domingo, 4 de julho de 2010

A coisa está preta :P

Sou tão doceira, tão doceira, que só ao fim de um ano de aqui morar, é que me decido a fazer um bolo :P

E o motivo nem sequer foi porque me(nos) tivesse dado um desejo louco de bolo, ou tivesse surgido alguma ocasião especial. Nada disso!

Aliás, somos muito pouco boleiros e os doces aqui também são muito fáceis de se gerirem: se existem comem-se ou vão-se comendo, se não existem não nos fazem falta.

Mas recentemente atravesso uma fase em que preciso de encontrar alternativas viáveis e altamente competitivas ao caixote do lixo.

Na sexta-feira continuava a ter duas bananas a arrastarem-se cá por casa. Na altura vieram verdes num cacho. Coloquei-as no frigorífico. Havia muita outra fruta a precisar de ser comida. Ao fim de algum tempo o cacho veio parar à fruteira.

Nem a mim, nem ao P., nos andava a apetecer bananas. Sobraram duas e as pobres coitadas, alguns dias depois, foram novamente recambiadas para o frigorífico.

Não sei se vos acontece o mesmo. Cá em casa quando há pouca fruta apetece-nos fruta, apetece-nos variedade de fruta... E quando a há com fartura, anda para aqui a rebolar de um lado para o outro e ninguém anda com vontade dela.

Tirei as ditas bananas do frigorífico. Que rico aspecto!


Bem sei que é uma vergonha mostrá-las, mas é só para verem em que estado as pobres coitadas se encontravam.

Lá fui eu à busca de nova receita de aproveitamento de fruta, mais especificamente de bananas. Não me estava a apetecer nenhum batido. E foi assim que surgiu a receita do bolo de banana e canela.

Mais uma vez, é uma receita super fácil e não dá trabalho nenhum (como eu disse anteriormente, a alternativa tinha de ser altamente competitiva ao caixote do lixo :P )

Ingredientes:
250 gr de bananas
200 gr de açúcar
300 gr de farinha
100 ml de leite
100 ml de óleo
2 ovos
1 colher de chá bem cheia de fermento
1 colher de chá bem cheia de canela

Preparação:
1) Na liquidificadora batem-se ao mesmo tempo as bananas com o leite, o óleo, os ovos, o açúcar e a canela.

2) Numa tigela verte-se o preparado anterior e adiciona-se a farinha e o fermento. Com a ajuda de uma colher-de-pau envolve-se tudo até ficarmos com uma massa homogénea.

3) Verte-se a massa para uma forma untada e enfarinhada (eu substituo o típico ritual da margarina por um fio de óleo que coloco no fundo da forma e espalho com a ajuda de um guardanapo) e decora-se o topo com rodelas de banana.

Para decorar usei de uma terceira banana não tão maltratada :P

4) Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º C durante cerca de 30 minutos.

O bolo ficou muito saboroso :)

Notas:
1) É certo que o óleo dá uma textura espectacular ao bolo, mas havendo uma alternativa melhor preferia-a sem hesitar (apesar de a quantidade nem ser muito grande, óleo é coisa que tento evitar sempre que possa). Ideias precisam-se...

E vocês, como aproveitam as bananas maduras aí em casa?

Beijocas e o resto de um bom fim-de-semana

20 comentários:

  1. Olha que bem, viste? Tem um excelente aspecto! Tem de te dar mais destas de vez em quando!
    Beijinhos
    Silvia

    ResponderEliminar
  2. O teu bolo tem um aspecto fantástico! Vou ficar com a receita para a próxima vez que houver bananas a ficar fora do prazo :P

    Havendo por cá bananas maduras tenho mesmo de seu eu a comê-las já que o R. detesta.

    Ontem também tinha aqui duas que estavam já cheias de pintinhas pretas e usei uma delas para fazer papas de aveia... Misturei com o leite e cozi tudo junto! Ficaram deliciosas e já nem tive de as adoçar. Foi o meu pequeno almoço.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olé!
    Eu costumo fazer mousse de banana. É muito boa fresquinha e uma sobremesa leve.
    A receita no meu blog: http://citrag.blogspot.com/2008/04/mousse-de-banana.html

    ResponderEliminar
  4. Achei muito boa sua receita,facil sem muito trabalho,adoro receitas práticas!!!
    E seu bolo ficou muito bonito.

    ResponderEliminar
  5. 1 ANO SEM FAZER UM BOLO???!?!?
    Isso era imoensável para mim... aqui quase todas as semanas pelos menos há um bolo, de compra ou dos nossos!! E não, até nem sou gorda!! Aqui em casa está tudo na elegãncia, lol!
    Passa no meu blog tenho uma receita de bolo d chocolate no microndas até fica com um cremezinho por cima, hummm delicioso! E se comeres esse bolo com gelado de baunilha ... parece sobremesa de restaurante 6 estrelas!!!

    Bjnhs!!

    ResponderEliminar
  6. mas que bananas pretas!! credo nunca vi bananas dessa cor. hihihi bem eu tb deixo aqui o comentário acerca de cozinhar...bolos eu nunc afço bolos ok vim cá por causa da Dama d s camélias que falava neste blogue. por isso vim convidada agora vou fazer outras visitas. kis E boa semana de trabalho. :)

    ResponderEliminar
  7. Para bananas demasiado maduras, uma receita de doce é sempre uma óptima solução (seja bolo, compota, mousse,...). Deixo ficar também uma dica que li há dias num livro da Nigella. Diz ela que congela as bananas maduras, descascadas e partidas em 4 pedaços. Guarda num saco de congelação hermética e usa os pedaços para fazer batidos (os pedaços de banana substituem o gelo ou gelado) e dão consistência e frescura ao batido. Assim, nem precisas deixar as bananas ficarem tão maduras. Quando vires que já ninguém as quer comer, descascas, partes e congelador com elas. Isto, se gostares de batidos, claro! :D

    ResponderEliminar
  8. (sem querer abusar do espaço...mas)Deixando outra ideia que costumo usar: quando tenho pequenas quantidades de fruta que:
    a) está demasiado madura e ninguém come
    b) tem muito bom aspecto, mas não tem sabor (quantas vezes não compramos, por exemplo, melão e depois o sabor é nulo?),
    a solução que utilizo é misturar as frutas e fazer compota. Já fiz uma que chamei "compota tropical" que levou abacaxi (que era mt azedo), papaia (que não sabia a nada) e banana (madura, óbvio). Também fiz outra com frutas mais corriqueiras (maçãs, ameixas, pêssego e bananas). Só digo que estas miscelâneas ficam divinais. Desculpa se me alonguei, mas deitar comida fora é algo que me deixa "doente" e não custa nada partilhar as nossas dicas :D

    ResponderEliminar
  9. parabéns pelo bolo, sobretudo por ter ficado com uma aparência tão leve e fofa (os meus bolos com banana ficam tipo panqueca :'( )

    quanto ao óleo, eu só uso uma colher para os scones (aliás, não eu, o meu namorado, que ele é que é especialista em lambarices-de-pequeno-almoço-de-domingo). para os bolos, aprendi que uma alternativa mais saudável é utilizar natas, bem batidas, que se incorporam no bolo como se fosse o óleo. tenho utilizado e não me posso queixar :)

    quanto à fruta, faço salada de fruta, com sumo de limão por cima. e uns mini-marshmallows a dar um ar de doce muito elaborado (no final fica uma calda maravilhosa).

    ResponderEliminar
  10. Uma boa forma de aproveitar a fruta que se encontra mais madura.

    A melhor forma de substituir a utilização de óleo em bolos é colocar iogurtes naturais.

    Os bolos ficam na mesma com uma consistência óptima e húmida e o iogurte torna o bolo bem mais saudável que o óleo, tal como pretendes.

    Espero ter ajudado.

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada pelas vossas sugestões :) Gostei de todas elas.

    P.S. AVOGI, não te assustes com as bananas! Elas estavam pretas, mas não estavam podres. O frigorífico acelerou-lhes o processo de oxidação da casca :P

    Beijocas para todas

    ResponderEliminar
  12. Normalmente uso em batidos mas vou levar esta receitinha para experimentar;)

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Olha, se ficou bom, tenho que acreditar em ti (e acredito)... mas que ficou bonito, ahhhh isso ficou mesmo!

    Adorei o blog e agora venho cá sempre ver o que há de novo.

    Um abraço

    Adriana
    http://coisasqueeuamoetc.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. E quantos ovos levou?
    bj,
    DB

    ResponderEliminar
  16. Olá, DB
    Obrigada pela chamada de atenção. Não tinha reparado que não tinha colocado os ovos. Já adicionei a informação ao post. São 2 ovos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. ehehehe!
    Eu fiz a receita para levar para o infantário da filhota, ficou bom mas notou-se que havia ali qualquer coisa a mais... não sabia quantos ovos eram meti 5!!...ehehehe
    Mas as educadoras pediram-me a receita!
    Obrigada!
    bjs
    DB

    ResponderEliminar
  18. Olá
    Tambem eu tinha umas bananas pretinhas na fruteira e experimentei fazer o teu bolinho...
    Só posso agradecer teres partilhado connosco pois é uma maravilha
    Obrigada e beijocas
    Sílvia

    ResponderEliminar
  19. Este post já antigo mas resolvi experimentar a receita. Tenho um filho pequeno que de vez em quando não come tantas bananas como as que compro, o resultado é que ficam assim pretas do frigorífico. O bolo diz banana e canela mas não refere quando se junta a canela, eu coloquei-a por cima depois de o bolo estar feito. Também utilizai azeite em vez do óleo e ficou bonito à mesma e muito bom.

    ResponderEliminar
  20. Olá, mamã do Princípe Pipoca :) Tem toda a razão no reparo que faz. Acabei de colocar a canela que faltava no post, isto é, exactamente no primeiro passo de confecção.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)