quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A nossa cozinha...

Já aqui tinha dito que um dia destes iria pintar aquele friso com frutinhos . Desde o primeiro dia, quando entrei naquela que viria a ser a nossa cozinha, que aqueles frutinhos me ficaram atravessados. E não eram apenas as uvas, as pêras, as melancias, os pêssegos e as maçãs! Eram essas frutas de época e aquele tom de azul tão frio.
Ora bem, depois de se escolher a cor verde, havia que escolher o tom. Dentro da mesma cor há uma imensidão de tons, que vão dos mais suaves aos mais agressivos, dos mais secos aos mais vivos e por aí fora... Procurámos em várias lojas, mas estava difícil conseguirmos encontrar um tom verde dentro do verde-chá que queríamos. Acabámos por recorrer ao catálogo de cores e mandar fazer a cor.

A etapa seguinte era pôr mãos-à-obra.

1. Lavámos os azulejos com detergente para retirar as poeiras (gorduras não existiam porque nunca ali se cozinhou) .

2. Passámos lixa d'água fininha para criar uma superfície mais aderente ao primário.
3. Isolámos com fita adesiva.

4. Aplicámos 1 demão de primário, próprio para azulejos.


5. Foram aplicadas 4 demãos de tinta verde (esmalte smp próprio para interiores e exteriores, com a referência de excelente lacagem e alto brilho).


Refiro que entre as demãos tivemos de esperar entre 12 a 16 horas para voltar a repintar. Contas feitas, levámos cerca de 5 dias para pintar um friso. Mas não havia alternativa.

Optámos por usar um rolinho pequeno de lacagem para ficar um acabamento mais perfeito.

Pena é que os azulejos tenham relevo, mas mesmo assim gosto muito mais deste resultado a que chegámos :)

Os mais atentos hão-de reparar que os puxadores já foram trocados :) Yuppi, consegui convencer o P.! Acabámos por colocar todos iguais, pois de outra forma teríamos de andar a furar um sem número de portas.

Na foto não dá para ver esse pormenor, mas os puxadores são de um preto matizado com cinza escuro. Acho que conjugam muito bem com o chão e com a bancada e dão muito mais vida aos móveis e à cozinha.

O entusiasmo é mesmo grande, quando as coisas começam a ficar como nós as queremos :)





15 comentários:

  1. Já tinha saudades de post sobre a casa :p

    Não entendo porque não gostavas tu das frutinhas. Eram tão lindas e fofas ;)
    Em casa da minha mãe a cozinha tb tem frutinhas mas sem relevo e mais em tons de castanhos e laranjas e por acaso não desgosto, mas agradeço o facto da minha não ter (acho que tem tudo a ver com a minha mãe mas comigo, não obrigada!).

    A cozinha ficou com um ar mais moderno, mais alegre e realmente os puxardores fazem um diferença brutal!

    Adorei o teu frigorifico, adoro frigorificos graaaaaandes (o meu tem 1,80 m porque está "confinado) e acho o candeeiro o máximo (É do IEKA não é??)

    Bjitos e parabéns pela cozinha, pequenos detalhes, grandes diferenças!)

    P.S. Ass. anabenfica...não me apetece mudar de conta :p

    ResponderEliminar
  2. As frutinhas no meio daquele azul é que não gostava mesmo. Como a cozinha é toda branca e aquele tom de azul é uma cor fria, o espaço tornava-se muito gelado. Se tivesse com uma cor terra/quente, aí acho não mudava mesmo. Mas não era este o caso!

    Quanto ao frigorífico ele é grande. Quando encontramos este que tinha 4 grandes gavetas para congelação e não 3, como é o mais habitual, nem pensámos duas vezes. Acho importante ter espaço, porque o que tenho actualmente na casa que ainda habito é mesmo pequeno e somos dois gatos pingados, por enquanto.

    O candeeiro, esse comprei na loja Izi.

    ResponderEliminar
  3. Acho que fizeste muito bem pintar. Há cores e cores, frutos e frutos...os da minha mãe sao totalmnte diferentes, alem da cor são mais "fofos". Não era propriamente a barrinha mais gira do mundo!

    4 gavetas...que inveja...eu tenho 3 e sinto falta de mais uma e tb só somos 2. Basta trazer frango caseiro que sinto logo a falta de espaço.
    Estamos a pensar comprar uma mini arca congeladora vertical e colocar na despensa. Não só por causa dos frangos caseiros mas também por causa dos legumes...quer a minha mãe quer a mãe dele estão sempre a mandar legumes caseiros que congelo porque não conseguimos consumir em tempo útil...

    ResponderEliminar
  4. Luarte, acho que fizeste muito bem! Sem teres as chatices que implica a mudança de azulejos, acho que deste uma volta a essas paredes absolutamente excepcional!

    Bisouxxx

    ResponderEliminar
  5. Ficou fantástico! O verde é lindo, fora do vulgar e agradável à vista.
    Ainda bem que fizeste a risca seguida. Está mesmo clean e fica bem na tua cozinha!
    ;)
    Bjinhos *

    ResponderEliminar
  6. Adorei a pintura do friso!!! Sou das que não gostam nada de frisos...
    Ficou muito bonito, e sem dúvida, os novos puxadores resultam muito bem!

    ResponderEliminar
  7. Oi Lu. Na minha opinião, gosto mto mais deste resultado. Ficou mesmo giro. Dás-me vontade de pôr "mãos à obra" em alguns pormenores lá em casa. MAs não tenho jeito nenhum p artes manuais....
    Bjocas

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pelas vossas palavras de incentivo. Uma pessoa até parece que ganha outro fôlego. Já estou para aqui com o polegar a segurar o queixo e o indicador da mesma mão a dar batidinhas na bochecha, já cheia de vontade de inventar mil e uma coisas para a casa :P
    Beijocas doces

    ResponderEliminar
  9. Q máximo q ficou!
    Abaixo os frisos das "frutinhas"!!
    Vês, less is more, ficou lindo!

    Verde tb é a minha cor fetiche da cozinha, tenho lá uns pormenores decorativos q lhe dão um ar de...«deliciuos-apple»!!

    A minha próxima loucura de verde será o frigorífico anos 50 da Smeg...em verde limão!

    Mas isso é só p\ o ano, até lá inspiraste-me a reciclar e puxar pela imaginação p\ termos algo nosso, único e personalizado, q ñ se venda a retalho!

    Mts beijiños e keep up the good work!

    Rut

    ResponderEliminar
  10. Adorei o resultado!!! e a parte do exautor com campanula dá tb outro "ar" à cozinha assim como as maquinas em cinza, parabens pelo resultado!!!!
    Os puxadores dão o toque final.

    P.S- tens de me dizer onde compraste o teu "escorredor" de loiça verde porque como sabes tb estou utilizar essa cor na cozinha...

    beijinho

    ResponderEliminar
  11. UAU!! Os meus parabéns ficou mesmo mt bem e que diferença...!!! :D Quanto a mim acho que essa etapa foi mais que cumprida!! bjinhos!

    ResponderEliminar
  12. achei o verde mais fresco e moderno que as frutinhas.
    parabens
    lilly

    ResponderEliminar
  13. Rut:
    esses frigoríficos da Smeg são o máximo :D Eu também já os cusquei na net, ao vivo ainda não tive o privilégio de ver nenhum. Acho que fica o máximo em qualquer cozinha de tão estiloso que ele é.

    N:
    Comprei o meu escorredor numa loja dos 300, pertinho da casa que estou prestes a deixar.

    Obrigada aos restantes bilhetinhos que me deixaram :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Olá Lu, ao ver hoje o teu blog, no final da página tinha um post com a tua cozinha... não resisti a ver, e adorei o friso!
    Sempre pensei que era original, ehehe.
    Era isso mesmo que eu precisava de fazer na minha casa de banho, em que colocaram aquela barra de azulejos de cor castanha com burro a fugir...
    O problema é que tu dizes que tem que demorar 12 a 16h a secar, e na casa de banho tenho que controlar as águas e os banhos.


    Adorei a diferença, e foi uma boa escolha a cor que utilizaram, faz um excelente contraste!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)