quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Inventar na cozinha

A cozinha é o grande centro da casa, o seu laboratório experimental. É onde aprendemos a lidar com a química dos alimentos, onde inventamos almoços, jantares, sobremesas e outras iguarias... O ponto fulcral de qualquer convívio começa na cozinha. Não é por acaso que cozinhar é uma arte e um bom cozinheiro é um verdadeiro cientista. Ele é aquele que cria fórmulas mágicas para o paladar.

A cozinha é aquela divisão onde temos total liberdade para inventar e criar. E não me refiro apenas ao que se faz lá dentro, mas à própria cozinha que nos deve inspirar à criação.

É ou não é verdade que às vezes apetece-nos fazer algumas loucuras em termos de decoração, mas logo de seguida refreamos esse ímpeto, talvez por pensarmos estar a ser demasiado exagerados, demasiado excêntricos, e optamos pelo que não nos deixará ficar mal?

Na minha opinião a cozinha é o lugar ideal que nos permite fazer essas loucuras.

Não sei como é convosco, mas a mim inspiram-me as cozinhas divertidas e dinâmicas, onde tudo é permitido numa miscelânia de materiais, formas, cores, padrões. Fazem as minhas delícias todas aquelas cozinhas espontaneamente premeditadas, imaginativas. Cozinhas onde não se tem receio de exagerar, de misturar, onde não há lugar para os conjuntinhos e combinações perfeitas.
Como leiga que sou na matéria, resta-me ir tentado fazer umas experiências a ver se resultam e se me satisfazem.

É verdade que escolhemos o verde para o friso da cozinha, mas nunca foi minha intenção começar a comprar a torto e a direito os restantes complementos em verde. Comprar uma coisa ou outra, vá lá que não vá... outra coisa é "derramar" ou "entornar" o verde na cozinha.

Comprei as cadeiras, que andava a namorar há algum tempo, e depois comprei a mesa (finalmente encontrei uma que gostasse), em chapa de carvalho, robusta como eu imaginava. A mesa nada tem que ver com as cadeiras, mas foi de propósito.

Há uns 2 meses atrás, dei de caras com uma toalha que adorei. É uma toalha cuja face é plástica, daquelas que protegem as mesas. Só não a comprei na altura, porque não tinha mesa e não sabia o tamanho que a mesma viria a ter. Fiz muitas figas para que a toalha não saísse de stock.

Hoje finalmente comprei-a e amo-a na minha cozinha. Gosto tanto de a ver com as pintinhas dos coxins das cadeiras e com todo o conjunto final :)
Tão anos 50, tão pop art, tão pin-up!

Aceitam-se sugestões para não se ver o verso branco da toalha, nos cantos exteriores da mesa. Alguém sabe como se faz?

Apetece-me inventar...

14 comentários:

  1. Mais uma vez, acertaste em cheio!

    ResponderEliminar
  2. ufaaaaaaa uma casa que sai do malfadado cor wangue , preto , vermelho , verde alface .. linhas direitas , modas do ikea .

    Isto sim é uma casa pròpria ! não uma copia de ideias da casa do vizinho e da revista .

    Apetece vir aqui todos dias !!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Luarte (e olá Estar Bem Interiores, que bom vê-la por aqui!!).

    A mesa ficou adorável! Admito que se não tem muito a ver comigo (a toalha) mas acho que resultou muito muito bem! As cadeiras ficaram um must!

    A cozinha esta a ficar um mimo ;)

    ResponderEliminar
  4. Adorei. Também gosto das cozinhas tal como tu, já tenho a minha quase à 10 anos, já variei várias vezes, sempre coisas diferentes, mas últimamente não me posso "esticar" muito com os adereços, pois fui aumentando o n.º de gatos para 3, e as minhas queridas 3 gatas, mais os meus 2 filhotes, adoram fazer avarias na cozinha:(. Está linda. Quanto ao teu "problema" com os cantos da toalha, não sei, talvez consigas tipo prendelos com uns clips grandes ou assim, senão, só cortando de forma a ficar certa.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Uma ideia...idiota :p

    Não sei qual o material da tolha, mas não dá para pintar? Até podes pintar cada canto de sua cor ou com diferentes padrões. Sempre não fica tão branco.

    Há tintas para tanto material diferente que de certeza que encontras algo para aí.

    Mas é só uma ideia...idiota

    ResponderEliminar
  6. lol :D o que eu já me ri por aqui!! :)
    Luarte que máximo! Olha onde compraste a toalha? A minha de plástico e linda já era ... por usá-la para trabalhar em cima, tem cola e tinta.
    Já pensaste em pôr velcro? Mais em redor da mesa, por baixo. e velcro nalguns pontos da toalha. Depois "forravas" a mesa. Fica giro! E podes sempre tirar e variar.
    Bjinhos *

    ResponderEliminar
  7. Não há sugestões idiotas, há sugestões criativas, mais ou menos eficazes ;) Obrigada pelas vossas!
    A toalha foi comprada no Leroy Merlin.
    Agradeço muito os vossos carinhosos bilhetinhos.
    Beijocas calorosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Luarte
      uma perguntinha...em que Leroy Merlin?
      beijocas

      Eliminar
    2. Foi no Leroy Merlin de Sintra, há 3 anos atrás.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Adorei a tua cozinha! As cadeiras são lindas! Conseguiste colocar as almofadinhas cor-de-rosa:) A toalha nem digo nada...linda de morrer...Pop Art como eu gosto! Espero ainda ter uma no Leroy para mim!! Heheheh!

    ResponderEliminar
  9. Sabes o q é q tua toalha (giríssima) está a pedir, sabes?!
    Uma minijuke-box dos Dinners á beira da estrada, lá dos States, daqueles q ñ têm mais de um palmo de altura e são próprios p\ as mesas...num tom neutro, cinza ou apenas metalizado, p\ dar destaque total á personagem principal: a mesa!!!!!

    Ah, e garrafas originais de coca-cola!

    Pronto, já me "abarbatei" á tua cozinha!

    Está a ficar um mimo!

    Beijiños,

    Rut

    ResponderEliminar
  10. Little fairy: eu sabia que ias adorar a toalha. Tenho um dedo que adivinha ;)

    Paula: sim sim, vende-se a metro.

    Rut: tu nem me digas nada! Não me atices com ideias :P
    Olha que até já me pus à procura de jukeboxes no ebay e aquelas que gosto são acima de 600 euros, em base de licitação. Chiça!
    A ideia das garrafas também já me tinha passado pela cabeça e arranjá-las??? Pois é, as relíquias são uma nota preta. Vou sonhando, lol .... :D

    ResponderEliminar
  11. Mana a tua toalha é mesmo fofinha. Se calhar vou comprar uma igual, ao metro, mas com outro padrão.
    beijokas.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)