quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Viajar e jogar

Estou de regresso a este meu telhado depois de umas mini-férias pelo Alto Alentejo, mais especificamente pela lindíssima localidade de Castelo de Vide, conhecida pela Sintra do Alentejo.

Eu e o P. estavamos verdadeiramente em falta por não conhecermos ainda este magnífico cantinho de Portugal.

Sinagoga, no bairro da Judiaria ou Bairro Judeu (Castelo de Vide)

Como era de esperar, nem que fosse pela proximidade, não poderiamos deixar de ir a Marvão. O que não imaginávamos é que encontraríamos esta localidade debaixo de um manto branco. É verdade, na segunda-feira nevava imenso e nós sem estarmos preparados para o tempo que se fazia sentir. Sem luvas, passada uma meia-hora tivemos de voltar para o carro. Já não aguentava com as dores nas pontas dos dedos.

Na terça, voltámos a tentar a nossa sorte. Como o tempo já permitiu o passeio, pudemos apreciar melhor a beleza desta vila.

Nestes quatro dias, e apesar do tempo não ter estado muito a favor, divertimo-nos imenso. Aliás, não há tempo que condicione este nosso espírito errante.

Fazemos sempre questão de bisbilhotar tudo quanto é história e cultura dos lugares e de provar da boa gastronomia e doçaria regionais.

E desde que há sensivelmente 4 anos nos iniciámos no Geocaching, as nossas incursões pelo país tornaram-se muito mais ricas e divertidas. Castelo de Vide e arredores não escaparam a esta prática.

Para quem não sabe do que se trata, o Geocaching é um jogo muito divertido cujo conceito é a caça ao tesouro.

Partindo de uma explicação elementar, o Geocaching é um jogo ou actividade de lazer, feita ao ar livre, que consiste na procura de um "tesouro" ou geocache, ou simplesmente cache, previamente escondido(a), recorrendo à ajuda de um GPS.

Para conseguirmos encontrar a cache que procuramos é necessário que aqueles que a esconderam (owners) disponibilizem as coordenadas e algumas pistas no sítio oficial para o efeito (http://www.geocacing.com/). Este site é internacional, pois existem caches escondidas no mundo inteiro, mas tem uma versão portuguesa onde são actualizados os dados relativos ao nosso País.

As caches podem ir desde uma caixa plástica de rolo fotográfico (micro-cache) até uma caixa tupperware de maiores dimensões. Têm no seu interior um livro de registos (logbook) e normalmente alguns objectos de valor irrelevante, tais como afias, moedas, pequenos bonecos, entre outros.

A partir da informação disponível no sítio da Internet, pessoas de todo o mundo podem procurar as caches e, sempre que encontram uma, assinalam no logbook a sua descoberta, e colocam posteriormente a informação no sítio da Internet. Podem ainda retirar um objecto do interior da caixa, deixando outro no seu lugar. E a cache continua no mesmo local.

Existem ainda objectos especiais como as geocoins e os travelbugs. São objectos sem valor monetário, mas importantes para quem os encontra. Os geocachers além de poderem registar a identificação da cache no sítio da Internet, registam também o facto de terem encontrado a Geocoin ou o travelbug. A missão é colocar um destes objectos noutra cache e fazê-lo viajar. Através do geocaching.com consegue-se seguir o seu percurso.

As regras do jogo são claras e aos geocachers é exigido que cumpram a missão de manterem em segredo o tesouro descoberto.

Daí que devem zelar por preservarem as caches que encontram, e salvaguardarem o anonimato das mesmas (quem já jogou tem sempre imensas histórias e peripécias a contar).

O interessante do jogo é que nem sempre conseguimos encontrar a cache ou nem sempre é fácil cumprir a missão. Umas vezes porque é difícil aceder a determinados locais, onde a cache pode estar escondida. Outras porque não conseguimos decifrar convenientemente as pistas. Outras ainda porque não podemos levantar a suspeita e a curiosidade junto dos muggles (aqueles que desconhecem a existência do tesouro, mas que se encontram no local como nós), correndo o risco de a cache ser destruída ou vandalizada.

Graças a este jogo temos descoberto lugares fantásticos que não vêm nos roteiros turísticos e as nossas visitas aos locais são sempre pautadas de muita adrenalina e duplo interesse.

Este jogo é mais giro de se fazer em família (quem tem miúdos tem obrigatoraimente de fazer este jogo com eles), a pares ou em grupos, do que a título individual.

Para nós já virou vício. E vocês ficaram ou não com o bichinho?

17 comentários:

  1. A última vez que fizemos geocaching já foi (com muita pena minha) há bem mais de 6 anos...

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia mas estou cheia de vontade de conhecer!! :) Parece mesmo giro! :) Obrigada por partilhares! Bjinhos *

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia, mas parece ser bem divertido! As mini férias devem ter sido óptimas :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Que feliz eu estou por teres gostado do Alto Alentejo "o meu cantinho alentejano".

    Vivo aqui há 10 anos e apesar de ter saudades da minha terrinha natal...e de as vezes isto parar no tempo...aqui há qualidade de vida!

    Espero que voltes sempre ao alto alentejo

    ResponderEliminar
  5. Mana já comi metade d pão que me deste:P Ías ficando sem dedos:/

    ResponderEliminar
  6. :) Desta vez não fui :) mas graças ao teu post, coloquei a marcha atrás e viajei nas minhas memórias até o verão passado! Quem n é fã do Alentejo? :)

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia o geocaching, mas fiquei com água na boca...
    Marvão e Castelo de Vide, ai que saudades da minha ex-colega M. , uma colega com quem trabalhei e que é de lá.

    ResponderEliminar
  8. Deve ter sido espectacular , nunca aderi ao geocoaching , mas deve ser muito bom , o teu blog realmente é muito bom
    Jocas
    Xanó

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Que optima ideia, não conhecia, parece divertido, tenho de investigar isso melhor ;)

    Olha em relação à máquina de costura estou muito contente, há muito tempo que a minha sogra me andava a dizer que oferecia uma, mas mais antiga e provavelmente mais complicada... Foi melhor assim, essa que eu comprei é leve, fácil de arrumar,e trás livro de instruções (que para quem não sabe nada de nada é uma ajuda) e cumpre bem a função agora tenho pena é que não tenha mais pontos, é o único senão :( qualquer dia compro outra. A minha custou cerca de 170€
    é esta:
    http://www.brotherie.es/index_web.php?action=1&path=40
    para uma principiante como eu é boa. Mas eu quero mais ;)

    Se andas com o bicinho para comprar uma vai em frente, vais ver que vais gostar, começa a ser um vicio muito bom. Eu às vezes dou comigo a pensar como é que ainda não tinha uma...

    bjo
    e boas compras :)

    ResponderEliminar
  10. Pois, eu e o N desde que descobrimos o geocaching também não queremos outra coisa, quando se trata de ir para fora cá dentro... é o ideal para conhecer o nosso Portugal ;)

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia Castelo de Vide e não conhecia o Geocaching.
    Não digo que adira ao Geocaching, apesar de achar uma belíssima ideia, mas a Castelo de Vide quero ver se vou. Parece ser lindo!
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  12. Obrigada a todas pelos vossos comentários :)

    Bricolar e Poupar:
    Obrigada por me dares tanta informação sobre a máquina de costura. Nunca mexi em nenhuma. Sou uma perfeita leiga na matéria, mas cheia de vontade de aprender a costurar.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Que engraçado.. eu e o P estivemos a fazer umas caches em Castelo de Vide poucos dias depois de vocês. Até vi um log vosso in loco! ;)

    ResponderEliminar
  14. Hannah:
    Que coincidência gira! :D
    Nós ainda não registámos no site as caches que fizemos. Essa é tarefa do meu colega de equipa ;)
    Já agora, qual foi a cache em que viste o nosso log?
    Quer dizer que foi por pouco que não nos cruzámos :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Luarte: foi numa cache das antas, acho que tinha vista para a barragem. Nós ainda não fizemos o log porque fizemos DNF numa das antas :(

    Pois foi, não nos encontrámos por pouco. Nós como somos do distrito, às vezes vamos passear até Castelo de Vide e Marvão para fazer mais umas caches :) É uma zona muito bonita!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Hannah: Essa era a segunda cache da multicache :) Deixa-me dizer-te que vives num concelho muito bonito :)
    Continuação de muitas e boas caçadas ;)
    Jitos

    ResponderEliminar
  17. há algum tempo vi uma reportagem sobre isto. Mas nunca experimentamos!!! Mas está na minha to do list... vou esperar o piolhito crescer mais um pouco, acho que ele vai adorar!

    :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)