sábado, 11 de julho de 2009

A famosa cafeteira

Quem não se lembra das famosas cafeteiras de alumínio, que deixam aquele cheiro a café fresco tão bom, nas cozinhas? Adoro o cheiro deste café, feito nestas cafeteiras. Nas minhas memórias de sempre, o cheiro do café não é das bicas tiradas nas máquinas xpto. Para mim o cheiro autêntico do café é emanado destas cafeteiras que conseguem o milagre de qualquer um ficar com vontade de beber um café, logo de manhãzinha, seja simples, seja misturado com leite.

Para quem possa desconhecer, a famosa cafeteira italiana, ou também conhecida Moka, foi inventada pelo italiano Alfonso Bialetti, em 1933. Pois é, já lá vã0 76 anos, a idade dos avós :) Desde essa altura que esta cafeteira se tornou a forma mais tradicional de preparar café em casa por toda a Europa. O seu design original alterou-se pouco até aos dias de hoje. No entanto, podemos encontrar diversos modelos com outras funções, como a de fazer cappucino, por exemplo. O café feito na Moka é mais encorpado do que aquele que podemos obter em cafeteiras comuns. Embora a Bialetti seja a marca mais tradicional e que mais inova em modelos, há muitas réplicas no mercado.

É verdade que tenho uma máquina nespresso, mas não dispenso a minha rica cafeteira para a preparação do pequeno-almoço. O cheiro provoca-me mesmo uma sensação de pleno bem estar. Como é óbvio, tenho muito orgulho nela :)

Para quem não saiba, e também tenha a sua cafeteira, a mesma não deve ser lavada com detergente por dentro. Apenas deve ser passada por água para retirar resíduos. Tudo isto são truques para manter o melhor sabor do café ;)

Por agora me despeço, vou comer a minha torradinha e beber o meu café com leite, preparado pela minha querida :)

10 comentários:

  1. Eu tenho uma :)
    Não sabia esse truque do detergente.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. tb desconhecia o truque do detergente!!

    Quando casei comprei uma e não há nada melhor que o cafe de lá!!! Comprei montes de cafe na rep. dominicana e obriguei a minha irma a trazer-me cafe na sua recente viagem ao brasil...

    Fica um cheiro maravilhoso pela casa!! é isso e o pao acabado de fazer :)

    Bjitos

    ResponderEliminar
  3. Tb tenho uma igualzinha à da foto.Gostava de ter uma cor-de-rosa:)Beijokas da mana.

    ResponderEliminar
  4. na cozinha da minha mãe, a moka marcou sempre presença!
    em diversos tamanhos... café para 6 ou para 2... há para todos os gostos!

    recordo o tempo em que, quando a água da moka começava a ferver, levantava a tampa de mansinho, para a ver subir. que delícia para os olhos de uma menina curiosa!

    ainda hoje, a senhora dona minha mãe é fiel ao seu café... na moka... claro!

    ResponderEliminar
  5. não tenho uma dessas, bebo pouco café... mas tenho uma máquina de café dos anos 70, das que me lembram as séries de polícias americanas, que quando usada também deixa um cheirinho... ;)

    ResponderEliminar
  6. N sou uma particular apreciadora de café, mas a minha avó tem uma cafeteira dessas e quando ia à casa dela o cheirinho percorria o corredor todo até à porta principal. Já sabia que a minha avó estava a beber o seu café. Não sei se ela ainda tem a cafeteira, mas julgo que sim. Bjs

    ResponderEliminar
  7. Tb tenho uma cafeteira destas, assim como uma dita XPTO, como lhe falou. mas tardição a sério, e que dá o melhor e mais saboroso café de todos os tempos, é fazer café de balão. Pelo ritual, pela qualidade, pelo cheiro que deixa pela casa. Isso sim, desafio-lhe a ter. E com uma história bem mais remota que estas cafeteiras-chocolateiras.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pela sugestão. Café de balão acho que nunca experimentei, mas nunca é tarde :)

    ResponderEliminar
  9. Obrigado pelo post! Gostava de saber onde posso comprar uma cafeteira dessas.Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, hoje em dia estas cafeiteiras encontram-se de forma relativamente fácil em hipermercados e até em lojas dos chineses. Depois existem as casas mais convencionais de artigos para o lar.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)