quarta-feira, 7 de abril de 2010

O que não devemos esquecer num quarto de casal


O quarto é sem dúvida uma das divisões mais importantes da casa. O quarto simboliza o nosso refúgio, o lugar do nosso descanso. Deve, por isso, transmitir tranquilidade, paz e amor.

É importante atendermos a regras básicas, para atrairmos boas energias, dormirmos sonos tranquilos e sermos embalados por sonhos cor-de-rosa :)

Algumas das regras que devemos ter em conta são:

- Ter sempre o quarto limpo e arrumado;

- Trocar e arejar com frequência a roupa da cama;

- Optar por lençóis em tons suaves;

- Dar preferência a móveis em tons claros ou em madeiras naturais;

- Evitar o uso de móveis pretos;

- Banir a televisão, o telefone, assuntos de trabalho, comida na cama, etc.

- Simplificar esta parte da casa o mais possível, tendo única e exclusivamente o necessário para o descanso e a intimidade;

- Privilegiar as cores tranquilizadoras (azul celeste, verde claro, branco, etc...);

- Dar preferência a objectos aos pares, que desenvolvam o equilíbrio e a harmonia entre o casal (um dos exemplos é ter um candeeiro de cada lado da cama);

- Procurar ter sempre uma fotografia com a foto do casal, que simbolize o amor;

- Evitar ao máximo colocar espelhos que reflictam a cama e o nosso corpo em descanso. Quando tal não for possível, basta cobrir os espelhos com algum tecido durante o tempo em que se dorme (os espelhos são portais que nos transportam para outras dimensões e que, por isso, afectam o nosso sono e descanso);

- Escolher preferencialmente quadros alegres, com natureza viva, frutas, flores, pessoas felizes e dias ensolarados;

- Evitar telas escuras, com figuras depressivas ou muito abstractas que influenciarão o nosso estado de espírito e a forma como enfrentaremos um novo dia.

Espero que algumas destas dicas vos sejam úteis.

Beijinhos e boas energias :)

15 comentários:

  1. A primeira foto é o teu quarto??

    (oh pra mim armada em cusca...)

    ResponderEliminar
  2. já compreendi porque durmo sempre tão mal:( móveis escuros, parade escura, espelhos, tv, e não tenho quadros:(

    ResponderEliminar
  3. anabenfica: És uma menina muito atenta :P
    A primeira foto não é efectivamente do meu quarto, mas é-me muito especial porque vi-a pela primeira vez na revista Casa Dez, ainda nem casa comprada tinha. Mas assim que lhe pus a vista em cima, apaixonei-me pela cabeceira da cama e não descansei enquanto não a encontrei. Depois o próprio quarto transmitia-me só boas energias e acabou por ser o modelo de inspiração na construção do meu. Daí que tivesses reparado em tantas semelhanças :)
    Beijinhos

    little fairy: amiga, é possível que haja ligação sim. Aconselho-te a tentares compensar as cores escuras com muitas cores claras nos detalhes. Pode ser que ajude alguma coisa. E em relação à televisão, não há forma de a mudar para outra zona da casa? A televisão é sinónimo de desassossego num quarto, dinamiza e dispersa as energias :(
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Eu estava a estranhar a colcha...mas podias ter mudado!

    Muito bom gosto sim senhora :)

    ResponderEliminar
  5. ehe, essa da comida na cama discordo completamente. há lá coisa melhor do que domingo de manhã com scones acabados de fazer comidos debaixo dos lençóis...
    e os espelhos, nhé, é treta. eu dormi um ano com um aos meus pés e só por superstição não dormiria como uma justa. as coisas têm o significado que queiramos que elas tenham. até porque um espelho virado para a cama dá algumas ideias malucas ;)

    ResponderEliminar
  6. Por acaso tenho espelho e porta m frente à cama :s

    ResponderEliminar
  7. carapim: Por acaso vou agora mesmo fazer scones, mas para serem comidos ao lanche e à mesa. Não daria lá muito jeito comer os scones com os primos e os filhos dos primos debaixo dos meus lençóis (eheheh, brincadeira).
    Mas isso agora vai da vontade de cada um e se gostas de comer scones de manhã na cama, continua a usufruir desse prazer. Eu sempre detestei levar alimentos para a cama. Só se tiver doente e não houver alternativa. Desequilibra-me logo as energias, mas isso sou eu que sou permeável a essas coisas :P
    Quanto aos espelhos, a explicação segue a mesma ordem de ideias. E se não és minimamente supersticiosa continua a investir nas brincadeiras malucas em frente a este :) Independentemente do simbolismo que os espelhos guardam, desde que me lembro que sou gente, sempre me incomodou os espelhos que reflectem a cama.
    O importante é que todos se sintam bem no quarto e com os hábitos que escolheram ter.
    Beijinhos

    Miga: Há muitas casas em que não dá para dispôr o mobiliário de outra forma, dada a sua configuração. Ou então já se tem roupeiros com espelhos embutidos. Não sei se é este o teu caso. Aí há que tentar compensar naquilo que está ao nosso alcance poder alterar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Fiquei completamente apaixonada pelos dois quartos que aqui divulgaste.

    A combinação de cores é linda.

    As dicas para a decoração de quartos que apresentas são preciosas e se todos as seguirmos de certeza que vamos ter melhores noites de sono!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  9. luarte, claro que sim ;)

    mas eu sou cada vez mais reticente em relação a "regras" de decoração, isto porque cada pessoa tem os seus gostos, as suas histórias e a sua maneira de ver a casa e o mundo.

    só digo isto porque, independentemente de se ficar com um quarto bonito ou não, o que vale é que nos sintamos mesmo bem lá dentro. quando se trata de decoração há muitas convenções, mas muitas vezes a beleza está no insólito, não é?

    beijinhos :)

    ps. também estou um bocado assim porque tenho a casa a palpitar de mudanças, algumas delas bastante inconvencionais ;)

    ResponderEliminar
  10. Olá amiga

    adorei as tuas dicas , coisinhas que nunca podemos esquecer , e que devemos sempre relembrar. Obrigada amiga. Beijocas da xanó

    ResponderEliminar
  11. gostei, muitas já conhecia do feng shui.
    o que procuro é um bom colchão, porque se o colchão não for bom, não pode haver um bom sono, recomendas alguma marca? :)

    ResponderEliminar
  12. olá
    concordo em tudo, ma não consigo fazer o marido tirar a Tv do quarto!
    vou decorar meu quarto novo agora e não tem jeito, a Tv está nos planos!
    afzer o que;
    quanto ao resto, lençois novinhos e em cores lindas...
    bjs
    lilly

    ResponderEliminar
  13. Pinkk Candy: Eu de colchões percebo pouco, no entanto essa foi uma das minhas procupações na hora de comprar o meu. Queria um bom colchão. Afinal de contas é nele que descansamos grande parte do nosso dia. Há muitas marcas que são conhecidas por serem boas marcas como a Molaflex, ColchãoLuso, Colmol, Pikolin, Climax, etc... e dentro das marcas há muitas gamas para todos os gostos e feitios. O meu é um Pikolin: Gosto mesmo muito. Uma coisa importante é experimentar vários colchões na mesma loja. Sentar e deitar. Só assim se poderá avaliar o conforto.
    Eu simulei sempre várias posições de dormir (de barriga para baixo, de barriga para cima e de lado). Se não experimentarmos não saberemos qual o que se adapta melhor às nossas "medidas". Outra das minhas preocupações era o peso. Sobretudo quando se faz a cama de lavado, este é um factor importante. Beijinhos e desculpa não saber ajudar mais.

    lilly:
    eu percebo o teu problema. Quando há hábitos instalados, depois é muito complicado alterá-los. O problema foi a televisão ter entrado no quarto. Daí que seja muito importante criar as condições ideais na sala para que não se deseje tê-la no quarto. Eu vejo a maior parte das vezes televisão deitada no sofá da sala à noite, porque gosto muito.
    Mas agora haver guerra na quarto por causa da televisão é que não. Então aí pior a emenda que o soneto :p

    Beijocas para todas vocês :)

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito das dicas.
    Vou guardar este post para o dia que der uma volta ao meu quarto... como muita gente fui deixando o meu quarto para o fim no que diz respeito à decoração e por isso está um pouco sem personalidade. Por isso vai-me dar jeito esta listinha para quando me dedicar a ele.
    Obrigada
    Beijokas

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)