Queremos uma entradita antes do prato ou pratos principais e não há muitas ideias? Existem poucos recursos na nossa cozinha para fazer qualquer coisa de mais elaborado?
Uma solução saborosa, rápida e fácil pode passar por um patê.
Há mil e uma receitas de patê.
Umas mais elaboradas, outras mais simples.
Eu uso uma receita muito simples e que tem feito sucesso. E como já diz o ditado, "em equipa que ganha não se mexe".
Hoje houve almoçarada familiar em casa dos meus pais e a minha mãe pediu-me que fizesse o patê de delícias-do-mar para levar. Como custa menos de nada a fazer, foi com todo o gosto que assenti ao seu pedido.
Ingredientes
Hoje houve almoçarada familiar em casa dos meus pais e a minha mãe pediu-me que fizesse o patê de delícias-do-mar para levar. Como custa menos de nada a fazer, foi com todo o gosto que assenti ao seu pedido.
Ingredientes
- 1 pacote de delícias-do-mar
- 1 ovo cozido
- 2 dentes de alho grandes
- cebolinho q.b.
- maionese q.b.
Preparação:
1) Tiram-se as delícias-do-mar do congelador 15 minutos antes, ou então metemo-las no microondas durante alguns segundos. A ideia é que as delícias descongelem apenas o suficiente para se conseguirem cortar mais facilmente.
Preparação:
1) Tiram-se as delícias-do-mar do congelador 15 minutos antes, ou então metemo-las no microondas durante alguns segundos. A ideia é que as delícias descongelem apenas o suficiente para se conseguirem cortar mais facilmente.
2) Cortamos as delícias aos pedaços e colocamos na picadora, juntamente com os dois dentes de alho, o ovo cozido cortado ao meio e o cebolinho (eu prefiro cortar miudinho o cebolinho cá fora e juntar depois aos restantes ingredientes).
3) Trituramos tudo até ficar bem miudinho, mas não amassado.
4) Colocamos o preparado numa taça, adicionamos maionese a gosto (eu adiciono em média 3 colheres de sopa bem cheias porque gosto do patê mais compacto e de sentir o sabor definido dos ingredientes, e não tanto o paladar a maionese) e temos o nosso patê pronto a ser servido com tostinhas.
Cá para mim, o segredo está na fusão do alho com o cebolinho. O alho dá um sabor fantástico a todo o preparado, e nem sempre quem prova do patê é capaz de o adivinhar. Será da mistura com a maionese que lhe disfarça aquele sabor tão característico? Não sei! O que sei é que o patê de hoje, à semelhança do das outras vezes, durou menos de nada na mesa. Seus gulosos! :P

Quem é que te ensinou quem foi?
ResponderEliminarOlá,
ResponderEliminarJá tenho feito de atum, agora este nunca experimentei. Mas vou fazer porque parece-me muito bom, aliás parece-me excelente!!!
Bjs e obrigada pela dica.
Anabela
Oceanosemfundo: Tu deste-me várias dicas para o patê. O nosso patê tem ligeiras diferenças. Mas o teu também é muito bom, mnham, mnham :)
ResponderEliminarJinhos grandes
Anabela: experimenta e depois diz se gostaste.
Jitos
Adoro este género de patês..
ResponderEliminarNham Nham :p
Beijinhos*
Obrigada pela dica do alho, nunca experimentei mas vou tratar disso em breve ;)
ResponderEliminarParece muito fácil e gostoso, vou tentar fazer.......bjks...Gil
ResponderEliminarGosto imenso deste paté, só não costumo colocar o cebolinho, mas coloco umas gotas de Whisky como toque final;).
ResponderEliminarBeijinhos
Nham nham, que bom! Gostei imenso da dica! Com atum também deve ficar muito bom.
ResponderEliminarBeijinho
Também faço muito esta entrada, na Bimby e é sucesso garantido, toda a gente adora! Também faço uma entrada muito boa e simples: cogumelos receados. Limpa-se o interior dos cogumelos, enche-se com creme philadelphia de ervas e bacon cortado aos pedacinhos. Vai ao forno até o creme e os cogumelos ficarem dourados e já está! Uma delícia ;)
ResponderEliminarBeijocas
Delicia hem...acho que tenho alguns dos ingredientes....mas aquela salada de outro dia fez o maior sucesso,estou até pensando em fazer hoje de novo.....
ResponderEliminarBeijim
Deusa
vasinhos coloridos
òtima receita!!!!adoro receitas praticas!!!!dve ser uma deliia tb!!!rs Bjs
ResponderEliminarNunca experimentei, deve ser bom :))
ResponderEliminarOlá amiga
ResponderEliminarObrigada pela sugestão , super bom aspecto , económica e fácil de fazer . Hummmm
Beijocas da Xanó
Fui-fuiuuuuu! (assobio de elogio!)
ResponderEliminarEsta é daquelas receitas que mais gosto - fáceis e deliciosas!
Acabei por não enfeitar os copinhos de yogurte para o meu aniversário... Passei o dia fora com o Consorte, e só cheguei a casa de noite, por isso não me lembrei.
Mas está registado para uma próxima ocasião festiva!
Beijinhos
Até abre o apetite vir ao teu blog :-)
ResponderEliminarTambém costumo fazer de atum, mas estou tentada a experimentar este.
E lembrei-me até como seria para rechear uns ovos cozidos. Já estou a imaginar!!! Lol
Parabéns Luarte, parece delicioso.
Muito obrigado pela tua visita ao meu blog.
Beijinhos
Bom dia!
ResponderEliminarAgora com o verão á porta esse tipo de entradas sabe mesmo bem.
1 bjnho
Que bom aspecto...também destas maozinhas de fada não se esperava outra coisa...
ResponderEliminarBeijinhos
Oi
ResponderEliminarExperimentei e ficou óptimo, nao sobrou nada!! Outro dia vou experimentar com camaroes ou atum, em vez das delícias do mar. Acho que o segredo é mesmo a combinacao do cebolinho com o alho. Obrigada pela dica! Bjs
Paula M.