quarta-feira, 7 de julho de 2010

Rubrica das Leitoras #6

Este post também daria um magnífico subtítulo do género: O que os passarinhos da Beta penaram para cá chegar!

Eu cá diverti-me muito com as peripécias que a Beta me foi contando. Ela é que não deve ter achado a mesma piada :P

Mas para perceberem melhor esta história, comecemos pelo início.

Há coisa de 1 mês e tal a Beta contou-me que tinha em casa uma árvore que morreu. Nunca a conseguiu deitar fora.

Apesar de já só ser ramos secos, gosta tanto dela que foi incapaz de a pôr no lixo ou na lareira (eu cá também teria escolhido fazer o mesmo).

Mas também não sabia o que fazer com ela...

Até ao dia em que viu estes meus passarinhos. Achou a ideia tão linda e fácil que se julgou, de imediato, capaz de dar nova vida à sua velha árvore.

Assumiu-se sempre como alguém com muito pouco jeitinho para trabalhos manuais, mas ficou confiante que este trabalho de corte e colagem não a iria deixar ficar mal.

Primeiro entrave: não conseguia encontrar um molde que gostasse. Moldes até havia muitos pela net, mas ela queria um que fosse o mais semelhante possível ao meu, por ser tão redondinho.

Infelizmente estava complicado ajudá-la. Não fiquei com nenhum molde porque os meus foram desenhados cá em casa.

Mas a Beta é uma desenrascada e como quem não tem cão caça com gato, tratou de arranjar uma solução à sua medida: foi ao meu blog, guardou a imagem close-up do passarinho, inseriu-a no word, aumentou para o tamanho desejado e imprimiu 2 vezes. Numa recortou o corpo, na outra só a asa. Já tinha as peças que precisava!

Depois foi só procurar na net pautas, a sua música preferida e experimentar várias tipos e tamanhos de letra...

Só faltava arranjar o cartão para o molde e colar.

Citando as suas próprias palavras: "Como tinha uns separadores velhinhos achei que servia e toca de cortar tudo, colar, recortar um bocadinho para dar margem para queimar e fogão com eles…….nao sabia se havia de rir ou chorar….queimou tudinho. Os meus dedos inclusivé!!!!"

Os separadores reciclados não resultaram e era uma vez uns passarinhos!!! Foram incinerados!

Nada de desistir, vamos à segunda tentativa.

"Tenho de fazer outra vez até acertar. Com o cartão de uma caixa para envio postal fica mal cortado (é mt grosso) e quando queimei ficaram umas partes mal feitas mas acho k já lhe apanhei o jeito".

Terceira tentativa...

O melhor é desfazer uma caixa de cereais e fazer tudo outra vez!!!!

Finalmente, e ao fim de mais de um mês de trabalho de parto, os passarinhos nasceram há pouquíssimos dias :)

A Beta partilhou comigo as fotos e no final do email diz-me:

"PS: consegues ver o passarinho mais no cimo? o primeiro? é o teu! uma pequena homenagem a quem eu roubei a ideia... Vou tentar tirar uma foto mais de perto…tu n sabes mas os teus passarinhos tiveram inveja dos teus quadros do wc e acharam k se eles tiveram filhotes (os quadros) os passarinhso (e passarinhas) tb podiam, so k para n reparares mandaram o filhote para minha casa e ele pousou no raminho mais alto. A diferença é que ele tem a música do Pedro Abrunhosa na asa e os meus têm o ONE dos U2. Mas eles dão-se todos bem e aceitam as diferenças entre si".

Que querida! Não há-de uma pessoa derreter-se com miminhos destes. Fiquei muito feliz pelo seu gesto tão simpático e genuíno e por ter querido tão espontaneamente uma "lembrança" minha lá por casa.

Mas a Beta não ficou totalmente satisfeita com o resultado final (e depois a perfeccionista sou eu :P).

"Os meus passarinhos foram impressos em papel normal pk n tenho tinteiros e mandei imprimir aqui no trabalho e nem me lembrei do papel reciclado….mas achei-os mt branquinhos e dei logo c o café mas ainda os acho brancos demais provavelmente pk é tudo mt amarelado na zona em k estão…ele é cortinado creme e laranja, ele é arvore creme, ele é quadro c/ castanho e laranja….os passarinhos estão a destoar …"

Desta vez, decidiu não ser tão afoita e não arriscar demasiado. Depois dos percalços anteriores, o receio que os passarinhos perdessem a vida por afogamento em café, não era assim tão disparatado. Aproveitando as temperaturas que se têm feito sentir, talvez pô-los a apanhar banhos de sol à janela, não fosse má ideia. Mas, e se batessem de novo a bota por desidratação?

Com um saquinho de chá usado... Eles ficam bronzeados num instante e sem correrem mais riscos :)

Independentemente da cor, ou falta dela, acho que os passarinhos ficaram muito bonitos, o resto são pormenores que com o tempo se podem ir aperfeiçoando. Não fiques cabisbaixa com os resultados porque ficaram mesmo giros. E o que dizer da tua árvore seca... mete o meu arbustinho num canto :P




Depois das férias a Beta vai fazer mais passarinhos. Vai ser cá uma chilreada na sua casa :)

P.S. Espero que não te importes e não te zangues por te ter citado, mas achei que só as minhas palavras seriam muito pobrezinhas para ilustrar toda esta história.

Beijinhos com muitos piu-pius à mistura! :)

13 comentários:

  1. Não consegui deixar de esboçar um sorriso ao ler este post!
    Este passarinhos valem ouro :p

    Quanto à árvore, também eu me rendi aos pauzinhos secos :) Um dia destes passeava pelos campos e montes na terra da minha mãe e encontrei uns galhos de Carvalho secos. Muito bonitos e não resisti a dar-lhes abrigo cá em casa!! Não só pela beleza delas, mas também porque consegui trazer um bocadinho daquela aldeia, da qual muito gosto e que tão boas recordações me traz, para dentro de casa!!

    ResponderEliminar
  2. Ola Luarte,

    fartei-me de rir com o teu post....por uns segundos ate parecia k a historia toda n tinha sido comigo.....
    eu avisei k n tinha jeitinho nenhum para estas coisas....
    e acabei por fazer nos tais separadores mas c muuuuuuuuuuuuito jeitinho.
    e o teu raminho é lindo na mesma.´
    e agora continua lá c as boas ideias( e faceis) para a malta tas roubar....

    beijokas
    Beta

    ResponderEliminar
  3. Estão lindos parabéns pela ideia que deste á Beta e Beta parabéns ficaram um doce os teus passarinhos;)

    ResponderEliminar
  4. Olá Lu,
    Tens uma maneira muito divertida de contar as coisas!!! lol, ficaram muito giros os passarinhos da Beta... e que trabalho ela teve!!!! Coitada! Mas o fim é merecido, ficaram muito bem. Eu também sou imcapaz de deitar fora algo que goste muito (as vezes escondo e depois volta a ir buscar) por mais estragado ("morto" neste caso)que esteja. Invento qualquer coisa para voltar a usar.

    Beijinhos,
    Parabens pelo reusltado Beta!!

    ResponderEliminar
  5. Adorei a ideia e um dia destes vou experimentar! :D Há explicações de como fazer?

    ResponderEliminar
  6. Cor de Cha,

    a explicaçao é fazer c muito cuidado ehehehehehe.se fores apressada e queres ver as coisas logo prontas(como eu) vais ter uma aventura.
    eu colei a pauta no corpo (do tal molde) e cortei quase rentinho, depois passei isqueiro mas quase sem tocar no passarinho ou seja nao chega a queimar, fica so preto na borda, fiz o mesmo para a asa mas em vez de pautas usei a letra da musica( quem copia, copia tudo!). colei as duas e por tras colei o fio para pendurar. por tras fiz batota e colei uma pauta a apanhar o passarinho todo( desculpa Luarte) e voltei a queimar.Desejo k n tenhas dedos queimados( com o eu), que consigas n queimar o passarinho todo( como eu ) e k n demores 1 mes ( como eu).
    eu fiz a impressao das putas e da letra em papel normal e n gosto. ficam muito brancos.se puderes imprimir em papel reciclado ou c pelo menos uma corzinha acho k fica melhor.
    desejo-te tuda a sorte e jeitinho do mundo( coisa k eu n tive - snif snif)
    beijokas
    Beta

    ResponderEliminar
  7. Eu já tinha gostado dos passarinhos!!
    Agora fiquei a gostar ainda mais!!!

    Alguém tem uma árvore seca que me possa dispensar!!!????

    ResponderEliminar
  8. anabenfica: também sou muito como tu, muito ligada às recordações :)

    Beta: ainda neste último fds lembrei-me de ti. Estive na Praia do Salgado, perto da Nazaré e eram só pedrinhas na praia. As pedrinhas que te faltam para terminares o teu napron :)
    Beijocas

    Cor de Chá: A Beta já se te deu boas explicações, mas se tiveres alguma dúvida, escreve-me para o email que eu ajudo.

    Sofia: O meu ramito ao contrário do da Beta não era nenhuma árvore. Era um ramo seco partido que encontrei na mata. Sugiro-te que organizes um piquenique na serra e depois dês um passeio a seguir ao almoço. Vais ver a quantidade de ramos giros que vais encontrar :)

    Beijocas para todas as meninas :)

    ResponderEliminar
  9. ohhhhhhhhhhhh
    e nao apanhaste as pedrinhas para mim??????

    eu guardei-te o tronco...ehehehehehe

    beijokas

    ResponderEliminar
  10. Beta, eu ainda pensei nisso, mas estava de passagem e sem nenhum saco de plástico à mão.
    Mas acho que com alguma paciência consegues reunir o número que precisas nas idas à praia, não?

    Jitos :)

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada à Beta pelas explicações. Luarte, quando fizer, prometo que envio fotos para a rubrica das leitoras.

    Por vocês estarem a falar de pedras da praia, lembrei-me de uma situação que me aconteceu vai fazer dois anos. Costumo fazer férias de mochila às costas (aquelas em que se tem de levar a casa toda...). Pois que no último dia, antes de apanhar penúltimo comboio para casa, eu e a minha colega passamos em Vila Praia de Âncora e estivemos um largo tempo na praia. Eu que sempre fui dada às artes manuais (ou artices, como lhes costumo chamar) começo a ver mil e uma possibilidade para as pedras e búzios que via à minha frente... Resultado: acabei com um saco na mochila, cheio de pedras de todas as cores e feitios, búzios e demais conchas (inclusive uma pedra com a qual posteriormente fiz um pisa-papéis - imaginem o tamanho...). Já não bastava o peso das minhas coisas e ainda tive de trazer as pedras LOL O que vale é que era o último dia. Mas valeu a pena :D

    ResponderEliminar
  12. ola bom dia.
    Cor de Cha acho k passamos todas pelo mesmo ..saimos de casa e quando voltamos trazemos a natureza conosco...ha uns anos fui a vila nova de foz coa e tb de mochila as costas k a ideia era correr aquela zona de comboio e no ultimo dia tb trouxe um calhau c 3 kilos em formato de piramide cheio daqueles risquinhos tipicos das pedras de la. esta na minha sala e como companhia ja em mais calhaus de outras zonas mas esses vierem de carro....
    nao pudemos sair de casa!!!!!
    o tal individual é:
    http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.opendeco.es/wp-content/uploads/2007/12/piedras-para-vestir-la-mesa.jpg&imgrefurl=http://www.opendeco.es/ideas-originales-para-vestir-la-mesa/&usg=__zpPGz_KoO45I9QMHQLJ5MATLk8A=&h=400&w=350&sz=19&hl=pt-PT&start=1&tbnid=r-7kP_nhQMvz-M:&tbnh=124&tbnw=109&prev=/images%3Fq%3Dpiedras%2Bpara%2Bvestir%2Bla%2Bmesa%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1
    o meu ta parado k fikei sem pedrinhas!
    Beijokas a todas
    Beta

    ResponderEliminar
  13. Que excelente ideia! Vais conseguir acabar. Programa uma visitinha à praia ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)