segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A disposição da sala...uma dor de cabeça

Aos sábados de manhã acordo com as galinhas. Bem vistas as coisas, até sou capaz de acordar antes delas :P

Este sábado, quando me levantei, estava escuro como bréu lá fora. Silêncio absoluto. É o que dá durante a semana levantar-me de madrugada.

Como não convinha fazer barulho, fui buscar o PC e comecei a ler religiosamente, e com todo o tempo do mundo, as actualizações dos blogues que visito. E numa dessas minhas incursões vou ter a um post que me põe a pensar. A pensar numa escolha que naturalmente fizemos, mas que não me está a satisfazer. Essa escolha tem que ver com a disposição da sala.

A minha sala é rectangular e as duas tomadas de antena da televisão encontram-se nos lados mais pequenos do rectângulo.

Como tenho lareira, a mesma já dita, de alguma forma (não que tenha necessariamente de ser assim), que a sala-de-estar se situe do lado direito da porta, ao fundo da sala. Se não fosse a lareira, o que eu gostava mesmo era da sala-de-estar à entrada da porta, em frente a esta.

Claro que antes de comprarmos fosse o que fosse para a sala, analisámos a localização da lareira, das tomadas de ligação, da janela, a entrada da luz e as medidas das paredes. Mas esta análise não se traduziu numa real planificação do espaço e, por isso, não contemplou bem os inúmeros entraves a contornar. É mesmo importante fazer essa planificação, a sério!

Quando o móvel da TV chegou foi colocado ao fundo, ao lado da lareira. Pareceu-nos o local mais indicado e evidente, pela configuração e características da sala (por parecer evidente foi aquela que foi pensada na altura de encomendarmos as peças de mobiliário). Entretanto, chegou o sofá e ficou em frente do móvel. Quem entra na sala e olha para o lado direito, vê as costas do sofá.


Legenda: As medidas dos móveis estão à escala. Esta imagem ilustra a disposição inicialmente pensada. O desejável era ter o aparador por detrás da mesa, mas o espaço para mexer as cadeiras seria demasiado diminuto. A lareira não tem nada a ver, mas foi o que se arranjou :P

O sofá é o elemento que está ali a distinguir espaços (para cá e para lá das costas do sofá existem dois mundos que não se tocam). À partida, parece que uma sala rectangular é muito fácil de mobilar, mas há salas e salas e a minha não o é.

Foi assim que tomei consciência que a sala-de-estar está completamente centrada na televisão. Em vez de estar a criar um espaço aberto, está a fazer exactamente o contrário, a criar um espaço rígido, fechado, limitado e nadinha multifacetado :(

Passadas umas valentes horas, e com tantas ideias em alvoroço na minha cabeça, decidi acordar o P. e partilhar a minha mais recente dúvida existencial. E partimos para a experiência de mudarmos os sítios do sofá e do móvel da tv. Felizmente ainda não chegou a mesa e o aparador, senão havia muito mais a arrastar.

E a sala ficou assim:

Legenda: Ainda se tentou encaixar o aparador atrás da mesa, numa tentativa de caber, mas sabemos que é muito complicado, para não dizer impossível.

A sala ficou completamente diferente. A nova sensação era a de ser muito maior. Não era a mesma, definitivamente!

Alto, um problema! De dia temos a claridade a reflectir na televisão (outra vez a televisão a tentar comandar as nossas decisões). Com a televisão ao meio do móvel, a claridade cria muitos reflexos. Impossível ver televisão nestas circunstâncias. Raios! Tudo estaria resolvido, se a janela não estivesse atrás, mas num dos lados mais pequenos do rectângulo, como é mais comum ver-se.

Começámos então a fazer experiências para contornar esta situação. Satisfeitos que estávamos com esta nova disposição de mobiliário, não queríamos nada ter de ver TV de dia com estores ou cortinas corridos (já basta à noite!) ou então voltarmos à estaca zero e pôr tudo no lugar, vencidos por circunstâncias alheias à nossa vontade :(

Não nos mostrámos dispostos a desistir de qualquer maneira. A solução possível e encontrada foi colocar a televisão na ponta direita do móvel, para quem está de frente, e depois virá-la/torcê-la ligeiramente para a esquerda. Quem quer que esteja no sofá e queira ver televisão não tem problemas de reflexos, mesmo com os estores todos abertos e as cortinas a deixarem entrar a máxima claridade.

Com a nova disposição, a televisão deixou de ser o elemento central da sala. No entanto, verificámos não ser possível colocar o sofá centrado com o móvel da tv. Como mede mais de 2m fica demasiado chegado à futura-mesa-que-está-para-chegar e que é grande.

O certo é que gostávamos de ter um espaço de lazer, para ver televisão, para estar, para ler, para conversar e nos divertirmos com as pessoas que cá vêm a casa. Ao mesmo tempo, um espaço aberto para o lugar das refeições especiais.


Legenda: Esta é outra possibilidade e a que queríamos, no que diz respeito a alinhar o sofá com o móvel da tv, mas a que parece mais impossível de concretizar. Fica-se sem espaço para aceder à janela e o sofá fica colado à mesa, impossibilitando o uso de uma das cadeiras.

Irra, hoje soube que vou ter de esperar mais 15 dias pela mesa e pelo aparador. E eu que contava com os móveis amanhã para poder finalmente ver o que é possível fazer-se :(

Agora vou estar em agonia até lá.

Todas as sugestões são muito bem vindas. Obrigada por toda e qualquer ajuda.

P.S: As anteriores plantinhas da sala foram feitas pelo P.

14 comentários:

  1. Olá S :)

    A sala é um dos espaços sobre o qual já muito pensei :) Como sabes, não sou uma profissional da "deco" mas porque é que não optas por ter sala de estar à entrada e remetes a mesinha e o aparador para junto da lareira? Qd comprei o sofá a minha grande preocupação foi com as costas deste ;) por isso optamos por um que tivesse design tt de frente como de costas... Dado que não aprecias particularmente as costas do teu, tvz ficasse bem à entrada e o móvel da tv virado para si e com as costas para a mesa de jantar... Fica a sugestão, mas pensadora como tu és, de certeza que já a equacionaste... :) Um bj
    ps- Lembras-te daquele assunto da SS vs CGA? Prepara-te para a notícia bombástica: todos os contratados perderam CGA. Se falares com a tua escola, a mesma já deve ter novidades para ti e na tua caixa do correio deve estar prestes a aparecer uma carta da SS!

    ResponderEliminar
  2. Olá Luarte, estou exactamente com o mesmo problema, a minha sala é igualziha! O sofá jáo trazia de outra casa, onde estava encostado à parede...mas agora está na posição inicial do teu, e vêm-se as costas, coisa que não me agada particularmente! No entanto, como tenho umas janelas enormes, está totalmente posta de parte a ideia de o colocar de costas para as mesmas...então vou deixa-lo assim, a mesa fica atras dele, e o aparador atrás da mesa (como na tua 2ª imagem). Para mim o problema nem é a divisão dos espaços, mas sim as costas do sofá!!! Por isso vou ter mesmo que viver com as costas do sofá de frente para a porta :s

    ResponderEliminar
  3. Olá, Maf
    A razão porque não opto por ter a sala à entrada é porque existe uma lareira que serviria uma sala e não uma sala-de-estar. Não me parece boa ideia.
    Em relação ao sofá, não são as costas em si que me incomodam (aliás, essas não me incomodam nada), o que me incomoda neste caso é o sofá estar a dividir dois espaços (a sala-de-estar da sala). Será que me fiz compreender? O sofá impõe uma quebra de espaço, situação que não me agrada particularmente (mas se tiver de ser, paciência).
    Obrigada pelas tuas sugestões e por teres cá passado :)
    Quanto à última parte do teu comentário, prefiro falar sobre esse e outros assuntos noutro espaço que não o blog (cada coisa no seu sítio, espero que compreendas e não me leves a mal).
    Beijocas grandes.

    ResponderEliminar
  4. Olá, Josefina
    És a primeira pessoa que me diz que tem uma sala com a mesma configuração da minha, à excepção dos meus vizinhos :P (e eu a pensar que era uma ave rara).
    Pelo teu comentário, parece que tens mais espaço do que eu (a minha sala mede cerca de 24m2). Pelo menos consegues colocar o aparador por trás da mesa (era mesmo isso que eu queria, snif, snif). Mas a minha mesa é mesmo grande 1,60x1m.
    Para ti o problema é as costas do sofá, para mim é mesmo a divisão dos espaços, porque gostava realmente que a sala de estar não ficasse totalmente de costas voltadas para a sala (isto não deve criar boas energias, palpita-me :P).
    Eu também tenho janelas grandes (quase 3 metros de janela), mas não me incomoda que o sofá fique de costas para à janela, desde que exista um corredor que possibilite a passagem sem qualquer dificuldade.
    Beijocas para ti e volta sempre :)

    ResponderEliminar
  5. Há que experimentar tudo: por ex encostar uma das cabeceiras da mesa à parede da esquerda (de quem entra) e o aparador na parede em frente (à porta da entrada)
    para a sala de estar não acho que o sofá de costas fique mal, até cria um cantinho de convívio. Talvez com uma mesa pequenina num dos lados com um candeeiro giro. Nada com estar na sala, ver e sentir as coisas, mas espero ter ajudado um pouco. Gosto da sala de jantar mais perto da porta de entrada (dá mais jeito para as refeições) ;)

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente não te consigo dar 1 grande ajuda, mas o programa que usaste para fazer essa planificação interessa-me, para começar a imaginar o quarto da minha baby.
    Qual é? Posso pedir se me mandas 1 mail com o link ou onde se arranja?
    Obrigada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá, Paula
    Por acaso já me passaram imensas ideias pela cabeça e uma delas, foi de facto encostar uma das cabeceiras da mesa à parede :P Mas sinceramente não queria ir muito por aí. Visualmente não me parece que fique bem, Mas lá está, ainda não tenho todos os móveis para poder fazer as experiências e, por isso, ando agora aqui na base da especulação :P
    Infelizmente o aparador não me cabe na parede em frente à porta, daí que a única possibilidade sejá na parede direita ao lado da porta ou então na parede ao fundo, ao lado da lareira, onde tenho o móvel da tv.
    Eu também gosto da sala de jantar mais perto da porta por causa de levar as coisas da cozinha para a sala, mas a preferência de ter a sala-de-estar logo à entrada, resolvia-me a questão de entrar na sala e apanhar um sofá de costas voltadas para mim e para os outros que cá vêm a casa.
    De qualquer forma, muito obrigada pelas tuas sugestões, as quais são sempre muito bem-vindas :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Olá, analuciana
    Não fui eu que fiz as plantas da sala, mas o P. De qualquer forma, sei que ele utilizou o google Sketch Up.
    Espero ter ajudado.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Pelo que percebi, não queres a sala de estar junto da porta. É pena, porque se pusesses a tua sala exactamente ao contrário resolvias logo a situação :)
    Ou seja (pegando na imagem 1): mesa no sítio da tv e sofá, aparador no mesmo sítio, sofá de costas para a mesa e de frente para a porta, tv encostada na parede. Quanto a cabos, honestamente não há nada que uns metritos de cabo de antena, uma pistola de cola e eventualmente uma calhinha não resolvam. Se fosse a atender à localização das tomadas de antena da minha sala tinha ficado com uma salinha bem menos prática.
    Seja como for, o melhor é ires experimentando. Mas creio que, se a sala de jantar não é para todos os dias e não te agrada ver o sofá assim, ficava bastante bem usares exactamente o contrário.

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  10. ps. LOL, já vi que a maf deu a mesma ideia que eu... mas olha que uma lareira não significa necessariamente sala de estar... uma lareira fica muito bem numa sala de jantar, dá um ar muito mais caseirinho (bom, a mim lembra-me a cozinha da minha avó :) ). Beijos

    ResponderEliminar
  11. Olá, carapim :)
    Tu tens cá um poder de persuasão, ai, ai... Não é que me deixaste a pensar e a matutar na ideia de ignorar o facto da lareira ficar do lado da sala? É que de facto isso iria resolver-me todos os problemas. Aliás, como disse no post, essa era a minha sala ideal. Mas ainda estou formatada para a ideia da lareira ter de fazer conjunto com a sala-de-estar. Tenho de rever as minhas ideias feitas :P

    Quanto à história das tomadas de ligação, nunca as vi como um obstáculo, pois como tu disseste e bem, é uma questão de se comprar uns metros de fio.

    E eu que estava a colocar completamente de parte a sugestão da Maf... Perdoa aqui a amiga pela precipitação :P

    Obrigada pelas vossas sugestões.
    Beijinhos para ti, carapim :)

    ResponderEliminar
  12. Lá fui eu armada em chica esperta usar o tal programa que me indicaste.
    Não parece fácil...
    Ou ainda sou mais burra do que penso...
    Lol

    ResponderEliminar
  13. olá
    acho que a terceira planta foi a que deixou a sala mais aberta.
    sofá não ficou de costas p/a a mesa de jantar...
    numa festa que deres, poderás colocar gente a comer sentada no sofá tambem...
    o que acha?
    bj
    lilly
    blogdareforma.wordpress.com
    e coisadelilly.wordpress.com

    ResponderEliminar
  14. Olá
    Comecei hoje a ler o teu blog isto porque andava a procura de dicas de decoração e deparei-me com ele. Acho super interessante as ideias que tens e como consegues ser tão organizada na decoração de cada recanto.
    A razão pela qual estou a escrever este comentário é porque já estou a dar em louca com a minha sala, não sei o que hei-de fazer com a distribuição dos móveis nem com a cor a colocar na sala (estou a pensar em laranja. Tenho pena de nao poder ser mais especifica incluindo mostrar algumas fotos para me poderem dar ideias, de toda a maneira deixo o meu e/mail para quem me quiser socorrer.
    Mais uma vez adorei o teu blog.
    Beijinho grande.
    Soraia
    e/mail sora_alves@hotmail.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)