quarta-feira, 16 de junho de 2010

Quando o telefone toca...

Desde que me lembro de ser gente, e durante toda a minha infância e pré-adolescência, os meus pais tiveram o clássico telefone preto de disco. Esse era o modelo comumente conhecido e usado em todas as casas que conhecia.

Mas a era do digital apareceu e fez desaparecer o velho telefone lá de casa. Os meus pais entregaram-no à Companhia de Telefones em troca de um novo, quadrado e vermelho. O novo já não tinha disco, mas teclas. Marcar um número tornou-se muito mais fácil e rápido, além de outras vantagens que o telefone oferecia. Na altura não senti pena. O telefone era velho e preto!

E hoje penso de forma completamente diferente. Como a vida nos troca as voltas!

Hoje, podia até ter cá em casa a mais alta e avançada tecnologia em comunicações telefónicas, que dificilmente a acharia mais fascinante do que o ritual de colocar o dedo no número desejado, virar o disco até ao fim da rotação, esperar que o disco volte à posição original e, então, discar outro número, e assim sucessivamente até marcar os 9 números.

Perde-se mais tempo para fazer a ligação, mas o prazer de ouvir todos aqueles barulhinhos é inigualável. A isto chamo saborear. Prazeres assim só são compreensíveis por quem partilha do mesmo gosto :)

Há algum tempo que queria voltar a ter um telefone de disco.

Hoje em dia existem muitas réplicas de várias cores, mas a maior parte delas têm o senão do disco servir apenas para enfeitar, porque na prática no lugar dos furos, onde encaixa o dedo indicador, existem teclas. Bahhhhh, que trafulhice! Além disso não têm o charme do que é definitivamente antigo...

No entanto, com alguma pesquisa consegue-se achar o que se quer...

E é no meio das minhas pesquisas que venho a saber que os meus sogros ainda guardavam na garagem o seu primeiro telefone.

Não havia que pensar duas vezes. Entre adquirir um clássico sem qualquer ligação sentimental e exibir o primeiro telefone dos meus sogros com a minha idade, a segunda alternativa vencia sem oposição.

Este é já uma actualização recente do modelo que em 1931 Ericsson apresentava ao mundo - o famoso telefone preto de bakelite. O primeiro telefone com um design mais simplificado em relação aos anteriores, e que trazia a novidade do auscultador ficar apoiado horizontalmente no corpo preto do telefone. Este modelo tornou-se um clássico; serviu de inspiração a modelos da época e outros que foram surgindo até finais do séc. XX.

Desde Domingo que sempre que o telefone toca, o som tem sido o velho trrrrim-trrrrrim-trrrim-trrrrim...

Nestes dias já nem quero saber do telefone-portátil. Estou numa fase de enamoramento pelo meu "novo" telefone fixo. Posso?

Nunca ninguém me viu outrora tão eufórica em querer atender o telefone na sala (as pouquíssimas pessoas que têm o meu número de casa são sempre desejáveis, logo não me incomoda nada atender sem saber quem está do outro lado).

Tal como nunca, como agora, andei tão entusiasmada em ser pedestal durante todo o tempo em que falo com alguém do outro lado da linha.

Bem sei que talvez seja a euforia dos primeiros dias. Que seja!

Claro que são mais as vezes que atendo, do que as que marco números. Mas em momentos mais descontraídos, e sabendo os números de cor, prefiro discar a digitar. A partir da ponta do meu dedo indicador faço simultaneamente uma ligação ao presente, e outra ao passado :)



Trrrrimmmmm-trrrrimmmmm-trrrrimmmmm-trrrrimmmmm-trrrrimmmmmm

- "Estou sim?
- %&&#"#$/&/()(=)/&$#"?
- Sim, sou eu! Está tudo bem. Não se preocupem, já estou óptima de saúde. Não imaginava que sentissem tanto a minha falta. Obrigada do fundo do coração por tantas mensagens e emails que me enviaram. Estou de volta :)."

26 comentários:

  1. Folgo muito pelo regresso! Ainda bem que os problemas de saúde se foram =) =)

    Quanto ao telefone... também tinha um desses em casa dos meus pais e estou na mesma... na altura quando se trocou para o de botões foi o entusiasmo da tecnologia, mas hoje em dia tenho saudades do seu som e de rodar o disco =)

    ResponderEliminar
  2. É mesmo a tua cara :)) Ainda bem que estás melhor!

    ResponderEliminar
  3. Só para acrescentar que, quando comecei a ler, me veio à cabeça um destes:

    http://cgi.ebay.co.uk/GENUINE-OLD-TELEPHONE-/370394116077?cmd=ViewItem&pt=UK_Collectables_RadioTelevision_Telephony_SM&hash=item563d35afed

    Um dia hei-de ter um assim eheh Este não acho dos mais bonitos, gosto mais dos pretos e em madeira. Mas hei-de ter um :)

    ResponderEliminar
  4. bem re-vinda :))

    já tenho pensado muitas vezes no antigo telf dos meus pais... que saudades.

    ResponderEliminar
  5. Olá, minha kida!
    Ainda bem q já recuperaste, as intoxicações alimentares são tramadas...ficamos numa fraqueza de morte!

    Percebo perfeitamente o teu entusiasmo pelo vintage!
    Tem tudo a ver!!!!
    Amei o pormenor do dicionário da língua portuguesa antigo!
    C\ as novas tecnologias qq dia até se perde o hábito de folhear um livro velho, daqueles q cheiram a biblioteca...

    Qd era gaiata, tinha a brincadeira de ser telefonista ou recepcionista c\ um telefone desses, pois tive a sorte dos meus pais ñ o terem trocado, mas compraram outro very modern e eu fiquei c\ esse p\ dar largas á imaginação...tantas consultas médicas q eu marquei c\ esse telefone...

    Ui, o barulhinho dos números a deslizarem no disco...
    Ah, e se um telefone tocasse poderia ser o nosso ou de qq vizinho pq os toques eram TODOS iguais...

    Bons tempos...
    Agora, as miúdas andam c\ os telemóveis antigos dos papás (alguns bem melhores q o meu...) p\ assistirem ás suas novas e actuais brincadeiras...ou servirem de estojo de maquilhagem, como já vi a minha sobrinha fazer...

    Será q a criançada de hoje em dia sabe sequer quem inventou o telefone?!

    Estamos velhas, é o q é...

    Mts beijiños,

    Rut

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que estás de volta... sabes que fazes muita falta por estes lados?
    Adoro esse telefone... que saudades dos barulhinhos...Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Estás de volta Luarte, que maravilha.
    Fico tão feliz por estares recuperada!!!

    Quanto ao telefone, temos dois cá em casa. Infelizmente o meu pai não é da minha ideia e estão todos arrumados.

    Quando tiver a minha casa vou raptar um deles para colocar na sala :-)

    São tão lindos!!!

    E tu Luarte, sempre a prendar-nos com estes apontamentos. És fantástica.

    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  8. É verdade, tb adoro esses telefones. Lembro-me perfeitamente o que fiz ao meu! É uma vergonha mas é verdade, fui eu que dei cabo dele para os senhores da companhia irem lá por um de botões... atirei com ele ao chão sem dó nem piedade, inflamada por uma amiga que já tinha um moderno e que fizera o mesmo ao antigo e consegui! Consegui o de botões e uma dôr na consciência que chegou uns anos depois qd começei a apreciar o que era antigo! Se fosse hoje... enfim, adolescente inconsciente!
    Beijinhos
    Silvia

    ResponderEliminar
  9. Estás de volta, que bom! Também queeeeeeeeero um telefone desses :)

    ResponderEliminar
  10. Bem...Tu es responsavel por tudo aquilo que cativas,fica o ano todo nos deixando cheias de ´déias,inspirações,nos conta seus dias,nos ensina a cozinhar e derrepente diz que esta doente e some....quase matou todo mundo de susto....não faça mais isso....mande o marido teclar um *Tô viva* e pronto...rsrsrsrsrs.
    Amo este tipo de telefone,mas ainda não tinha visto o preto...e o mais lindo de todos...
    Beijinhos
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  11. ola eu tambem tenho um igualzinho e tento outro em porcelana que era da minha avó em verde antiguissimo ,espero que ja estejas melhor bjs

    ResponderEliminar
  12. Trrim, Trrim...
    Olá, tudo bem?

    Também tenho saudades de ouvir esse som ,mas confesso que gosto muito dos modernos, pois têm todos os registos, aniversários eventos etc.
    Mas digo-te que tenho o outro mais antigo em baclite e funciona.

    1 beijinho

    ResponderEliminar
  13. Welcome back dear Luarte! Ainda bem que estás boa! Adorei o detalhe do telefone. Em casa dos meus pais tivemos um desses até aos meus 16 anos, e só deixámos de ter porque mudámos de casa e na casa nova já havia um telefone dos modernos...mas penso que a minha mãe tem o dela guardado na garagem...Confesso que prefiro os modernos sem fios porque gosto de estar bem confortável a falar (falo horas!) com as amigas!

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  14. Bem é uma maravilha ouvir-te falar (escrever) assim!!! Eu antes era toda muito moderna só gostava de moveis pretos tudo linhas direitas... e "perdi" tanta coisa da minha avó e das tias do meu marido! Um dia fui trabalhar numa loja de antiguidades e recuperação de moveis e fiquei completamente rendida!!! Hoje aproveito tudo guardo tudo. Lol, ou 8 ou 80 acho que sou de estremos!
    Também me lembro da minha avó ter um desses telefones e quando trocou foi mesmo porque avariou e até hoje só a conheço com outro telefone um verde e branco horroroso!
    Ainda bem que já estás melhor!!
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  15. Durante muito tempo tive cá em casa um telefone exactamente igual a este! Nem sei onde pára. Tenho de investigar. Mesmo que não funcione, é sempre um elemento decorativo original.

    Bjs (ainda bem que estás de volta)

    ResponderEliminar
  16. Olá Luarte,
    Olha eu também tenho um desses só que é em branco e funciona...
    Cheguei a ter em verde, mas troquei na PT por telefone de teclas para poder fazer as leituras da EDP (tinha que as marcar mas não por disco), já lá vão perto de 15 anos...
    Mas este telefone ficou sempre, porque não avariou, e como sempre gostei muito dele consegui tê-lo sempre cá em casa (veio de casa dos meus Pais) desde que aqui vivo... já lá vão quase 11 anos e sempre a funcionar... Não há desculpa se estiver no banho...oiço sempre.... e se for para ligar para o despertar... qual é o telefone que oiço??????....Qual é?????.... Claro...o velho telefone de disco...
    Quando não sei onde está o portátil... onde é que eu atendo o telefone????..... No hall de entrada.... que é o centro da casa é o lugar de destaque... e é onde está o meu telefone de disco...
    Estava com receio que agora com a fibra óptica o telefone não funcionasse...mas felizmente não se verificou... funciona e bem....
    Adoro o meu telefone de disco...
    Bjs.
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  17. Pois eu sempre gostei desses telefones e fiquei triste quando foi trocado em casa dos meus Pais. E o prazer que se tem (em todos diferentes, uns mais pesados, outros mais leves e lentos) em rodar é inexplicável!
    Estava eu no hospital (já sabes da minha saga) e pensava em pequenos prazeres e um deles era ir a casa dos Pais de uma amiga que mantiverem o telefone (VERMELHO! Era lindo!!) e fazer um telefonema de lá!!! ;)

    ResponderEliminar
  18. QUE BOM QUE MELHOROU...AMIGA É CLARO QUE VC DEVE TORCER PARA PORTUGAL,ATÉ NÓS AQUI TBÉM VAMOS A FAMILIA DO MEU MARIDO TEM UM PÉ EM PORTUGAL...O AVO DELE É DE LAGIOSA DO DÃO,SEMPRE ESTAMOS MARCANDO DER IR PASSEAR POR LÁ..VAMOS VER ALGUMA DIA QUEM SABE...NO DIA DO JOGO...BACALHOADA,COM CERTEZA!!
    BJS...

    ResponderEliminar
  19. Bons tempos e muito saudosismo....bjks...gil

    ResponderEliminar
  20. ola!
    eu tb tive um telefone desses na casa da minha avó k foi parar á PT outra vez mas a minha mae comprou 1destes:
    http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://img.photobucket.com/albums/v331/epamin0ndas/telefone005.jpg&imgrefurl=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-125529381-telefone-de-parede-antigo-com-juntas-de-malhete-_JM&usg=__8I8JRSczNiPg21WcvHXN1Gs4jQM=&h=800&w=533&sz=98&hl=pt-PT&start=2&um=1&itbs=1&tbnid=H37dWfhP-zzAVM:&tbnh=143&tbnw=95&prev=/images%3Fq%3DTELEFONE%2BDE%2BPAREDE%2BANTIGO%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26tbs%3Disch:1
    e ainda o tenho e funcionou durante mt tempo. imagina eu com 1.58 em bicos de pés para chegar ao bocal...era lindo...
    descubri numa loja da monumental um igal ao teu e de disco mas custava para cima dum dinheirao!!!
    Beta

    ResponderEliminar
  21. ainda bem que estás de volta! e que giro esse telefone!no escritorio onde trabalho háum mas só para decoração!são lindos!

    ResponderEliminar
  22. Deliciei-me a ler os vossos comentários e algumas das vossas peripécias e brincadeiras com os antigos telefones.
    Eu tenho as melhores leitoras do mundo :)
    Beijos para todas vocês

    ResponderEliminar
  23. Adorei o teu telefone!!! Ainda bem que já estás melhor e de volta. Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. eu tamb'em me lembro do clássico telefone verde claro de disco usado na minha casa.

    ResponderEliminar
  25. Que magnífico este telefone!

    Também gosto muito!
    Tenho um "verdinho" não tão antigo quanto este e mostrei ao meu sobrinho de dois anos e meio ele ficou olhando...o fone ele sabia onde colocar (apesar de estar de cabeça para baixo!) mas ele olhava, olhava aquela "rodinha" hahahaha

    Peguei o dedinho indicador dele e coloquei logo num "buraquinho" de número e ele foi ao DELÍRO a hora que soltou e rodou!!! kkkkk

    Foi hilário e ao mesmo tempo assustador! Sim!!! Pois isto significa que estou ficando muito velha!!! hahaha

    Um prazer conhecer seu espaço!
    Gostei muito e não conhecia!
    Achei na "barra lateral" do blog da estimada Hazel.

    Beijo de luz!

    ResponderEliminar
  26. Realizei o sonho de um telefone que faz trimmmmmmmm, é um charme a mais aqui em casa, o meu é vermelho!!!!
    Ah, adorei seu espaço é tão aconchegante!!!! como acredito que deva ser embaixo de seu telhado!!!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)