sábado, 4 de julho de 2009

O poder das cores

Como já disse, tenho andado com a cabeça a mil a pensar que cor escolher para pintar o friso da cozinha. Inicialmente tendia para o laranja. A escolha do P. sempre foi o verde, mas não punha de parte o laranja. Ora bem, com esta divisão de preferências, tratei de andar a pesquisar e a procurar tudo quanto era imagens de cozinhas laranjas e cozinhas verdes. Mas as dúvidas continuavam a persistir, se bem que começava a pouco e pouco a ser conquistada pelo verde.
Comecei a interessar-me por descobrir o simbolismo e significado das cores. Curiosa em saber um pouco mais sobre o assunto, descobri que certas combinações despertam em nós certos sentimentos e condicionam o nosso estado de espírito. Exemplo disso são as seguintes combinações:

Calmantes

Cores calmantes são normalmente cores frias, que têm um efeito tranquilo e suave. Por um lado são cores impessoais, por outro confortam e nutrem. Azul, verde, branco e cinza são bons exemplos de cores calmantes.

Na natureza o azul representa a água, o verde a vida das plantas. Combinar azuis (aspecto aquoso) e verdes (vegetação, plantas) remete-nos para a sensação de harmonia com a vida.

As cores frias têm um menor destaque do que as cores quentes. Ao acrescentar-se uma cor quente, temos de nos lembrar que ela tende a atrair toda a atenção sobre si.

Empolgantes

São cores quentes que aparentam movimento. O calor do vermelho, do amarelo ou do laranja podem transmitir alegria, jovialidade ou até mesmo raiva. Cores quentes transportam sentimentos que vão do optimismo à violência.
Na natureza as cores quentes representam mudanças, mudar de estações ou a erupção de um vulcão.

As cores quentes são sempre percebidas mais rapidamente do que as cores frias. Criam a ilusão de ocupar uma percentagem maior de uma qualquer peça, ainda que usadas em áreas de tamanho igual. O vermelho, por exemplo, vai parecer que domina um espaço maior que o azul, mesmo sendo usados em quantidades iguais. As cores quentes parecem aproximar-se sempre, enquanto as cores frias parecem mais distantes do que realmente são.

Variáveis

São cores que possuem atributos de ambas as cores: quentes e frias. Elas podem acalmar ou animar de acordo com o contexto e as combinações onde são utilizadas. São normalmente derivadas da mistura de uma cor quente e uma cor fria como o Violeta (azul + vermelho) ou o Verde (azul + amarelo). É a combinação da intensidade ou leveza das cores na sua conjugação com outras que fazem variar os seus atributos na paleta dos sentimentos e emoções.

Deixo aqui uma paleta de cores e combinações que me parecem muito felizes para a cozinha, onde o verde seria a cor a pintar no friso, e as restantes, possíveis opções, a usar nos elementos decorativos :
- verde e azul;
- verde e laranja;
- verde e rosa.

Até que dá vontade de fazer um mix, mas ao fim de pouco tempo é capaz de causar uma certa indisposição. Vai uma água das pedras? ;)

2 comentários:

  1. Já pretendia dar a minha opinião no outro post sobre verde ou laranja.
    Vejo que estás mais inclinada para o verde, que seria sem dúvidas a minha opcção.
    Quanto há pergunta que agora colocas, eu escolheria verde e laranja. penso que para uma cozinha é a melhor combinação. Não me perguntes porquê, mas há cores que acham que combinam com certas divisões da casa, deve ser da minha sensibilidade :P
    O verde e azul é para o quarto de um filho, sem dúvidas (vai ser o do Afonso.
    O verde e rosa, não sei bem explicar, lá está, mas acho que ficava melhor por exemplo numa sala.
    Aqui está a minha opinião :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela tua opinião tão sensível em relação às cores. Sim, já decidi que vou pintar o friso de verde e o laranja de certeza que vai estar muito presente na cozinha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)