segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pela boca morre o peixe...


Lembram-se de no início ter dito que dispensava uma lareira num apartamento, que achava que era muito pouco funcional e que provavelmente não faria uso dela?

Experimentei e agora não quero outra coisa! Mudei de ideias e estou a adorar ter uma lareira cá em casa. Sabe tão, tão bem e cria um ambiente tão mágico! Ver a lenha a arder é lindo e o acender da lareira até já virou ritual cá em casa (qualquer dia somos assolados por instintos pirómanos!).

Acendemos quando calha, não existe nenhuma rotina estabelecida, até porque temos a sorte de não ter uma casa fria. Só para verem, trouxe da outra casa um termoventilador que continua guardado. Eu que não passava sem lençóis de flanela e pijamas polares, este ano não usei uma única vez... (e o inverno tem sido bastante rigoroso).

Mas voltando à lareira, outra ideia que tinha é que limpar era uma carga de trabalhos. Surpreendentemente até que é bem simples e rápido (se calhar há lareiras mais fáceis de limpar que outras, digo eu).

Ao domingo à noite, o nosso programa favorito passou a ser jantar junto à lareira, ou seja, na sala de jantar.

Não troco este programinha caseiro e romântico por nada :)

E eu que nem estava nadinha disposta a colocar a sala de jantar ao pé da lareira, recordam-se?Agora já acho que foi uma opção e pêras e graças a quem? Às vossas sugestões que me fizeram repensar o assunto!

Estou-vos eternamente agradecida :)

6 comentários:

  1. Amei....


    Se não estivesse morando em uma cidade onde o calor esta tão intenso e perdura muito mais que o frio....eu teria sim uma lareira...e lindo,gostoso,aconchegante....
    No momento o que me encanta e uma banheira cheia de agua gelada.....calor.....

    Deusa
    http;//vasinhoscoloridos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Adoro o barulhinho calmante da lenha a "estalar" :)
    bjs e muitos momentos bons ao som da lareira :)
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu sabia que tu te ias render!
    As lareira têm um encanto especial...

    Cá em casa acendemos todos os dias, porque gostamos e porque é o nosso único meio de aquecimento. Não há nada melhor do que estar no sofá, com a lenha a estalar, a sala iluminada com a luz do fogo e das velas, com os gatos enroladinhos em frente da lareira!!

    A parte chata é limpar o vidro do recuperador, não que seja trabalhoso, é apenas chato!

    ResponderEliminar
  4. Quando comprei apartamento uma das maiores condicionantes era ter lareira... cresci numa casa em que todos os dias se acendia a lareira por isso tornei-me viciada...Não há nada melhor que um bom filme deitada no sofá, uma caneca de café bem quente e a lareira acesa...
    Beijinhos
    Catarina Correia

    ResponderEliminar
  5. Eu acendo quase todos os dias, este ano já foram 1000Kilos de lenha!!!! A casa é grande e a verdade é que a lareira mantém um ambiente muito mais acolhedor(o frio tem sido muito), e o recuperador é optimo, quase não se suja nada, e aqueçe mais. Estamos a equacionar o AC mas só no 1º andar, e também por ter a vertente de poder ser usado no Verão quando está muito calor. O aquecimento central tenho pré-instalação mas está fora de questão acho que é um investimento que não compensa... para além de ser mais caro que o AC só dá para o Inverno.

    ResponderEliminar
  6. Nós lá em casa também adoramos acender a lareira! É um conforto enorme nestes dias de frio :) e também porque o maridinho adora olhar para as chamas, dai termos a sala do lado da lareira (assunto que já foi amplamente debatido aqui neste espaço!!!). Mas também temos jantado na sala, com o frio que faz é o que sabe melhor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)