quarta-feira, 29 de julho de 2009

O que não se deve fazer na hora de decorar

É difícil, muito difícil decorar uma casa, uma divisão, saber tirar o melhor partido do que deve ser destacado e disfarçar aqueles defeitos...

Quando decidimos fazer as coisas por nós mesmos, habilitamo-nos a cometer erros, muitos erros. Mas também é com esses erros que se aprende. Podemos é tentar minimizá-los, se desde logo estivermos atentos e soubermos ou tivermos algumas dicas que nos ajudem a contornar muitos deles.

Quando estamos em dúvida, e surgem sempre imensas, ai se surgem... saber o que não se deve fazer é sempre uma óptima maneira de iniciar qualquer projecto de decoração.

1. Não ignorar a simbologia das cores

Como cada cor tem o seu significado, há cores mais apropriadas para usar em determinados espaços do que outras. É importante saber que tipo de ambiente se quer criar e depois jogar com as cores e nunca esquecer que dentro da cor há uma vasta gama de tons. Deve-se escolher a intensidade que melhor combina connosco e com o espaço que queremos decorar.

2. Evitar o exagero

Quando gostamos, por exemplo, de uma cor, pode-se cair no erro de a usar e abusar em demasia. É óbvio que vamos tentar enquadrá-la lá em casa, de alguma maneira, mas não tem de ser de todas.

Se, por exemplo, se comprou aquele sofá às riscas que já se andava a namorar há algum tempo, é preciso sensatez e não ir a correr comprar ou mandar fazer umas cortinas exactamente iguais! O querer combinar em exagero não fica bem em nenhuma decoração. O que se quer é coordenar e no caso deste sofá, é mais sensato escolher umas cortinas lisas num dos tons das riscas, quebrando os efeitos geométricos e adicionar mais alguns apontamentos dentro dos tons do sofá, insistindo mais nas cores com menos impacto visual. A ideia é conseguir-se um ambiente mais equilibrado e harmonioso.

3. Não ignorar o elemento focal de cada divisão

Quase todos os espaços têm um elemento que devido às suas características acaba por saltar à vista, se destacar mais. Será muito mais fácil começar o nosso projecto de decoração se decidirmos começar a decorar em torno do mesmo. Consegue-se tirar melhor partido do espaço em questão.

4. Não dispersar mobiliário

Só se não se tiver outra alternativa, deve-se procurar não dispersar mobiliário por toda a divisão, mas optar por agrupar mobília, criando pequenos recantos, nichos, ideias para descansar, conversar, etc...

5. Evitar investir em tendências

As modas vão e vêm e, no que toca a decoração, não é tão fácil andar a trocar, como se faz com um vestido ou umas calças. A decoração de uma divisão deve ser sempre tanto quanto possível pensada a longo prazo, sobretudo naquelas zonas da casa ou em determinadas peças onde queremos mais qualidade.

6. Não guardar tudo só por guardar

Custa a todos deitar fora aquelas peças ou aquele móvel que se herdou dos avós ou que em determinado momento da nossa vida comprámos e que nos traz à memória recordações felizes. Se uma peça não pertence, nem tem utilidade numa divisão, não deve estar lá. No entanto, isso não quer dizer que não se possa inseri-la noutro espaço. Por vezes basta dar-lhe um novo ar para se ficar com um novo elemento decorativo.

7. Não expôr todos os objectos decorativos de uma só vez

Deve-se evitar sobrecarregar a casa com muitas peças de decoração. Cada peça exibida deve ser importante, deve encaixar na perfeição com o ambiente em que se encontra, não deve ficar perdida. Menos é mais, por isso, o melhor é guardar o que está em excesso e ir renovando o visual de vez em quando.

8. Não esquecer os detalhes

A decoração centra-se sobre a atenção ao detalhe. São os pormenores que revelam, que evidenciam a personalidade e o gosto de quem lá mora em casa.

2 comentários:

  1. Boas ideias como sempre.

    Decorar uma casa não é só comprar coisas e despejar...é muito mais que isso. Só quando começamos a tentar criar o NOSSO espaço é que nos damos conta de como é dificil.

    ResponderEliminar
  2. amo decoração,mais kd as fotos

    relogiosecosmeticos@gmail.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)