domingo, 4 de abril de 2010

As últimas sobre a Máquina do Pão

Estava fora de questão colocar a máquina do pão em cima da bancada da cozinha. Se o fizesse, erradicava quase por completo o espaço que necessito para a preparação dos alimentos. É que a minha bancada é curta e tenho de rentabilizá-la.

Mas esta história da máquina do pão despertou em mim uma motivação anteriormente inexistente. A culpa é do LIDL, que anda para aí a praticar preços imbatíveis, e vossa, que no penúltimo post tão bem me falaram do pãozinho feito em casa :P

Posto isto, havia que inventar espaço onde ele não existia.

Ao lado do frigorífico tinha cerca de 45 cm de espaço morto. Só aí poderia encontrar uma solução de arrumação.

Sábado de manhã, rumo ao IKEA.

Inicialmente pensou-se em prateleiras, depois achou-se que um género de estante acabava por nos resolver o problema, sem fazer estragos na parede e sem dar muito trabalho. A vantagem era em qualquer altura podermos repensar o espaço sem deixar mazelas.

Certo é que depois de vermos várias opções, acabámos por comprar um móvel roupeiro que parecia ter sido feito à medida para aquele sítio. Havia vantagens em ter porta: arranjávamos mais um despenseiro, mais um lugar de arrumação.

Eu cá não fazia qualquer questão que a máquina do pão ficasse à vista. A única coisa a ter em conta é que em modo de utilização a porta teria de estar aberta, para se fazer a circulação do ar.


Mas se, por um lado, a porta nos trazia vantagens, por outro trazia-nos a grande desvantagem de condicionar muito o tamanho da maquineta. É que ela agora teria de caber na perfeição no lugar que lhe estava destinado e sem comprometer o fecho da porta.

Móvel montado e mais uma voltinha ao LIDL, desta vez munidos de fita métrica. A máquina não podia exceder os 37 cm, tanto em largura,como em profundidade.

Desilusão! A máquina era enorme. Ficou fora de questão a sua compra :(

Mas agora era tarde! O bichinho da máquina ficou cá e não havia forma de o calar.

Corri outras lojas, vi medidas, analisei características, comparei preços e acabei por comprar a máquina da TEFAL, que curiosamente ganhou vários prémios e foi a eleita, pela revista Proteste, em 2009.


Resumindo e concluindo, fiquei toda entusiasmada pela máquina do pão, por causa do preço praticado pelo LIDL (39,90 euros), e acabei por dar praticamente o dobro (77 euros).

Espero que venha a compensar o investimento :P

Agora é óbvio que preciso da vossa ajuda. Preciso que o pão saia mesmo bem. É que se não sai, bem posso ouvir o P. a atirar-me à cara esta compra até ao resto dos meus dias.

Querida Hazel, é claro que adoraria que partilhasses comigo receitas e outras dicas. Qualquer ajuda é muitíssimo bem-vinda. Obrigada pela tua disponibilidade :)

Onde posso arranjar boas receitas de pão, do tipo saloio? Gostava de começar por aqui.

Já agora que farinhas e fermentos recomendam? Que truques têm para me ensinar?

Obrigada pela vossa simpatia.

Eu depois conto como correu a primeira vez.

Uma Páscoa feliz para vocês :)

21 comentários:

  1. Olha, acabei por nãov ter feito o post que tinha dito, porque não dava para tirar fotos. Mas fá-lo-ei brevemente.

    Para já, deixo-te as dicas mais importantes:

    - farinha: qualquer marca serve (eu compro sempre a mais barata), mas tem de ser farinha sem fermento. SEM! Muito importante.

    - fermento: tenho comprado uns cubinhos no Pingo Doce, da marca Levital. São muito baratos. Para um pão de 1 kilo, uso sempre metade de um cubo (corto-o ao meio com uma faca). O fermento pode congelar-se. E corto-o mesmo congelado.

    Quando colocas os ingredientes no recipiente, deves sempre obedecer esta ordem: primeiro os líquidos, depois os sólidos.

    E a farinha nunca pode tocar no fermento (cria-se uma reacção química, e depois o pão sai estragado).

    Portanto, quando segues uma receita, deves colocar as coisas pela ordem que vem na receita. Eu sei... isto já parece confusão a mais, mas vais ver que não é!!

    Deixo-te a minha receita-base de pão:

    - 360 ml de água
    - 1 colher de chá de sal
    - 1 colher de chá de açúcar
    - 600 gr de farinha (sem fermento, remember!)
    - meio cubo de fermento - partes em bocadinhos com os dedos e espalhas por cima da farinha

    Programa a máquina para Pão Simples (ou fofo, se preferires) - na tua máquina devem ser, respectivamente, o 1 e o 2.

    Programa o peso para 1 Kg e a cozedura para média.

    É só isto, e vai por esta ordem.
    Agora, a parte interessante é que podes dar asas à criatividade...

    A meio do programa, a tua máquina vai apitar. Quando ela fizer isso, podes acrescentar sementes, chouriço ou ervas à massa. É só meter lá para dentro, mais nada!

    Eu costumo acrescentar sementes de girassol, sementes de sésamo, aveia e amêndoa laminada.

    Outras vezes, deito um pouco de salsa seca, orégãos e tomilho.

    Outras, pedacinhos de chouriço.

    Também podes optar por não colocar nada.

    That's it!

    P.S. - Isto é muito importante, Luarte: antes de fazeres o 1º pão, tens que fazer um procedimento na tua máquina - procura nas instruções, pois tens de a ligar vazia por uns minutos. Só depois desse procedimento é que podes começar a fazer pão.

    ResponderEliminar
  2. Acho que este foi o comentário mais longo que deixei no blogue de alguém. LOL

    ResponderEliminar
  3. Fizeram uma óptima compra e o móvel ficou muito bem!
    Não sei se já sabes, mas achei que quererias saber... Passa no fórum querida, quando lá chegares percebes!
    Um beijinho e um bom domingo!

    ResponderEliminar
  4. A minha dica para as primeira aventuras é usares as farinhas preparadas para pão. Tens de várias marcas e preços mas eu adoro as do lidl e do jumbo. Além disso as do jumbo já vêm divididas em pacotes de 0,5kg o que é optimo!!

    Para as primeiras experiencias é o melhor que assim começas a entender o mecanismo da máquina!

    Depois posso-te sugerir um blog que visito com muita frequencia e que adoro as receitas de lá
    http://receitasmfp.blogspot.com/

    Ahh cuidado com a "idade" da farinha. Quanto mais antiga for maior a probabilidade de sair asneira! Por isso compra sempre pouca quantidade ;-)

    Vais ver que é uma boa compra!

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    o melhor que tens para comprar é mesmo a farinha nacional ja preparada para a maquinha de fazer pão, eu cá ja experimentei na minha o pão caseiro e o vitale, e sairam mesmo muito bem.
    beijos
    www.manias-minhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Fizeste uma excelente compra! O móvel que arranjaste ficou perfeito e a máquina ficou bem arrumada!
    Eu também ando a apalpar terreno na área de fazer pão. Comprei há uns dias a bimby e apenas experimentei fazer pão de forma sem côdea (cozido a vapor) e estou entusiasmada para experimentar mais tipos de pão, pelo que estarei atenta ao teu blog.
    Boas experiências!
    Ps- Vais ver que o P. vai ficar rendido em pouco tempo ;)

    ResponderEliminar
  7. Hazel: Querida Hazel muito obrigada pelo teu "extenso" post :D
    Podes ter a certeza que vou ter em conta todos os teus conselhos. Há que saber dar ouvidos à experiência :)
    Só fiquei com dúvidas em duas coisas. A primeira é em relação ao fermento. O que compras no Pingo Doce é congelado? Vende-se em que secção ou fica junto a que outros produtos?
    Dizes que a farinha não pode tocar no fermento? Mas como se consegue isso? É que a seguir na receita que partilhas comigo dizes o seguinte:"meio cubo de fermento - partes em bocadinhos com os dedos e espalhas por cima da farinha".
    Beijocas queridas :)

    Agridoce: Agora deixaste-me roída de curiosidade. A que fórum te referes tu? Há não muito tempo era frequentadora assídua do fórum "onossocasamento" mas como os meus interesses passaram a ser outros, é lugar que deixei de visitar. Mas passei por lá, por via das dúvidas, e não houve nada que me tivesse chamado a atenção. Há outro, o fórum "ANossaVida" associado ao primeiro onde costumo ir de vez em quando, no âmbito da decoração. Mas também aí não houve nada que se destacasse. Estarei a procurar no sítio certo? Vá lá, conta-me que coisa é essa que me pode interessar. Ai que esta noite não vou dormir :P

    Orquídea e Marta T.: As vossas sugestões são muito bem-vindas. Queria mesmo evitar andar aqui na tentativa e erro.
    Beijocas

    Sara: Eu espero bem que o meu P. fique mesmo rendido, senão estou feita. Para a próxima ele já não cai em mais nenhum devaneio da sua Luarte :P
    Jinhos

    ResponderEliminar
  8. É verdade, outra dúvida que me assolou... A farinha que se compra tem de ser própria para pão, ou serve qualquer farinha (estou a pensar para primeira vez comprar as do LIDL ou da Nacional, mas queria saber um pouco mais sobre esta questão)?

    ResponderEliminar
  9. Ficou muito bem o armário... e assim foi 2 em 1: uma "casinha" para a MFP e ainda sobra espaço para outras coisas...

    ResponderEliminar
  10. Em relação à farinha, é mesmo farinha normal, de trigo, por exemplo, sem fermento. Isto, se quiseres fazer "manualmente". Senão, compras as outras preparadas. Eu gosto da de sementes da marca continente.
    Em relação à outra questão, referia-me ao fórum A Nossa Vida, não te tenho visto muito por lá, mas pensei que ainda lá andasses. Era sobre a notícia da mana da Vanessa Mendes. Se calhar fiz confusão, mas achava que lias o blogue dela e/ou podias conhecê-la dos tempos do fórum e podias querer saber... Esquece então :) Beijinho!

    ResponderEliminar
  11. Agridoce: Ai que agora deixaste-me a pensar numa pessoa que é do fórum (só vim a saber depois de começar a acompanhar o blog dela), e que tem uma mana... Não é a Me, pois não? Eu não sei o nome dela. Agora deu-me um aperto!

    ResponderEliminar
  12. Acabei de confirmar. É mesmo o blog da Me. De facto não vi nada da primeira vez porque fui direitinha para o tópico da decoração, que é onde costumo andar. Lembrei-me de ir ao geral e está confirmado. Obrigada por me chamares a atenção. Agora fiquei a modos que atónita...

    ResponderEliminar
  13. Oi, Luarte!
    Faço pão com muita frequência na minha casa. Confesso que já planejei, por várias vezes, comprar essa máquina, mas fico na dúvida se compensa.
    Quando fizer a sua primeira experiência com a máquina, diga o que achou e se vale o investimento, ok?
    Vi que colocou umas frases do Alain de Botton na sua lateral. Julgo que seja do livro "Arquitetura da Felicidade", motivo da minha primeira promoção no blog. Foi uma experiência bem animada e produtiva.
    Abraço e obrigada por participar.

    ResponderEliminar
  14. Não tens que agradecer! Só pensei que quisesses saber e deixar lá uma palavra... Não há nada que possamos fazer, mas o nosso apoio pode ajudar a reconfortar... Um beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  15. adorei a ideia do armário!ficou muito bem!
    boas receitas de pão!

    ResponderEliminar
  16. Olá Luarte!
    Tenho imensas receitas para a MFP, se quiseres posso mandar-te algumas por mail.
    Tb costumo fazer as deste site:
    www.paobolosecia.blogspot.com
    e as do forum bimby, que tem um separador especifico para a MFP:
    www.forumbimby.com/forum/index.php?board=72.0.
    Em relação às farinhas compro muitoas vezes a marca é, do modelo e continente, sem fermento, bem como a da marca DIA.
    Servem perfeitamente, eu sou adepta das marcas brancas!
    Em relação ao fermento, compro o dos cibinhos, no Continente ou Pingo Doce, custa 0,45€ ou então compro na padaria, ainda fica mais barato, conservo no frigorifico.

    ResponderEliminar
  17. Adorei o armário, não só dá para a MFP como para outras coisas.
    Se quiseres passa no meu blog e vê as minhas experiências, principalmente os croissants, uma delícia.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  18. Laély: eu depois conto como correu a experiência.

    Agridoce: Já lhe deixei várias mensagens. É tão pouco para tão grande perda. Beijinhos e obrigada mais uma vez.

    Sarokas: Eu também gosto muito de ver o armário na minha cozinha. Acho-o simples e bonito, mesmo assim ao meu jeitinho :P

    Ana Martins: Eu agradeço-te muito se me quiseresw enviar algumas das tuas melhores receitas para o meu email :)
    Hoje fui comprar a farinha e o fermento. Em relação à farinha comprei uma embalagem de farinha Nacional, mas é carota (1,76 euros) e depois comprei também da marca E, sem fermento como me disseram. Agora em relação ao fermento é que fiquei totalmente na dúvida. Em que raio de secção é que se vende? Pedi informações mas não me souberam esclarecer. Levei fermento da marca Ramazotti (na embalagem diz levedura e contém 4 saquetas). Não havia mais nada, depois só mesmo fermento em pó 8isto na secção dos bolos e pudins). Será que este fermento dá? Depois das saquetas abertas tenho de conservar no frigorífico? Será que posso congelar? Ai tantas dúvidas...
    Hei-de passar pelos blogs que me recomendas.

    Diário de Receitas: Sim, é verdade. O armário dá para arrumar outras coisas, inclusivé farinhas. Já lá tenho também 4 garrafões de água que costumava colocar por detrás da porta da cozinha. Agora já não se vêem. Obrigada pelo convite. Logo que possa passo pelo teu blog :)

    ResponderEliminar
  19. Não, o fermento que compro não vem congelado. Vende-se na zona da padaria.

    Quando ao fermento não poder tocar no sal, a coisa funciona assim: quando colocas a água, colocas também o sal.

    Depois deitas a farinha por cima. Vais ver que essa quantidade (600 gr) de farinha vai cobrir toda a superfície da água. E o fermento é a última coisa, que se espalha sobre a farinha.
    Logo, não toca no sal.

    Qualquer dúvida, avisa!

    Não te esqueças de ler as instruções antes de fazer o 1º pão, pois tens de fazer o tal procedimento para preparar a máquina.

    Vais adorar depois o cheirinho a pão quando fizeres o teu primeiro!

    ResponderEliminar
  20. Luarte, vou mandar algumas receitinhas, sem dúvida!
    Em relação ao fermento, está quase sempre na zona da padaria, no caso do Pingo Doce.
    Se não encontrares, pergunta ás senhoras da padaria, ás vezes até vendem do fermento que eles usam, quando não há o dos cubinhos.
    Uma colher de chá cheia de fermento fresco é o suficiente para 1 pão.
    Eu aprendi um truque que é o segunte:
    quando faço pão na maquina e a ligo na hora em que ponho os ingredientes, uso fermento fresco.
    Quando deixo a máquina preparada para o pão estar pronto a x horas, uso fermento seco, que é aquele que tu compraste.
    Já agora, tens que experimentar o artisan bread!
    Eu mando-te a receita.

    ResponderEliminar
  21. A minha máquina é igual à tua :) Não substimes as receitas que vem no livrinho, são boas :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)