quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Eu tenho uma casa muito feliz e vocês?


Esta semana, por intermédio do Estúdio de Ideias Decorativas, tive conhecimento de um artigo sobre casas e decoração da autoria de Martha Medeiros, jornalista e escritora brasileira. Eu achei este artigo, editado no jornal "Zero Hora", no passado domingo, simplesmente genial. As ideias desta autora não poderiam ser mais intuitivas e sensíveis em relação ao que se entende por "casa feliz". E, por isso, a meu ver, carregadinhas de verdade.

Aqui fica na íntegra o texto supracitado:

"Há uma regra de decoração que merece ser obedecida: para onde quer que se olhe, deve haver algo que nos faça feliz!

Dia desses fui acompanhar uma amiga que estava procurando um apartamento para comprar.

Ela selecionou cinco imóveis para visitar, todos ainda ocupados por seus donos, e pediu que eu fosse com ela dar uma olhada. Minha amiga, claro, estava interessada em avaliar o tamanho das peças, o estado de conservação do prédio, a orientação solar, a vizinhança. Já eu, que estava ali de graça, fiquei observando o jeito que as pessoas moram.

Li em algum lugar que há uma regra de decoração que merece ser obedecida: para onde quer que se olhe, deve haver algo que nos faça feliz. O referido é verdade e dou fé. Não existe um único objeto na minha casa que não me faça feliz, pelas mais variadas razões: ou porque esse objeto me lembra de uma viagem, ou porque foi um presente de uma pessoa bacana, ou porque está comigo desde muitos endereços atrás, ou porque me faz reviver o momento em que o comprei, ou simplesmente porque é algo divertido e descompromissado, sem qualquer função prática a não ser agradar aos olhos.

Essa regra não tem nada a ver com elitismo. Pessoas riquíssimas podem viver em palácios totalmente impessoais, aristocráticos e maçantes com suas torneiras de ouro, quadros soturnos que valem fortunas e enfeites arrematados em leilões. São locais classudos, sem dúvida, e que devem fazer seus monarcas felizes, mas eu não conseguiria morar num lugar em que eu não me sentisse à vontade para colocar os pés em cima da mesinha de centro.

A beleza de uma sala, de um quarto ou de uma cozinha não está no valor gasto para decorá-los, e sim na intenção do proprietário em dar a esses ambientes uma cara que traduza o espírito de quem ali vive. E é isso que me espantou nas várias visitas que fizemos: a total falta de espírito festivo daqueles moradores. Gente que se conforma em ter um sofá, duas poltronas, uma tevê e um arranjo medonho em cima da mesa, e não se fala mais nisso.

Onde é que estão os objetos que os fazem felizes?

Sei que a felicidade não exige isso, mas pra que ser tão franciscano?

Um estímulo visual torna o ambiente mais vivo e aconchegante, e isso pode existir em cabanas no meio do mato e em casinhas de pescadores que, aliás, transpiram mais felicidade do que muito apê cinco estrelas. Mas grande parte das pessoas não está interessada em se informar e em investir na beleza das coisas simples. E quando tentam, erram feio, reproduzindo em suas casas aquele estilo showroom de megaloja que só vende móveis laqueados e forrados com produtos sintéticos, tudo metido a chique, o suprassumo da falta de gosto.

Onde o toque da natureza? Madeira, plantas, flores, tecidos crus e, principalmente, onde o bom humor? Como ser feliz numa casa que se leva a sério?

Não me recrimine, estou apenas passando adiante o que li: pra onde quer que se olhe, é preciso alguma coisa que nos deixe feliz. Se você está na sua casa agora, consegue ter seu prazer despertado pelo que lhe cerca? Ou sua casa é um cativeiro com o conforto necessário e fim?

Minha amiga ainda não encontrou seu novo lar, mas segue procurando, só que agora está visitando, de preferência, imóveis já desabitados, vazios, onde ela possa avaliar não só o tamanho das peças, a orientação solar, o estado geral de conservação, mas também o potencial de alegria que os ex-moradores não souberam explorar."

Martha Medeiros, Jornal "Zero Hora", 24-01-10

4 comentários:

  1. Olá Luarte! Bom dia :) Adoro passar aqui pelo teu cantinho!

    Eu também acho que tenho uma casa feliz :)

    Mas volta e meia tenho uns ataques de insegurança, não sei se o mesmo se passa contigo, mas há alturas em que me apetece mudar tudo em casa! Eu confesso, gostaria de ter uma casa El Mueble, mas está longe! Não ajuda muito ter pouco orçamento, pois vão-se comprando as coisas muito devagar e não dá logo para ver o aspecto geral. Uma coisa é certa, já me disseram que a nossa casa tem mesmo a nossa cara, nota-se a nossa personalidade, pelo menos nisso não me posso queixar. Noutras alturas gosto das minhas coisas e de como está a ficar...mas é complicado. Isto das modas e de haver tanto por onde escolher...por exemplo, há quase 3 anos, quando comprei o sofá, embiquei que queria um sofá castanho, aliás o marido também, ele queria de pele, mas eu não, então comprámos um daqueles com tecido tipo pele de pêssego. Hoje já teria comprado em beje (embora na altura a minha preocupação fosse a sujidade com o passar do tempo...). Enfim, escolhas que fazemos e depois mudamos de ideias, agora nada a fazer!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. olá ! te vi em um link de algum blog e vm te conhecer- e não é que me deparo com este texto de MARTHA mEDEIROS - AODORO o jeito qe ela escreve- e este texto é o que penso - um casa sem nada - fica parecendo consultório médico - parece que não mora ninguém ali- já a minha é cheia de artesanatos de viagens, coisas que faço, invento, vc vnão precisa ser rico pr´tornar sua csa um lar! com pequenas coisas ela se torna aconchegante!
    foi um prazer te conhecer
    adorei os outros post - vc escreve muito bem
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Josefina: à conta deste teu sentido comentário, puseste-me a pensar num tema para um post. A resposta não tarda :)

    Lú: Muito obrigada pela visita. Fico muito feliz em saber que gostou deste cantinho e ficou com vontade de voltar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Excelente Texto .
    Todos deviam encarar a Decoração nesta linha de pensamento , nisso o povo Brsileiro foi sempre o melhor , pois para eles a Alma está em tudo .

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)