terça-feira, 16 de março de 2010

Um jardim numa varanda


Um dos meus futuros projectos é planear e concretizar um "jardim" na varanda que dá para a sala.

No início do Inverno, comprei uma estante em ferro forjado para colocar alguns vasos. Gosto muito de ver estantes e, por isso, achei que a compra não foi de todo precipitada. Aí tenho algumas ervas aromáticas como salsa, coentros, cebolinho e tomilho, e mais umas tantas plantinhas.

Mas a minha ideia e a do P. é planear melhor este espaço, organizá-lo, pensá-lo e não simplesmente entregá-lo à total arbitrariedade das escolhas do momento.

Posto isto, foi com um sorriso rasgado que li o email que a Ana, do blog Tricas e Nicas, me enviou ontem. O conteúdo do email resumia-se a pedir-me ideias para, imaginem só, fazer um jardim na sua varanda.

Nem de propósito, Ana! O teu email veio mesmo a calhar :D

Na tentativa de te dar uma resposta o quanto antes, comecei a vasculhar na minha pasta de imagens e a procurar outras fotos novas.

A Primavera está aí e a minha varanda continua paradinha :(

Por isso, este post não serve apenas o propósito de te dar ideias, serviu, antes de mais, para me pôr a pensar, para clarificar o tipo de espaço que quero construir.

Quem sabe se não está também a ajudar outras pessoas, que tal como nós estão com vontade de fazer um jardinzinho lá em casa. Há por aí mais alguém?

É verdade que, apesar de ainda nada estar feito, já tenho algumas ideias a amadurecer nesta cabecinha. E passo a partilhar aquelas que me encantam:

1) Manter as plantinhas aromáticas que tenho e aumentar ainda mais o seu número.



2) Ter mais uma estante com muitas plantinhas.


3) Ter heras e outras plantas em vasos suspensos.




4) Ter plantas diversificadas em tamanho e género.


5) Criar um ou outro arranjo de plantas com a ajuda de pedras decorativas.





6) Ter uma ou outra peça decorativa. Se no interior da casa fazemos questão de personalizar os espaços, eu também considero que num jardim as peças fazem a diferença e tornam-no muito mais harmonioso e acolhedor.



7) Ter vasos de flores virados para a rua.


8) Ter sempre uma porta aberta para receber as encantadoras visitas.9) Ter uma mesa e cadeiras para usufruir da energia de todos estes miminhos.




9 comentários:

  1. Obrigada, obrigada, obrigada!!!

    Até se me riram os olhinhos quando abri o teu blog hoje!!

    Eu já tenho montes de plantas (quase todas flores). Ainda não comprei plantas "perenes" porque quero estruturar o jardim e só depois investir em plantas de ano inteiro.
    Para esta primavera fiquei-me só pelas flores :)

    Também tenho o meu cantinho das especiarias, esse sim, dura todo o ano!!

    Postaste aqui fotos girissimas e inspiradoras! Ideias para varandas normais (leia-se pequenas) como a minha e acho que vou aproveitar muitas das tuas ideias. Eu sabia que tu eras a pessoa certa :)

    Neste momento tenho umas estantes do IKEA que na altura me pareceram uma excelente compra....WRONG! Estão cheias de ferrugem (são brancas) por isso vão ser substituidas.

    Gostei muito da primeira sugestão para as ervas...ADOREI!
    Quanto aos vasos suspensos...pois...o K. pedia o divórcio se eu pedisse mais furos :p

    Beijinhos e mais uma vez obrigada

    ResponderEliminar
  2. Que fotos lindas! Óptimas para inspiração! Este ano quero investir numa mesinha e 2 cadeiras para a varanda pequena, para podermos tomar o p. almoço na parte mais ensolarada da casa e também vamos comprar uma cama de rede com estrutura em madeira. Para o terraço queria comprar uma mesa e cadeiras em teca, mas são tão caras...e ainda me falta tanta coisa para o interior da casa! Penso que este ano só arranjo a varanda pequena :)

    Quando tiveres a tua pronta mostra :)

    ResponderEliminar
  3. Eu também queria arranjar a varanda e o terraço, de modo a sentir que tenho um jardim em casa e assim esquecer qu estou no meio da cidade :)

    ResponderEliminar
  4. Oi, Luarte
    Também eu adoro varandas, jardim e ...Primavera, cheia de flores. A ver se consigo dar uma ajeitada no jardim lá de casa.Adorei as fotos.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Nossaaaaaa um mais lindo que o outro...agora o vaso de moranguinho..ownnn fofo de mais!!!!
    Amei todas as fotos!!!bj bj,ótima terça!!!Ah tem selinho pra vc no meu blog,vá até lá pra pegar...
    www.badulaquesdadriks.blospot.com

    ResponderEliminar
  6. Que fotos tão lindas.... também quero, sabes onde posso encontrar uma estante que não enferruge no inverno linda?
    Beijinhos
    Catarina

    ResponderEliminar
  7. Catarina, a minha comprei-a ma loja CASA, mas também já vi na Conforama, mais barato até. Na semana passada o LIDL também esteve a vender umas bem bonitas de canto.

    ResponderEliminar
  8. Oi , amei os seus post , minha casa não tenhu terra para plantar , é a minha frustação , so posso ter plantas em vasos e ainda tem o agravante de que bate sol o dia inteiro , minhas plantinhas sofrem , mais estao verdinhas pq tento cuidar ao maximo , eu estava doente numa depressão muito seria e foi cuidando das minhas plantas e da minha casa que eu graças a Deus estou melhorando aos pouquinhos , meu blog ta la abandonado, tadinho nunca mais fiz nada . devagar vou voltando , tem que ser um dia apos o outro. beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá!!!
    Amei seu blog e este post tá uma graça!!
    Minha irmã tem na casa dela um estrado de berço jogado no quintal,vou pintá-lo de branco e colocar na parede p/ pendurar os vasinhos.
    Nem sei qto custam as treliças que vendem p/ esta finalidade.
    Mas c/ certeza o estrado dará o mesmo efeito ,não acham?!!
    Beijinhos Tati
    meumundooartesanato.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)