sexta-feira, 9 de abril de 2010

O prazer de receber bem

Receber bem as pessoas em casa é uma das maiores demonstrações de carinho que lhes podemos dar.

Eu sou daquelas pessoas que dá importância ao receber bem os convidados.

Quando se tratam de visitas esperadas, é mais fácil podermos atender a pormenores, porque existe o factor tempo do nosso lado.

Fico super satisfeita e feliz comigo mesma, quando no fim levo as visitas à porta, me despeço delas, e sinto que vão felizes por terem estado na minha casa. Há lá prazer maior?

O meu lema é fazer as visitas sentirem-se especiais e confortáveis. Sentirem-se à vontade e acima de tudo sentirem-se desejadas. É assim que gosto de me sentir em casa alheia.

Por isso cuido sempre de ter a casa arrumada e limpa. A desarrumação e a falta de limpeza dão sempre ar de desleixo e são condutoras de energias menos positivas.

Quando estou a contra-relógio, vou de imediato arrumar as coisas que estão fora do sítio. Pego num paninho e no limpa-tudo e num abrir e fechar de olhos tenho as louças e espelhos das casas de banho, e os móveis e bancada da cozinha, a reluzirem. A casa fica logo com outro ar.

Gosto de ter uma casa a cheirar bem. Os cheiros são muito importantes porque fixam-nos a memória em momentos. Eu faço questão que se recordem momentos felizes :)

Tenho sempre areias perfumadas em tacinhas espalhadas por várias divisões da casa. Adoro ter a minha casa cheirosa. Também tenho velas, com e sem cheiro, que acendo algumas vezes quando tenho visitas, ao final do dia ou à noite, ou quando se trata de alguma ocasião especial a dois.

Quanto aos cheiros, nada de exageros, os cheiros em excesso, cheiros fortes ou muito intensos são incómodos e não fazem com toda a certeza bem à saúde.

Aprendi há pouco tempo uma dica que é ferver água com canela, 1 hora antes dos convidados chegarem. Ainda não experimentei, mas diz quem já o fez que deixa um agradável aroma no ar.

É importante ter sempre bebidas e comida para oferecer aos convidados. Convém ter algum stock para as eventualidades.

Para impressionar as nossas visitas não precisamos de copos de cristal, serviços de porcelana, vinhos caros ou caviar. Basta os pequenos detalhes simples e de bom gosto. Eles revelam totalmente as nossas intenções.

Ontem tive visitas em casa. Parte dessas visitas ainda não conhecia a minha nova morada. Vieram cá lanchar.

Para o lanchinho preparei chá servido sempre em bule e em chávenas, fiz scones e pãozinho caseiro (finalmente, e à quarta tentativa em experiências de pão, saiu alguma coisa de jeito). Coloquei os doces em tacinhas pequenas, o queijo e o fiambre lado a lado num tabuleiro de louça pequeno e rectangular. Duas taças de croissants e palmiers pequenos, e sumos.

No meio da mesa coloquei uma jarra circular com quatro gerberas brancas. As flores vieram dar um toque muito acolhedor e alegre ao ambiente.

Sendo a jarra tão simples e as flores também, coloquei uma fitinha à volta para dar algum charme. Tenho sempre imensas fitinhas cá em casa. Guardo todas aquelas que vêm cá parar por via de embrulhos ou outras compras. Sei que em alguma circunstância me serão úteis. E têm sido sempre :)

As flores comprei-as fresquinhas e avulso na florista. Adoro gerberas. Têm aquele ar campestre, simples e delicado. Nada de arranjos. Queria algo muito simples. Cada uma custou-me 0,60 cêntimos e já trazem o arame para ficarem direitinhas na jarra. No total só gastei 2,40 euros :) . Ah, e duram imenso tempo na água!

Finda a tarde de convívio, vieram para cima do cepo de madeira. Só aí tive tempo para fotografias :) Embelezam neste momento a sala de estar. Não me canso de olhar para elas. As flores dão tanta alegria a uma casa :)

13 comentários:

  1. é tão bom receber pessoas em casa-tb gosto muito e tb aprecio muito os pormenores.
    Adoro o cepo de madeira

    ResponderEliminar
  2. sempre a dar boas ideias!
    também gosto muito de receber pessoas lá em casa!
    bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito deste post! A maneira simples como nos explicas o que fazes é linda!! Obrigada pelas ideias sempre úteis. Com uma mega festa à porta, vou tentar pôr algumas em prática.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Bem, eu gostei mesmo foi desse naco de madeira onde tens as flores em cima
    :)

    ResponderEliminar
  5. Eu já disse que também queria um cepo?! Acho que sim...várias vezes!

    Este post está uma ternura! Eu subscrevo e tento fazer tudo o que disseste! Adoro receber e já tenho recebido elogios ;)

    A parte da casa limpa e arrumada é que é pena ser unilateral, porque o marido pouco ou nada faz nesse sentido...logo tenho de andar feita barata tonta de um lado para o outro!

    O pormenor das flores é encantador e também procuro tê-las quando tenho visitas.

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelas dicas :)
    Gostei muito de ler!

    E também adoro receber pessoas, inclusive quando ficam vários dias. Gosto de preparar os pequenos-almoços, de cozinhar, etc., etc..
    E também costumo ter flores e mais uns miminhos, que ajudam a que as pessoas se sintam bem.

    Ah! E comprei um sofá-cama de propósito para as visitas :)

    ResponderEliminar
  7. Adorei a ideia das flores! É um pequeno pormenor que faz toda a diferença!

    ResponderEliminar
  8. Luarte tenho de te dizer que adoro a tua casa, tem um aspecto tão limpo, iluminado, organizado... já me tinha passado pela cabeça perguntar-te como consegues =D

    ResponderEliminar
  9. As visitas devem ter adorado, tudo feito com carinho a pensar nelas!!!

    ResponderEliminar
  10. Que legal seu bom gosto para receber as visitas... é muito bonito mesmo.
    Eu também adoro perfumes e é muito bom receber os amigos...

    ResponderEliminar
  11. Não sei se já reparaste, mas ando a bisbilhotar o teu blog de uma ponta a outra lol! Desculpa, mas tens cada post mais interessante! Eu também sou a Maria das fitas, adoro um presente bem embrulhado, nem que seja um simples sabonete de glicerrina dou imenso valor ao embrulho!! E também adoro gereberas, são das minhas perferidas.

    Não consigo deixar de escrever... esse cadeirão... era capaz de matar por um igual loloool!

    Bjnhs

    ResponderEliminar
  12. Dama das Camélias: Fico feliz em saber dessa vontade de querer ver os posts mais antigos. Pois parece que de facto temos gostos muito parecidos. Já tinha tirado essa conclusão quando visitei o teu blog. São mesmo muitas semelhanças :)
    Será que o meu cadeirão está em risco? lol
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Oi estou adorando tuas idéias,pois,nem sempre temos tempo e nem dinheiro para comprar tudo novinho em folha.Isso prova que dá sim para termos uma casa bonita e com muito estilo e bom gosto sem muitos por menores!
    Parabéns pelo seu blog.Hélen

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)