sábado, 4 de julho de 2009

Extras, para que vos quero?!

Como o próprio nome indica, um "extra" significa aquilo que não é obrigatório ou necessário.
Pois bem, na minha nova casa existem 3 extras, super comuns nas casas dos últimos anos, que além de não serem obrigatórios, considero desnecessários: a música ambiente, a banheira de hidromassagem e a lareira.

Tenho música ambiente por toda a casa, mas a avaliar e julgar pela fraca qualidade de som, não tenciono deseducar os meus ricos ouvidos. Aprecio um som limpo sem catarro.
Já a banheira de hidromassagem, sim senhor vamos experimentar a ver se funciona, não vá ter algum defeito. Mas nos dias que correm, e com tantos apelos à poupança de energia e dos recursos naturais, quem é que tem coragem e tempo para andar a tomar banhos de imersão e a usar hidromassagem?
E a lareira é tudo menos funcional num apartamento. O conceito é romântico sim, mas de prático não tem nada. Comprar uma quantidade generosa de lenha. Agora vá de carregá-la, arranjar espaço e lugar seco para a guardar. Fazer lume e no fim ainda ter vontade de limpar a chiqueirada. Gabo quem gosta destes afazeres. Não me estou a ver a acendê-la mais do que uma vez por ano, talvez por alturas do Natal, porque sempre cria um ambiente mais a condizer com a época festiva :)

Se tivesse uma varinha mágica, e fosse dotada de super poderes, fazia "plim" e transformava estes elementos "extraordinários" em equipamento de ar condicionado por toda a casa, já que a pré-instalação não foi esquecida. Mas a minha varinha só serve mesmo para triturar legumes e fazer uns molhos :(

7 comentários:

  1. hahha i cant even understand the language.if in english i shall be ok.tq

    ResponderEliminar
  2. ja me ri com o teu coment.

    Qto `musica ambiente, concordo contigo, se a qualidade não é boa de que serve? Já agora, consegues definir onde vai tocar a música?

    A banheira de hidrmassagem é mais um luxo que um extra, e realmente nos dias de hoje não é coisa para usar com regularidade.

    Finalmente, a lareira. Neste ponto discordo. Eu não tenho aquecimento central (nem instalação para) e a minha casa é fria q.b. No inverno a lareira esta sempre acesa. Como tenho recuperador de calor consigo aquecer rapidamente metade da casa (a zona social. Este reuperador também ajuda (e muito!!!) a manter a sala limpa.
    Relativamente à lenha, aí concordo contigo, mas tambem depende da estrutura do resto da casa. Nós guardamos a lenha na garagem (que fica no (R/C) e temos um cestinho girissimo junto à lareira. Sempre que chegamos a casa levamos um saco de de lenha para cima (1º andar) que guardamos no cestinho e que dá para 2 dias (porque com o recuperador consegues ptimizar o consumo de lenha face ao calor produzido)

    Vou-me calar, que isto já vai longo!!
    Beijinhos

    P.S. Gosto do teu blog, mas acho que ja te tinha dito!
    Como tb estou a mobilar a casa fazes-me pensar em muit coisa importante!!

    ResponderEliminar
  3. Hello Rahman,Ahchong,Muniandy
    Thank you for your visit.
    I write in portuguese because it's my main language. Sorry :(
    Best Regards

    ResponderEliminar
  4. Olá, Ana
    Obrigada por gostares de aqui passar :)
    Pode ser que venha a mudar a ideia que tenho acerca das lareiras. Mas das experiências que ouço e assisto, tudo me leva a crer que não venha a fazer grande uso dela.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Também gostava de ter uma varinha mágica, mas a minha é como a tua!
    Concordo com os teus 3 extras, apesar que a lareira, por experiência, é uma das melhores coisas do mundo, viciante, mas num apartamento tb tenho dúvidas sobre a sua utilidade.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Discordo quanto à lareira, e referir que prefere ar condicionado quando aponta a necessidade de poupança energética é, no mínimo, incoerente.

    Se a lareira a que se refere for fechada com recuperador de calor, então deixe-me dizer-lhe que lhe fará uma diferença substancial em termos de conforto e também na factura energética nos meses de inverno. Como tem garagens fechadas, não terá com certeza problemas de arrumação. Um truwue é comprar a lenha no Verão, porque estando seca e sendo vendida a peso, compra mais pelo mesmo preço. Quanto à questão da limpeza... é como em tudo em nossa casa, certo? Tudo precisa de manutenção. E sendo lareira fechada, nem tem problemas com cheiros nem de sujidade. Se optar por instalar o AC, prepare-se para um ambiente artificial, muito mais saturado do que com a lareira e abra os cordões à bolsa quando chegar cada factura.

    Ana

    ResponderEliminar
  7. Olá, Ana
    A vantagem que encontro para o ar condicionado é poder usufruir num aparelho só do poder de aquecimento no inverno e do arrefecimento no verão.
    Obrigada pelas suas sugestões e pela sua visita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)