quarta-feira, 19 de maio de 2010

Quando nos pomos a inventar

Tanto eu como o P. apreciamos muito grelhados, desde carne a peixe, como vegetais.

Apesar de vivermos num apartamento e estarmos condicionados, não deixamos de comer aquilo que gostamos em casa. O ideal seria podermos grelhar com carvão, mas não tendo cão, caça-se com gato. Por isso, temos um grelhador na cozinha que faz as vezes.

Nem as frigideiras anti-aderentes escapam à festa do grelhado cá em casa. Seguramente já grelharam mais do que fritaram, porque fritos é coisa muito rara de se fazer cá em casa. Só mesmo quando o rei faz anos.

O chato dos grelhados é mesmo o cheiro, sobretudo quando falamos de peixe. É impossível não se dar conta do perfume de peixe. É inigualável. O peixe é daquelas coisas que se adivinha a quilómetros de distância. Sabe-se logo se é carapau ou sardinha :P

Por isso quando falamos de grelhados em casa, a preocupação com os odores aumenta (o cheiro a fritos também não é melhor, com a agravante da gordura se entranhar por tudo quanto é sítio).

Daí que, para tentar reduzir mais o cheiro, comprei há tempos um queimador de essências líquidas para a cozinha. Comprei-o com o propósito de o usar quando faço grelhados.

O tiro saiu-me pela culatra porque já experimentei várias essências e o cheiro enjoa-me. Fica demasiado intenso, não sei... Se calhar fiz as escolhas erradas. Tive azar! O certo é que desisti. Não me apetece deitar dinheiro ao lixo com mais experiências a tentar acertar em alguma essência que me satisfaça.

Ontem fiz lulas grelhadas e mais uma vez voltou à baila a questão do cheiro...

Em casa costumo ter areias perfumadas. Como gosto do cheiro de alfazema, normalmente é esse cheiro que invariavelmente compro. Costumo comprar em frascos na loja "Casa" que duram imenso tempo. Ponho um bocadinho em tacinhas ou num outro qualquer recipiente e coloco em pontos estratégicos pela casa.

Normalmente coloco em sítios de passagem, porque assim não há habituação ao cheiro. Quando passamos pelo local o nosso olfacto não consegue ficar indiferente a um ligeiro e discreto cheirinho a alfazema :)

Mas voltando ao cheiro dos grelhados e às lulas...

Ontem resolvi colocar um bocadinho das areias no queimador e acender a tealigth, enquanto o grelhador aquecia.

Entretanto, deitei as lulas na grelha e fiquei com um olho nas lulas e outro no queimador.

Estava apreensiva...

Será que as areias vão aquecer?

Será que vão mudar de cor?

Será que vão ficar carbonizadas?

Será que os grãos vão começar a dilatar e me vão explodir na cara?

Será que vão derreter?

O que será que vai acontecer?

Parti para esta experiência completamente às escuras. E enquanto a luz da vela reluzia, cheguei a perguntar-me o que me tinha passado pela cabeça para colocar ali areia a queimar. De qualquer forma, teimosa como sou, não estava disposta a desistir, fosse qual fosse o resultado.

Durante o primeiro minuto não aconteceu nada...

Bá, mais uma experiência gorada!

Mas depois o meu nariz começou a sentir um ligeiro aroma de alfazema que foi aumentando, se manteve e se espalhou por toda a cozinha.

Que cheirinho bom!

E nada aconteceu às areias. Não se metamorfosearam em horríveis Fantasmas que metem medo ao susto. Apenas mudaram ligeiramente de cor. Começaram a ficar azuladas.

Gostei mesmo da experiência e do cheirinho com que a minha cozinha foi ficando, reduzindo em muito o impacto de cheiro a lula.

No fim, apaguei a velinha e deixei ficar as areias, que se mantiveram soltinhas.

Uma experiência aprovada e para repetir mais vezes.

E vocês, que experiências levadas da breca já inventaram com resultados aprovados?

Quero saber os vossos segredos :)

22 comentários:

  1. Nunca usei essas areias. Agora fiquei curiosa|

    Tiveste sorte da cerâmica não ter estalado, não??

    ResponderEliminar
  2. A cerâmica não iria estalar, porque está preparada para isso mesmo. Se tivesse que estalar, isso aconteceria logo com as essências líquidas, quando estas são sujeitas ao calor da vela...

    Já que ficaste curiosa com as areias, não deixes de experimentar. Eu pelo menos gosto muito :)

    ResponderEliminar
  3. Nunca queimei óleos nem incensos em casa, só velas. Mas gostava de um dia experimentar o óleo. As areias eu também tenho cá por casa, são decorativas e em vidros decoram também o ambiente, o único senão é que com o tempo vão perdendo o cheiro.

    ResponderEliminar
  4. Incesos já queimei e gosto q.b. O P. é que não vai nada à bola. Com os óleos ainda não tive uma única boa experiência. Demasido forte o cheiro quando é queimado. Quanto às areias perfumadas, desde que as descobri que gosto muito pois o cheirinho é discreto. Para decorações uso as que não têm cheiro, pois são mais baratas e, no meu entender, não se justifica a diferença de preço para o uso que lhes quero dar. A perda de cheiro só não acontece com os óleos e incensos, porque essses estão sujeitos a combustão e exalam cheiro nessas condições. Até as flores mais cheirosas, ao fim de alguns dias não cheiram da mesma maneira. As areias, mesmo assim, duram mais que uma semana :P Um frasco costuma dar-me para meses. Por isso, não as acho excessivamente caras.

    ResponderEliminar
  5. Olá Luarte!
    Eu tenho um enorme problema, sou alérgica à maioria dos perfumes, incensos então é do pior que há. Se estiver alguns segundo a sentir o cheiro de um, fico com uma enxaqueca de 3 dias seguidos. Não, não estou a exagerar, é mesmo um problema crónico. São poucos os cheiros que consigo suportar, entre eles a baunilha e côco. Mas, mesmo estes tem que ser de forma muito suave Tenho um aspirador a água, e um dia experimentei usar um óleo de baunilha na água, e adorei. Comprei um queimador, tipo o teu, e encho a parte de cima com água e coloco apenas umas gotas do óleo, o cheirinho fica suave. Se gostas de alfazema, podes experimentar com óleo de alfazema, mas colocar mais água do que óleo. Se calhar já deves ter experimentado assim, mas fica na mesma a ideia;).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu sempre usei óleo, nunca areia, mas vou experimentar.....boa idéia....bjks....Gil

    ResponderEliminar
  7. Olá VerB
    Obrigada pelo teu comentário.
    Deixaste-me a pensar. Sabes, das vezes que usei os óleos no queimar colocava algumas gotas no recipiente, mas nunca coloquei água à mistura. Se calhar é por isso que acho que ficava completamente enjoada. A mim também me provoca dores de cabeça, mas felizmente não com o tempo de duração das enxaquecas que tens. Na água do aspirador também já cheguei a pôr, mas também aí nem todas me convencem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. lololol tu és demais! Ia dar-te a ideia que já deram: diluir o óleo, para não ser tão forte! Beijinhos e boas experiências :)

    ResponderEliminar
  9. Luarte, pois as liquidas eu sei que aguenta, pois uso essências misturadas com água e, está preparado para isso.

    A minha duvida era mesmo com as sólidas ... :P

    ResponderEliminar
  10. Para os cheiros dos fritos e grelhados de peixe , experimenta no fim ferver 1 pouco de vinagre, ou até mesmo no queimador, em vez das areias,poderá resultar... o vinagre absorve o cheiros
    Rosa

    ResponderEliminar
  11. Olá! Sou a "anónima" que comentou pela 1ª vez no post anterior, o das janelas :-) O meu nome é Marina. Apenas escrevo como anónima por ser mais prático. Claro que as essências são para usar diluídas em água! Aliás, sempre que compro, as empregadas das lojas têm o cuidado de explicar! Se não o óleo "frita" e torna-se demasiado intenso. Mas olha que penso que apenas velas, sem cheiro nem nada, ajudam muito. Pq a própria chama queima as moléculas de cheiro. Eu na casa de banho tenho uma tealight simples e resulta. Até porque tento sempre reduzir ao mínimo a utilização de substâncias potencialmente nocivas em termos ambientais e de saúde. A nossa vida já tem químicos que cheguem! Mas isso são manias minhas... ;-)

    ResponderEliminar
  12. olá! gostei da ideia :)

    eu gosto mt deste tipo de cheirinhos, seja em velas, ou em ceras (daquelas que se usam como os óleos, mas parecem um sabonete e com a vela por baixo, ficam em estado líquido), etc.. para a cozinha e em especial para se deixar de ter cheiros de comidas, experimenta fazer o mesmo mas com o cheiro de laranja ou limão! são os melhores anti-gorduras :)

    ResponderEliminar
  13. Isso com cheirinho a limão deve ficar um máximo na cozinha... eu acho que vou testar isso ;-)

    ResponderEliminar
  14. Olá Luarte, Sou tua seguidora há cerca de um mês e o teu blog e outro dentro do genero já se tornaram vicio, não há dia que passe que não vá dar uma espreitadela para ver as novidades. Eu tbem sou fã de areias perfumadas velas essencios etc... ainda por cima fomos super azarados com nossa casa, manda-mo-la construir há dois anos e menina tenho humidade até mais não, a lexivia é a minha melhor amiga cá em casa e logo a seguir estes cheirinhos pq é um cançasso o cheiro a mofo rrrrrr... e não é do material que usamos na construção pois foi do melhor é mesmo da zona. Hoge esperimentei tb a queimar areia e adorei o resultado, geralmente compro tb o vaporizador perfumado com o mesmo perfume dos oleos e areia e vaporizo o filtro do aspirador, assim qd aspiro fica logo um cheirinho mto bom no ar. Felicidades e continua a dar-nos estas ideias maravilhosas.

    ResponderEliminar
  15. Muitos obrigada pelas sugestões que me deixaram e pela partilha das vossas experiências pessoais. Vou tentar aplicar algumas das vossas dicas e ver que tal me dou com elas :)
    Um beijinho grande e agradecido para todas vocês.

    ResponderEliminar
  16. Bem luarte...a tua cabeça é uma autêntica caixinha de surpresas, nunca exprimentei areia mas de certeza k farei essa experiência...só comprei um oleo k gostei até hoje...laranja e canela... no pingo doce...beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Eu pus o meu guarda roupa à venda! Pois é, agora poderão completar, juntar e acessorizar peças minhas aos vossos look's... Tudo o que tem de fazer é abrir o meu armário em WARDROBE STORE. Estou sempre a actualizar, por isso fiquem atentas.

    ResponderEliminar
  18. Olá amiga

    Ainda bem que já experimentas-te , assim já posso fazr á ventade , por acaso tinha receio que acontecesse alguma coisa.
    Belas ideias e experiencias.

    Beijocas da Xanó

    ResponderEliminar
  19. Olá Luarte acompanho o seu blogue á pouco e adoro, já agora podia dizer onde compra essas areias com cheiro.
    Beijinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
  20. Olá, Margarida :)
    Muito obrigada pelas suas simpáticas palavras. É muito bem-vinda aqui a este meu cantinho.
    Quanto à sua questão, provavelmente na leitura do post é capaz de lhe ter escapado, mas eu referi o lugar onde costumo comprar as minhas areias perfumadas. É na loja "Casa".
    Beijinhos e volte sempre :)

    ResponderEliminar
  21. Muito Obrigada Luarte, mas realmente não reparei. Tenho de experimentar.
    Bjinhos Margarida

    ResponderEliminar
  22. Já vou um cadito atrasada, mas vou dizer-te que truque utilizo para acabar com os maus cheiros dos cozinhados.
    Preparada?
    2 paus de canela, um bocado de água num tacho, vai ao lume e hummmmmmmmmmmmmmmm cheirinho a canela a invadir todas as divisões da casa :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)