quarta-feira, 26 de maio de 2010

Tic-Tac

O tempo pergunta ao tempo
Quanto tempo o tempo tem.
O tempo responde ao tempo
Que o tempo tem tanto tempo
Quanto tempo o tempo tem.

(lengalenga do tempo)

Sempre gostei dos relógios de design clássico de ponteiros.

Mesmo quando falamos de relógios-despertadores continuo a preferir os de ponteiros, apesar de durante largos anos só ter conhecido o relógio analógico de números vermelhos, que morava ao lado do meu travesseiro em casa dos meus pais.

Mais tarde, já na era do telemóvel, o relógio analógico estava lá, mas na condição de relógio-reformado. O telemóvel tornou-o inactivo na sua principal função.

Saí da casa dos pais e o telemóvel continuou a fazer as vezes do tradicional despertador.

O certo é que sempre adorei aqueles antigos relógios de campainha ou também conhecidos por relógios de campânulas. O som do despertador é de fugir. Aquilo levanta um morto, tal é o ruído ensurdecedor quando desata a martelar à hora marcada.

Antigamente estes relógios eram de corda e muitos mostradores exibiam uma bonita numeração romana. Mais tarde, a corda deu lugar às pilhas, e a numeração romana deu lugar à numeração árabe. Por isso, hoje em dia ter um desses primeiros relógios é um achado.

Recordo-me, em tempos idos da minha adolescência, de ter oferecido um de pilhas à minha irmã, num aniversário. Para mim nunca comprei nenhum. Nem ninguém me ofereceu nenhum. Não aconteceu... Mas talvez porque desejasse inconscientemente ter um, dei um à minha irmã.

Agora que me ponho a pensar nisso, existem muitas outras coisas que sempre gostei, que poderia muito facilmente ter tido, mas por algum desencontro na órbita da vida não aconteceram...

O meu primeiro e único relógio de modelo clássico de campânulas tem cerca de 4 mesitos.

Não é nenhuma relíquia-herança de família, nem veio de nenhuma feira ou loja de velharias ou antiguidades. Foi comprado novinho, a estrear. Aconteceu...

Comprei-o não para servir de despertador, mas tão só para ver as horas num relógio bonito. Se acordasse ao som da sua campainha era motivo mais do que suficiente para me tornar numa "serial killer". O mau humor com que acordaria todas as manhãs de certeza que não pouparia aqueles que se cruzassem no meu caminho e se lembrassem de me dirigir palavra . Por isso, continuo a preferir acordar ao som da musiquinha do telemóvel (sei que não deveria tê-lo em cima da mesa-de-cabeceira, mas nós somos animais de hábitos e este ficou e enraizou-se até às entranhas).

O P. também tem um na sua mesinha-de-cabeceira. Aliás, ele foi o primeiro a ter o seu. Queria um e recebeu-o de presente dos cunhados.

É verdade que eu podia muito bem ver as horas pelo dele. Mas como sempre desejei ter um relógio desses, um meu, só meu, decidi desta vez oferecer um a mim própria :)

O P. riu-se quando um dia chegou a casa e viu a nova aquisição na minha mesinha-de-cabeceira e o meu entusiasmo estampado no rosto.

"És mesmo miúda!" - exclamou ele num sorriso rasgado e num abraço apertado.

Ainda fui a tempo...


Um é meu, o outro é dele. Qual?

16 comentários:

  1. o branco é o seu, o preto o dele?? :/

    ResponderEliminar
  2. e consegues dormir com isso?! eu tenho um giríssimo, com uma galinha que mexe a cabeça, mas nunca o uso porque o tic-tac não nos deixar dormir :S

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que o teu é o preto.
    E sabes, tenho um também, e o meu embora seja dos "modernos" (tem 7 anos) é de corda e um dos "brinquedos " preferidos do meu filho, que volta e meia faz questão de o por a tocar aos meus ouvidos logo pela manhã:). Ah, o meu é prateado e mais pequeno que os teus;)
    Beijinhos

    *Adorei os teus candeeiros, ainda mais porque estou a precisar de comprar uns para o meu quarto-;) e ainda não me decidi pelo modelo.

    ResponderEliminar
  4. São os dois lindos, mas aponto para que o teu seja o branco! E não fazem barulho? O meu é de ponteiros e só o aguento porque fica dentro da gaveta onde não se ouve o tic tac... lol
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. O teu é o branco?

    Olha eu tb tenho um muito giro, mas é meio maluco, nunca foi muito bom a dar horas, mas não me consigo desfazer dele precisamente por o achar bonito :)

    ResponderEliminar
  6. O preto com o mostrador branco é teu e o prateado e preto do teu marido! :)

    ResponderEliminar
  7. Tenho 2 desses :) são giros!! Um deles é enorme :))

    ResponderEliminar
  8. Carapim e Sara: Tenho dois relógios no quarto a fazerem tic-tac e nem a mim, nem ao P. incomodam. O som passa-nos completamente despercebido. Acho que até embala :P

    VeraB: Eu gosto imenso dos meus candeeiros, ou não fossem meus, mas gosto sobretudo porque são ajustáveis (giro e direcciono o abatjour para onde me der mais jeito). Fiz questão de comprar assim, porque leio muito na cama.

    Beijocas para todas :)

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que o de mostrador branco é que é o teu... =)

    Eu também gosto muito desses relógios e de muitos outros.

    Na casa da minha havia um antigo de pé alto e outro de parede (já se foram com as partilhas) e há um de mesa com pêndulo (a imitar antigos) e mais uns quantos de parede... e depois um desses como os teus, mas dourado.

    E podes não acreditar mas é o único que não me deixa dormir!!!! Loool. Ao fim-de-semana a minha mãe tem de o ir meter na sala (na outra ponta da casa)!

    E está com o alarme desligado porque realmente com aquela campaínha... não se aguenta!!!

    ResponderEliminar
  10. Acho que o de mostrador branco é teu...

    E também não aguento o som do tic-tac... grrrrrr

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Acho esses relógios lindos, mas os ponteiros não fazem barulho?!

    Adoro as tuas mesas de cabeceira, são do IKEA não são? Estou sériamente a pensar comprar umas para mim! Depois só fica a faltar o sommier e a cama (next year :))

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Estou a chegar à conclusão, com os vossos comentários, que eu e o P. devemos sofrer de problemas auditivos porque o barulho do tic-tac dos relógios que temos não nos incomoda mesmo nada. Ou então tivemos sorte e os dois relógios são para o silencioso. O que ouço é um som suave dos ponteiros, mas nada que me incomode (logo eu que tenho um sono leve e acordo com qualquer barulho) :P

    O relógio prata e preto é do P., o outro é o meu :)

    Josefina: Sim, as mesinhas são do Ikea :) Vais comprar um sommier e uma cama? Mas isso é para meter tudo na mesma divisão? É que um sommier é já uma cama (eu tenho um sommier forrado a pele sintética branquinha).

    Beijocas para vocês

    ResponderEliminar
  13. Oi linda

    Também adoro este reloginho,ontem mesmo vi um braquinho....quase comprei,mas minhas pernas não foram ligeiras o suficiente...uma senhora que estava andando,pegou o último da prateleira...uma dó,vou procurar até achar pra mim também...muito lindinho o seu.
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  14. olá
    Adorei os relógios.
    Tenho urgência em oferecer um a uma amiga pelo aniversário. Onde posso comprar em Lisboa. só consigo encontrar no IKEA e Ale hop mas são de pilha. Queria mesmo era um dos tradicionais "a corda". Agradeço imenso uma dica onde comprar.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Olá, Anónimo
    Em Lisboa, novos e de corda não será fácil. Sei que os há na Feira da Ladra, mas em 2ª mão.
    Os de cá de casa são ambos de pilha e o meu é do IKEA.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)