quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A famosa bebida

Inventada pelo farmacêutico americano Pemberton, há mais de 100 anos atrás, apareceu como xarope para curar “todos os males da alma e do corpo”.
Mas longe estava o farmacêutico de imaginar que havia criado a fórmula da bebida que viria a fazer parte da história do mundo e das civilizações.
Pouco tempo depois, com o sucesso que estava a ter, Pemberton decidiu associar-se ao seu guarda-livros e juntos patentearam o produto, o nome, e criaram o logotipo da marca.
Assim nascia a Cola-Cola...

A marca foi impressa pela primeira vez num fundo preto com letras vermelhas. O slogan “Drink Coca-Cola” tornou-se a primeira de muitas campanhas publicitárias que levariam esta bebida a atravessar todas as fronteiras culturais, todos os idiomas, todas as religiões (aliás, a Coca-Cola difundiu-se por diferentes pontos do planeta antes mesmo do aparecimento da televisão).

O visual da publicidade da Coca-Cola evoluiu e tornou-se indiscutível o fabuloso material publicitário que se construiu à volta da marca.

Prova disso é a enorme campanha publicitária que fez no início dos anos 30, ao vestir o Pai Natal com as suas cores - vermelho, branco e preto. Esta campanha visava promover o consumo de Coca-Cola no Inverno, altura em que o consumo é normalmente mais baixo. A Coca-Cola ficou responsável pela difusão da imagem actual do Pai Natal, que irremediavelmente ficou associado à bebida.

Em Portugal a sua comercialização só foi autorizada após o 25 de Abril de 1974. No entanto, vozes dissonantes fizeram-se ouvir da parte da extrema-esquerda que acabou por celebrizar a tão famosa frase de luta: “Não bebam Cola-Cola, a água suja do imperialismo americano".
Raro é encontrar alguém que nos diga que não gosta de Coca-Cola, seja aqui, seja noutra qualquer parte do mundo.

Eu gosto bastante, mas não sou uma fanática. Reconheço, contudo, o poder milagroso da dita. É tão boa geladinha, principalmente em tempo quente. É tão boa com uma rodela de limão. É tão boa a casar com certas bebidas de teor alcoólico…

Polémicas à parte, e digam o que disserem, a Coca-Cola é uma bebida e tanto…

Tudo isto para dizer que ultimamente não me sai da cabeça que tenho de ter um dos famosos posters publicitários (estou a pensar para a cozinha). Está dito!

Deixo-vos uma pequenina amostra de publicidade com pin up girls. Não são lindas?





3 comentários:

  1. coca-cola para mim so light e nem sempre ...lol
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Como eu te compreendo ;)
    Também ando numa fase assim, comprei uns individuais da Kellogg's super giros para a cozinha, a latinha da farinha Maizena, e no outro dia tive com uma toalha de plástico na mão igual à tua, é tão gira!!!! Mas como a minha cozinha já tem uns cortinados com um padrão nada discreto, achei melhor não abusar ;)
    Adoro o teu blog :)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelos vossos bilhetinhos :)

    Bricolar e Poupar: estou a ver que temos gostos muito parecidos :)
    Eu às vezes tenho de ter também muito tino em mim senão perco completamente as estribeiras, lol
    Beijocas e obrigada pelo elogio ao blog.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)