quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Daqui, de onde partilho as minhas ideias



É exactamente deste lugar que mais recentemente partilho as minhas ideias convosco. É o nosso escritório!

Para compôr esta área de trabalho, começámos por aproveitar uma estante que tinhamos (uma das poucas compras que fizemos para a antiga casa).

Foi daquelas compras sem pensar muito, mas se fosse agora não a fariamos. Ambos gostamos da estante, fazia-nos e faz-nos falta, mas a cor wengué é que já não escolheriamos, com toda a certeza. É uma cor muito escura. Além disso, acaba-se agora de limpar e em poucos segundos já vemos milhares de partículas de pó, como se não tivesse passado por ali pano ou espanador. Por isso, apesar de estar muito na moda, torno público que não sou nada fã do wengué.

Não me crucifiquem, gostos são gostos, e eu também cá tenho de gramar com a dose de wengué em casa :P
Como não andamos propriamente a nadar em dinheiro, seria um perfeito desperdício desfazermo-nos dela.

Precisávamos de muito espaço para guardar livros e afins. Portanto, comprámos mais estantes e optámos, desta vez, por conjugar uma cor que não fosse muito escura, mas que não criasse demasiado contraste. Escolhemos duas estantes altas, com portas de vidro, em tom bétula.
Foram duas as razões principais para a escolha de estantes fechadas:

- poupar mais os livros de pó;
- poupar-nos do trabalho de andarmos sempre a fazer limpezas fundas (sim, porque eu já sabia que acabava só por limpar as frentes das estantes, e de tempos em tempos é que me daria ao trabalho de limpar tudo com maior rigor).

Não havendo assim tanto espaço em sobra para colocar uma secretária (queremos também aqui a antiga escrivaninha), optámos pela rentabilização e comprámos uma que encaixasse na estante aberta. Essa é a razão porque também o tampo é em wengué.

Daqui a um tempinho, é nossa ideia colocar-lhe um tampo em vidro à medida para dar um ar mais moderno e podermos colocar sob o mesmo um mapa mundo que temos. Por agora, para protecção anti riscos, temos por baixo dos pc's um cartão (oriundo dos caixotes das mudanças).

Eu cá trabalho com a janela de costas para mim e o P. com a janela de frente e o roupeiro por trás :)

Como temos necessidade de ter boa luz neste lugar, sem perder a privacidade, escolhemos estores de rolo, brancos e em fibra. São óptimos porque deixam passar muita luz, formando simultaneamente um filtro solar. Assim não sofro com o problema de ficar encadeada com reflexos no monitor ou ficar com as costas a assar.

Neste último fim-de-semana comprámos os tapetes para pôr sob as cadeiras (estas também fazem parte das compras de outrora e por enquanto ficam).

E pronto, a apresentação está feita :)

Exaustiva eu? Nã, é impressão vossa :P

17 comentários:

  1. Estás à vontade para escrever que a gente gosta de te ler :)

    Quanto à posição dos computadores tenho de vos dar na cabeça...meninos marotos!
    Nunca se deve trabalhar nem de frente nem de costas para as entradas de luz. Se trabalhares de costas corres o risco da formação de brilhos no PC que te dá cabo dos olhinhos. Trabalhar de frente provoca-te um encandeamento dos olhos (por muito insignificante que seja) que faz com que as tuas pupilas estejam em constante ajuste o que pode provocar dores de cabeça ou problemas a longo prazo.

    Mas falando dos móveis:
    Eu gosto do Wengue (já gostei mais...) mas não quero mais nada Wengue por causa do pó...
    Ainda não montamos o escritorio mas está escolhido há muito! E por acaso será com base nesse sistema de estantes fechadas que tens (Billy da IKEA), optamos por colocar em 2 das estantes portas fechadas para "esconder" a tralha mais "feia"! Isto tudo para dizer que gosto, e muito, do sistema Billy. Não só por ser giro, prático, ter muita arrumação e dar um belo ar aos escritórios, mas também por causa do ser anti-pó!

    Acho que aproveitaste muito bem o espaço e ficou muito acolhedor. Essa quantidade de luz que entra torna-o super acolhedor :)

    Bjitos


    P.S. Jasus...escrevi tanto!! Sorry

    ResponderEliminar
  2. Ficou muito giro.. mas concordo com a Ana em relação aos pcs ;)
    a luz reflectida no pc a mim faz-me uma confusão enorme aos olhinhos :D
    Wengue gosto..mas ainda não tenho, por isso não noto isso do pó..um dia vamos lá ver pelo que opto :D
    beijinhos (*-*)

    ResponderEliminar
  3. Olá, Aninhas :)

    Em resposta à história da posição dos pc's, olha a sério que com estes estores de rolo não tenho problemas desses. De qualquer forma, quando há luz em excesso baixo os estores da casa e ajusto como quero :)
    O espaço não é enorme e a melhor disposição que encontrámos foi esta.
    Estava era fora de questão de frente para uma parede (sempre trabalhei assim e detestava).

    Quanto às estantes Billy, são uma das melhores invenções do IKEA :)

    Ainda nos falta comprar uns módulos com gavetas. Fazem muita falta num escritório para arrumar papelada importante.

    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  4. Olá! Bom Dia!!
    ;)
    Sugestão: podes sempre pintar o wengué! Fica óptimo!
    Porque raio uma coisa tão escura e tão feia ficou na moda???!!!
    Pensei que essa escrevaninha linda fosse parar a um lugar de destaque na sala...
    Bjinhos *

    ResponderEliminar
  5. Adoro as estantes com portas! Nós temos estantes abertas, como a tua em wengué, qué é perfeita para tanto livro, mas as limpezas é mesmo como tu dizes, só frentes, e o resto só de vez em quando...

    ResponderEliminar
  6. Luarte,

    Eu estava só a fazer o meu papel :p mas há casos de pessoas que trabalham 8 horas assim e depois queixam-se, por muito pouca que seja a diferença os teus olhos adapatam-se na mesma. Já tive casos de pessoas com problemas, não pela posição relativamente à janela, mas por causa da luz do candeeiro.
    Mas com em tudo há que ter consciência dos riscos e tomar as devidas medidas preventivas!

    Paula,
    gostos não se discutem. O Wengue esta na moda, como aqui há uns anos valentes também estiveram as madeiras escuras (basta olhar para as casas de muitos "pais" da nossa geração). Eu tenho alguma mobilia dos sogros que tem mais de 30 anos e é tão escura quanto o Wengué. Se é feio ou bonito isso já vai do gosto de cada uma e nos dias que correm há muita gente a costa dessa coisa tão feia e tão escura!
    Há quem goste do cerejeira e eu detesto mas não faz do cerejeira uma coisa feia...

    ResponderEliminar
  7. Docinhos e Miminhos: Não tenho problemas com luz reflectida no monitor :) Felizmente consegui arranjar solução para contornar esse problema.

    Paula: Eu até que pensei em pintar a estante, mas isto não é madeira, é um aglomerado com uma fórmica qualquer e fiquei renitente.
    Agora como conjuga com outras cores já não me está a fazer tanta confusão.
    A escrivaninha também estava a pensar inicialmente colocá-la na sala, mas eu já tenho 3 móveis grandes para lá colocar, fora sofá, mesa e cadeiras. Não a queria a abarrotar.

    analuciana: Estantes abertas e limpezas não se dão bem :P

    ResponderEliminar
  8. Eu sinceramente gosto de móveis em wengue, contudo nunca comprei nada pois não tem muito a ver comigo,mas gosto de ver. Mesmo assim já estive de olho numa estante parecida com essa. Quanto ao material, existem diversos produtos no mercado, e certamente conseguirás encontrar para esse tipo de material caso um dia assim o desejes, eu pessoalmente gostei dessa conjugação de tons o único senão, será certamente o pó.

    ResponderEliminar
  9. Ficou muito bem o vosso escritório :)

    É parecido ao nosso, onde também optámos pelas estantes Billy, a ocupar meia parede e um canto. Parece que estão mesmo na moda ;) Mas a verdade é que não são assim tão caras quanto isso e dão imensa arrumação. O facto de serem fechadas, sempre foi para mim ponto assente! Estudei conservação de livros e sei bem o que faz o pó aos livros... Além de que se poupa trabalho nas limpezas eheheh

    Boas decorações!

    ResponderEliminar
  10. Mais uma vez devo concluir que não gostas da minha casa...não tem mal! Eu também torno público que, eu adoro móveis mais claros e outro tipo de decoração mais romântica e campestre...mas precisamente para uma casa de campo...para um apartamento no meio da cidade não me parece a melhor escolha...mas também é apenas a minha opinião!
    Já agora adorei a segunda estante com vidros e já vi que também optaram pelos estores de micro-fibra..fica muito bem!

    ResponderEliminar
  11. little fairy:
    Utilizando a tua expressão "mais uma vez devo concluir...", eu digo que mais uma vez concluis mal :(

    Uma casa não é só feita com as cores dos móveis e quando disse que tinha gostado muito da tua casa, as minhas palavras foram sinceras e verdadeiras. Eu não tenho por costume dizer que gosto muito só para deixar os outros felizes. Acho que já me devias conhecer um bocadinho mais ;)

    Não é novidade nenhuma para ti que não sou fã do wengué e das cores muito escuras, tal como também não é novidade nenhuma para mim os teus gostos pessais no que toca ao assunto de decoração.
    Como dá para perceber, fiquei triste com o teu comentário, mas não tenho intenção de aprofundar mais o assunto aqui.
    Julguei que o mal-entendido estivesse sanado, mas pelos vistos não :(

    Beijinhos de quem gosta muito de ti

    ResponderEliminar
  12. gosto muito da parede direita ;) primeiro porque também tenho umas billy (afinal, o ikea também vale a pena ;) ) com portas, e além de bonitas são muito muito muito práticas por causa do pó.

    gosto da escrivaninha, embora não aprecie muito o estilo império (sou mais rústica eheh), mas creio que pode ficar bem conjugada com uma paleta de cores castanhas claras.

    agora, a secretária, tenho que concordar com os desagrados :) também não gosto da moda do wengué, embora já tenha visto casos em que fica bem. e tenho a concordar com a opinião da ana... faz mal trabalhar assim.

    por isso (não sei se posso, mas pronto), dou-te uma sugestão: em vez de teres 1 estante + secretária que corta a meio o escritório, que tal colocares uma secretária (que pode ser apenas uma "tábua" com uns 50 cms de largura) a todo o comprimento, com prateleiras por cima (a cerca de 40 cms da base da secretária)? ocupava uma área menor, já não precisavas de ter o wengué aí no meio e é uma solução muito barata.

    desculpa a opinião tão longa, mas era só para ajudar :)

    ResponderEliminar
  13. caranpizinha:

    É claro que o Ikea vale a pena! Nem eu nunca disse o contrário.
    Obrigada pela tua opinião e pelas tuas sugestões. São sempre bem vindas as dicas :)

    ResponderEliminar
  14. Agora é que vi este post!

    Também não gosto dos móveis muito escuros, porque tornam-se "pesados", não deixam a luz viajar nas divisões e nota-se logo o pó.
    Mas tenho uma boa solução para ti!
    Pinta-o da cor que preferires!
    As tintas não são caras, e assim aproveitas a estrutura e fica exactamente da cor que gostas mais.
    Já fiz isso com montes de coisas aqui em casa, e garanto que vais ficar muito satisfeita.
    :)

    ResponderEliminar
  15. Olá, Hazel :)
    Obrigada pela sugestão. Na altura pensei nisso, mas o móvel é em fórmica e não em madeira. A adesão de tinta neste tipo de materiais nunca é suficientemente boa. Não estava com vontade de ver passado um tempo o móvel a descascar com qualquer pancadinha.
    Entretanto, comprei umas carpetes listadas muito coloridas, que coloquei por baixo da secretário. Gosto de ver o contraste e o escritório acabou por ficar mais ao meu gosto :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Olá Luarte, ando à uns tempos à procura de uns estores como os que tens no escritório. Podias dizer-me onde os compras-te por favor?
    Obrigada, beijinhos e parabens pelo blog ;)

    ResponderEliminar
  17. Olá, loja dos desejos.com
    Os meus estores comprei-os no leroy merlin.
    Beijinhos e obrigada por vires aqui :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)