terça-feira, 17 de novembro de 2009

Estou claramente tentada...

... a colocar a sala-de-estar à entrada da porta ou em frente desta.

Esta disposição resolveria todos os meus problemas :)

É certo que é mais comum as lareiras ficarem do lado das salas-de-estar, mas o contrário, a fazer conjunto com a sala, também existe (afinal de contas, existe o que nós quisermos fazer existir :P ). As salas até ficam com um aspecto muito acolhedor e confortável.

A sala-de-estar vou usar todos dias, agora a sala de refeição só pontualmente...

Acho que não estou mesmo disposta a sacrificar a minha ideia de sala-de-estar, só por causa de pormenores...

Pronto, está bem, prometo que só volto a dar notícias sobre este assunto quando tiver os móveis cá em casa. Nessa altura esta conversa deixará de ser um conjunto de possibilidades e passará a ser uma realidade. Não vou chatear-vos mais com estes meus dilemas :P
Já podem suspirar de alívio, lol.
No entanto, quem quiser continuar a dar sugestões, ficarei muito feliz por isso :)



10 comentários:

  1. :) Afinal sempre tenho umas ideias válidas! Concordo com a Carapim, a lareira no espaço das refeições tb me lembra a casa da minha avó materna, daí não achar nada descabido tal como as fotos que seleccionaste comprovam. A sala de estar será de uso quotidiano e por isso faz tb sentido que fique próxima da porta. Como as casas actuais n têm divisões suficientes para uma sala de jantar e uma saleta, é-se mesmo obrigado a ter que ponderar hipóteses conjuntas que não têm que ser rígidas, n é?
    Tb pensava que as costas do sofá para ti fossem um grd problema... p mim eram ;) Eu queria a sala conformne a disposição que te sugeri e pela qual, pelos vistos, vais optar e por isso qd comprei o sofá foi já a pensar nessa hipótese. N acho piada a que os sofás tenham que ficar forçosamente encontados na parede e acho que juntamente com estantes pequenas são óptimos para delimitar espaços e criar ambientes mais intimistas. Mas como já tinha dito, n sou expert na "deco" e a minha opinião vale aquilo q vale... Um bj

    ResponderEliminar
  2. Claro que tens ideias válidas! :D
    Eu é que tenho andado neste tempo todo formatada à ideia de que a lareira fica bem melhor do lado da sala-de-estar.
    E é mesmo como tu dizes, se o espaço de lazer é para uso quotidiano, faz mais sentido que não se sacrifique o espaço em função de uma sala-de-jantar que será para um uso esporádico.
    Qunato às costas do sofá, o único e grande problema que vejo nas mesmas é só o facto de ficarem de costas para quem entra (não é nada acolhedora essa disposição e pelos vistos não emana boas energias).
    Mais uma vez muito, muito obrigada pela tua opnião, que juntamente com a carapim me puseram a pensar numa outra hipótese (aliás, tinha sido a primeira, mas por causa do lugar da lareira foi posta de parte).
    Estou desejosa que o resto dos móveis cheguem para ver como fica.
    Beijocas grandes, minha cabecinha pensadora :)

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    é a primeira vez que comento o teu blog, que por sinal é bem fixe!

    Eu tb tenho a minha mesa de refeições em frente à lareira, e gosto bastante, antigamente tinha a sala de estar em frente desta, mas o caso era o seguinte: quando entrava na sala em primeiro lugar via a zona de refeições e só ao fundo o sofá e a televisão, agora está tudo muito mais uniforme, eu acho... se quiseres mando-te um mail com as fotos (pelo menos saõ reais e não de revistas de decoração, boa?

    Obrigada
    www.caixaseideias-pt.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Olá Luarte, ando a ler atentamente estes últimos posts, pois como disse tenho o mesmo problema...ontem estive a olhar para a sala e só tenho tomada de televisão na parede de frente para a porta, logo o sofá tem forçosamente de ficar de costas para a porta...eu pessoalmente gosto de estar de sentada no sofá de frente para a lareira, e o meu marido então ne se fala...! Mas de facto o sofá estar de costas para a porta não é harmonioso...mas eu acho que nãome sobram grandes opções. Vou aguardar o desfecho do teu probleminha! :)

    Já agora, e contando com a meninas que particpam aqui nos comentários, gostaria de colocar outro problema: eu ostava de aplicar papel de parede na sala, no entanto não sei em que parede. A minha sala é um quadrado, numa das paredes esta a porta, na parede à esquerda 2 janelas enormes e na parede de frente e do lado direito tenho a lareira a fazer esquina (que odeio) e que tem chaminé. A única parede "lisa" e sem interferências é a da porta, mas assim quem entra não vê o papel...o que deve ficar um pouco esquisito não? Mas se colocar papel na parede por detrás da TV uma das extremidades vai ficar na diagonal, par acompanhar a chaminé da lareira, e também não deve ser bonito...se me pudessem ajudar seria óptimo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eheh, isto até parece complot meu e da Maf :P parece-me uma boa ideia, mas o ideal é ires mesmo rodando móveis (os maridos servem para isso :D eheheh)

    Josefina, como disse ontem à Luarte, nada que uns metros de cabo de tv não resolvam. No meu caso, a tomada de tv ficava no lado oposto da sala, e ia condicionar-me muito a orientação que decidi dar (e acredita, dificilmente encontras uma sala mais difícil de decorar do que a minha...). espero que a Luarte não se importe de por o link aqui para veres:
    http://casapim.wordpress.com/2009/05/14/a-minha-alegre-salinha/

    A solução encontrada foi comprar cabo e, com uma pistola de cola, colá-lo ao rodapé. O cabo passa por cima de uma porta mas nem por isso ficou mal. Gostava de arranjar uma calhinha branca para o tapar, a meu entender fica melhor, mas seja como for nem se nota.

    Quanto ao papel, sinceramente não sou muito fã. Acho que podes jogar com os cortinados para evitar usar papel...nem todas as configurações permitem usar aquilo de que gostamos. De todas as paredes que referes, só a que fica oposta às janelas poderia levar papel, e se assim fosse corrias o risco de ficar com uma espécie de "corredor" de papel. Ainda assim, se quiseres mesmo levar essa avante, experimenta colocar na parede das janelas e usar umas cortinas condicentes: o efeito é capaz de provocar bastante impacto, já que e verá logo que se entra e dá uma certa uniformidade ao conjunto janelas+parede com papel.
    Desculpa lá ocupar-te assim a casa, Luarte!

    Baci

    ResponderEliminar
  6. IG
    Obrigada por teres passado por aqui :)
    Já que amavelmente te disponibilizas a mostrares-me algumas fotos da tua sala, eu ficaria muito contente por as poder ver.
    Mande-me para o email do blog.
    Muito obrigada pela tua simpatia.
    Beijinhos

    Josefina
    Tal como a carapim te disse, a questão da tomada da televisão é facilmente contornável com uns metros de fio. Não será esse o entrave que te condicionará as opções. Logo, a afirmação "o sofá tem forçosamente de ficar de costas para a porta", cai por terra. O fio desde que fique bem coldainho (existem pistolas próprias para o efeito) nem se dá conta dele e há muitas maneiras de o disfarçar.
    Quanto à colocação do papel na tua sala e como queres aplicar numa só parede, está de facto excluída à partida a parede onde se situa a lareira porque o papel teria de ficar cortado e esteticamente não é bonito.
    Não me parece mal colocar o papel na parede onde está a porta, isto porque se o papel tiver motivos, evitas estar sempre a dar com ele de caras. Ao fim de algum tempo já estarás cansada dele.
    É certo que quem entra não vê logo o papel, mas depois de estar na sala vai encontrar-se com ele :)
    Espero ter ajudado.
    Beijocas

    Carapim,
    Estou a gostar desse vosso complot ;)
    E estás à vontade na ocupação da casa. Aqui cabe toda a gente que a quiser visitar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Luarte, o raio da distribuição da sala está-me a dar a volta à cabeça! Este fim de semana vou dar uma voltinha ao sofá e coloca-lo de costas para uma das janelas, o marido não está de todo convencido, mas vamos experimentar, tenho perguntado às pessoas mais chegadas (mana e cunhados) e eles acham que é capaz de resultar. Porque sinto que estou a bloquear uma sala grande, com potencial em ter o sofá virado de costas para porta, porque visualmente é uma parede que está ali...vamos lá ver se vou gostar da nova disposição...cross your fingers :)

    ResponderEliminar
  8. tenha um ótimo fim de semana!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  9. Olá

    Como prometido, já te mandei as fotos para o teu mail :)
    Não tens nada que agradecer.

    Depois dá-me só um feedback: se recebeste as fotos e se gostas da ideia :)

    Beijinhos e bom fim de semana.

    Irina

    ResponderEliminar
  10. Josefina,
    creio que os meus posts sobre a disposição da sala te vieram colocar um problema que estava adormecido :P
    Ai que agora a responsável sou eu e o teu marido já me deve estar a mandar pragas para cima. Vou ali buscar umas cabecinhas de alho a ver se me protejo, lol, lol!
    Depois vem cá contar acerca das tuas experiências. Fiquei com a pulguita atrás da orelha :)
    Beijocas

    Soraya
    Um excelente fim-de-semana para ti também :)

    IG
    Já vi o teu email e já te respondi :)
    Obrigada mais uma vez.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)