quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Razões porque prefiro o branco nos pratos

Aquela velha expressão "com um vestido preto, nunca me comprometo" é mesmo certeira, no que à questão das indumentárias diz respeito.

Lembrei-me de pegar na mesma ideia, usando o branco e num contexto completamente diferente: Louça branca num almoço ou jantar especial é simples, clássico, bonito e intemporal.

Pois é, este fim-de-semana fui comprar não um serviço completo, com taças, terrinas, saladeiras e travessas, mas o básico de um serviço (pratos rasos e fundos e pratos de sobremesa).

Tenho dois conjuntos destes, cada um de seis peças cada, para uso diário. Foram-nos oferecidos. Quando não é o rosa liso é o branco com flores verdes.

Era urgente comprar pratos para um jantar ou um almoço especial, daqueles em que recebemos pessoas especiais cá em casa, como a família e os amigos.

Não fazia questão de ter um serviço completo. Prefiro comprar peças que goste e que combinem.

As experiências directas e indirectas que tenho fazem-me optar por algo mais prático e menos dispendioso.

Sempre vi as minhas tias e amigas de família com serviços requintados de fina porcelana, que custaram os olhos da cara e que só anualmente (e, e...!) usavam por alturas muito, muito especiais. E a quem tinha calhado a sorte (acho que era mesmo infelicidade) de poder comer no bendito serviço, exigia-se muita concentração porque a mínima distracção poderia custar ou um enfarte à anfitriã, ou uma praga de azar nos próximos 100 anos.

Uma peça partida significa um serviço incompleto porque é quase impossível encontrar a peça para substituir (desculpa maninha, por te ter partido o pratinho pequeno dos aperitivos! Fiquei sempre com esse peso na consciência).

São todas estas experiências que não quero repetir na minha pessoa.

E voltando aos pratos que comprei...

São num design simples, bonito e elegante. São brancos!

Gosto muito de ver pratos brancos (também gosto do bege suave). Podem ter diferentes feitios e até pequeninos detalhes sempre dentro da mesma cor. O branco para além de ser uma cor neutra, clássica e intemporal, é extremamente versátil porque permite-nos jogar com qualquer tom de toalha, com qualquer decoração que se faça na mesa. Por outro lado, o branco permite destacar a cor e a beleza da comida e, simultaneamente, transmite paz e harmonia, criando um ambiente à mesa muito mais agradável.


Um serviço de louça branco pode ser conjugado com tudo e mais alguma coisa e não cansa a vista .

Pessoalmente aprecio pratos que não me distraiam do essencial, mas pelo contrário dêem o merecido destaque ao que é importante salientar: as iguarias.
Até parece que o sabor fica mais aprimorado :)

10 comentários:

  1. Olá Luar.
    Eu sou formada em restauração (bar e mesas) e faço serviços de banquetes com alguma frequência. Em todos que fiz, só num os pratos não eram brancos, foi num casamento por altura do Natal, e os pratos eram vermelhos.
    Independentemente da cor das flores e de toda a decoração de mesas e salas, os pratos brancos são sim a melhor opção.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo, o branco é intemporal, elegante e fica bem em qualquer circunstância.
    Eu também fiz assim, comprei o básico em branco e depois acrescentei algumas peças em preto do mesmo género. Como em tudo na minha casa, não comprei nenhum conjunto, fui sim combinado peças diferentes. Optei por não comprar um serviço completo, pois para além de serem muito caros, têm peças que raramente usamos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Sem duvida que o branco é a melhor opcção...

    Curioso que sou cmo tu...a minha casa não tem nada do msm conjunto eu mesma é que faço os conjuntos...só não fiz nas meses de cabeceira do meu quarto mas tao quase a ir dar uma voltinha ate a garagem e vou pôr la algo mais ao meu estilo ;)

    Beijos nossos

    ResponderEliminar
  4. Sou exactamente da mesma opinião. O meu serviço também é branco. Para além de ficar bem com tudo tem outra grande vantagem. é facilmente lavável na máquina, sem nos preocuparmos se com o tempo a flôr, ou a risca ou qualquer outra decoração se irá perder.
    E também não gosto de serviços completos. Apesar de o meu ser de "marca" comprei-o à peça. Só tenho pratos de vários tamanhos, e umas travessas e saladeiras. Tudo o resto vai sendo coordenado com outras peças e outras cores!

    ResponderEliminar
  5. Olá Luarte,

    Já li o seu blog de uma ponta á outra e temos algumas coisas em comum, nomeademente o não gostar de conjuntos, como diz o meu marido, não queremos ter uma casa de móveis, com tudo a combinar exposto...então andamos a comprar aqui e ali, a misturar tudo!

    Quanto ao serviço de pratos "especial" eu comprei um conjunto, mas só com o essencial, não quis o conjunto completo, porque prefiro comprar outros tabuleiros e travessas. O mesmo com os copos, comprei uns de vinho e uns de água e depois comprei uns mesmo de vinho a sério, para misturar com o que já tinha, fica muito maisgiro do que ter os copos todos a combinar.

    ResponderEliminar
  6. Não poderia estar mais de acordo!

    ResponderEliminar
  7. Parece que há mais quem partilhe da mesma opinião :)
    Obrigada pelos bilhetinhos das visitas habituais e das novas visitas.
    É sempre muito bom ler-vos.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Eu sou mais uma que optou pelo branco. Comprei o essencial e fui adquirindo peças diferentes com o tempo,como por exemplo saladeiras, pratos de aperitivos travessas de servir,... mas sempre brancas.
    Dá para decorar a mesa nos tons que quiseres sem nunca perder o requinte ou influenciar a moda!
    Bj

    ResponderEliminar
  9. Gostava muito de adquirir também loiça branca, porque tem imensas vantagens sem dúvida. Já agora onde é que comprou a sua?

    ResponderEliminar
  10. Olá, anónimo
    A minha louça comprei-a no IKEA, mas encontra em imensos sítios louça branca bonita e a bons preços.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)