos, possas!

Bem sei que não é um trabalho para se andar a fazer com regularidade, mas é mesmo chato!

Bem, pensando melhor, deve haver para aí muito obcessivo(a) das limpezas que anda sempre a limpar estas coisas, todas as semanas ou de 15 em 15 dias, e que já se deve estar a questionar a que tipo de regularidade me refiro. Para mim é de ano-a-ano. Não quer dizer que não passe um paninho com detergente, mas por fora. Agora frinchas? Nã, não contem com menos de um ano.

Depois desta limpeza mais minuciosa, o ideal para ir mantendo é passar com o aspirador, com apretecho próprio a postos, de quinze em quinze dias, por dentro e junto às frinchas. Assim evita-se que o pó, que se vai depositando nestes lugarzinhos recônditos, comece a ganhar humidade e aí sim, forme a tal camadinha que só vai com limpeza mais funda. Temos que nos poupar! Por fora é mais complicado, mas também me incomoda menos o dito pó.

Agora ainda faltam os da cozinha e da sala (e que grande que este é!). Não se esqueçam que todos os meus estores vão até ao chão :(
Ah, e se tiverem boas sugestões, ideias luminosas precisam-se :)

8 comentários:

  1. Boas!!!

    Aquelas máquinas de vapor são óptimas para limpar as frinchas!!! Fica a sugestão!

    ResponderEliminar
  2. Eu ofereço-me para ajudar:) Sabes que e sou uma das tais obcessivas que falas! heheheh!

    beijos querida amiga

    ResponderEliminar
  3. Olá, Clara
    Obrigada pela sugestão ;)
    As tais máquinas a que te referes, são tipo vaporeta?
    Mas vmos ter de passar sempre o paninho pelas frinchas, certo?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Oi, Cátia
    Não tivesse eu que começar a pôr tudo a postos, e acho mesmo que recorria à tua ajuda. Obrigada pela disponibilidade.
    Beijocas boas

    ResponderEliminar
  5. Eu também sou a favor das máquinas de vapor. Sai o lixo todo e nem é preciso limpar depois. Ficam branquinhos.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Bárbara :)
    Obrigada pela visita e pela sugestão. Acho que vou aderir a uma maquineta dessas. Tudo o que venha facilitar trabalho, eu agradeço :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Não keres limpar os meus estores?:P

    ResponderEliminar
  8. Experimenta usar um pulverizador com agua e detergente e uma trincha.
    Coloca uns panos no chão para evitar deitar agua, para os vizinhos de baixo(se não tiveres varandas. Se as tiveres 1º faz isto por fora e depois por dentro. é rápido e ficam super bem lavadas. Eu faço assim. Beijos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)