
Quis insistir e voltei a tentar fazer o pão rústico.
Segui a tua sugestão, Isabel, e só coloquei metade da quantidade da farinha da Nacional e a outra metade de farinha normal. Não adicionei nem sal, nem fermento.
Fiquei na dúvida se o pão não ficaria insonso e se cresceria. Mas não. O pão cresceu, não tanto quanto o anterior, mas não esquecer que o primeiro levou fermento em excesso. E quanto a sal, não estava nada desenxabido. Para mim estava óptimo.
Mas não fiquei satisfeita com este segundo pão. Não estou a conseguir acertar :(
O pão parece-me ter ficado húmido por dentro, mal cozido. Barrei-o, ainda quente, com manteiga e passado algum tempinho fiquei com azia. Só pode ter sido do pão.
Como é que se conseguirá um pão mais bem cozido? Eu escolhi a tostagem média e seleccionei o programa 3, programa que é recomendado pela máquina para fazer pão saloio. Será que deveria ter seleccionado outro programa, na medida em que estou a utilizar uma farinha pré-feita? Será que se deve reduzir a quantidade de água?
Ai que isto não tem andado a correr nada bem!!
Na próxima experiência vou usar da tua receita básica, Hazel. A ver se é desta!
P.S. Hoje no Pingo Doce já descobri o fermento fresco. Não sabia que se vendia na zona dos bolos frescos. Ai se não fossem vocês, o que seria de mim :P
Obrigada pelos comentários que me têm deixado na tentativa de me ajudarem a conseguir fazer um pãozinho de jeito :)
Beijinhos e tenham lá paciência comigo. Eu hei-de lá chegar e fazer pãozinho tão bom quanto vocês. Não posso é desistir, não é assim? :P
Não, nada de desistir! O programa q utilizo com mais frequência é o 1, nunca experimentei pão saloio. :( Das farinhas pré-compradas já experimentei a de cereais e a integral.
ResponderEliminarTanto uma farinha como a outra fizeste no programa 1? É que desconfio que o problema esteja aqui. Como a farinha é de pão rústico achei que deveria escolher o programa 3, do pão saloio. Mas este meu raciocínio não deve ter nada a ver :(
ResponderEliminarConfesso que tem sido divertido assistir às tuas peripécias com o pão! Mas não desistas que hás-de conseguir fazer pão! E ando com vontade de fazer pão da Bimby, já há muito que não faço, mas é muito bom :)
ResponderEliminarBeijocas e desejos de que o próximo é que saia bem :)*
Pois é, eu acho que para estas farinhas e para as outras receitas é fazer sempre no programa 1.
ResponderEliminarExperimenta fazer um pão doce vai sair-te bem de certeza.
Bjs
Pois... Para a integral utilizo o programa 4, mas para as restantes o 1. Ah também utilizo sempre a tostagem média. É mesmo uma questão de ires experimentando, há-de sair bem o próximo!
ResponderEliminarNormalmente faço no programa 1 e coloco sp um bocadinho de fermipan-fermento o pão cresce e não fica tão pesado...
ResponderEliminarBoa sorte
Beijinhos
Não desistas!! Tu vais conseguir!
ResponderEliminarEu uso sempre o programa 1 a não ser que faça pão integral (mesmo de pré-pronta). E eu prefiro o pão escuro porque gosto de pão com crosta!!!
Mas são gostos ;-)
Vai testando que isso é assim mesmo! Erra e tenta outra vez!
Nestas coisas o ideal é seguires as indicações que vêm no pacote dos preparados... a maioria diz para usares o programa 1.
ResponderEliminarUsa os outros programas só quando fizeres um pão de raiz (sem ser com preparados) ;)
Olá Luarte,
ResponderEliminarUltimamente uso sempre farinhas prontas da Branca de Neve. Por 3 razões:
- porque gosto mais do sabor e da textura do pão comparadas com e
- porque as farinhas da Nacional andavam com uns problemazitos no fermento
- Porque já vêm em pacotes de 500 grs :)
Eu uso sempre o programa 1 (pão normal) para as farinhas prontas, só uso os restantes quando faço pãozinho mais tradicional.
Ah...tb já experimentei as farinhas do Continente e não gostei muito. Li aqui no teu blog que o Jumbo tb já tem farinhas prontas em sacos de 500 g, amanhã vou ver se encontro e experimento pq a Branca de Neve é cara (boa, mas cara!)
Bjitos
anabenfica:
ResponderEliminarO jumbo não tem em embalagens de 0,5kg mas sim de 1kg dividida em duas embalagens. É uma caixa de que lá dentro trás dois pacotes de 0,5kg cada um. E com mais uma vantagem! É que as embalagens "individuais" são de plástico o que ajuda a conservar melhor a farinha!
Ainda não tem é muitas variedades mas eles chegam lá se a malta começar a comprar ;-) E é bem mais barata que a Branca de Neve!
Ai meninas que isto não anda a correr nada bem. Já vou no 3º pão. Já fiz outro. Ficou melhor que os 2 primeiros, mas mesmo assim a massa fica massuda, não fica fofa e bem cozida e escolhi a cozedura média. Desta vez fiz com farinha normal sem fermento da marca E, mas é a farinha 65. Só depois é que vi nas instruções que a máquina recomenda a detrigo 55. Será por isso?
ResponderEliminarJá não sei que hei-de fazer mais... :(
Eu de mim digo-te que o defeito é da farinha. todos os paes q tentei fazer na minha mfp me sairam bem menos esse rustico da nacional.
ResponderEliminarTenta outras farinhas. beijinhos
Luarte,
ResponderEliminarPara as primeiras aventuras nada melhor do que começar com farinhas prontas. E não desesperes... isto com o tempo vai lá!
A minha MFP não é igual à tua, por isso se calhar os programas variam, mas eu uso sempre o programa 1, tostagem média, Quantidade 700 grs.
Quando comecei a fazer pão "tradicional" usei 2 receitas básicas e sairam bem. Mas reparei que o pão me saiu melhor com fermento seco do que com fermento fresco. Uso normalmente meio pacote de Ramazzoti ou Fermipan (não correu bem com o Vahine).
Deixo-te o link das receitas:
http://tricas-e-nicas.blogspot.com/2009/07/pao-da-avo-marta.html
http://tricas-e-nicas.blogspot.com/2009/06/e-nao-e-que-o-tijolo-virou-um-belo-pao.html
Orquidea :)
Obrigada pela informação! Amanhã já vou procurar...é que a Branca de Neve é mesmo carota!