domingo, 28 de fevereiro de 2010

A tirania das cores

Nunca percebi a história de serem as cores a decidirem as nossas compras e as nossas escolhas. Não deveria ser o contrário? Faz-me confusão! Se calhar por que dificilmente me deixo subjugar a imposições dessa natureza.
Está confuso?
Então passo a explicar...

Não sei bem porquê nem como, mas constato, por experiência directa ou indirecta, que se criou um género de regra (digo regra, por que a maior parte das pessoas tem tendência para o fazer) de decorar uma casa, escolhendo uma cor predominante para cada divisão (até aqui tudo bem).

Mas predominar não significa que tudo seja dessa cor. Não significa tropeçar na "lata de tinta" e derramar a cor por tudo quanto é sítio.

Por isso eu não entendo muito bem quando me dizem ou ouço dizer: "a minha sala é em tons de verde" ou "a minha sala é em tons de laranja" e por aí fora...
Aqui em casa cada divisão tem imensas cores, sendo que a cozinha é aquela que de longe bate todas as outras :P

Constato que o medo de errar no resultado final, condiciona as pessoas e estas sem se aperceberem muito bem caiem no excesso, no que se chama o extremo. É esta a conclusão a que chego.

E é aí que entra a tirania da cor. Uma cor em excesso torna-se cansativa, para não dizer enjoativa.

A sala é linda, mas não se exagerou um bocadinho na cor?

Outro fenómeno que acontece, decorrente desta tirania das cores, é deixar de se ter liberdade de comprar aquela peça ou artigo fabuloso, só porque não combina, não é da cor.

Eu tento evitar ao máximo este tipo de situações (posso cometer muitos outros erros, mas neste dificilmente me deixo enlear), primeiro porque gosto de espaços alegres, segundo porque acho muito mais interessante uma casa que combine diferentes tons, terceiro porque compro o que gosto, e se tiver um leque alargado de cores é muito mais difícil aquela peça não encaixar no conjunto.


Posto isto, e para quem se sente inseguro em arriscar, porque não escolher no mínimo três cores para cada divisão? Arrisca-se, mas não muito, e tem-se de certeza muitas mais possibilidades, podendo-se fazer muito mais combinações.

Se alguém tem dúvidas em combinar cores e não quer ficar à mercê da espontaneidade da sua intuição, consulte este artigo do site Eu Decoro. Aqui existem dicas muito interessantes e úteis sobre o assunto.

13 comentários:

  1. Percebo a tua ideia Luarte e concordo mas por outro lado não gosto muito de casas, como se vê muito agora, que têm uma cor determinada para cada divisão, com a predominância das cores que se usam muito agora:vermelho, verde, laranja, rosa e ainda por cima conjugado com preto! blergh!!!

    E não comentei anteriormente por falta de tempo, mas o passarinho de croché está um mimo!!! Eu aprendi a tricotar com as minhas avós, mas não sei começar o trabalho, e além disso só sei tricotar a direito, ou seja não sei fazer mais nada do que potenciais cachecóis :)

    Beijinhos e bom domingo*

    ResponderEliminar
  2. Sabes, eu tenho entrado em várias casa, que sinceramente não vou dizer que estejam mal decoradas, muito pelo contrário, tudo está conjugado com cores e tamanhos, o que é certo é que a maioria cai nesse erro. A maioria das que falo é sala preto e vermelho, quarto roxo e preto, cozinha amarelo e azul, e por aí fora. Muitas vezes ao entrar nessas casa, dá-me a sensação de estar a entrar numa loja de decoração e mobiliários, onde normalmente decoram por cores. Na minha opinião, apesar de na maioria até ficarem "bonitas" dá um ar frio e de "museu".
    Se são gostos?? Não acredito, acho mais que são estereótipos, modas ou algo do género.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Amei essa penultima em tons de azul...bem do jeitinho que eu gosto confortavel, e estilosinho!!!
    www.momentosdadriks.blogspot.com
    www.badulaquesdadriks.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Oie....
    Mas Luarte pense bem....e dificil mesmo arriscar nas cores....a casa e de duas pessoas...marido classico,movéis de madeira escura,decoração discreta....esposa(euzinha)shabby chic...moveis brancos...flores naturais.....muiiiiitas rendas.....resultado...Choque.....quer saber o resultado?
    Minha casa e bastante....hummmm....dizer o que ......classica.....discreta,cara......e cheia de flores......que disto não abro mão.....
    Eu sei que ainda posso brincar com as cores...mas bem que eu gostaria de tudo branco,verde,rosa.Nada de laranja...rsrsrsrsrs
    Beijim
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  5. Josefina: Sim, eu percebo o que dizes e não me identifico nadinha com essas modas. Aliás, ainda estou para perceber como é que alguém consegue dormir num quarto onde impera, por exemplo, o preto e o vermelho. A mim causava-me insónias e pesadelos :P

    VeraB, partilho exactamente da mesma opinião que tu. São as modas, essas ditadoras :P

    Deusa:Percebo perfeitamente o seu ponto de vista. Quando se está a falar de uma casa partilhada, cujos donos têm gostos diferentes, há que fazer concessões e chegar a acordos. Essa será certamente uma casa que conjugará diferentes estilos. Se é mais arriscado? É. Se fica igualmente bonito? Sim, desde que se façam escolhas acertadas que harmonizem com o restante. Dá mais trabalho, mas pode-se chegar a resultados impressionantes. Além disso uma casa deve ser o espelho dos seus donos. Não faria sentido que um de vocês não se revelasse nos detalhes do vosso lar.
    Beijocas a todas :)

    ResponderEliminar
  6. Estou apaixonada pelo tapete da última foto!!!

    Mas passei só para dizer olá, uma vez que me tenho afastado um bocadinho do vício do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que quanto mais clean e simples e conjugado com várias cores, melhor... Não existe "too much information" e não há só uma cor por divisão que a mim, também me dá nós na barriga.

    Beijinhos.
    ♥Marisa♥

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro cores alegres mas infelizmente comprei um apartamento que vinha nuns tristes beje, branco e castanho (madeiras) e na altura não tinha pode economico para alterar isso.

    Agora com um pouco mais de dinheiro mas sobretudo com muito mais imaginação tenho tentado alterar essa tendência.

    E admito que os laranjas e vermelhos estão no top mas também já comprei uns adereços verdes para a minha cozinha que ainda não coloquei pois o local para eles ainda não está pronto. E não me interessa que digam que não combina. Achei-os divinos, praticos e lindos e vão ficar lá!!!

    Beijão

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o que dizes! Aliás não te sei dizer qual é a cor predominante na minha casa. Tenho um pouco de tudo, mas sempre em tons mais neutros. Sempre tive um pouco de medo em arriscar em cores muito fortes.

    ResponderEliminar
  10. Eu concordo inteiramente contigo, este verão queria pintar o meu apartamento mas tenho tanto medo de colocar cores e depois não gostar do resultado final.Eu sou uma pessoa extremamente indecisa e chateio-me muitas vezes comigo mesma por isso...
    Quando resolver pintar vou mandar-te um mail para me ajudares.. confio no teu bom gosto...

    ResponderEliminar
  11. hum, bom tema. eu posso dizer que sim, cada divisão da minha casa tem uma cor dominante - e no entanto isso nem se nota!
    acho que as cores se impuseram naturalmente e daí se desenhou o resto.

    por exemplo, na sala. depois de encontrar um tecido em tons verdes para os cortinados, adaptei as cores a essa gama - tons creme, esverdeados, madeiras naturais e afins.

    no quarto, comecei com o candeeiro, que é cor de laranja. depois os móveis, as almofadas e as cortinas acabaram por se coordenar com o candeeiro - mas não são laranjas!

    conclusão, as cores acabam por naturalmente inspirar os tons de cada divisão. o corredor/entrada foi decorado a partir de um tecido amarelo torrado que pus na parede... as cores devem fluir, e é uma questão de bom senso e gosto pessoal casá-las ;D

    ResponderEliminar
  12. Dizer o q? Ja td foi dito e concordo ctg qto ao festival de cores... eu nc conseguiria dormir num quarto vermelho e negro. Alem de me causar insónias, acho FOLEIRO! Um bj

    ResponderEliminar
  13. Tem toda a razão Luarte, eu particularmente adoro a côr mas com moderação. Tudo o que é demais é erro.Já agora feliz dia da Mulher pra você e todas as suas seguidoras.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)