domingo, 27 de setembro de 2009

É claro que se faz reciclagem de lixo cá em casa!

Apesar de ter um caixote do lixo, à vista na cozinha, com uma única divisória, não quer dizer que não me preocupe com a divisão do lixo. Nem pensar! Cá em casa (e fora dela também), preocupamo-nos em dar o nosso contributo ecológico.

Quando começámos à procura de um caixote do lixo, e com a difusão tão grande que existe de informação a apelar para as questões ambientais, pensávamos que iríamos encontrar muitos modelos de oferta.

A conclusão é que ainda não existe grande coisa. Ou se opta por modelos em plástico, exageradamente grandes para a maior parte das nossas cozinhas (era um destes que tinha na cozinha da antiga casa), ou modelos só de inox, mais maneirinhos, é certo, mas a maior parte com divisórias tao diminutas, que de certo na primeira utilização o recipiente fica logo a abarrotar.

E andámos numa de compra-não compra durante semanas a fio, sempre atentos a todos os modelos de caixotes que nos apareciam pela frente. Enquanto não encontrámos o tal, fomo-nos socorrendo de sacos de plástico.

Gostávamos especialmente de um modelo, que a pouco e pouco começámos a ver em algumas lojas (quando as modas pegam, pegam a sério...). Mas por incrível que pareça, este mesmo modelo apresentava-se, na maior parte das vezes, sem pedal de levantamento da tampa. O sistema era mesmo manual (usar da mãozinha para levantar a tampa que se separava do resto do balde).

Este sistema de levantamento manual, a meu ver é tudo menos funcional numa cozinha.

Mas felizmente conseguimos encontrar o nosso balde, com os traços de modernidade que tanta falta lhe fazia (o dito pedal).
Ficou para o lixo orgânico.

Depois comprámos outros dois baldes de plástico, bem baratuchos, e colocámo-los dentro do armário por baixo do lava-louça. O azul ficou para o plástico e metal, o vermelho para o papel e cartão.

As garrafas de vidro colocamos dentro de um saco de plástico e quando vamos à rua imediatamente livramo-nos delas, sem acumulações.

Estas são as soluções escolhidas por nós. Certamente que cada um(a) terá as suas, mas o mais importante de tudo é que não nos esqueçamos de reciclar o lixo. O planeta agradece!

6 comentários:

  1. Nós cá em casa também reciclamos.
    O balde é muito giro!
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Por acaso a minha futura cozinha já contempla essa preocupação ambiental. Tem um enorme eco-ponto (no meu entender grande demais!) encastrado. É menos uma preocupação:)

    ResponderEliminar
  3. Cada um tem de adaptar a sua casa às suas necessidades!

    O balde do lixe é um espetaculo. Gostei muito :) o nosso está escondido, incorporado na porta do armario por baixo da pia. Ao inicio nao achei muita piada, mas na verdade não tinha nenhum canto na cozinha para ele e a po-lo na despensa não era uma solução prática.
    Já a reciclagem tem um cantinho na despensa, mesmo por baixo de uma das prateleiras.É um caixote unico com tres divisorias!

    Achei piada às cores que escolheste para a reciclagem ;)

    ResponderEliminar
  4. onde encontraste esse caixote branquinho e muito funcional?

    ResponderEliminar
  5. Olá, C.
    O caixote comprei-o na loja "casa".
    Espero ter ajudado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. conheces o blog trash is for tossers? Um exemplo para todos nós!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)