sexta-feira, 3 de julho de 2009

Justificações para mal-entendidos

A propósito do meu post "Casas Estranhas", a minha amiga C., que muito prezo e estimo, fez este comentário, numa das nossas conversas online:
C: "Acho que não vais gostar da minha casa :( Estive a ler os teus últimos post's e a minha casa acaba por ser como as casas que descreves".

Fiquei um pouco triste porque a C. e o M., vão-nos receber na sua casa, no fim-de-semana do concerto dos Depeche Mode. Esta nossa visita a estes amigos tão queridos, há muito que andava a ser adiada pelos contratempos do quotidiano, e pelo facto de existirem 300 km que nos separam de conviver com maior frequência.

Ela anda super entusiasmada com a nossa ida e a preparar tudo com grande carinho. Já lhe disse que não somos gente de mordomias e que acampamos, se preciso for. O importante é estarmos de novo todos juntos :)

E depois do seu sentido comentário, fiquei a pensar que sem querer tinha gerado um mal-entendido. Eu não tenho nada contra, em relação a quem compra muito do que tem em casa nestes sítios da moda. Aliás, eu compro muita coisa nestes sítios. Mas o que quero é evitar encher a casa só com coisas destas e que toda a gente já conhece de cor e salteado das revistas, dos catálogos e da televisão. Será que me fiz entender? É disso que eu não gosto nada, as coisas estarem rotuladas à partida, como se existisse uma etiqueta que não se vê, mas está lá e qualquer pessoa sabe de onde são oriundas.

Além disso, numa casa em que não projectamos viver a médio/longo prazo, a solução passa, muitas vezes, em não se gastar muito dinheiro, e estas lojas acabam por ser uma óptima opção. Outra coisa é criarmos uma casa onde pensamos passar lá uns bons anos, e tomar estas lojas como a solução ideal para mobilar e enfeitar todos os cantos. São coisas totalmente diferentes, estas a que me refiro.

E como sei qual é a situação da C. e do M., não acredito nada que não vá gostar da casa deles. Aliás, conhecendo estes amigos, como já conheço, não acredito que a sua casa seja totalmente impessoal. Então o que diriam os amigos que visitam o sítio onde moro actualmente?

Não ficava de bem com a minha consciência se não me justificasse publicamente. Espero ter dissolvido todos os mal-entendidos.

5 comentários:

  1. Não podia deixar de comentar e peço desculpa por estar a "meter o nariz"!! Pelo pouco que conheço da casa da C (por foto), esta nada tem de impessoal. Comentei no post anterior mas tb sem intenções de magoar ninguém pois cada qual deve-se sentir bem no seu próprio espaço seja ele de que tipo de decoração for... seja ela mais moderna, mais rústica... não é isso que está em causa, devemos é sentir a casa como nossa, deve ter a nossa marca!

    Um bom exemplo de casas impessoais, são mtas vezes aquelas que vemos dos conhecidos (às vezes mt pouco conhecidos por nós portugueses) dos usa, que dá num canal estrangeiro; lá se passeiam eles pelas mansões a mostrar as belas divisões e mtas vezes nem comida têm no frigorífico, não há fotografias, não há plantas... São simplesmente casas sem vida.

    (Já me alonguei novamente!) :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por reforçares a ideia :)
    A C. também me enviou algumas fotos da sua casa e tal como tu não achei nada impessoal. Aliás, quem tem gosto em apanhar relíquias deitadas ao lixo e faz questão de recuperá-las e devolver-lhes a vida, é com certeza alguém que mostra muita pessoalidade nas suas opções.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. E queria ainda agradecer o bom exemplo que apresentaste de outro género de impessoalidade das chamadas casas "glamourosas".

    ResponderEliminar
  4. Já não há mal ententidos querida:) Quando li os teus post's pensei que achavas impessoais casas mais modernas...e como sabes o meu mobiliário é nesse estilo. Não que seja o que mais gosto, mas porque foi um presente e tem valor por isso. Tentei personalizar a minha casa à minha maneira já que me tiver que "sujeitar" aos móveis.
    Mas tu sabes perfeitamente o tipo de móveis que eu gosto, e espero um dia ter a minha casinha acolhedora:)

    beijinhos e até sexta minha querida amiga

    C.

    ResponderEliminar
  5. Ufa! Finalmente tudo entendido...
    E mais, eu não acho nada impessoais as casas modernas, nada disso! Cada um tem o gosto que tem, seja ele mais moderno, mais rústico, etc... Isso é indiferente. Eu gosto de coisas modernas e gosto de coisas rústicas e lá em casa gostava de fazer elgumas fusões de estilos. Vamos lá ver é se consigo :P
    Vais ver que não tarda e vais ter a tua casinha, mais feita à tua medida ;)
    Uma beijoca boa para ti e até sexta.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)