quarta-feira, 30 de junho de 2010

Compotas em 15 minutos


Há uma semana e picos que me tinham dado estes alperces cá para casa.

Até hoje de manhã nem um único tinha sido comido, e pelo aspecto com que estavam a ficar, não tardariam, daqui a poucos dias, a ir parar ao lixo.

Detesto deitar fora comida, fruta, tudo o que seja comestível, quando há tanta gente a querer e a não ter. Quando isso acontece, a minha consciência moral põe-se numa gritaria que nem imaginam. Acho que até os vizinhos a ouvem...

Vai daí, resolvi pela primeira vez na vida fazer doce de fruta, geleia, compota, como lhe queiram chamar.

É verdade, nunca antes tinha experimentado! Sei lá, nunca me deu para isso!

Mas como há sempre uma primeira vez para tudo, hoje achei que esta seria uma excelente forma de não deitar a fruta fora. Bastaria aproveitá-la para fazer doce e depois usá-lo das mais diversas formas - barrar bolachas, pão, tostas, servir com requeijão, etc...

Normalmente tenho sempre doce em casa, só que de compra.

Em poucos minutos descobri imensas receitas, mas só uma me prendeu verdadeiramente a atenção: fazer doce no microondas e em poucos minutos. Esta receita era a minha cara :)

Mas nem tudo são rosas. O grande senão de fazer doce no microondas é o facto de não dar para muita quantidade. Se se quer preparar doce com mais de 600 gr de fruta, aconselho a esquecerem esta receita.

No entanto, e em contrapartida, acho que é uma excelente receita para aproveitar pequenas quantidades de fruta. No meu caso vai mesmo ao encontro das minhas necessidades. E quem sabe de algumas de vocês. Por isso resolvi partilhar.

Posto isto, descasquei, descarocei e cortei aos pedaços os meus alperces. Pesei a fruta. Tinha 400 gr.

Para a quantidade de fruta que temos devemos usar a mesma medida de açúcar. Numa quantidade de 300/400 gr de fruta, nada nos impede de reduzir o açúcar se gostarmos mais. Porém, não devemos ir além das 100 gr a menos. Como o nosso doce não leva conservantes, é o açúcar que assumirá esse encargo. Se reduzirmos muito, ao fim de poucos dias teremos a nossa compota com bolor. Eu cá não quis ser radical e reduzi 50 gr :P

O tempo de cozedura varia entre os 15 e 20 minutos na potência máxima do nosso microondas.

Vamos então à receita?

Preparação:

1) Num pirex de vidro, largo e fundo, coloca-se a fruta cortada aos pedaços e por cima a mesma quantidade de açúcar. Os nossos ingredientes não devem ocupar mais de 1/3 da capacidade do recipiente. A ideia é evitar que o doce durante a cozedura e fervura saia por fora. Por essa razão não se deve utilizar um recipiente em plástico, porque o ponto do açúcar pode derretê-lo.


2) Levamos o nosso preparado ao microondas e de 5 em 5 minutos, com a ajuda de luvas, retiramos o pirex para fora e mexemos com uma colher-de-pau para garantirmos que a cozedura se faz de forma uniforme (durante este tempo estive entretida a fazer outras coisas que só largava quando o alarme do temporizador tocava).

3) No fim da cozedura a textura do nosso doce ainda pode parecer um pouco líquida, mas conforme vai arrefecendo começa a tornar-se cada vez mais espessa.


A quantidade de fruta que utilizei deu para encher dois frascos pequenos de doce (antes de os encher esterelizei-os por 1 minuto no microondas). Os que usei eram de compota de compra, que guardei quando o respectivo doce acabou.

Notas:
1) Eu fiz uma cozedura de 20 minutos. Antes de sair de casa já tinha o doce frio e, por isso, coloquei-o no frigorífico. Quando voltei, fui espreitar e estava bastante denso, mais um bocadinho estaria tipo marmelada. Eu gosto dele um pouco mais fluído, por isso para a próxima farei a cozedura em menos tempo. Também é certo que o tempo de cozedura e a densidade do doce dependem da fruta que utilizámos. Mas posso-vos garantir que em termos de paladar adorei.

2) Engraçado que enquanto estava morno pareceu-me muito doce, achei que estava um tanto ou quanto para o enjoativo. Mas depois de ter ido ao frigorífico está com um toquezinho ligeiro de agridoce. Para mim ficou divinal :)

Nas minhas pesquisas encontrei estes conselhos muito úteis para a confecção de compotas.

P.S. Eu que não sou nada doceira dou por mim a comê-lo à gulosa, que é como quem diz à colherada. Nem parece meu :P

Momentos antes do doce ir ao frigorífico

23 comentários:

  1. Que cor e que aspecto! Costumo fazer compotas pelo método tradicional. É algo que adoro, pois relaxa-me (vá se lá saber porquê). Tenho de anotar esta receita para fazer quando a quantidade de fruta for pequena. Nem sabia que se podia fazer no micro...
    Experimenta fazer de abóbora com um pauzinho de canela. Do melhor. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Realmente é muito fácil e rápido de fazer óprimo para aproveitar pequenas quantidades de fruta, e ficou com um aspecto, mham mham.

    1 beijinho

    ResponderEliminar
  3. Doces é comigo!

    Coisas de cozinha rápidas no microndas, também!

    Por isso vou experimentar de certeza!!

    Tenho uma mãe, que me faz sempre compotas maravilhosas, alias ela faz uma cozinha marilhosa, daí eu não me preocupar muito... Quando quero uma sobremesa expecial ou uma comida diferente, peço...!!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Bem as coisas que esta rapariga descobre! Doce assim nem na Bimby! LOL

    Eu ainda só fiz compotas na Bimby e têm saído bem...!

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  5. Sua compota deve ter ficado muito boa mesmo!!!!tb sou contra jogar comida fora,fez muito bem...Agora uma receitinha,pegue um pedaço de queijo Briè esquente no microondas e coloque sua compota em cima e sirva com torradas,fica irresistivel,pode acompanhar com um vinho que neste friozinho fica perfeito!!!!rs
    *Ah estou fazendo blog pra algumas lojas,se puder visita-los e seguir serei grata!bjs
    www.kamakaon.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Esqueci de mais um blog,de roupas retrô.
    www.flavialagretro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Nossa...mas ficou maravilhosa...parece uma delicia...mas não sei que fruta e essa...Pessego?....
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  8. Olá, Deusa :)
    Sim, o alperce é um familiar do pêssego, tal como as nectarinas (também conhecidas aqui por pêssego careca por não ter casca de veludo). Os alperces acabam por ter um sabor diferente do pêssego, mas não se distinguem totalmente dos primeiros. Isto de explicar sabores na teoria é tramado :P

    Jitos

    ResponderEliminar
  9. Hum..só de olhar já me deu água na boca..
    Beijos querida

    ResponderEliminar
  10. Fiquei com água na boca só de olhar...

    ResponderEliminar
  11. Adoro alperces!!! Excelente recitinha... Ficou com um aspecto deicioso!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Mas que exelente ideia!! E que compotas maravilhosas =)
    Tenho lá umas cerejas a pedir para serem consumidas e um pouco maduras de mais já...
    Será que dá para fazer compota de cereja seguindo este mesmo processo?
    A quantidade é pouquinha (umas 200gr sem caroço...)
    Vou experimentar =)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Eu não sou muito fã desse tipo de doces, mas essa é sem dúvida uma excelente forma de aproveitar. Também nunca fiz, mas sinto-me tentada, é que tal como tu eu tb gosto de coisas que se façam rápido ;)

    ResponderEliminar
  14. Parece mesmo delicioso. Acho que vou experimentar um dia destes. Gostava de saber se com a fruta que seja muito doce a quantidade do açucar seja a mesma.

    ResponderEliminar
  15. Que delicia e fácil de fazer. Adorei!!
    Dá uma passadinha no blog pra conferir a receita da pipoca colorida.
    Beijocas e bom fds!!

    ResponderEliminar
  16. é certamente um dos posts mais deliciosas que já fizeste!
    amei!

    ResponderEliminar
  17. Paulinha: as 200 gr de cerejas são com caroço ou sem caroço? Sem caraço deve reduzir para metade não? Pelos meus cáculos deve dar meio frasquinho. Não há nada como experimentar. Se achares que estão muito doces diminui um bocadinho o açucar, mas não muito.

    Su: Com fruta muito doce nunca experimentei. Aliás esta foi a 1ª vez. Mas o açúcar tem a qualidade de conservar o doce. Se for para consumir o doce em pouco tempo (uma semana) acho que se calhar dará para reduzir quase para metade. Mas isto é só um palpite meu.

    Beijocas para todas :)

    ResponderEliminar
  18. Olá!! Amei a receita, cabe direitinho para o tamanho e para o gosto daqui de casa. Vou fazer com certeza.
    Tenha um lindo final de semana...beijos!!!

    ResponderEliminar
  19. Uma ideia excelente e ainda por cima doce! Fui para casa e experimentei. Fiz de pêssego, de morango e de abóbora. A esta última, juntei um pau de canela e amêndoa cortada miudinha. Todas elas uma verdadeira delícia.
    Obrigada pelas ideias geniais.
    Beijinhos
    InÊs

    ResponderEliminar
  20. Olá, Inês :)
    Obrigada por vires aqui partilhar a tua experiência prática no mundo das compotas em 15 min. Fico muito contente em saber que adoraste o resultado :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá Luarte!!
    Também experimentei o doce de pêssego e ficou uma delícia!
    Bjinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  22. Olá, Patrícia :)
    Que bom saber que o resultado ficou mesmo bom. Fico feliz pelo vosso feedback.
    Beijinhos com muitos doces :)

    ResponderEliminar
  23. Hoje fiz um de abóbora e outro de uva ficaram excelentes

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)