segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Porque nunca tiro a toalha da mesa

Mandaram-me um email a perguntar se nunca tiro a toalha da mesa da cozinha e a minha resposta é: "não me dá jeito nenhum".

Atenção que a minha resposta só se aplica à mesa da cozinha. Numa mesa de sala (que ainda não tenho e nem sequer foi encomendada) as coisas passam-se de maneira muito diferente.

A razão ou razões porque o faço?
Gosto de simplificar o que é para ser simplificado e prático.

É na mesa da cozinha que eu e o P. fazemos todas as nossas refeições (as que acabam por ser feitas em casa). Todos os dias comemos na mesa da cozinha, mais do que uma refeição. Logo, a mesa da cozinha está permanentemente a ser usada.

No nosso caso, em particular, uma toalha resguardo faz-nos muita falta. Por uma questão de protecção, porque trazemos tudo para cima da mesa e é na mesa que nos servimos. Achamos mais cómodo. Há que saber tirar partido da mesa que é grande.

Eu acabo por usar a minha toalha anos 50, não como toalha escondida, por baixo de outra de pano, mas como a toalha.

Por isso, fiz questão de a escolher com cuidado, já que é efectivamente para ser mostrada (ainda não me lembrei de comprar outra).

Na hora das refeições colocamos os nossos individuais em cima e são esses que "dançam" da gaveta para a mesa e da mesa para a gaveta. Pequeninos, cada um pega no seu e fácil de sacudir no lava-louça. Se, porventura, calha sujar alguma coisa da toalha-resguardo, passa-se um paninho húmido com um nico de detergente e voilá, limpeza feita.

Não tenho pachorra para monta mesa, desmonta mesa. Assim arranjei a estratégia de ter sempre mesa posta, sem que, no entanto, dê a sensação de cozinha desarrumada por conta da mesa. Aliás, faço sempre questão de ter a cozinha arrumada.

Não me preocupo nada em acabar por não mostrar a mesa, por não ter de me preocupar por arranjar uma fruteira ou outro acessório para pôr no centro.

As refeições acabam e tudo sai da mesa. Mantém-se arrumada mas vestida :P

6 comentários:

  1. Faço tal e qual como tu!

    não só protege a mesa, cm é muito mais prático!

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Eu sou como tu, também nunca tiro a toalha da mesa!
    Eu vou é trocando porque uso toalhas de pano ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Engraçado pois eu também acho mais prático, a minha tb está sempre posta, acho mais prático assim.Comprei uma plástica e acho muito prática.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Eu também acho que assim é muito prático. Até há bem pouco tempo, eu fazia o mesmo, só que a minha gata mais nova, agora deu em roer os cantos das toalhas em plástico, vá-se lá saber porquê:(.
    Ainda por cima com uma toalha linda como a tua, quem a tiraria:).
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Olá. Estou passando aqui pela primeira vez, para conhecer as ideias que você tem e pratica embaixo do telhado... voltarei. Um abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
  6. Que bom encontrar quem faça o mesmo que eu. Já estava a pensar que era a única a ter esta pancada de ter sempre mesa montada :)
    Beijocas para todas*

    Ana B:
    Obrigada pela visita e pelo bilhetinho. Espero que tenhas gostado e que passes por cá mais vezes ;)
    Boa semana.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)