Mas recentemente atravesso uma fase em que preciso de encontrar alternativas viáveis e altamente competitivas ao caixote do lixo.
Na sexta-feira continuava a ter duas bananas a arrastarem-se cá por casa. Na altura vieram verdes num cacho. Coloquei-as no frigorífico. Havia muita outra fruta a precisar de ser comida. Ao fim de algum tempo o cacho veio parar à fruteira.
Nem a mim, nem ao P., nos andava a apetecer bananas. Sobraram duas e as pobres coitadas, alguns dias depois, foram novamente recambiadas para o frigorífico.
Tirei as ditas bananas do frigorífico. Que rico aspecto!
Bem sei que é uma vergonha mostrá-las, mas é só para verem em que estado as pobres coitadas se encontravam.
Lá fui eu à busca de nova receita de aproveitamento de fruta, mais especificamente de bananas. Não me estava a apetecer nenhum batido. E foi assim que surgiu a receita do bolo de banana e canela.
Mais uma vez, é uma receita super fácil e não dá trabalho nenhum (como eu disse anteriormente, a alternativa tinha de ser altamente competitiva ao caixote do lixo :P )
Ingredientes:
250 gr de bananas
200 gr de açúcar
300 gr de farinha
100 ml de leite
100 ml de óleo
2 ovos
1 colher de chá bem cheia de fermento
1 colher de chá bem cheia de canela
Preparação:
1) Na liquidificadora batem-se ao mesmo tempo as bananas com o leite, o óleo, os ovos, o açúcar e a canela.
2) Numa tigela verte-se o preparado anterior e adiciona-se a farinha e o fermento. Com a ajuda de uma colher-de-pau envolve-se tudo até ficarmos com uma massa homogénea.
3) Verte-se a massa para uma forma untada e enfarinhada (eu substituo o típico ritual da margarina por um fio de óleo que coloco no fundo da forma e espalho com a ajuda de um guardanapo) e decora-se o topo com rodelas de banana.
4) Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º C durante cerca de 30 minutos.

Olha que bem, viste? Tem um excelente aspecto! Tem de te dar mais destas de vez em quando!
ResponderEliminarBeijinhos
Silvia
O teu bolo tem um aspecto fantástico! Vou ficar com a receita para a próxima vez que houver bananas a ficar fora do prazo :P
ResponderEliminarHavendo por cá bananas maduras tenho mesmo de seu eu a comê-las já que o R. detesta.
Ontem também tinha aqui duas que estavam já cheias de pintinhas pretas e usei uma delas para fazer papas de aveia... Misturei com o leite e cozi tudo junto! Ficaram deliciosas e já nem tive de as adoçar. Foi o meu pequeno almoço.
Beijinhos
Olé!
ResponderEliminarEu costumo fazer mousse de banana. É muito boa fresquinha e uma sobremesa leve.
A receita no meu blog: http://citrag.blogspot.com/2008/04/mousse-de-banana.html
Achei muito boa sua receita,facil sem muito trabalho,adoro receitas práticas!!!
ResponderEliminarE seu bolo ficou muito bonito.
1 ANO SEM FAZER UM BOLO???!?!?
ResponderEliminarIsso era imoensável para mim... aqui quase todas as semanas pelos menos há um bolo, de compra ou dos nossos!! E não, até nem sou gorda!! Aqui em casa está tudo na elegãncia, lol!
Passa no meu blog tenho uma receita de bolo d chocolate no microndas até fica com um cremezinho por cima, hummm delicioso! E se comeres esse bolo com gelado de baunilha ... parece sobremesa de restaurante 6 estrelas!!!
Bjnhs!!
mas que bananas pretas!! credo nunca vi bananas dessa cor. hihihi bem eu tb deixo aqui o comentário acerca de cozinhar...bolos eu nunc afço bolos ok vim cá por causa da Dama d s camélias que falava neste blogue. por isso vim convidada agora vou fazer outras visitas. kis E boa semana de trabalho. :)
ResponderEliminarPara bananas demasiado maduras, uma receita de doce é sempre uma óptima solução (seja bolo, compota, mousse,...). Deixo ficar também uma dica que li há dias num livro da Nigella. Diz ela que congela as bananas maduras, descascadas e partidas em 4 pedaços. Guarda num saco de congelação hermética e usa os pedaços para fazer batidos (os pedaços de banana substituem o gelo ou gelado) e dão consistência e frescura ao batido. Assim, nem precisas deixar as bananas ficarem tão maduras. Quando vires que já ninguém as quer comer, descascas, partes e congelador com elas. Isto, se gostares de batidos, claro! :D
ResponderEliminar(sem querer abusar do espaço...mas)Deixando outra ideia que costumo usar: quando tenho pequenas quantidades de fruta que:
ResponderEliminara) está demasiado madura e ninguém come
b) tem muito bom aspecto, mas não tem sabor (quantas vezes não compramos, por exemplo, melão e depois o sabor é nulo?),
a solução que utilizo é misturar as frutas e fazer compota. Já fiz uma que chamei "compota tropical" que levou abacaxi (que era mt azedo), papaia (que não sabia a nada) e banana (madura, óbvio). Também fiz outra com frutas mais corriqueiras (maçãs, ameixas, pêssego e bananas). Só digo que estas miscelâneas ficam divinais. Desculpa se me alonguei, mas deitar comida fora é algo que me deixa "doente" e não custa nada partilhar as nossas dicas :D
parabéns pelo bolo, sobretudo por ter ficado com uma aparência tão leve e fofa (os meus bolos com banana ficam tipo panqueca :'( )
ResponderEliminarquanto ao óleo, eu só uso uma colher para os scones (aliás, não eu, o meu namorado, que ele é que é especialista em lambarices-de-pequeno-almoço-de-domingo). para os bolos, aprendi que uma alternativa mais saudável é utilizar natas, bem batidas, que se incorporam no bolo como se fosse o óleo. tenho utilizado e não me posso queixar :)
quanto à fruta, faço salada de fruta, com sumo de limão por cima. e uns mini-marshmallows a dar um ar de doce muito elaborado (no final fica uma calda maravilhosa).
Uma boa forma de aproveitar a fruta que se encontra mais madura.
ResponderEliminarA melhor forma de substituir a utilização de óleo em bolos é colocar iogurtes naturais.
Os bolos ficam na mesma com uma consistência óptima e húmida e o iogurte torna o bolo bem mais saudável que o óleo, tal como pretendes.
Espero ter ajudado.
Beijinhos***
Muito obrigada pelas vossas sugestões :) Gostei de todas elas.
ResponderEliminarP.S. AVOGI, não te assustes com as bananas! Elas estavam pretas, mas não estavam podres. O frigorífico acelerou-lhes o processo de oxidação da casca :P
Beijocas para todas
Normalmente uso em batidos mas vou levar esta receitinha para experimentar;)
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarOlha, se ficou bom, tenho que acreditar em ti (e acredito)... mas que ficou bonito, ahhhh isso ficou mesmo!
ResponderEliminarAdorei o blog e agora venho cá sempre ver o que há de novo.
Um abraço
Adriana
http://coisasqueeuamoetc.blogspot.com
E quantos ovos levou?
ResponderEliminarbj,
DB
Olá, DB
ResponderEliminarObrigada pela chamada de atenção. Não tinha reparado que não tinha colocado os ovos. Já adicionei a informação ao post. São 2 ovos.
Beijinhos
ehehehe!
ResponderEliminarEu fiz a receita para levar para o infantário da filhota, ficou bom mas notou-se que havia ali qualquer coisa a mais... não sabia quantos ovos eram meti 5!!...ehehehe
Mas as educadoras pediram-me a receita!
Obrigada!
bjs
DB
Olá
ResponderEliminarTambem eu tinha umas bananas pretinhas na fruteira e experimentei fazer o teu bolinho...
Só posso agradecer teres partilhado connosco pois é uma maravilha
Obrigada e beijocas
Sílvia
Este post já antigo mas resolvi experimentar a receita. Tenho um filho pequeno que de vez em quando não come tantas bananas como as que compro, o resultado é que ficam assim pretas do frigorífico. O bolo diz banana e canela mas não refere quando se junta a canela, eu coloquei-a por cima depois de o bolo estar feito. Também utilizai azeite em vez do óleo e ficou bonito à mesma e muito bom.
ResponderEliminarOlá, mamã do Princípe Pipoca :) Tem toda a razão no reparo que faz. Acabei de colocar a canela que faltava no post, isto é, exactamente no primeiro passo de confecção.
ResponderEliminarBeijinhos