quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Que cheiro!

Estava aqui a pensar que há sempre quem tenha boas, fáceis e eficazes dicas para resolver pequenos problemas, que parecem sempre difíceis de contornar para outros. E como estamos sempre a aprender com as experiências que resultam bem, lembrei-me de vos perguntar algumas coisinhas para as quais gostava de encontrar soluções. Quem sabe, vocês terão umas jeitosas para me oferecer ;)

1. Como é que vocês arrumam o vosso pano de cozinha com que limpam bancada e lava-louça, sem que depois na vez seguinte não tenha criado aquele mau cheirinho?

2. Dentro de uma sapateira fechada há sempre tendência para se criar cheiros. E isto acontece, mesmo que anteriormente se tenham posto os sapatos a arejar. De qualquer forma, não colocamos de todas as vezes sapatos a arejar. O que mais queremos, a maior parte das vezes, quando chegamos a casa, é descansar os pés e calçar algo mais confortável. Logo, toca de enfiar os sapatos dentro da sapateira. Vocês colocam algum produto dentro da sapateira ou fazem alguma purificação milagrosa aos sapatos?

3. Quando calha grelhar coisas na cozinha os cheiros são mortíferos, sobretudo os cheiros de um peixinho grelhado. Por vezes o cheiro teima a permanecer dias, mesmo com tudo escancarado para arejar. Usam de algum truque mágico para minimizar estes odores?

4. Dentro das gavetas, onde arrumam a vossa roupa, há algum tipo de cheiro que não dispensem? Ou limitam-se a arrumar a roupa com o cheirinho do amaciador que utilizaram na lavagem, dispensando outros cheiros suplementares?

Assim de repente só me vem à cabeça estes quatro problemas com cheiros, mas se calhar vocês lembrar-se-ão de outros tantos com que tenham dificuldade em lidar ou outros para os quais já tenham encontrado solução.
Vá lá, preciso de umas mezinhas para curar-me destes problemas de olfacto ;)

13 comentários:

  1. Eu tenho um grave problema com o pano da cozinha. Se à quase 11 anos atrás estava completamente fora de questão o pano não ficar dentro de um recipiente, no armário por baixo do lava loiça lonje de olhares "indiscretos", bem escondido, hoje é impensável para mim fazê-lo, pois com o tempo, concluí que sem arejar era bem pior e mais fácil criar mau cheiro. Também não queria que o mesmo fica-se à mostra. Um dia, numa dessas lojas "dos 300" encontrei uma vaquinha muito gira (adoro vacas), própria para colocar a esponja e paninho da cozinha. É lá que coloco, claro que com o tempo cria cheiro também, tento sempre lavá-lo muito bem, a depois de enxaguado, coloco um detergente neutro, torço bem e "enfio-o dentro da vaca. O maior segredo mesmo é trocar de paninho com alguma frequência:). Nas gavetas, adoro usar aquelas saquetas, em papel/tecido da Confort. São espectaculares, já experimentei outras marcas, mas estas para mim são as melhores, além de que tem um cheirinho agradável. Se me lembrar de algo, venho dizer-te;)

    ResponderEliminar
  2. Olá mana.

    O pano que limpo a bancada, é substituido a cada 15 dias. São da Ultra Pro (marca Pingo Doce), são baratissimos, cada embalagem tem 5, e custa 0,80 centimos. De 3 em 3 dias lavo-o com lixivia e nunca cheira mal.

    Quanto aos sapatos, nós colocamos na sapateira umas saquetas da marca confort keepfresh, cada saqueta dura 6 semanas. Usamos as mesmas para algumas gavetas da roupa. Deixa um perfume muito agradável. Até tenho uma no cacifo do hospital.Tenho sempre a minha farda cheirosa.
    Em algumas gavetas da roupa, usamos sabonetes perfumados, também são bons.

    Espero ter ajudado.

    Beijokas.

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    1-estás a falar daquele pano de fibras amarelo? Pois, fica mesmo estendido na banca ao ar. Não é uma solução estética, mas o que resulta. Lavo esse pano com "lava tudo" frequentemente e ...lixo.

    2- Polvilho os sapatos com talco ou com aqueles sprays dos pés e arrumo dentro da sapateira. Absorvem a humidade do dia.

    3-Ponho o grelhador exactamente debaixo do exaustor. E sempre com as janelas abertas. Acompanho com salada ou aqueço no micro ondas o acompanhamento já feito para não ter de usar o fogão. Depois de arrumar a cozinha ou acendo velas ou acendo incenso. Resulta bem!

    4-Uso sabonetes feitos com óleos essenciais e produtos naturais. Cada gaveta tem um, os armários maiores têm dois ou três. Conforme vou gastando reponho sempre. São poderosos e se os partires aos pedacitos dão para ambientar as divisões e depois usar.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olha eu não sou grande adepta de cheirinhos nas roupas, guardo-as na gaveta e depois quando visto aí sim ponho o meu perfume. Quanto ao cheiro a peixe (detesto!!) fecho a porta da cozinha para o cheiro não se espalhar e no fim acendo incenso anti-tabaco. É milagroso!

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Então aqui vai o meu contributo...

    1 - Fica mesmo em cima do lava-louça, dobradinho e ao ar. E às vezes coloco-o em lixívia. Também mudo frequentemente.

    2- Ainda não tenho sapateira por isso neste momento é um belo amontoado de caixas de sapatos na despensa enão tenho especial atenção aos sapatos...

    3 - Logoa a seguir de usar o grelhador, coloco água e vinagre lá dentro e fica "de molho".
    Depois de limpar a cozinha, geralmente com Sonasol Verde, tenho o hábito de acender incenso.

    4 - Nalgumas (poucas) gavetas tenho uns saquinhos de pano com alfazema e noutras, sabonetes.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. No caso do pano amarelo, lavo-o todos os dias com um pouco de lixívia ou fairy, depois da sua última utilização e deixo-o a secar pendurado na torneira. De manhã, costuma estar seco e arrumo-o junto da esponja da louça;

    Na sapateira costumo utilizar aquelas árvores mágicas de cheiro que se colocam nos carros. Como têm um cheiro intenso, costuma resultar. Troco todos os meses;

    Para os grelhados não costumo ter problemas, porque tenho um exaustor óptimo que não deixa cheiro nenhum. E não faço grelhados numa máquina, mas sim num grelhador (estilo frigideira) para colocar no fogão;

    Nas gavetas e guarda-vestidos uso uns ambientadores em gel com cheiro a alfazema... daqueles que vêm numa embalagem branca de onde se retira a película autocolante da frente... não sei se estou a explicar-me bem... vê aqui ao que me refiro: http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=2156748&CategoryPath=11|1102|110201&CategoryName=11&SubCategoryName=11020101&PageIndex=1

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. 1 - Troco com regularidade. Comprei uns da Vileda que são muito bons vou lavando (só deito fora quando nao ha mais nada a fazer :p )

    2 - Sinceramente não ponho nada na sapateira e nunca reparei em cheiros fortes...A sapateira tem umas aberturas e como está numa zona da casa que é constantemente arejada num notei cheiros. (também nunca guardo logo os sapatos, principalmente os dele)

    3 - Grelho sempre com o exaustor ligado e o grelhador exactamente por baixo. Fecho a porta da cozinha e abro a janela. No fim acendo uma vela :)

    4 - Nas gavetas nao costumo colocar nada. Mas quando tenho alfazema ou muitas rosas, faço uns saquinhos em casa.

    3 -

    ResponderEliminar
  8. Tantas ideias boas:D
    Vocês são um "must"!
    Beijocas***

    ResponderEliminar
  9. :D Já aprendi coisas novas e obrigado.

    E até tive uma ideia. A casa de banho privada do meu quarto, como tá smepre com a porta fechada, apanha cheiro de humidade. Acho que vou comprar desses ambientadoresde carro, que realmente são muito fortes e por por cima da cabine do banho ih ih ih :)
    Vocês são praticas :)

    ResponderEliminar
  10. Bea, aconcelhava-te era a não teres a casa de banho sempre fechada porque mais tarde ou mais cedo, vais ter problemas de humidade.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. 1. pano (são trapos de roupas velhas) a secar no estendal ou pendurado algures na marquise. quando seco, dentro de um carrinho (caso haja visitas). todas as semanas, lavo junto com tapetes e afins.

    2. há umas coisas fantásticas, redondas, da brise, próprias para sapateiras. pensei não precisar até conhecer os sapatos do meu rapaz (que nem depois de arejados... enfim)

    3. torrar açúcar ou incenso de limão. eu uso apenas um bom incenso indiano e passa.

    4. sabonetes dos bem tradicionais - feno de pravia, patti... - e uma coisa infalível para combater a traça: raminhos de alfazema.

    ResponderEliminar
  12. gaja das soquetes... que sou eu!

    ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)