quarta-feira, 7 de abril de 2010

O segundo pão

Voltei a pôr a mfp a trabalhar.

Quis insistir e voltei a tentar fazer o pão rústico.

Segui a tua sugestão, Isabel, e só coloquei metade da quantidade da farinha da Nacional e a outra metade de farinha normal. Não adicionei nem sal, nem fermento.

Fiquei na dúvida se o pão não ficaria insonso e se cresceria. Mas não. O pão cresceu, não tanto quanto o anterior, mas não esquecer que o primeiro levou fermento em excesso. E quanto a sal, não estava nada desenxabido. Para mim estava óptimo.

Mas não fiquei satisfeita com este segundo pão. Não estou a conseguir acertar :(

O pão parece-me ter ficado húmido por dentro, mal cozido. Barrei-o, ainda quente, com manteiga e passado algum tempinho fiquei com azia. Só pode ter sido do pão.

Como é que se conseguirá um pão mais bem cozido? Eu escolhi a tostagem média e seleccionei o programa 3, programa que é recomendado pela máquina para fazer pão saloio. Será que deveria ter seleccionado outro programa, na medida em que estou a utilizar uma farinha pré-feita? Será que se deve reduzir a quantidade de água?

Ai que isto não tem andado a correr nada bem!!

Na próxima experiência vou usar da tua receita básica, Hazel. A ver se é desta!

P.S. Hoje no Pingo Doce já descobri o fermento fresco. Não sabia que se vendia na zona dos bolos frescos. Ai se não fossem vocês, o que seria de mim :P
Obrigada pelos comentários que me têm deixado na tentativa de me ajudarem a conseguir fazer um pãozinho de jeito :)

Beijinhos e tenham lá paciência comigo. Eu hei-de lá chegar e fazer pãozinho tão bom quanto vocês. Não posso é desistir, não é assim? :P

13 comentários:

  1. Não, nada de desistir! O programa q utilizo com mais frequência é o 1, nunca experimentei pão saloio. :( Das farinhas pré-compradas já experimentei a de cereais e a integral.

    ResponderEliminar
  2. Tanto uma farinha como a outra fizeste no programa 1? É que desconfio que o problema esteja aqui. Como a farinha é de pão rústico achei que deveria escolher o programa 3, do pão saloio. Mas este meu raciocínio não deve ter nada a ver :(

    ResponderEliminar
  3. Confesso que tem sido divertido assistir às tuas peripécias com o pão! Mas não desistas que hás-de conseguir fazer pão! E ando com vontade de fazer pão da Bimby, já há muito que não faço, mas é muito bom :)

    Beijocas e desejos de que o próximo é que saia bem :)*

    ResponderEliminar
  4. Pois é, eu acho que para estas farinhas e para as outras receitas é fazer sempre no programa 1.
    Experimenta fazer um pão doce vai sair-te bem de certeza.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Pois... Para a integral utilizo o programa 4, mas para as restantes o 1. Ah também utilizo sempre a tostagem média. É mesmo uma questão de ires experimentando, há-de sair bem o próximo!

    ResponderEliminar
  6. Normalmente faço no programa 1 e coloco sp um bocadinho de fermipan-fermento o pão cresce e não fica tão pesado...
    Boa sorte
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Não desistas!! Tu vais conseguir!

    Eu uso sempre o programa 1 a não ser que faça pão integral (mesmo de pré-pronta). E eu prefiro o pão escuro porque gosto de pão com crosta!!!

    Mas são gostos ;-)
    Vai testando que isso é assim mesmo! Erra e tenta outra vez!

    ResponderEliminar
  8. Nestas coisas o ideal é seguires as indicações que vêm no pacote dos preparados... a maioria diz para usares o programa 1.

    Usa os outros programas só quando fizeres um pão de raiz (sem ser com preparados) ;)

    ResponderEliminar
  9. Olá Luarte,

    Ultimamente uso sempre farinhas prontas da Branca de Neve. Por 3 razões:
    - porque gosto mais do sabor e da textura do pão comparadas com e
    - porque as farinhas da Nacional andavam com uns problemazitos no fermento
    - Porque já vêm em pacotes de 500 grs :)

    Eu uso sempre o programa 1 (pão normal) para as farinhas prontas, só uso os restantes quando faço pãozinho mais tradicional.

    Ah...tb já experimentei as farinhas do Continente e não gostei muito. Li aqui no teu blog que o Jumbo tb já tem farinhas prontas em sacos de 500 g, amanhã vou ver se encontro e experimento pq a Branca de Neve é cara (boa, mas cara!)

    Bjitos

    ResponderEliminar
  10. anabenfica:

    O jumbo não tem em embalagens de 0,5kg mas sim de 1kg dividida em duas embalagens. É uma caixa de que lá dentro trás dois pacotes de 0,5kg cada um. E com mais uma vantagem! É que as embalagens "individuais" são de plástico o que ajuda a conservar melhor a farinha!

    Ainda não tem é muitas variedades mas eles chegam lá se a malta começar a comprar ;-) E é bem mais barata que a Branca de Neve!

    ResponderEliminar
  11. Ai meninas que isto não anda a correr nada bem. Já vou no 3º pão. Já fiz outro. Ficou melhor que os 2 primeiros, mas mesmo assim a massa fica massuda, não fica fofa e bem cozida e escolhi a cozedura média. Desta vez fiz com farinha normal sem fermento da marca E, mas é a farinha 65. Só depois é que vi nas instruções que a máquina recomenda a detrigo 55. Será por isso?
    Já não sei que hei-de fazer mais... :(

    ResponderEliminar
  12. Eu de mim digo-te que o defeito é da farinha. todos os paes q tentei fazer na minha mfp me sairam bem menos esse rustico da nacional.
    Tenta outras farinhas. beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Luarte,

    Para as primeiras aventuras nada melhor do que começar com farinhas prontas. E não desesperes... isto com o tempo vai lá!

    A minha MFP não é igual à tua, por isso se calhar os programas variam, mas eu uso sempre o programa 1, tostagem média, Quantidade 700 grs.

    Quando comecei a fazer pão "tradicional" usei 2 receitas básicas e sairam bem. Mas reparei que o pão me saiu melhor com fermento seco do que com fermento fresco. Uso normalmente meio pacote de Ramazzoti ou Fermipan (não correu bem com o Vahine).

    Deixo-te o link das receitas:
    http://tricas-e-nicas.blogspot.com/2009/07/pao-da-avo-marta.html
    http://tricas-e-nicas.blogspot.com/2009/06/e-nao-e-que-o-tijolo-virou-um-belo-pao.html


    Orquidea :)
    Obrigada pela informação! Amanhã já vou procurar...é que a Branca de Neve é mesmo carota!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)