sábado, 1 de maio de 2010

Ganhar Espaço

Muitas casas sofrem de síndrome de pouco espaço. Outras, apesar de não sofrerem desta doença congénita, rapidamente se vêem a braços com a má gestão que os seus donos fazem no seu uso diário. É fácil, muito fácil encher. Difícil mesmo é manter os espaços arejados.

Arranjar o bode expiatório do costume, dizendo: "Tenho falta de espaço!" ou "A casa é pequena para a quantidade de coisas que tenho!" é a solução mais fácil. O nosso encolher de ombros, a nossa atitude de puro conformismo e resignação leva-nos a agravar ainda mais o estado das coisas.

Para evitar tudo isto é importante usar de algumas soluções simples que nos podem oferecer resultados muito satisfatórios. Ora vejamos algumas, de entre muitas que existem:

1) Numa sala há a tendência, na maior parte das vezes, para encostar todos os móveis contra as paredes. Claro que rapidamente estas ficam a abarrotar. Resultado: mesmo que a divisão tenha umas áreas generosas, vai parecer muito mais pequena, porque o que fizemos foi desenhar uma nova área exactamente igual dentro da área real. Confinámos o espaço. Por isso, sempre que é possível fazê-lo, devemos dar espaço às peças de mobiliário, criar espaço à volta delas. Por exemplo, descolar o sofá da parede cria em muitos casos a sensação deste flutuar no meio de todas as outras peças. Fica-se com a ilusão do espaço ser maior.


2) Deve dar-se prioridade a móveis com arrumação, móveis que além da função decorativa aliem funcionalidade e sejam versáteis. Se a casa é efectivamente pequena, é importante saber aproveitar bem os cantinhos todos e rentabilizar o máximo de arrumação. Fazer uso de móveis extensíveis, dobráveis ou que tenham peças removíveis, é na maior parte das vezes uma óptima opção.

3) A escolha de cores claras abre mais os espaços, cria a ilusão de profundidade, ao passo que as cores mais escuras ou mais vibrantes tornam-no mais fechado, porque criam a sensação de proximidade. Se temos pouco espaço é importante pensar que quanto mais luz existir numa divisão, maior ela parecerá. Usar um esquema de cores monocromáticas, cores similares, oferece a sensação de continuidade;

4) Qualquer espaço parecerá maior quando é bem iluminado. Por isso, o uso de cortinados pesados e de cores tendencialmente escuras pode não ser a solução mais inteligente.


5) Quando se tem peças decorativas pequenas a tendência é colocar muitas para preencher o espaço. O mesmo se passa com os móveis. Esta escolha em vez de nos ajudar a ampliar o ambiente, tem o efeito contrário. Deve dar-se preferência a peças maiores e em menor número.

6) A desorganização torna um espaço caótico e atrofiado. Manter tudo arrumado ajuda a "limpar" as divisões, a deixá-las mais livres e, consequentemente, mais espaçosas.

7) Uma solução muito eficaz para ampliar o espaço é fazer um uso estratégico de espelhos. Os espelhos têm a capacidade de reflectir luz onde ela é escassa, tornar mais extensos ou mais largos os espaços.

7) Numa sala de jantar ou numa cozinha pequena onde se precisam de muitos assentos, uma boa solução é reduzir o número de bancos ou cadeiras e optar por bancos corridos. Estes podem ser arrumados debaixo da mesa e têm a capacidade de oferecerem muito mais lugares.


8) Colocar objectos atrás das portas e objectos no meio do caminho tem o efeito de apertar os espaços ou obrigarem-nos a desviar em locais de passagem. Esta situação é de evitar a todo o custo.

9) Um chão visível torna qualquer espaço maior, ao passo que um chão com muitos tapetes torna-o mais reduzido. Optar por ter apenas tapetes onde estes realmente façam falta torna-se uma solução mais sensata.

10) Numa sala-de-estar, não é obrigatório colocar uma mesa de centro. Muitas vezes é preferível escolher uma mesa de apoio ao lado do sofá e libertar o resto do espaço. Essa mesa de apoio pode sempre ser deslocada em qualquer altura.

Desejo-vos uma óptima gestão de espaço lá por casa.

Beijinhos e bom fim-de-semana :)

6 comentários:

  1. Oi, adorei suas dicas, minha casa sofre dessa sindrome, mas graças a Deus tudo tem jeito...seu post ajudou muitooo!!!
    Bjks
    ellen-andrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Lindo post, obrigada pela partilha!
    "Roubei-te" uma imagem destas para fazer o post no meu blog, não resisti pois tem tudo a ver comigo e ando mesmo a precisar destas inspirações.
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. Adorei este post! Vou mudar de casa em breve e a disposição dos móveis na sala tem-me dado imensa dor de cabeça...

    ResponderEliminar
  4. Gosto de visitar o teu blog, as tuas dicas são bastante úteis nesta fase em que tenho de fazer escolhas para a minha casa.

    ResponderEliminar
  5. Ellen Daiane, Especialmente Gaspas, Andreia e Dalila: Fico muito satisfeita em saber que gostaram das dicas que aqui deixei. Existem muitas outras e depois é cada um escolher o que acha que pode ir mais ao encontro das suas necessidades.

    Beijocas para vocês.

    VeraB: Excelente roubo :D! Fico mesmo contente em saber que a imagem vá ao encontro do que procuras em termos de inspirações. Óptimo mesmo :)

    Catarina: Por acaso, cá em casa também optei por não ter mesa de centro, mas mesinha de apoio. Não que a sala-de-estar fosse muito pequena, mas também não é grande e espaçosa. Logo, prefiro o espaço livre, só com a carpete. Cria um efeito de amplitude que me agrada muito mais.
    Beijocas

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)