quarta-feira, 14 de abril de 2010

A magia dos espelhos

Os espelhos são um elemento essencial numa casa. Podem ser uma escolha simples e eficaz e, simultaneamente, um poderoso trunfo na decoração. Isto porque podemos tirar partido deles de várias formas, nomeadamente, para decorar a casa, ampliar os espaços ou valorizar a iluminação dos lugares. Ora vejamos:

Por recurso a um espelho, podemos trazer para dentro de casa a paisagem que se mostra lá fora, e que tanto nos agrada. Basta colocar um espelho na parede que fica em frente à janela.

Se a nossa intenção é harmonizar formas, então o melhor será misturar linhas. Uma boa estratégia é optar por espelhos com formas arredondadas, quando os nossos móveis são de linhas direitas e vice-versa.

Se temos um corredor curto e desejamos aumentá-lo, o ideal é colocar um espelho numa das pontas. Se, pelo contrário, queremos alargar um corredor estreito, o truque é colocar vários espelhos numa das paredes laterais. Em ambos os casos, a imagem que se reflecte cria a ilusão de haver mais espaço.

Em paredes com textura ou coloridas devem-se previlegiar os espelhos simples, sem molduras, se queremos evitar sobrecarregar o ambiente.

Usar espelhos perto de fontes de luz ou janelas permite-nos duplicar a iluminação.

Se queremos aumentar o pé direito de uma divisão, uma boa opção é colocar espelhos na vertical.

Se temos u
ma área em que a luz natural é menos intensa ou onde prevalecem cores escuras, um espelho tem a capacidade de aumentar a claridade que nos falta.

Nada melhor do que o recurso a espelhos para duplicar a imagem de certos detalhes ou pormenores decorativos lá de casa. Por exemplo, castiçais, vidros, cores, flores, plantas, quando espelhados ganham destaque e tornam-se ainda mais bonitos.

Se não quisermos arriscar demasiado, com receio do resultado final, ou até mesmo de nos cansarmos ao fim de algum tempo, o melhor é optar por espelhos sem molduras. Se, no entanto, fizermos muita questão na existência das mesmas, porque não ousar e criar contrastes entre a decoração do espaço e a moldura escolhida?

Estes são apenas pequenos exemplos de como se pode tirar partido dos espelhos, para além da sua função decorativa.

Por aqui continuo às voltas, mas não desesperada, com o ou os espelho(s) para colocar por cima do aparador da sala. Gosto de tanta coisa em estilos tão diferentes. Tanto adoro um lindo e charmoso espelho veneziano, como me atrai um outro rectilíneo de estilo moderno.

Se estiverem dispostos a ajudar, serão muito bem vindas as vossas sugestões, lugares e fotos que me queiram oferecer.

Para finalizar este post, deixo-vos com algumas imagens de decoração com espelhos. Tenham boas inspirações :)










9 comentários:

  1. Oi linda

    Seu blog e um dos meus preferidos,adoro...sua casa e linda,voçê assuntos muito cativantes,sera mal das portuguesas?,adoro de todo coração a Hazel,Sissamar,e a Xano(estou em duvida sobre a nacionalidade del,mas não importa),entre outras.
    Espelhos são uma paixão também.
    Beijim
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  2. Adoro a imagem n.º 8.
    Já me tinha cruzado com ela e adorava poder "usa.la" num sitio qq cá em casa!

    ResponderEliminar
  3. adorei o conjunto de espelhos circulares perto de 1 mesa de jantar!

    ResponderEliminar
  4. Deusa: Muito, muito obrigado por tão rasgado elogio :) Fico muito feliz em sabê-lo. Também sou seguidora dos blogs que referencia, são muito bons :) Só não conheço um deles, o da Sissamar. Em relação à Xanó tenho ideia que é portuguesa, mas agora com a sua observação fiquei na dúvida. Temos de descobrir :D
    Beijinhos

    anabenfica e Sarokas: Pelos vistos gostam da mesma imagem :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro esses 2 espelhos ao alto, em madeira, por cima da arca. ADORO! Mas concordo contigo, há tantos géneros que uma pessoa se perde... também adorei a imagem com vários redondos. De qualquer forma acho que a tua sala pede uma coisa mais trabalhada, a decoração é toda muito calma (não sei se me entendes)...

    ResponderEliminar
  6. Olá, Bárbara :)
    Obrigada pelo comentário e pela sugestão. Talvez te estejas a referir ao espelhos venezianos, não sei...será?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. As coisas que aprendo contigo...

    ResponderEliminar
  8. A utilização de stickers espelhados pode ser uma alternativa engraçada

    http://www.stickmydream.com/loja/stickers-efeitos-especiais.html

    ResponderEliminar
  9. olá....

    Fui procurar uma ideia de arranjos de espelho e descobri seu blog.

    Adorei!

    Estou te seguindo e te convido para me conhecer.

    abraços

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)