domingo, 26 de julho de 2009

Pintura

Há muito que estava decidido que iríamos pintar a parede do nosso quarto, respectivamente a parede da cabeceira. Como as paredes são brancas, o sommier que comprámos é forrado a branco, a cabeceira e as mesinhas serão brancas, achámos que ficaria ali bem uma parede a criar algum contraste.

Depois da escolha da cor da tinta (Bondex da Dyrup, da gama Momentos, cor amarelo pôr-do-sol), comprámos todo o material necessário para fazer o trabalho bem feito. Foi neste fim-de-semana que pusemos mãos à obra.

E as dificuldades de principiantes, ou melhor os trabalhos, começaram logo a sentir-se...

1. Protegemos tudo, paredes adjacentes, sancas, tomadas, com fita adesiva.

2. Diluímos a tinta na percentagem de água recomendada na embalagem. Mexemos, mexemos, mexemos e de rolo e pincéis em punho, estes últimos para ajudar nos cantos mais inacessíveis, aplicámos a cor na parede. Como as paredes estão estucadas, percebemos rapidamente que estava a absorver demasiada tinta. Depressa se esgotou a única latinha de 75 ml que comprámos e que achávamos que ia chegar para duas demão (segundo a embalagem aquela quantidade dava para duas demão numa área de 8 a 12 m2). Mal e porcamente chegou para cobrir a parede toda. O melhor teria sido aplicar um primário para evitar esta situação, mas já era tarde de mais...

3. Lá fomos nós a correr à loja para comprar mais uma latinha de 75 ml, julgando que com duas demão aquilo ficaria impecável. Comprámos ainda um rolinho bem pequenino, para aceder aos cantos, depois de nos apercebemos que os pincéis deixavam algumas marcas de filamentos. É claro que a parede não ficou boa com duas demão, mas o rolinho fez milagres ao deixar as extremidades muito mais uniformes.

4. Vá de voltar novamente à loja, e desta vez para comprar 2 latas. Agora é que ia ser, e decidimos que o melhor seria aplicar a tinta sem diluição, mesmo pura. Três demão, um rolo a dar mostras de começar a fazer um mau trabalho e a desilusão de que já não se via bem às 20h, mas era evidente que estava tudo manchado. Esta história começou no sábado de manhã e terminou mal no domingo à noite... Durante este tempo todo, outros trabalhos foram feitos... Estavamos exaustos, aborrecidos, porque a cama chega na próxima terça e queríamos esta parede pronta.

Amanhã volto à loja para comprar uma lata de 2,5 l e um novo rolo. Vou contar com a ajuda do meu sogro, já que o P. está a trabalhar o dia todo. A ver se é desta, senão corto os pulsos :P

Outra história vai ser arrancar as fitas adesivas... temo pelo pior, e que venha a arrancar alguns belos bifes de tinta...

5 comentários:

  1. Felizmente nesta casa o construtor vai fazer essa parte mas na antiga nós pintamos a casa toda, felizmente tanto o meu pai como o avô do N. sabem a técnica e aprendemos facilmente!
    Vais ver que o teu sogro vai dar conta do recado...
    Já lá diz a minha avó...quem não sabe é como quem não vê...

    ResponderEliminar
  2. Bem, tenho a dizer-te que adoro este blog!

    Tem aqui ideias mesmo muito giras que certamente irei usar quando tiver a minha casa.

    Continua assim inspirada que sou tua leitora assídua :)

    ResponderEliminar
  3. Conheço bem esse "filme" das pinturas. Nós também começavamos mt animados, mas é cansativo!! Experimenta insistir bastante com o rolo, passa uma "segunda" demão logo a seguir a dar a anterior, andas um bocadinho e voltas atrás com a tinta ainda húmida, mas esticando sempre bem. Pelo menos resultou assim numa parede que pintamos de um tom escuro! Melhor sorte para hoje!

    ResponderEliminar
  4. Espero que esteja a correr bem...dá noticias!!!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelo vosso apoio :)

    L de Leão,
    fico muito contente que gostes de passar por aqui. Fico mesmo contente por te saber minha leitora assídua. Que honra! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)