quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Limpeza de sofás


Quer se tratem de sofás em pele genuína ou em pele sintética, o certo é que há vários cuidados a ter em conta na hora de os limpar.

Não se podem usar produtos demasiado abrasivos que venham a estragar ou a danificar o sofá. Isso nem pensar (eu às vezes sou perigosa quando decido experimentar, numa de vamos a ver se resulta)!

Cá em casa tenho o sofá e o sommier para cuidar. E são os dois branquinhos. Logo, a aparecerem as sujidades, estas acusam-se de imediato.
Há coisa de 2 meses, descobri por mero acaso (não, não andei a fazer experiências) que para a limpeza de manchas de sujidade, neste tipo de revestimento, não há nada melhor do que pegar num pano limpo e seco e passar ou creme hidratante para o corpo ou mesmo o creme Nivea das latinhas azuis. A sério que é milagroso!


Tal como a nossa pele, a pele do sofá ou de outro objecto, fica hidratada.

Além disso remove as manchas, conferindo um aspecto de novinho em folha :) Se existirem manchas ou marcas mais complicadas, por exemplo tinta de esferográfica, experimentem passar primeiro toalhitas de bebé. Experimentem lá a ver se não resulta?

E agora com o sofá, chego a casa e só me apetece desmaiar logo para cima do dito cujo de tão confortável que é :)

Que perigo!

30 comentários:

  1. Hehe! Esta já conhecia!

    Os sofás dos meus pais são em pele de búfalo e volta e meia lá levam eles o tratamento hidratante da latinha azul ;)

    ResponderEliminar
  2. Os meus sofás são de pele genuína e nunca sei como limpá-los pois, todo o cuidado é pouco.

    Desconhecia essa técnica.
    Simples,económica, segura e eficaz como se quer. Fantástico.

    Obrigada, pela partilha.


    http://omeucrochet.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Limpo o meu sofá branco com toalhitas AJAX (recomendação do vendedor). Acontece que este mês (2 anos depois da compra, em estado novo), o dito está a....rachar!!!!! ah pois é! fiquei branca como cal quando vi aquele lindo serviço.
    É só em duas alfofadas de encosto, mas cá para mim vai alastrar por ele todo.... Estou danadíssima, e à espera que mo venham buscar para re-estofar. Não estou a gostar nada da brincadeira....haja paciência :(

    ResponderEliminar
  4. Catarina:
    É muito estranho que ao fim de 2 anos, após a compra, já tenhas o sofá a gretar. Não é nada normal! É de pele genuína? Acho que deves reclamar junto do fornecedor, pois não faz sentido que sejas tu a pagar a nova estofagem. Ainda para mais quando seguiste as orientações deles na limpeza.
    Beijinhos e boa sorte.

    ResponderEliminar
  5. Oi Lu.
    Nãa, eles foram logo super simpáticos, não temos de pagar nada. Se bem me lembro, o sofá tem garantia quase vitalícia :p Mas tou chateada com isto porque nunca mais o vieram buscar e não sei quanto tempo demorará até ter o dito arranjado. bjoca :D

    ResponderEliminar
  6. Olá.
    Também tenho um sofá em pele genuína e outro em napa, de modelos diferentes. São ambos bejes clarinhos. Acontece que o de pele (o que tem mais uso) está manchado de azul, por causa de nos sentarmos com calças de ganga... Está a ser díficil eu conseguir eliminar essas manchas... :s
    Sabes se passando com o creme nívea resultará? Ou tens alguma dica para o caso?

    Bj

    ResponderEliminar
  7. Olá, Shilly.
    Antes de mais obrigada pela tua visita ao meu cantinho :)
    Parece que nem de propósito o teu comentário. Há coisa de 5 dias atrás, dei conta que num dos assentos do sofá também tinha uma manchinha minúscula de azul. Calculei que fosse das calças de ganga. Experimentei a nivea, experimentei as toalhitas e a mancha estava teimosa de sair. Ficou mais imperceptível, mas continuava lá (eu sabia que lá estava). Como o sofá é branco, ´não fui de modas e decidi experimentar a líxivia (ai, jeeeeesuuuuuuuuuuuuuusss!). O certo é que a mancha ficou praticamente invisível e de seguida passei nivea para hidratar. Não estragou, ufaaaaa (esse era o meu medo!)Pois é, os sofás muito claros de pele genuína ou sintética têm este inconveniente em relação às roupas de cor que possam desbotar :(

    ResponderEliminar
  8. Pois Lu, ao ler o teu blog lembrei-me do meu sofá, e venho-te por a par das novidades!! Então após me encontrar ha 2 meses sem sofá (a sentar-me em puffs, ui que booom..., e após a pele do meu sofá ter ido para anlálise a um laboratório, uma vez que o fornecedor italiano (vejam só, e eu que o comprei em Paços de Ferreira)se recusava a admitir que algo estava errado e insistia que eu lá tinha metido qualquer agente agressivo (ora esta, era o que mais faltava! Só se for o air wick que polua o ar!!), esta semana tive luz verde!! O sofá vai voltar!! E até me mudam a cor e tudo!! A custo zero! Ah, pois, ao fim de tanta chatice ao menos que venha como quero...enfim, c'est la vie. Agora é esperar, a ver se realmente as coisas correm bem. bjinhos (sorry o testamento, mas é que tenho tantas sudades de me sentar num SOFÁ)

    ResponderEliminar
  9. Olá Luarte,
    Esta novidade do «milagroso creme Nivea», não sabia...
    Agora uma questão... tenho um puff em pele genuina em bege claro já com muitos anos... acontece que a parte que não está assente no chão está toda gretada (parece mesmo que precisa de algo que o hidrate) será que com Crme Nivea também vai resultar? Lenmbrei-me de cera; mas agora ao ler o teu blog não estou muito convencida, visto que tu e várias outras leitoras já experimentaram o Nivea...
    Que achas? Devo comprar e experimentar numa pequena parte?
    Há pouco tempo untei-o todo com um produto próprio para limpar peles, mas ficou um pouco mais escuro e achei que não hidratou o suficiente a pele, ela parece mesmo estar a precisar de ser hidratada...
    Não tiveste mesmo problemas no teu sofá?
    Obrigada pela ajuda...
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  10. Olá, Teresa :)
    Pelo que me contas, eu no teu lugar assim que passasse por um supermercado comprava a famosa latinha azul de creme NIVEA. Não ganho nadinha com a publicidade, mas além do meu testemunho tens muitos outros que dizem que o creme é mesmo muito bom para o fim que queres. Podes ficar descansada, que estragar-te o sofá não te estraga de certeza. Vai é hidratá-lo. E nem te alterará a cor deste.

    Aconselho-te a fazeres o seguinte:
    Vira o puf de pernas para o ar (pelo que percebi é a parte que está em contacto xom o chão que está gretada, menos mal!).
    Passe-lhe uma película de creme e deixa actuar, no mínimo 12 horas. É como se estivesses a fazer uma máscara facial ao teu puf. No fim deste tempo passa-lhe com um pano macio para remover o creme.

    Como tu disseste, ele está gretado nessa zona, então o creme vai actuar para que a pele fique mais hidratada. Evitará de certeza que ele fique mais estragado.
    Infelizmente a pele do teu puf não é igual à nossa pele porque não tem poder regenerativo. Era bom que as gretas desaparecessem, mas elas estão lá! Pode até disfarçá-las e muito mas fazê-las desaparecer é que é mais complicado. Por isso há que cuidar antes, para não termos de remediar depois. Se tens mais peças em pele genuína ou sintética de vez em quando aplica-lhes este tratamento.
    Gostava muito, se vieres a experimentar o nivea, que depois desses o feedback da tua experiência. Pode ser?
    Beijinhos e bom trabalho!

    ResponderEliminar
  11. Olá Luarte,
    Concerteza que darei o feedback.
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  12. bem, isto vai ajudar-me e muito.. tenho um sofá em pele que tem umas manchas horriveis brancas, parece que é gasto, e comprei mil e um produtos no supermercado e nenhum fez efeito! mas agora já sei :) belo trabalho que tens feito no teu blog

    ResponderEliminar
  13. Boa Tarde

    No transporte deixamos roçar os sofás na parede do prédio e ficou com essas marcas, sabem como se pode corrigir esta marca.
    Antonio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António peço desculpa por responder só agora, mas o seu comentário passou não sei porquê...
      Se o sofá roçou na parede aí já estamos a falar de danos na pele, seja ele de pele verdadeira ou sintética. Não sei como resolver ou disfarçar essa situação.
      Boa sorte!

      Eliminar
  14. Eu tambêm já tive um sofá com alguns danos, mas contactei a empresa de limpezas a Prime Clean, eles têm um serviço de reparação para sofás em pele e o sofá ficou muito bom.
    Quanto a hidratar o sofá com creme nivea não seu não... Existem produtos proprios a rentabilidade é enorme e acaba por sair muito em conta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge, há mais 3 anos que limpo o meu sofá com creme nivea e está impecável. Como novo! Se é um produto que tenho sempre em casa para os mais diversoso usos e se obtenho bons resultados, não se justifica comprar um produto específico para esse fim.
      Obrigada pelo seu comentário.

      Eliminar
  15. Ola, tenho um sofa bege em couro e algum tempo atraz com a humidade ficou com umas machas. Sera k com a nivea resolvo o meu problema ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, caro(a) anónimo(a)
      O uso da nivea é excelente para a sujidade normal, mas em relação às manchas de humidade entranhadas não sei se resultará. Experimente, acho que mal não vai fazer. Quando preciso de limpar alguma mancha de sujidade uso o creme nivea e o sofá está impecável.

      Eliminar
  16. Olá, tenho um sofá de pele sintética branco e algum tempo atrás reparei numas manchas azuis , que acho que são devido ás calças de ganga e também tem um risco de tinta de esferográfica azul tem alguma sugestão principalmente para o risco de tinta e para diversas manchas que ele tem?

    ResponderEliminar
  17. experimentei e não resulta

    ResponderEliminar
  18. Ola, compramos uns sofás usados em pele, hoje mesmo vou comprar uma lata de níveas e trata-los. Obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  19. Ola, compramos uns sofás usados em pele, hoje mesmo vou comprar uma lata de níveas e trata-los. Obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  20. Estou suuuuuuuuuuuuper triste....só me apetece chorar ;-( o meu lindo sofá branco com 4 dias, manchei-o com umas calças pretas ;-(..... embora, na altura da venda me tivessem dito que a aplicação de nívea seria bom para hidratar a pele e sintéticos (o meu é o Segundo) acreditei que tanho infortunio estava longe do meu presente. Errado!! Vendo parte o meu sofa escuro peguei numa escova de dentes nova cif+cif vinagre+lixivia e o escuro interminavel acabou por sair,mas de tanto esfregar começou a perder parte do branco e começa a dar mostras de beje :-( não tinha nívea do boion, mas liquida...ainda assim não me parece famoso.resta perguntar se há solução pro meu drama ou se vou à loja em busca da minha garantía....
    Obrigada
    Letícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Letícia peço desculpa pelo atraso na resposta, mas não sei porquê escapou-me o seu comentário. Lamento o sucedido, mas não foi de facto boa ideia ter recorrido a uma escova e a produtos tão abrasivos como a lixívia e o Cif. A pele é um produto natural, permeável. Espero que tenha encontrado uma solução. Beijinhos

      Eliminar
  21. Olá, tenho um sofá de pele sintética branco e algum tempo atrás reparei em um risco de tinta de esferográfica azul tem alguma sugestão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tente com uma toalhita. Mas não garanto que saia totalmente pois a pele é permeável. Desaconselho totalmente produtos abrasivos pois poderão piorar o estado so sofá.

      Eliminar
  22. eu tenho um sofá em pele verdadeira de uma cor meio bege e ficou com o risco de uma caneta esse tratamento também funciona??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estragar não estraga de certeza, por isso não há nada como experimentar ;)

      Eliminar
  23. Boa noite por acaso usei nivea e o sofá ficou manchado, que aconselham para tirar manchas de nivea?

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)