sábado, 28 de novembro de 2009

Na hora de escolher um tapete para a sala-de-estar

Ultimamente, sempre que passo por lojas de tapetes ou com tapetes, é inevitável não reparar nos modelitos.

Essa será umas das próximas compras: um tapete. Só ainda não sei para quando :P.

Estou na fase de ver e de apalpar para a escolha ser o mais acertada, e não vir depois a arrepender-me da aquisição que fizer.

Quero um tapete para a zona da sala-de-estar. Só! Por baixo da mesa da sala-de-jantar não quero nada.

Pelo P. não havia tapete, mas eu partilho da opinião que um tapete ajuda muito a compôr a decoração e o ambiente e proporciona a sensação de conforto e aconchego. E logo eu que gosto tanto de estar descalça quando estou no sofá

Deixo-vos algumas dicas, que poderão ser importantes na hora de se escolher o tapete para a nossa sala-de-estar:

É importante que o tamanho do tapete esteja perfeitamente adequado às dimensões do espaço. É ele que demarca o espaço. Por isso, pode ficar um pouco estranho quando está desproporcional ao tamanho do ambiente. Não deve ser nem demasiado grande, para não parecer que o espaço está alcatifado, nem demasiado pequeno a sugerir uma ilha entre os elementos que estão dispostos à sua volta.

A fórmula que implica menos riscos é o tapete:

- ter no mínimo a medida da largura do sofá (o ideal é ter uma sobra de 20 cm para cada lado, para se poder acomodar poltronas, mesinhas de apoio e outros).
- poder entrar debaixo do sofá e idealmente ocupar mais ou menos metade da sua medida. A ideia é criar a ilusão que as duas peças estão no mesmo plano, evitando a sensação de quebra (tapete, piso, sofá). Fica muito mais harmonioso e bonito se o tapete surgir como uma continuidade do sofá.

Se se tem receio de errar na escolha da cor do tapete, o melhor é optar por um liso, com cor neutra, e depois apostar nos padrões e cores mais arrojadas, por exemplo, nas almofadas do sofá.

O tapete não tem necessariamente de seguir o estilo dos móveis, mas é importante ter os móveis como referência no momento da escolha. Tanto se pode optar por um estilo contrastante ou por um estilo que harmonize com o mobiliário escolhido. Tudo vai do nosso gosto. Mais do que o estilo dos móveis, o tapete deve seguir o estilo daqueles que vivem a casa (há que ter em conta a existência de animais, crianças, pessoas com alergias, etc...).

A espessura certa do tapete também vai do gosto de cada um, mas os de pêlo alto ficam marcados com facilidade. Portanto, quanto menos coisas em cima deles melhor. E nem sempre a sua limpeza e manutenção são as mais fáceis e práticas.

2 comentários:

  1. Também eu ando em busca do tapete perfeito para a zona de estar! E uma das minhas questões tem que ver, precisamente, com as medidas. Vou continuar a minha busac :) Obrigada pelas dicAS!

    ResponderEliminar
  2. Eu já troquei de tapete da sala, em 10 anos umas 5 vezes:(. Com crianças a animais é muito complicado. Agora tenho um daqueles em "trapo tecelado", e que várias vezes vai para lavar, tendo a vantagem de caber na máquina (fica mesmo à medida).
    Esteticamente não é que fique muito mal, mas não é o que gostaria, contudo de momento é o que mais se adequa às minhas necessidades. O próximo será em sisal, penso que conseguirá ser resistente, embora a sua limpeza não seja das mais fáceis.
    bj

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)