sábado, 10 de abril de 2010

Alguns truques para se ter a casa mais organizada


Existem aquelas pessoas que são meticulosas, organizadas por natureza.

Eu gostava de ser assim, mas infelizmente quis a minha natureza que eu tivesse outras virtudes, cof, cof, cof :P

É uma pena que não seja assim, porque se fosse, muitos dos afazeres seriam prazeres. Mas como não são, obrigo-me a mim própria a ter as coisas em ordem. Sim, porque apesar de tudo eu gosto de viver na ordem e na limpeza.

Por isso, resta-me tentar domesticar a desorganizada que há em mim.

Cada um terá os seus truques, mas a minha experiência quer directa, quer indirecta, tem-me ensinado alguns que tento pôr em prática (Bárbara Brandão, foi o teu comentário no post anterior que me motivou a escrever este; como vais ler, não tenho segredos, nem receitas milagrosas :P).

- Evitar encher demasiado a casa e ter muitas coisas em cima dos móveis. Uma casa cheia tem mais tendência a cair na desarrumação.

- Na hora da limpeza se tivermos muitas coisas para limpar e arrumar, quem é que fica com vontade de se atirar ao trabalho? Vocês? Eu cá não!.

- Evitar ter em excesso quadros/telas/fotografias, etc. nas paredes. Apesar de serem peças decorativas vão diminuir os espaços e nenhuma em concreto irá sobressair (deve-se tentar filtrar e escolher o que tem realmente importância e significado para nós).

- Evitar comprar aquilo de que não se necessita. Se mesmo assim não se resistir, faça-se o seguinte exercício: aquela peça (seja um objecto ou roupa), só entra lá em casa se sair outra. Não deve haver lugar para todas as coisas (a casa não é pastilha elástica, não estica!).

- Muitos dos objectos que supostamente têm uma utilidade, se não forem usados num prazo de dois anos, é porque afinal não fazem grande falta. Pensem nisso!

- Tentar definir um lugar para cada coisa. Se não se fizer isto, acabam por andar “perdidas” pela casa.

- Usar caixas de arrumação é uma excelente solução para organizar e libertar os espaços. Mas cuidado, nada de exageros. As caixas podem ser um presente envenenado: servirem para enfiar tudo e mais alguma coisa. Se assim for, a casa pode rapidamente ficar com ar de armazém.

- Dar luz à casa ajuda a reforçar a ideia de limpeza (a escolha de cores claras, seja nos detalhes, seja nos móveis, pode ser um dos truques);

- Evitar comprar acessórios que sejam complicados de limpar;

- Os móveis claros têm a vantangem de permanecerem por mais tempo "limpos", os escuros têm a desvantagem de ficarem com pó em poucas horas.

- No dia-a-dia tentar manter as coisas limpas e arrumadas. No dia da limpeza geral à casa torna-se tudo mais fácil e rápido.

Não julguem com isto que sou uma obcecada com arrumações e limpezas. Ui, muito longe disso. É que nem faz parte dos meus planos ou desejos sê-lo. Um pouco de desalinho dá sempre cor à vida. É preciso é ter cuidado com os borrões :P

Mas vá, contem-me agora os vossos truques? Gosto sempre de aprender coisas novas e úteis que me ajudem no dia-a-dia.

19 comentários:

  1. O problema da minha casa é mesmo o excesso de coisas e também o facto de ter uma piolha que desarruma a toda a hora (os pais também...). o facto de ainda não estar pronta, haver paredes por pintar, móveis por completar, muita coisa para arranjar dá ainda mais a ideia de desarrumação. Nestes quase 2 anos temos tido pouco tempo e disponibilidade mas lentamente lá chegaremos.
    **

    ResponderEliminar
  2. Bárbara, tenho uma divisão da casa que também está o caos. É o "3º quarto" como lhe costumamos chamar. Lá enfio todas as coisas para as quais ainda não arranjei sítio. Virou um quarto de arrumações. Sei que não é para ficar assim, mas não sei quando se mudará o estado das coisas. Se me incomoda? Incomoda, mas há que saber lidar com isso. Em relação ao facto de em 2 anos ainda não teres a casa pronta, não te aborreças muito. É natural. Uma casa é para se ir fazendo, só assim faz sentido. O tempo é sempre indeterminado para essas coisas. Eu vejo uma casa a crescer e a mudar connosco. Quando se tem crianças o tempo também se torna muito mais limitado para ter as coisas como queremos que estejam. É bom que assim seja, o contrário é que seria de estranhar :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Tb sou apologista de não se encher muito a casa :)

    ResponderEliminar
  4. o comentário da Bárbara podia ter sido escrito por mim na integra-a casa esta inacabada e daídar ainda mais aspecto de desarrumada e neste momento ainda tenho muito poucos moveis e tenho 2 piolhos que me poem tudo de pantanas a juntar ao facto de que sou desarrumada-mas tento contrariar ao máximo pois gosto de ver tudo arrumado e limpo.
    é um exercicio diário.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Oi Bárbara!Me identifiquei com teu post.
    Sempre gostei de tudo organizado,mas faz muuuito tempo que não consigo manter minha casa arrumada.
    Aqui somos em 5,tenho 3 filhos;então imagina 4 pra bagunçar e uma pra dar conta de tudo...não é fácil.
    Mas um dia ainda consigo me organizar!!!
    bjos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. Olá amiga

    Começo por agradecer os teus truques, e dizer que tens toda a razão , eu também não sou o às na organização , mas vamos tentando nè?, e com estes truques dá vontade .
    Beijocas da Xanó

    ResponderEliminar
  7. Eu também procuro não ter muitas coisas por cima de tudo, mas as vezes vai juntando revistas, e outras coisas.... O bom é ter só o básico...

    ResponderEliminar
  8. sandra tenho visto blogs em que as pessoas amam seus bibelôs, enchem a casa de estatuetas, flores artificiais, corações de pano...
    eu acho que tudo resulta numa poluição visual.
    quanto menos peças mais se presta atenção na beleza de um movel.
    eu vou me mudar em breve em junho e vou colocando muito aos poucos cada item e acho qeu coleções a gente mostra uma de cada vez.
    se vc tem cinzeiros de murano é conveniente coloca-los em evidencia.
    tem uma outra coleção? de aizinhas e prata?
    guarde os muranos e exiba as caixinhas.
    qto menos peças, mais fina fica a decoração
    bjs
    lilly
    obrigada pela opinião sobre o granito!

    ResponderEliminar
  9. olá! gostei mt deste post e fartei-me de rir com "evitar comprar acessórios que sejam complicados de limpar" - eu sou completamente assim!!! e tenho uma amiga que já me disse que este modo de eu ser "mata" a magia de certas coisas, mas penso que o segredo é sermos práticos e não só pensarmos no bonitinho.

    Já agora vou desafiar-te... mudei para a minha casa há 1 ano e ainda tenho mt coisa q não sei onde e como arrumar, e tb tenho mts coisas de solteira em casa dos meus pais e que não me sinto bem q estejam lá mas que não me quero desfazer... livros, diários, porta-chaves....... será que devo usar caixas de arrumação geral, ou tens algum segredo de como gerir? desafio-te a ajudares-me :)

    ResponderEliminar
  10. Rhiha: Eu também tenho imensos livros em casa dos meus pais, mas o certo é que ainda não sei onde os enfiar aqui nesta casa. Como também não tenho as coisas organizadas por estas bandas é complicado arranjar um sítio para essas outras. Primeiro preciso de ter tudo o que cá tenho em ordem, só depois posso passar à fase seguinte.
    Todas essas coisas que tens de solteira e que não te queres desfazer, aconselho-te na mesma a dar uma revisão às mesmas. Será que farás mesmo, mesmo questão de guardar todas as coisinhas? Faz primeiro uma "limpeza" e só depois passa para a fase seguinte. Algumas dessas coisas serão para dar uso? Se não são, então o ideal é mesmo colocá-las em caixas, guardadas por categorias. Um baú de recordações também é uma ideia gira. Nesse caso investirias em algo mais caro do que simples caixas. Será que são coisas que fazes mesmo questão de ter em casa? Falta não te devem andar a fazer muita, porque elas ainda continuam na casa dos teus pais. Tens de pensar em todas estas questões. Se tens poucos quadros em casa, podes aliás fazer alguns com coisas lá dentro, recordações expostas... É só mais uma ideia. Aliás, sabes o que faço quando me mantenho muito indecisa? Penso em várias soluções. Se mesmo assim, continuo com dúvidas. Faço uma lista de prós e contras para cada uma delas e logo vejo qual a mais plausível.
    Espero ter ajudado qualquer coisinha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    Apesar de espreitar o seu blog diariamente, nunca comentei e este comentário nada tem a haver com o que escreveu aqui.
    Este meu comentário está relacionado com 1 resposta que deu noutro blog relacionado com os descontos e promoções no continente, mas como nao consegui lá responder venho aqui faze-lo. A mim aconteceu-me algo semelhante a sua compra do colchão, mas com 1 peça de roupa. como só tinha passo 1 semana, ou seja , estava dentro do tempo (15 dias) de troca do artigo. Sabe como enfrentei a esperteza deles??? comprei nova peça com a nova promoção, e qdo saí da caixa dirigi-me ao balcão para devolução da mesma pq esta nao servia mas com o talão antigo. assim usufrui do preço mais barato.e sim gosto de fazer compras no continente apesar destas espertezas , pq compro sempre o q preciso e nada extra pq está em promoção e comparo mto os preços de uns para os outros hipermecados (num raio de 1 km +/- tenho 6 hiper's) e gasto de todos, mas só determinadas coisas, por ex. fiambre só o comprado no intermarché é que me sabe bem. fraldas e toalhitas dodot todas no continente com 50% desconto,( aparece mtas vezes ) mesmo que inflacionem 1 pouco o preço (nem sempre) acaba sempre por sair mais barato. legumes e fruta no intermarché ou pingo doce, no continente são muito caras, etc....
    desculpe ter me intrometido e o testamento, mas foi só para dar a dica q as vezes podemos contornar a esperteza deles.

    Rosa

    ResponderEliminar
  12. Dicas muito úteis Luarte, pena que nem sempre as consiga cumprir mas todos os dias tento aperfeiçoar-me...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Luarte,

    Mais um excelente post :)
    Ás vezes tenho a sensação que nunca tenho a casa limpa e arrumada...que raiva...
    Mas com o tempo fui aprendendo a cuidar melhor dela :)
    É obvio que 3...ups...agora 4 bolas a largar pelo nao ajudam muito ;)

    Gostei muito das tuas "regras" e por acaso sigo a maior parte. Objectos decorativos lindos que só eles, mas do mais complicado que há para limpar? Esquece...não entram lá em casa.

    Espalhei várias caixas em sitios estrategicos da casa para evitar a desarrumação. Mas só coloquei onde fazem mesmo falta.

    todos os dias apanho (que remédio) os pelos dos meus meninos, ajuda a dar outro ar de limpeza à casa e evito a acumulação de pó. Não aspiro (porque chego tarde e tb pq me dá a preguiça) mas passo sempre a mopa.

    Tenho sempre toalhitas à mão para limpar os WC e velas espalhadas pela casa para dar outro cheirinho.
    Também uso ambientador eléctrico mas só de vez em quando porque também não gosto de cheiros fortes.

    Adoro flores e plantas e elas ajudam (e muito!) a manter o ar da casa purificado, mas infelizmente o meu afonso (gato mais novo) ainda não é em condições de conviver com plantas...

    Acho que se todos os dias se arrumar as coisas no sitio depois de usar, evita-se uma casa desarrumada e trabalho a dobrar!

    Vou-me calar... :p

    Bjitos

    ResponderEliminar
  14. ...e só mais uma coisa, depois calo-me :)

    A escolha dos moveis é também muito importante para a arrumação.
    Há moveis muito bonitos e tal, mas vai-se a ver e não têm qualquer utilidade em termos "arrumativos".

    Outros são muito belos e tal, mas são optimos para acumular pó e não protegem nada.
    Por exemplo, para o meu escritorio optei pelo famoso Billy (tal como tu) porque permite arrumar tanta coisa e ao mesmo tempo manter tudo limpinho.

    ResponderEliminar
  15. Devias era consultar o blog

    www.organizaracasa.blogspot.com

    Aquela mulher é fantástica, tem um dom para organização.

    Gosto muito da Mónica.

    Raquel

    ResponderEliminar
  16. Rosa: Obrigada pelas suas explicações. É sempre bom usar de estratégias para contornar aqueles que se acham chicos-espertos. Parabéns pela forma como resolveu a sua situação, em particular.

    aprendereorganizar: eu também me esforço por todos os dias ir limando as arestas :P

    anabenfica: dá para perceber pela tua resposta que estás no bom caminho. Os truques que partilho nem te fazem grande falta :)
    Com animais e crianças em casa também é muito mais complicada manter a ordem e a limpeza. Não há milagres :P

    Raquel: não sei se reparaste mas o blog que tanto recomendas faz parte da listagem dos blogs que consulto diariamente. Há já algum tempo que acompanho as ideias da Mónica.

    Beijocas a todas

    ResponderEliminar
  17. bem, o melhor remédio é começar por não desarrumar ;)
    mas quem tem casas pequenas aprecia o valor de boa arrumação e de saber abdicar do que já não precisa (roupa então é um vê se te avias...).

    quanto a manter as coisas limpas, god bless as estantes com portas de vidro (como as minhas billies do ikea). portas de vidro, sobretudo para quem tem muitos livros, são uma dádiva dos céus porque reduz substancialmente a quantidade de pó :D

    quanto aos objectos, acho que depende muito da sua conjugação. vejo blogs com decorações fantásticas mas nunca para a minha casa porque:

    1. odeio limpezas de casa, então pó é um martírio
    2. tenho 2 gatos em casa que tratam de despachar rapidamente qualquer bibelot mais chamativo
    3. nunca fui muito fã de coisinhas dessas; gosto de guardar algumas loiças antigas que (tcha-naaa!) guardo atrás das portas de vidro.~

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  18. Ah, logo vi que era lá que tiravas as tuas ideias.

    Copiar do que é bom é saudável, lol

    ResponderEliminar
  19. Cara Raquel, eu tenho imensos lugares, alguns blogs, outros não, que me dão sempre imensas e boas ideias. Mal de mim se precisasse de "copiar" o blog da Mónica (com todo o respeito pela autora do blog). Lamento desapontar-te, mas eu não preciso do blog da Mónica para ter ideias, tal como ironicamente sugeres. Espero que a minha resposta te tenha esclarecido.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)