terça-feira, 6 de abril de 2010

O primeiro pão

Cá está o nosso primeiro pão, acabadinho de fazer ontem por volta da meia-noite e meia :)

Até que o aspecto não está nada mau, para primeira vez, não concordam? Macio é ele!

Quanto ao sabor, ai o sabor... numa só palavra: INTRAGÁVEL.

É isso mesmo! Só sabia a fermento e a sal. E quando se barrou com manteiga com sal aí ficou bombástico! Ui de fugir!

Felizmente não vou ter de ouvir o P. e sabem porquê?

Porque foi ele que fez o primeiro pão, ihihih :D

A meio da cozedura deu-se pelo erro. Aí constatámos que o pão não iria sair nada bem. E não nos enganámos.

A coisa começou assim...

No final do dia passei pelo Continente. Comprei duas embalagens de farinha. Uma da marca E, sem fermento, e a outra da Nacional, "pão rústico". A diferença de preços entre ambas é abissal.

Fui depois à procura do fermento. Onde raio se vende o fermento? O único que descobri foi do seco, na secção dos bolos, da marca Ramazzotti.
Afinal onde se vende o fresco nestas superfíceis comerciais? Ainda estou para descobrir.

Ainda em relação a este fermento seco, a embalagem diz que depois de aberto tem a duração de 48h. Esta está boa! Como é que resolvem esta situação? É imenso fermento que se desperdiça, se seguirmos à risca as recomendações. Não fazem mesmo uso deste fermento passadas 48 horas? Têm forma de o conservar por mais tempo?

Bem, mas voltando ao pão. O P. pegou na embalagem da Nacional e seguiu a receita de pão saloio que vinha nas instruções da máquina. Erro crasso! Só leu que a embalagem tinha a mistura das duas farinhas. Como não leu as informações do rótulo, vá de meter fermento (a farinha já o tem) e vá de meter sal (a farinha já o tem). Percebem agora porque digo que o pão estava intragável?

Usando a farinha Nacional é só mesmo colocar a quantidade de água necessária, juntar as medidas da farinha e ligar a máquina. Nada mais simples.

Agora a próxima pessoa a experimentar sou eu. Vamos lá ver o pão que me calhará em sorte :P

11 comentários:

  1. ahahahah

    Não desanimes!
    O próximo que fizeres, segues escrupulosamente a receita que te dei, e vais ver como vai sair perfeito!

    Não vale a pena comprares farinhas com a mistura já feita. São muito mais caras.

    Eu compro exactamente a da marca "é", sem fermento. E o fermento, compro os tais cubos no Pingo Doce. Se não encontrares, perguntas aos padeiros, que eles indicam-te. (marca "Levital"

    Boa sorte! :))

    ResponderEliminar
  2. Tb uso o fermento seco e não, não respeito as 48h!! Volto a colocar o saquinho na embalagem fechado com aquelas molas próprias para comida. Em relação à farinha já preparada, quando compramos, utilizamos metade dessa mistura e metade (ou menos qq coisa) de farinha normal, acrescentando só a agua. Essas farinhas por si só são bastante puxadas de sal, por isso imagino como ficou o vosso pão!! bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Olha em relação ao fermento seco eu qd.abro 1 embalagem só utilizo uma parte e a outra guardo e volto a utilizar e funciona na mesma.
    O fermento fresco podes encontrar seja no Pingo Doce seja no Modelo na zona onde têm os bolos e o salame no frio.Aí tb.só utilizo 1/2de cada vez 1 cubo acho muito.
    Eu compro sempre farinha da marca E e das preparadas gosto as da Branca de Neve ou então as da marca do Continente a de Brioche é uma maravilha.Coloco sempre um bocadinho menos de água do que diz na embalagem e só coloco mesmo a farinha e a água.Se gostares de sementes no pão então aconcelh-te o pão de sementes da Branca de Neve é dos melhores que já comi até hoje.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Olá Luarte, em primeiro lugar parabéns pelo blog, sempre que posso passo por aqui para dar uma vista de olhos.

    Quanto ao pão.
    Foi através do teu blog que tive conhecimento da promoçao da maquina do lidl ;)
    Ontem à noite fizemos o primeiro pão, pão vitale da Nacional. Ficou óptimo :p

    Quanto ao fermento fresco, costuma estar na secção de padaria, junto ou perto dos bolos e sobremesas prontas.

    Acho que se colocares o fermento seco já aberto, no frigorifico ele aguenta mais tempo. O calor é que faz com que perca o seu poder.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. bom dia,

    compro o fermento fresco, em cubos, na zona da padaria (nas superfícies que têm fabrico próprio). O seco (fermipan e afins, na zona das farinhas.

    Silvia

    ResponderEliminar
  6. Bom dia,
    comprei a maquina do LIDL na 5ª feira mas ainda não a utilizei porque este fim de semana fui para o norte a vim "cheia de pão" feito pela minha sogra em forno de lenha e tal que é o melhor pão do mundo e enquanto aquele não acabar ne toco noutro, mas quando eu fizer o meu primeiro pão vou mostrar e comentar.

    ResponderEliminar
  7. Olá, com certeza da próxima vez ficará melhor. Agora em relação ao fermento, existe uns pacotinhos com doses individuais. Acho que comprei no pão de açucar.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Oh meu Deus não desanimes mulher, de certeza k o próximo saíra melhor... não troco o pão da máquina por nada deste mundo... nunca pus sal...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá! Eu uso da Vahiné e compro no pingo doce, onde também têm fermento de padeiro em cubos.
    O saquinho individual de fermento da vahiné, fecho-o com uma mola própria e aguenta imenso tempo.
    Eu também comprei a máquina do lidl e já lá fiz 3 pães e todos sairam fantásticos! 2 deles foram da farinha branca de neve de sementes, uma delicia!

    Beijinhos e boas experiências panificadoras ;)

    ResponderEliminar
  10. Olá amiga
    Força , vais conseguir fazer um pão fantástico , á primeira é normal as coisas não correrem muito bem , há que errar , para saber o que não se deve fazer , para a próxima né?
    Beijocas da Xanó

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)