Já tenho uma salinha onde gosto realmente de estar. Agora sim, já lhe sinto o conforto. Já a sinto inconfundivelmente minha. Já olho para ela e digo: "Esta é a minha sala". E acho-a linda (é minha, está explicado!).
Faltam vários detalhes, mas isso vai aos poucos. Só assim faz sentido, não é?
O meu lindo cadeirão, o meu fantástico cepo e o estimado candeeiro formam um trio-maravilha cá em casa - o meu cantinho de leitura.
Quanto ao cadeirão, assim que um dia lhe pus a vista em cima perdi-me de amores. Tinha o tamanho ideal e as formas clássicas que tinha idealizado, mais o aspecto rústico que eu tanto gosto.
Ainda tentei desencantar-me do dito (o preço não era nada simpático). Tentei convencer-me que conseguiria encontrar um que gostasse tanto quanto daquele e mais barato. Mas não havia forma...
O meu lindo cadeirão, o meu fantástico cepo e o estimado candeeiro formam um trio-maravilha cá em casa - o meu cantinho de leitura.
Quanto ao cadeirão, assim que um dia lhe pus a vista em cima perdi-me de amores. Tinha o tamanho ideal e as formas clássicas que tinha idealizado, mais o aspecto rústico que eu tanto gosto.
Ainda tentei desencantar-me do dito (o preço não era nada simpático). Tentei convencer-me que conseguiria encontrar um que gostasse tanto quanto daquele e mais barato. Mas não havia forma...
Fiquei mesmo desapontada quando, três semanas antes do Natal, perguntei a uma das funcionárias da loja se era possível que em Janeiro o cadeirão fosse para saldos, e a resposta que obtive foi um NÃO redondo :(
Mas o P. foi mesmo um querido! Comprou-o, enfiou-o na arrecadação e escondeu todas as chaves para que a surpresa se mantivesse até ao fim.
E na noite de Natal, à meia-noite, foi uma surpresa e tanto :D
Mas o P. foi mesmo um querido! Comprou-o, enfiou-o na arrecadação e escondeu todas as chaves para que a surpresa se mantivesse até ao fim.
E na noite de Natal, à meia-noite, foi uma surpresa e tanto :D

O cepo que já conhecem ficou a fazer de mesinha de apoio e dei uma nova carinha ao velho candeeiro.
Do candeeiro, sempre gostei do seu estilo e linhas.
Assim que partilhei com o P. a minha vontade e gosto em trazer esta herança connosco, torceu o nariz. Não gostava por nada do abat-jour e tinha dificuldade em alhear-se dessa contingência. Mas aqui a menina achou desde sempre que esse era um problema menor. De tanto bater na mesma tecla, convenci-o :)

O velho candeeiro
O pé teve de ser polido pelo meu sogro (depois de eu o ter deixado todo manchado e riscado com um tratamento de choque que lhe apliquei). Raspei a vela e pintei-a de branco sujo. Encomendei um novo abat-jour com o tamanho que queria e forrado a linho, num tom bege claro, para deixar passar o máximo de luz.

O novo candeeiro e o meu cantinho de leitura
Entretanto, só à terceira ficou cá uma carpete (ai como o P. sofreu com tanta carga e descarga, carpete-casa-carpete-loja!). Esta que temos cá em casa, por causa dos seus 270 x 190 cm fez-me vir com as costas curvadas no banco do pendura e o queixo colado ao tablier (também sofri, ora).
E que defeitos tinha a segunda? Só o facto de ser demasiado clara (cor-de-areia). Na loja gostei bastante, mas em casa as coisas têm um efeito diferente e eu comecei logo a matutar que ao fim de uma semana estaria toda encardida.
Esta é simples, de pêlo curto-fofinho num castanho acinzentado. Fazia questão que fosse numa cor neutra para me facilitar o uso de cores e padrões que não prescindo nos detalhes.
Já me ia esquecendo da janela (possas, já é noite!). Optei por colocar duplo varão em ferro forjado branco.
Ainda estive indecisa se havia de escolher um ou dois varões, mas a ideia de poder mexer nas cortinas de forma independente prevaleceu.
Para as cortinas-reposteiro escolhi um tom púrpura em semi-veludo e para as cortinas interiores uma organza pérola lisa.
Como tenho uma sala virada a nordeste tinha mesmo de escolher umas cortinas que deixassem passar o máximo de luz, se não queria ficar com uma sala escura.
E pronto, está feita a apresentação da minha salinha de estar. Acho que não me esqueci de nada.
Beijocas :)
Que sala tão acolhedora!!
ResponderEliminarDe certeza que me iria sentir bem nela :)
Parabéns pelas ideias e pelo blog!
É linda a tua sala. Parabéns pelo bom gosto. Amei!
ResponderEliminarGostei mesmo muito!
ResponderEliminarEspaço acolhedor, sem dúvida :)
Está mesmo ao meu gosto, adorei.
ResponderEliminarBeijocas
Adorei! Está lindíssima!!!
ResponderEliminarestá muito muito bonita e acolhedora tambem.tens bom gosto e tens geitinho para reciclar as coisas o candeeiro parece outro ficou mais moderno e giro.já sigo o teu blog á um tempo mas acho que nunca tinha comentado..á sempre uma primeira vez...fica bem
ResponderEliminarTal como já foi dito antes a sala esté super acolhedora e vai ficando cada vez mais bonita. o candeeiro ficou mesmo bem! Como sempre óptimo gosto em decoração! Por vezes quando passo por cá muito rápido e vejo apenas as imagens, penso que sejam de alguma revista ou assim, só depois de ler é que me apercebo que é realmente um cantinho da tua casa! Tens muito bom gosto =) Beijocas
ResponderEliminarStylish e convidativa!
ResponderEliminarGostei muito. Não sei se já aqui tinha dito, mas identifico-me muito com o teu estilo de decoração ;) Coisas mais rústicas, originais e acolhedoras!
ResponderEliminarBeijinhos
Finalmente a tua sala! Gosto mt, está mesmo mt bonita, todas as peças, embora de estilos diferentes se encaixam na perfeição. Parabéns! Está de facto uma sala mt acolhedora.
ResponderEliminarOlá Luarte! Deixa-me dizer-te que a tua sala esta muito bonita, super acolhedora e com umas cores quentes, apesar do móvel e sofá serem brancos. A cadeira é lindíssima, e o tronco nem se fala (também quero um!!!):)
ResponderEliminarGostei imenso! Qualquer dia também mostro a minha, mas ainda falta o móvel da TV, que vamos mandar fazer.
Beijinhos*
Luarte,
ResponderEliminarDa sala ADOREI tudo: os móveis, a decoração, as cores, o cepo, o cadeirão, etc...
Ficou super acolhedora e bem ao meu estilo!
parabéns pelo blog, pelas dicas, por TUDO!
Beijinhos*
Muito bom gosto! A sala é muito bonita :) O candeeiro ficou muito bem, nem parece o mesmo, um optimo exemplo de reciclagem!
ResponderEliminarO cadeirão é bem verdade quando gostamos de uma coisa, depois tudo o que vemos a seguir já não nos parece tão bem... também me costuma acontecer ;)
A carpete tb foi uma escolha acertada, essa cor é bem bonita e o lado prático tb é importante, tens razão essa cor não se suja tão facilmente.
A mantinha do sofá tb dá um toque especial. Acho mesmo que a tua sala não podia estar melhor. Gosto, gosto :)
Respondendo à tua pergunta, eu não tenho nenhum cuidado com a pedra, nunca foi lavada, como não está em contacto com a terra (tem uma tela prórpia entre a terra e a pedra para não deixar crescer as ervas)acaba por não se sujar.
Aliás é o que eu gosto no meu jardim, muito pouca manutenção e muita economia no que diz respeito aos gastos com água. Mesmo no Verão passo semanas sem regar.
bj
Adorei o cadeirão! Não foi à toa que te apaixonaste por ele... É lindo!!!
ResponderEliminarGostei muito da cor da carpete e joga muito bem com os tons claros da tua sala. O candeeiro é uma pérola, ainda mais por ser uma herança, aliás já to tinha dito no fórum... Quanto ao abajour novo é mais moderno, mas eu continuo a gostar mais do antiguinho...
Beijinhos e parabéns pela linda sala!!!
Está tão linda... tão acolhedora... Parabéns... o mais lindo é sem dívida o cepo... está tão original...
ResponderEliminarParabéns e obrigada por partilhares este cantinho tão especial...
Catarina Correia
Olá! Passei por aqui e parei! A sala é muito gira! Parabens! Mas o sofá branco dá jeito?
ResponderEliminarAo escreverem-me tantos elogios, até fico inchada :D
ResponderEliminarFico muito feliz em saber que acharam a minha salinha catita.
Bricolar e Poupar: obrigada pelo acrescento (esclarecimento em relação às pedras) :)
Isa: Depreendo que a tua questão seja em relação à limpeza do sofá. Pois bem, até agora não tenho razão de queixa. Como é em pele sintética, é super fácil de limpar alguma mancha que possa aparecer. Se fosse em tecido as coisas seriam diferentes. Nem sequer me preocupo muito em protegê-lo. Só coloco mesmo no assento as mantinhas.
Beijinhos para todas :)
Está muito bonita!
ResponderEliminarParabéns!
gostei muito do teu cantinho e amei a manta que tens no assento do sofá, desculpa perguntar, mas onde a compraste?é linda!
ResponderEliminarSarokas: Eu herdei a mantinha. Já foi feita há muitos anos atrás. Além de a achar muito linda, tem um valor sentimental grande. Só há pouco tempo soube que foi tricotada por um homem. Achei essa informação espantosa, tendo em conta que este género de lavores estão quase sempre associados às mulheres. E tendo em conta o tempo em que foi feita, em que existia uma mentalidade mais machista, essa informação ainda mais espantosa se torna.
ResponderEliminarBeijinhos
uau!essa manta tem mesmo valor sentimental!obg por responderes!
ResponderEliminartenho de ver se arranjo quem me faça também uma!
Impecavel! :)
ResponderEliminarE nota-se um orgulho muito grande na tua sala!! Isso é o mais importante...vocês sentirem-se tão bem quando estão na salinha.
Beijinhos
Gostei muito da tua sala , esta sem duvida bastante acolhedora .
ResponderEliminar:)
bjs
Olá outra vez!
ResponderEliminarO teu blog mata-me :)
Posso perguntar onde compraste o movel da televisão?
Preciso de comprar um e era isto que tinha imaginado na minha cabeça :)
Beijinhos
Oi, Belinha.
ResponderEliminarO meu móvel foi comprado na BANAK.
Beijocas :)
adorei a sua sala ,esta muito acolhedora.
ResponderEliminaradorei a sua sala
ResponderEliminarHey, I am checking this blog using the phone and this appears to be kind of odd. Thought you'd wish to know. This is a great write-up nevertheless, did not mess that up.
ResponderEliminar- David