quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Considerações sobre uma panela chamada Bimby


Há quem diga que quem tem uma bimby tem tudo.

E agora, o que será de mim que não tenho uma?

E pior que isso, o que será de mim que nunca me senti entusiasmada em ter uma (apesar de ter provado várias iguarias confeccionadas por esta máquina, que muitos consideram a maior invenção do séc. XXI ou a 8ª maravilha do mundo)?

Felizmente parece-me, a avaliar pelas pessoas à minha volta, que a febre bimbólica começou a dar tréguas, a diminuir. Ou será impressão minha?

Opá, já ninguém as podia ouvir! Porque a máquina faz isto, porque a máquina faz aquilo, porque a máquina faz este mundo e o outro... pronto, está bem! Já percebi! Não é preciso voltar ao início! Chega de histerismos!

E a pouco e pouco, este discurso tão empolgado e defensor, de quem tem uma bimby há dias ou há poucos meses, começou a tornar-se menos efusivo. Não digo menos convicto, porque quem faz um investimento destes tem sérias dificuldades em algum dia vir a admitir que a máquina não é mesmo uma maravilha.

Eu não sou de maneira nenhuma anti-bimby, perceba-se!
Eu não digo que a bimby não faça umas coisas bem boas. Os geladinhos, as sopinhas, as caipirinhas, etc... upa, upa :)

E não digo que não valeria o investimento, se a bimby com as actuais funcionalidades que tem, não estivesse a menos de metade do preço. Mas pelo preço que ainda se paga por ela, e tendo em conta aquilo que ela ainda não é capaz de fazer, acho-a estupidamente cara.

A bimby surgiu sobretudo com o propósito de nos facilitar a vida, de nos POUPAR TEMPO na cozinha.

Mas a bimby não descasca, não corta, não me prepara, grosso modo, os alimentos. Eu não sei como é convosco, mas esta é talvez uma das partes mais chatas da confecção e onde se perde também mais tempo.

Ah, mas tem também a função de picadora! Oh, bolas eu nessa parte pico num abrir e fechar de olhos as cebolas e alhos directamente para o interior do tacho. E se fosse por aí, tinha sempre a alternativa da picadora que tenho no armário ou então comprava já tudo picado. Fica "sensivelmente" mais barato!

Quando tudo isto está feito, a mim dá-me imenso gozo cozinhar. É nesta parte que posso ser criativa à vontade. Inventar nas quantidades. Este é o momento em que faço rodopiar a colher de pau na panela e me sinto uma verdadeira cozinheira. Então, na melhor altura é que a bimby entra em acção? Oh minha amiga, já chegaste um pouco tarde para a janta!

Mas a bimby liberta-nos da panela e do fogão e pode-se FAZER OUTRAS COISAS AO MESMO TEMPO.

Eu diria que a prática faz o mestre, e qualquer pessoa com alguma prática na cozinha consegue perfeitamente fazer outras coisas simultaneamente, dentro e fora deste espaço, e sem correr o risco da comida se estorricar ou transbordar. E mesmo que excepcionalmente estas situações aconteçam, faz parte e acontece aos melhores. Vivam os imprevistos e os enganos! Mal de mim se estivesse à espera da bimby para revolucionar essa parte da minha vida. A minha maçã-temporizadora também faz maravilhas! :D

A bimby traz-nos a promessa ou pelo menos a ideia que passaremos a TRABALHAR MENOS na cozinha.

É impressão minha ou é exactamente o fenómeno contrário que se verifica? O que eu vejo é as pessoas a fazerem uma porrada de coisas com a máquina. Então trabalha-se menos? A mim parece-me que trabalha-se a dobrar. Entenda-se a dobrar no sentido de não só não nos poupar o tempo prometido, ou o tempo que queriamos ter a mais para outras coisas, como agora há que meter tudo o que se fez no bucho, o chamado trabalho da engorda.

Ah, mas a bimby não suja tanta louça! Faz-se tudo no mesmo copinho!

Então, mas para que raio comprei eu a máquina de lavar louça? Não foi para me facilitar a vida naquilo que não gosto nada de fazer? Até aqui não me tem deixado ficar nada mal!

Ah, mas a bimby substitui num único artigo a picadora, a batedeira e um sem número de apetrechos...

Pois é, e agora a solução é chutar para canto o dinheiro que gastei em todos esses pequenos aparelhos eléctricos? Então afinal, e feitas as contas, a Bimby fica bem mais cara que os cerca de 1000 euros!

Quando a bimby, além do que faz, passar a descascar tudo, quando ela fizer um bom assado, um bom grelhado, acho que aí sou a primeira a ficar convencida.

As demonstrações, qualquer que seja o produto que queiram vender, são preparadas minuciosamente, carregadinhas de lirismos e poesias. Mas porque já perdi a conta ao número de demonstrações que tenho visto de tudo e mais alguma coisa, sou daquelas que há muito já ganhou calo rijo.

E hoje em dia, com tanta gente bimbólica, de certeza que qualquer um de nós não terá dificuldade em arranjar alguém próximo que lhe empreste a sua "preciosidade" por um par de dias. Aí terá tempo para tirar as suas conclusões sem pressões de qualquer género (tal como fez o Pedro Couto e Santos, do Macacos sem Galho). E se se renderem mesmo aos feitiços da máquina, acho que aí valerá a pena todo o investimento.

Eu diria que, e em jeito de conclusão, como um presente, de casamento por exemplo, a bimby é com toda a certeza uma boa aquisição.

Para quem está agora a montar casa, e não tem uma série de apetrechos eléctricos, a bimby substitui na perfeição e traz o bónus de fazer outras coisas mais.

Para quem não sabe cozinhar ou gosta pouco, pode sentir-se orgulhoso(a) por deixar de ser um zero à esquerda, e ainda fazer sensação em jantares de convívio.

E para quem não sabe mais o que há-de fazer ao dinheiro, julgo que ter uma bimby em casa não é nada mal pensado.

Mais do que isto, não vejo extraordinárias vantagens para o investimento que se faz.

54 comentários:

  1. Identifico-me com tudo o que dizes excepto uma coisa...

    Eu sou anti-Bimby!!!

    E já não posso ouvir falar dela!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo plenamente que para quem já cozinha e gosta de cozinhar a bimby não faz muito sentido... os meus sogros ofereceram-nos a bimby quando ficamos noivos, suponho que para compensar o N não saber cozinhar... poupamos nos outros electrodomésticos porque já tinhamos a bimby e safamo-nos bem com ela... o melhor é que foi um incentivo para o N saber cozinhar e embora ele não adore, se for preciso faz ele o jantar... o que é sempre óptimo ;)

    Para mim é óptimo para fazer sobremesas (o que eu não gostava de cozinhar, gosto mais de pratos salgados) e despacha-me a sopa em tres tempos...

    Somos também fas do peixe ao vapor...

    Tirando isso vamos variando, ora cozinhamos na bimby ora no fogão... se tiver de ser o N a fazer o jantar porque eu vou chegar tarde já sei que tenho de lhe deixar uma receita da bimby ;)

    O que acho mesmo é que cada caso é um caso... há casas em que uma bimby faz muito jeito (já sei de casas com duas bimbys até...) e há casas em que ter a bimby ou não ter é igual ao litro... cada um sabe de si ;)

    ResponderEliminar
  3. Eu também sou uma anti-bimby, mas apenas porque como disse e muito bem, adoro cozinhar e a parte mais criativa, que mais nos gozo dá, que é "inventar" um bocado nos temperos, nas quantidades, etc, a bimby chega e...pumbas! tira-nos o melhor da festa. :-)

    ResponderEliminar
  4. Eu tive a sorte de a Bimby ter sido oferecida. Mas já não a dispenso :) é uma grande ajuda mesmo. E realmente, poupa-se tempo, bem precioso que não tenho muito. Claro que também uso o fogão, acabo por usar as 2 coisas e assim consigo gerir os jantares. Para dias de festa, é mesmo uma grande ajuda, faz de tudo, limonada, sumos, batidos, gelados, doces, bolos, tudo num instante. Percebo que para quem paga não é fácil dar tanto dinheiro, mas no meu caso dá mesmo muito jeito e estou bastante satisfeita. Tem um contra, que é o tamanho. Por enquanto dá para nós, mas para uma família maior é complicado cozinhar para todos.

    ResponderEliminar
  5. Tb conheço algumas pessoas que a têm e admito que talvez só não a tenha porque é muito cara e os meus restantes eletrodomésticos que ficariam arrumados a um canto tb foram caros!
    Acho que tenho mais curiosidade que outra coisa, tb adoro cozinhar mas ás vezes há aqueles dias em que não apetece ou estamos doentes e aí fazia falta, mas realmente o preço é exorbitante para o comum dos mortais!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que bom ouvir falar alguém que não é missionário da bimbi nem fundamentalistamente contra, estou mesmo de acordo. Não me importava de brincar com ela e experimentar as receitas (os livros são mesmo apetitosos), mas não acho que valha o preço que custa. Gostámos muito do blog, vamos segui-lo!

    ResponderEliminar
  7. Pensava que era só eu... rsrs afinal não estou sozinha!

    Também não vejo assim tantas vantagens, nem percebo o porquê de tanto sucesso do fenomeno bimby :S

    A minha mãe tem uma há 1 mês, e sinceramente acho que é mais um mono que vai ficar arrumado a um canto daqui a uns meses...

    ResponderEliminar
  8. Eu assino por baixo as tuas palavras. Não sou anti-bimbólica, mas não consigo ver as aplicações práticas no meu caso. Só o facto de não descascar, não assar e não grelhar, é completamente eliminada como utensílio fundamental da minha cozinha. Acho que a MFP é bem mais útil do que a Bimby... falam-me das vantagens de fazer sopa na bimby, mas eu consigo fazer sopa rapidíssimo em 10 minutos (tempo de cozedura, claro!), basta usar a panela de pressão (e tenho sopa para uma semana).

    ResponderEliminar
  9. Olá Luarte. Eu não tenho a Bimby, ainda, mas já a conheço à mais de 5 anos. Ainda não a comprei, porque o seu valor é alto, e nego-me a pagar em prestações, pois os juros ultrapassam o valor da mesma. Já estive várias vezes para a comprar, mas depois surgem outras coisas mais importantes e lá se vai o dinheiro.
    Eu adoro cozinhar, aliás é das coisas que mais gosto de fazer. Isso não é impeditivo para querer a bimby, pelo contrário. Já a usei algumas vezes em casa de amigos, já assisti a diversas demonstrações e para mim, ia ser ainda mais um incentivo para as minhas invenções culinárias. Ainda sem a ter, sou bimbydependente e ainda vou ter uma com tudo a que tenho direito, o seu espaço na minha cozinha, espera-a;).
    São opiniões, como em tudo, há quem goste, há quem não goste, à quem a tenha e não viva sem ela, há quem a tenha e não lhe liga nada.
    Ah, não concordo quando dizem, e já ouvi várias pessoas, que a bimby é para quem não gosta ou não sabe cozinhar...existem excepções, e eu sou uma delas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Não sou anti-bimby! Mas tenho poder de decisão e alguma sanidade mental (ou não!! haha) e portanto decidi não ter bimby! Prefiro investir esse dinheiro em açúcar para fazer compotas numa velha panela e passar a tarde na cozinha!!!! :)

    ResponderEliminar
  11. Finalmente!
    É a 1ª vez que vejo na blogosfera um post que não seja a favor da Bimby.
    E, uiiiii, como concordo contigo!

    Sabes o que acho? Acho que isto é uma moda e, em muitos casos, mais uma forma de ostentação. Tenho conhecido de perto tantos casos em que já não os posso ouvir a gabarem-se do raio da máquina, que custou uma fortuna e que agora faz tudo por eles.

    Pessoalmente, não a quereria nem que custasse 5 euros. Nem dada.
    Não há nada que susbtitua o prazer de tirar uma boa travessa de assado do forno, de mexer uma sopa ou um guisado com a colher de pau, de revirar uns legumes salteados na wok...

    Eu sou, assumidamente, anti-bimby.
    E adorei o teu post!

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho uma Bimby. De facto não fui eu que a paguei, e concordo plenamente que o preço é exagerado, tal como acho que o preço de muitos outros electrodométicos e aparelhos electrónicos é axagerado. Isto significa que não acho que a Bimby tenha uma boa relação qualidade/preço, mas isso não quer dizer que não seja um excelente electrodomético.

    O maior erro e mais frequente que vejo em relação á Bimby é dizerem que é para quem não gosta, nem sabe cozinhar. A Bimby é uma panela, sofisticada é certo, mas uma panela. Não faz a comida por nós, nem decide por nós se a comida tem sal ou temperos suficientes. Tem um livro de receitas que facilita a tarefa a quem não sabe cozinhar..certo. Mas as minhas panelas normais também traziam um livro de receitas que facilita a tarefa a quem não sabe cozinhar...mas nem num caso nem noutro estes livros vão ensinar ninguém a cozinhar seja o que for. São livros de receitas...ponto.

    Oytra crítica muito comum, e que não entendo, é que a Bimby tira a criatividade na cozinha .... porquê? Não se pode mudar quantidades na Bimby? Não se pode alterar temperos? Não se pode provar a meio e acrescentar qualquer coisa? Não se pode inventar? Pode...como disse...é uma panela. Não há um "polícia da Bimby" que nos obrigue a fazer apenas as receitas do livro tal e qual como lá estão...lol

    Finalmente, digo que para mim a Bimby é útil porqu, apesar de não descascar, pica. E eu odeio picar alho e cebola por isso rapidamente adaptei todos os meus refogados tradicionais à Bimby, e ficam exactamente iguais aos feitos no fogão. Só que na Bimby pico a cebola em 3 segundos e não tenho que transferir depois para um tacho (sujando duas coisas + espátula e fogão) porque é só ir acrescentando os ingrediantes. Não é propriamente uma inovação que mereça 900 euros, concordo plenamente. Mas que poupa tempo....só quem nunca cozinhou é que pode afirmar que (por muito que até goste) consegue picar uma cebola e um alho em menos de 5 segundos e tê-los no fogão prontos a refogar em menos de 1. Faço coisas que não fazia porque simplesmente não tinha paciencia para estar ao fogão a mexer com a colher...como molho bechamel por exemplo. Vale os 900 euros? Não...mas que facilita, facilita.
    Faço massa para pizza caseira em 2 inutos sem sujar as mãos, sonhos no Natal sem me procupar se a massa fica no ponto, ameijoas á bulhão pato perfeitas sem dedicar mais que 1 minutos a colocar todos os ingredientes na Bimby. Vale os 900 euros? Provavelmente não, mas que sabe bem...sabe.
    Resumindo...acho-a cara, muito cara. Se tivesse que dar o dinheiro eu...provavelmente não daria. Mas não acho justo dizerem que não é um bom electrodoméstico, porque o é. É resistente, bem construída e poupa de facto muito tempo (tempo de confecção, e tempo de lavagem, não dos tachos mas do fogão, que que eu saiba ainda não vai á máquina)
    E finalmente (agora sim, acho tão ridículo dizerem que a Bimby é a coisa mais preciosa do universo, como acho ridículo dizerem que são anti-bimby....anti-bimby porque? Ela fez-vos algum mal? lol
    É uma panela...uma boa panela...há quem ache que vale o dinheiro...compra. Há quem não ache...não compra. Simples :)

    ResponderEliminar
  13. Inês...

    Cada opinião, que é isso mesmo uma opinião, vale o que vale.

    No meu caso, e falo só por mim, quando digo que sou anti-bimby é só pelo simples facto que não tenciono ter uma pelo simples facto de ser uma coisa que para mim não é interessante. E porque sinceramente já não posso ouvir falar no tema!
    As pessoas que conheço que têm a bimby parece que têm um prazer enorme em só falar dos benefícios da mesma! Bimby para aqui, Bimby para ali... cansa, só isso.

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Família Pumpkin: Obrigada pela visita e voltem sempre :)

    VeraB: Eu sei que adoras cozinhar e ter uma bimby não é um entrave a esse gosto e até pode ser uma fabulosa ajuda, como tu o dizes. O que escrevi é apenas aquilo que penso em relação à minha pessoa. Para uns a bimby pode ser fabulosa, para outros não ser assim tanto (que é o meu caso). Mas tal como noutros comentários que se deixaram aqui, cada caso é um caso e cada um saberá avaliar as suas necessidades.
    Espero sinceramente que dentro em breve consigas preencher o cantinho que lá está guardado na tua cozinha :)

    Inês: Antes de mais obrigada pelo teu comentário. Mas quero novamente sublinhar que eu não sou anti-bimby. Eu não deixo de concordar com quase tudo o que escreveste. Se aquilo que ela faz vale o preço, parece-me que não. Mas como não é a mim que me sai do bolso os 900 euros, estou-me nas tintas para aquilo que os outros gastam.
    Julgo nunca ter aqui dito que a Bimby é para quem não sabe ou não gostar de cozinhar. O que eu disse é que ela é bastante mais útil para essas pessoas (se estivermos aqui a descortinar onde poderemos ir buscar mais vantagéns na máquina). Também nunca disse que a Bimby retira criatividade na cozinha. Mas na parte onde precisaria mais dela, ela não me ajuda. No resto uma qualquer panela, ou então panela de pressão, desempenha bem as mesmas funções, não preciso pagar mais por isso.
    Por fim, ninguém até agora disse aqui que a bimby não é um bom electrodoméstico. Acho que isso nunca esteve em causa, no sentido de ser bem fabricada, ser resistente, etc...Eu não tenho nenhuma, mas acredito que ela seja boa. Convêm que se mesmo! Mas pelas razões que referi para mim não vale o preço.
    As considerações que teci não são um ataque a quem tem a bimby. Quem tem, tem e se se sentem satisfeitos com a mesma, melhor ainda. O meu propósito não foi criar polémica ou fazer com que alguém se sinta ofendido. Mas tal como muita gente "publicita" a bimby e destaca todas as suas vantagens, acho que também tenho o direito aqui no meu cantinho de dizer o que penso da mesma. Beijinhos e não fiques furiosa :)

    Mais uma vez obrigada pelas vossas opiniões :)

    ResponderEliminar
  15. Leio o teu blog há muito tempo...gosto mt!!Nunca tinha deixado um comentário...
    Quanto a Bimby, serei a favor e até darei os € que pedem por ela, quando ela passar a ferro e limpar a casa:))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Oi...peço desulpa se pareci furiosa...não foi mesmo a minha intenção. Aliás...eu tenho Bimby e gosto dela, mas sou sincera quandi digo que também me enjoa ouvir pessoas enaltecê-la como se fosse a 8ª maravilha do Universo (e tratá-la por "nossa menina" então dá-me urticária). Também não escrevi tudo directamente em resposta às tuas palavras (luarte) mas também a alguns comentários (o que não significa que os desvalorize ou que ache que sejam opiniões menos válidas que a minha). Mas mais uma vez reforço, que não foi minha intenção parecer furiosa, às vezes sou só demasiado "contundente" e como por aqui não há expressões faciais para suavizar a coisa pode passar a imagem errada :)
    Acho importante e até positivo haver opiniões diversas, e haver quem as expresse. Tudo ok :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  17. CD: E quem fala assim não é gago! :)

    CP: Então, muito obrigada por este primeiro comentário. Um privilégio, sem dúvida! :)

    Inês: Ainda bem que não estás chateada. Uma abracinho deste para esse lado :)

    ResponderEliminar
  18. Na mouche!!!

    Já me perguntaram inúmeras vezes porque não tenho a dita e para além de a achar estupidamente cara ( sou forreta ), acho que quem me tira o prazer de cozinhar, tira-me tudo.

    E não é só isso, relaxa-me tanto estar nem que seja 2 horas a fazer uma refeição ou refeições para congelar.

    Por isso pesar os alimentos e carregar num botão não é para mim.

    Tenho as outras maquinetas todas que me ofereceram incluindo a MFP, e da parte de não sujar tanta loiça, eu adoro lavar loiça, por isso assim como estou, é que estou bem.

    Bjinhos

    PS - já agora se puderes e quiseres faz o desafio que tenho no meu blog, no post de ontem, só para te conhecer um pouco melhor.

    ResponderEliminar
  19. Tenho uma bimby, dei quase mil euros por ela, e se voltasse atrás, fazia tudo igual.
    Para quem não sabe e/ou não gosta de cozinhar (infelizmente o meu caso), a Bimby é uma grande ajuda. É só seguir as instruções e a comida fica sempre boa. Tenho feito coisas que nunca faria sem a bimby.
    Para quem trabalha a tempo inteiro e tem filhos (como eu), a Bimby permite poupar tempo (muito tempo). Deixa-se a bimby a cozinhar enquanto se dá banho aos miúdos ou trata-se da casa ou da roupa.
    Não acho que a Bimby seja a 8ª maravilha do mundo nem nada disso, mas também custa um bocadinho ouvir que a bimby é uma moda, ostentação, ou que não se percebe o porquê do sucesso...
    Para uma mãe de crianças pequenas, trabalhadora, e sem jeitinho nenhum para cozinhar, a Bimby é muito útil e vale bem o dinheiro.
    Claro que isto é só a minha opinião, e vale o que vale... E cada um faz o que quer ao seu dinheiro e ninguém tem nada a ver com isso. Mas como em tudo na vida, convém primeiro experimentar antes de dizer mal...
    Mas pronto, eu se não tivesse filhos e se tivesse um trabalho das 9 às 5, provavelmente também não teria comprado a bimby...

    ResponderEliminar
  20. Concordo a 100% com o que disseste e realmente o que mais me deixa boquiaberta é que todos dizem que é muito mais saudável e blablablá mas o que vejo é que toda a gente a gabar os rissóis, o bacalhau com natas, os gelados... é realmente muito bom para a engorda.
    O que mais me chateia na parte de cozinhar é decidir o que vou fazer e nisso a Bimby também não ajuda =D
    Não tenho qualquer fascínio nem penso comprar nenhuma ou não estivesse eu sempre de pé atrás com as tecnologias que nos tentam impingir. Gosto tanto de ler livros de cozinha, gostei tanto de ler o Como água para chocolate, gosto da mística de cozinhar nunca iria colocar uma máquina a fazer isso por mim!

    ResponderEliminar
  21. Sabes que sempre que se fala da Bimby parece que toda a gente se passa e entra tudo em discórdia... porque é que quem tem Bimby se sente ofendida por outras pessoas não quererem??

    ResponderEliminar
  22. Olá,

    Concordo plenamente contigo!
    Tenho amigas que as compraram e agora estão arrumadinhas na despensa.

    Não gosto lá muito de cozinhar, mas..., tem de ser, e quantas mais máquinas mais tralha para lavar, comigo não!!!

    Já vai o tempo em que fui nessas cantigas e agora tenho umas poucas de maquinetas que só lhes limpo o pó.

    1 beijinho

    ResponderEliminar
  23. Ora mais uma que hoje não resiste ao primeiro comentário por aqui.

    e começando por responder à pergunta da Barbara Brandão, talvez fiquem muito chateados pq devem achar que quem não tem só pode ter muita inveja pois a bimby é a oitava, nona, ..., enésima maravilha do mundo e arredores, e só assim se consegue ter vida.

    Então agora quem não tem e não acha piada à bimby, trabalha das 9 ás 5 e não tem vida nem consegue tratar dos filhos? E os cozinhados ficam sempre bem?
    E a mão para o tempero? Também vem com a bimby!?

    Ora santa pachorra!!! Que a minha falta-me muitas vezes qdo oiço a palavra. Acho que lhe criei uma urticária.
    Filhos, trabalho sem horário de saída e o marido igual, sem empregada para cozinhar ou limpar (engomadoria pq é algo que não gosto) e continuo a viver sem a dita cuja.
    Gosto de cozinhar ou sei fazer tudo? Não. Mas a máquina não faz o que mais se come cá por casa.... grelhadinhos ali fora no carvão.

    Ah e tal.... cozinhar deixa cheiro em casa. E??? Nos museus cheira a mofo, nas casas cheira a vida!!! E essa implica cozinhar.

    Um exemplo de uma amiga que não sabe nem quer saber cozinhar e se empenhou até às orelhas para ter a bimby: a máquina faz coisas tão boas!!! Tens que vir cá experimentar! Sabem a minha resposta? Quando aprenderes a diferença entre uma pitada de sal e uma mão cheia... eu vou!!!

    Ana

    ResponderEliminar
  24. Ena ena!! Tantos comentários e discussões... cá para mim isso dava-me um jeitão porque detesto cozinhar, mas sinceramente e mesmo muito sinceramente 1000€ dava para fazer tanta comida, num mês!!!! Só mesmo oferecida. E se me dissessem "escolhe um presente no valor de 1000€", escolhia vários, esse seria o ultimo. Acho um desperdicio tanto dinheiro.

    Bjnhs Lu

    ResponderEliminar
  25. Acho que muitas pessoas confudem a verdadeira função da Bimby: a Bimby é um máquina/rôbot de cozinha que serve para nos facilitar a vida, uma vez que condensa num só electrodoméstico várias funções. Mas não, não faz tudo sozinha. Mas sim, ajuda e permite poupar tempo. Mas não, não é imprescindível. Eu tenho Bimby há poucos meses, mas não a vejo como a salvadora da pátria... é apenas mais um electrodoméstico!!! Sim é caro, mas para quem pode, é MAIS um utensílio de cozinha. Eu só não percebo os anti-bimbys... Se todos gostassemos do mesmo! E adoro cozinhar e sei cozinhar, mas mesmo assim achei que era um bom investimento.

    ResponderEliminar
  26. Olha, posso assinar por baixo, posso?
    A mim ainda me faz alguma confusão como é que uma máquina faz tudo, desde sopa a lasanha, desde caipiranhas a bolos, desde... bla bla bla.
    Mas para quem está habituado a cozinhar, como dizes e bem, consegue consiliar o acto de cozinhar com outras coisas, pois aquilo que realmente demora é o descascar, cortar, arranjar. Depois de tudo isso pronto, o põr no tacho/tabuleiro e levar ao lume é assim... muito fácil. LOL! A menos que a Bimby descasque as batatas e cebolas e corte a carne e escame o peixe... não pois não?!
    Eu compraria a Bimby, se ela passasse a ferro, aspirasse, limpasse o pó e o chão. Isso sim, era poupar tempo :)
    Bjitos

    ResponderEliminar
  27. Aqui há umas semanas tive 1 demonstração, já sabia que não a iria comprar, mas deu-me jeito nesses dias ter alguém que me deixasse jantar feito para 2 ou 3 dias, ainda que a paga fosse levar com a conversa de vendedora. Valeu a pena!

    Ainda fiquei tentada com a panela maravilha, que não tenho, mas conheço relativamente bem.

    E pus-me a pensar: bem, agora é que seria fazer bolos e sobremesas fixes!! Leia-se: agora é que seria engordar ainda mais.

    Nós somos só 2 e meio, ambos gostamos de cozinhar, e de facto o que a bimby traria a mais seriam os doces, que nós raramente fazemos.

    E pensei, bolas, não deixa de ser 1 panela!!!!! Por 1000€?!?!?!?!?!?!

    Nunca lhe iria dar o correcto uso que justificasse o investimento, confesso.

    ResponderEliminar
  28. realmente, eu sou mesmo de outra geração (ou então não, mas pronto), porque não conheço ninguém "real" que tenha uma bimby ou que a queira ter.

    não sou anti, mas admito que para quem gosta de cozinhar é um bocado inútil e sobretudo caro. e apesar disto entendo que para quem trabalhe das 9 às 5 e tenha filhos pequenos possa ser uma boa ajuda. mas com os mesmos 1000 euros enchia praticamente a cozinha com electrodomésticos bem mais úteis para a vida :)

    a parte de picar também me parece um pouco inútil. eu não tenho picadora, mas não me importo de passar uma meia hora de 2 em 2 meses a picar 3 kgs de cebola e guardar no congelador.

    no meu caso, não muito obrigada. tenho 5 panelas lindas que a minha mãe me deu e não tenho coragem de as deixar dentro do armário :D

    ResponderEliminar
  29. Aos anti-bimby ide todos para os bosques fazer fogueiras com pauzinhos e partir os javalis à mão ou com pedras... A menos que tenham a poção mágica do Panoramix acho que não se vão safar muito bem.
    Depois sirvam tudo numa folha e usem as mãos para comer e sejam muito muito felizes na vossa gruta.

    A Bimby é resultado da evolução, tal como as panelas o foram (certamente há uns milhares de anos), o betão armado, as facas, a olaria...

    A Bimby é uma panela evoluída (não é do "século XXI", foi criada em 1971 sendo mais velha do que eu e certamente muitos dos comentadores deste post) e não tira da culinária nenhum do gozo que qualquer dos "anti-bimby" aqui indicou.

    Tal como já disseram aqui, a Bimby trás um livro de receitas e não um livro de instruções para cada prato. Eu cozinhei pouco antes de ter a Bimby e farto-me de inventar.

    Querem que mande o comentário por carta a cada um dos anti-bimby? a Internet é uma coisa demasiado "século XXI"...

    ResponderEliminar
  30. Luís,

    Se tens direito à tua opinião, os outros também têm.

    Se queremos ou não ter a "panela mágica", isso cabe a cada um decidir.

    E se queremos dizer que somos anti-bimby, o problema é nosso.

    Sê feliz com a Bimby

    ResponderEliminar
  31. eu sou uma viciada em blogs muito recente mas adoro ver tanta polemica sobre um assunto. seja la ele qual for.acho piada. diverte-me!
    o k acabo por n perceber é pk tanto nos blogs como na vida " cá fora" as pessoas n conseguem aceitar kem tem ideias e gostos diferentes das delas.....se eu gosto de preto e ando vestida de preto o k me tras mais ou menos felicidade saber k "fulana" odeia preto e é anti preto????pk seria eu mais feliz convence-la k o preto é uma cor maravilhosa???kem diz preto diz amarelo diz bimby
    olha agora .....

    ResponderEliminar
  32. Fico mt feliz q haja tanta gente no mundo q s possa dar ao luxo de achar q trab das 9 às 17 é uma vida mt ocupada. Pelos vistos trab o dobro de vocês (raramente são menos de 70h). A vida das pessoas é mm mt diferente e cd um escolhe a q quer e como usa o tempo livre q tem, embora seja mais fácil ter essas teorias c 35h de trab como várias postaram.
    Imensas xs recebo na urgência donas de casa a quem tenho de suturar as mãos por causa das facas (s cortassem as coisas com a Bimby isso n acontecia por causa dos mecanismos anti-acidentes). Isto deve ter soado mt mal, n é uma crítica, admiro-vos mt. Mas há de facto gente q n s pode dar ao luxo de passar a tarde a mexer uma panela de compota e portanto tem de escolher uma das opções:
    - ter empregada (poucas prestam), mãe/marido escrava/o;
    - comer td pré-confeccionado, o q n faz nd bem à saúde;
    - usar a boa ajuda da tecnologia nos proporciona, nomeadamente a Bimby.

    Portanto como os bimbólicos n s têm d irritar c a vossa opinião, vocês tb n s devem irritar por nós falarmos tão bem dela!

    ResponderEliminar
  33. Cara CD

    eu acho que toda a gente tem direito à sua opinião, mas deve ser capaz de a temperar com argumentos que não sejam só "eu gosto mais/menos" ou "não faz tudo".

    um iPhone custa 700 euros. um telemóvel que há 15 anos atrás custasse 140 contos hoje valeria quanto?
    porque não comprar um telemóvel por 15 euros e andar com um portátil e um "kanguru" às costas e ainda uma máquina fotográfica (e respectivos cabos)?

    um dia certamente a Bimby será mais barata.
    Hoje em dia custa o que custa.

    É um electrodoméstico fantástico, que poupa imenso tempo e cada um é que deve avaliar se vale os 900 euros ou nem por isso.

    Serve para os menos experientes, como eu que perco praí menos 50% do tempo na cozinha do que perderia. Para quem tem mais andamento se calhar podia perder só menos 10% ou até ser igual. Nesse caso até compreendo que não se compre.

    Quem a quiser lavar à mão que a lave: eu já o fiz muitas vezes.

    Quem quiser picar a cebola ou alho à mão e por lá dentro também pode.

    A Bimby é um electrodomésticos que faz uma data de coisas que até podem ser mais úteis para quem é inexperiente.

    Se muitos já têm uma data de electrodomésticos fazem cada um a sua coisa e que até podem ter custado menos (mas não muito menos certamente) e querem rentabilizar o seu investimento, fazem muito bem.

    Mas pensem em quanto água e electricidade mais gastam a lavar isso. De quanto custa o espaço a mais que a vossa cozinha precisa de ter para comportar todos esses electrodomésticos, quanto vos sai do bolso em IVA para comprar "cebola picada" (se essa for a vossa opção) em longo prazo.

    Tudo isto custa dinheiro.

    Já agora, o vosso tempo também vale dinheiro. Se pudessem trabalhar mais uma hora por dia (e ganhar o respectivo $$) certamente pagariam em Bimby em menos de um ano.

    ResponderEliminar
  34. Só para esclerecer, visto que li uns comentários depois do meu que parece que não entenderam o que eu escrevi em relação ao trabalho das 9 às 5:

    Na minha opinião, a Bimby é útil para quem não tem tempo, ou seja, para quem NÃO trabalha das 9 às 5, ou seja, para quem não tem horários de trabalho e invariavelmente trabalha muito mais que 35 horas por semana!

    Se eu trabalhasse 35 horas por semana, mesmo com filhos, com certeza que tinha muito mais tempo para cozinhar. Mas mesmo nesse caso, como não gosto e não sei cozinhar, a Bimby seria à mesma um bom investimento.

    Mas o que eu acho mais engraçado é muitas dessas pessoas que se mostram tão chocadas por nós darmos 1000 euros pela Bimby, são capazes de dar 30 ou 40 mil euros por carros, quando por metade ou menos disso já se compra um bom (e o mesmo para as casas)...

    Mas lá está, cada um faz o que quer com o dinheiro e ninguém tem nada a ver com isso.

    E subscrevo o que a Bárbara disse, tal como quem tem Bimby não se deve chatear com os anti-Bimby, também os anti-Bimby não se devem irritar com os bimbólicos - e muito menos criticar um aparelho que desconhecem...

    Já agora, Luarte, post fantástico! Gosto de ver que és uma mulher de bom senso que consegue ver os vários lados da questão, e não uma fundamentalista anti-bimby como muitas pessoas aqui que falam sem conhecimento de causa...

    ResponderEliminar
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  36. Mas pelo amor de Deus cadê a foto da tal Bimby....não aguento mais esperar para saber o que e essa tal Bimby...parece coisa interplanetária...rsrsrsrs.
    Beijim
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  37. Eu concordo a 100% contigo, Luarte.
    E, tal como tu, o que acho mais chato na cozinha é ter que descascar os alimentos ;)

    beijinho

    ResponderEliminar
  38. ALELUIAAAA! Finalmente alguém que pensa TAL e QUAL como eu! ABENÇOADA SEJA!!!

    ResponderEliminar
  39. Oh, minha gente não levem este assunto demasiado a peito. Há coisas muito mais importantes para gastarmos as nossas energias.
    Vivam os bimbólicos fanáticos, os bimbólicos moderados, os anti-bimby, os bimby-cépticos e tudo o mais que houver por aí.
    Há lugar para todos e para todas as opiniões e ninguém tem de se sentir ofendido por uma opinião contrária à sua.

    Viva o bom entendimento!

    Paz e amor para todos :)

    ResponderEliminar
  40. Minha nossa....cara...mas e uma maravilha....sera que e tão cara assim?,se a gente for somar todos os eletrodomesticos que ela substitue......o problema deve ser o preço caso ela estrague...
    E um sonho caro de consumo....mas resolve a maioria dos problemas de espaço na cozinha....maravilhosa.
    Um beijinho
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  41. Fiquei feliz de te ver no bloguito...
    SOBRE TEU MARAVILHOSO POST...A VIDA É ASSIM QUE SERIA DO AZUL SE TODOS GOSTASSEM DE VERDE...O LEGAL É A POLEMICA!!
    BJOS...

    ResponderEliminar
  42. Ena pá...!

    O que isto deu pano para mangas!

    O comentário do teu leitor Luís foi o mais divertido; enquadro-me perfeitamente naquilo de "ir para os bosques". ahahahah
    Pois vou, e com muito gosto. :)
    lol

    Agora que o betão armado seja resultado da evolução, isso discordo. Por haver tanto betão armado é que a camada de ozono está como está e tantos ecossistemas foram destruídos. Isso não se pode chamar "evolução".

    Digo eu, que não sou nada evoluída. Que uso guardanapos de tecido e desprezo os descartáveis.
    :)

    Saudações anti e pró-Bimbys.
    (pois até já provei algumas coisas feitas na dita máquina, e não são más de todo)

    ResponderEliminar
  43. Bom post ;)

    Eu não gostava de ter uma Bimby, nem que fosse oferecida porque não me cativa minimamente.

    Também leio as maravilhas que se dizem dela e felizmente só leio, porque não estou rodeada de "bimbólicas" :)

    Quem as tens é feliz com ela, eu sou muito feliz sem ela!
    Ainda no outro dia fazia leite creme e dei por mim a pensar que se tivesse alguém ao meu lado que tivesse uma bimby diria-me logo "na Bimby fazias isso num instante e sem trabalho!".
    Ora...eu gosto de ficar a mexer o leite creme, é uma espécie de terapia a Bimby tirar-me-ia o gostinho!! Além disso, modéstia à parte, fica uma maravilha porque é feito com muito dedicação :D

    ResponderEliminar
  44. Eu podia ter escrito este post.
    Realmente muito se fala da Bimby. Pessoalmente não lhe encontro utilidade: faz tudo o que o meu robot de cozinha (de 50€) e uma panela e colher de pau fazem. (Sim tudo desde picar gelo, fazer os gelados com os ingredientes congelados, fazer massa para quiches, limonada, ...)
    Claro que pode poupar tempo e significar menos louça para lavar.
    Tenho imensos amigos com a Bimby, alguns que não podem viver sem ela, e outro que não lhe dão utilidade nenhuma.
    No fim de contas, como em tudo na vida, devem-se avaliar os prós e os contras de adquirir a maquineta, mas na realidade tudo de resume em €. Querer/poder dispender os 1000€ ou não.

    ResponderEliminar
  45. Primeiro que nada, Parabéns Luarte pelo teu blog, que apesar de não comentar, vejo diáriamente. :)

    Não consigo entender o conceito de ferranhos anti-Bimby, nem tão pouco o de ferranhos Pró-Bimby.
    Acho que todas as opiniões extremistas perdem a razão.
    Na minha opinião de não utilizadora/possuidora de Bimby, será como foi referido um electrodoméstico como qualquer outro, até chegarmos á parte do preço. Porque se pensarmos bem, salvo rarissimas excepções, poucos serão os electrodomésticos daquele valor, isto mesmo considerando algumas extravagancias...
    Continuando na minha opinião, devo dizer que nunca qualquer refeição feita na Bimby me agradou/consolou... Já me dedicava a adivinhar quando tinha sido cozinhado nela...
    Se há quem consiga maravilhas com a maquina... Parabens :) sinceramente!
    E se muitas vezes as pessoas têm opiniões mais "ferozes" sobre o assunto, eu por mim falo, devem-se aquilo que julgo nao espelhar todos os utilizadores da dita, mas que é uma constante e que são os "bombardeamentos" de solicitações e de opiniões... Confesso que em 70&% dos casos, parece que me querem justificar (ou a si próprios) o investimento.
    E relativamente ao "electrodomestico do futuro"... desculpem-me mas só me ocorre "geeks do futuro"... (btw... não são assim tantas as pessoas que têm um i-phone...)
    Resumindo:
    Podem/querem/gostam/ da Bimby? Felicitações... Ainda bem que o vosso gasto não foi em vão...
    Dispenso no entanto que me tentem vender alguma.. Já se tornou conhecida o suficiente para na eventualidade de me sentir tentada, saber onde/como e a quem me dirigir.

    Não Podem/gostam/querem uma Bimby?
    Felicitações também... Ainda bem que continuam a viver felizes (como eu) de barriga na bancada, em frente ao fogão, de faca e colher de pau em punho.
    E atenção que isto não terá nada de retrogado, porque há 10, 15, ou mais anos, antes e mesmo durante a "Era Bimby", as pessoas já tinham horários complicados, filhos, casa e compromissos...

    :)
    É preciso é estarem todos felizes...

    ResponderEliminar
  46. Muito obrigada pelos vosso pontos de vista e por tão elevada adesão a este post.
    Tenho adorado ler-vos :)

    ResponderEliminar
  47. Só hoje é que tive oportunidade de ler este post e tinha que comentar pois eu não sou nem anti-bimby nem pró-bimby mas não podia concordar mais com todos os argumentos que apresentaste. Parecem os mesmos que costumo utilizar quando me falam da Bimby. Ainda estas férias tive oportunidade de verificar que realmente o investimento que se faz nesta máquina não justifica os resultados que se obtém quando verifico que em casa de uma pessoa que tem o referido "milagre" esta faz sopa no antigo panelão porque se fizesse a sopa na bimby não chegava para todos... acho que está tudo dito.

    ResponderEliminar
  48. vá, tenho uma bimby, mas nem sou defensora acerrima, por acaso fiz um blog com as suas receitas, mas nao é so da bimby, tenho de tudo. mas passando a frente, este teu blog,.. sim senhor.. ja estou seguidora, que belo blog!!

    ResponderEliminar
  49. Não tenho bimby e não quero ter bimby. Uma conhecida comprou uma bimby. Eram descrições maravilhosas sobre a dita e como a dita ia possibilitar que tudo se tornasse mais fácil e logo haveria mais tempo para outras coisas!... Algum tempo depois perguntei: «Então a bimby?! É mesmo o esperado?!» A reposta foi: «Oh... Ainda não tive tempo para ler as instruções e as receitas...»

    ResponderEliminar
  50. Oi!!

    Não fico de nada "irritada" com as opiniões dos anti-bimby... para mim as opiniões que têm mais valor são as das pessoas que experimentaram pré-bimby e pós bimby pois apenas essas conheceram ambos os lados para poderem fundamentarem uma correcta opinião sobre a MARAVILHA!!

    Se a bimby custasse 200 euros não faltavam bimbólicos... por isso não me venham com "ai a bimby é para quem não sabe cozinhar! Ai a bimby é para quem não gosta de cozinhar!" A bimby é para QUEM PODE!!Ehehehe!! :)

    Luarte: Eu não emprestaria a minha bimby "para experimentarem" como tu falaste que podiam emprestar pk não faltam máquinas...primeiro não emprestava pk 1000euros são 1000euros e 2do não posso passar 1 dia sequer sem ela!! :)

    ResponderEliminar
  51. Elsa: Não sei se estiveste bem atenta ao meu texto, mas eu nunca me assumi como anti-bimby. Aliás, lá pelo meio eu digo-o com todas as letras. Eu apenas apresentei as razões porque a Bimby não me faz falta.
    E quando dizes que a Bimby é para quem pode, concordo em parte contigo. Há muita gente que quer e não pode. Mas então o que dizer do meu caso? Porque eu posso (e nem precisaria de fazer sacrifícios, contas de somar ou subtrair...) e, no entanto, não tenho interesse em tê-la. É uma questão de prioridades e felizmente cada um tem as suas (sem críticas de qualquer espécie). Em relação a emprestar a Bimby, eu devo ser uma sortuda, então. Porque conheço pelo menos duas pessoas que não se importavam de me fazer esse favor por um ou dois dias.
    Beijinhos e um dia feliz para ti :)

    ResponderEliminar
  52. Só agora cheguei a este post... mas mesmo atrasada deixo o meu comentário.
    Eu não tenho Bimby. Ouvi falar muito dela e também achava publicidade enganosa. Tive oportunidade de ter uma demonstração em casa, tinha a curiosidade de conhecer a dita cuja. E fiquei surpreendida. Sou da opinião que não devemos criticar sem conhecer.
    Gosto de cozinhar, mas confesso que desde que fui mãe o tempo para a cozinha é escasso. Como não tenho tempo para grandes cozinhados e a criança também tem de comer, passamos todos a comer comida mais saudável e com menos temperos.
    Gostava de ter uma Bimby, para ter mais tempo livre para brincar com o meu rebento enquanto a dita Bimby me preparava o jantar, mas o preço não está de acordo com as minha disponibilidade.
    O que mais me atrai na Bimby é cozinhar de uma forma mais saudavel e poder ir dar banho á criança sem ter de desligar o fogão com receio de queimar tudo. Sim... porque ok que sabemos +/- quanto tempo demora a cozinhar algo sem programar, mas não sei quanto tempo vai demorar o banho, quando ela embirra que não quer sair da água... oh oh. e não arrisco a deixar a criança na banheira pra ir ao fogão. A segurança em primeiro lugar e um acidente demora 2 segundos a acontecer.
    Se a Bimby passasse a ferro e limpasse tudo é que era fantástico.
    Acho que como tudo gostos não se discutem. quem gosta gosta e quem não gosta não compra.
    Gostei do comentário de uma amiga emprestar pra experimentar. eu não tenho amigas com Bimby, mas se houver uma alma caridosa do Porto que ma queira emprestar ou alugar uma por uns dias eu fico encantada.
    A comparação do preço com o Iphone também tem lógica, mas eu também não tenho Iphone e não dou balúrdios por telemóveis e afins.
    Parabéns pelo Blog, adorei.

    ResponderEliminar
  53. Bom dia.
    Tenho pesquisado relativamente ao tema robot de cozinha. Cheguei à conclusão que a melhor opção será comprar o "chef express que vai sai este mês no Pingo Doce", dado que é intragralmente igual ao robot da Taurus, avaliado numa quantia muito proxima da bimby e que terá um preço no pingo doce, claro está com marca propria estampada, na ordem dos 400 euros. O real motivo de aqui ter publicado a minha opinião é o facto de cada vez que alguém diz que a bimby não vale o dinheiro que pedem pro ela, apareça logo uma legião de fãs que fica muit erritada com o tema. Pude ver em vários blogs que as respostas à critica pro parte desses fãs, são opiniões muito esclarecidas e com algumas engraçadas "escorregadelas", como por exemplo: passo a citar "a nossa máquina", "nos temos assistência ao domocílio" etc etc etc. Claro pois, logo de segui vêm as opiniões dos verdadeiros fãs que querem acreditar que esta máquina vale mesmo o que deram por ela, com opiniões, facilmente enquadradas na otica do utilizador comum. Em suma podemos concluir que os representantes da marca bimby em portugal, estão atentos ao fenómeno da web, para que possam manter a unânime opinião que a bimby e feita de materiais de melhor qualidade. para terminar posso-vos garantir que o preço de produção da bimby e de menos de 100 euros. Faqui estufacto quando o soube. Não acreditarão, mas eu pergunto? Veio um comercial da bimby a minha casa e depois da demonstração e não compre o robot... Quem irá pagar a despesa tida por esse comercial e sua empresa? Adivinharia que serão os que realmente comprarem a bimby.

    ResponderEliminar
  54. Eu acho piada é às bimbólicas quando por algum motivo não têm a Bimby para as safar. Simplesmente não sabem fazer nada numa cozinha sem a Bimby. E outro fenómeno que está a ocorrer é que essa malta das bimby's está toda a ficar quadrada... E quero distãncia dessa coisa. Não tive quem me ensinasse a cozinhar mas quando ufui morar com o meu namorado comecei a aprender e com muitas tentativas comecei a apanhar o jeito e o gosto pela cozinha. Mais tarde com as viagens passei a interessar-me pela gastronomia de outros países e hoje consigo fazer pratos internacionais tão bons como os de origem. Isto sim para mim é orgulho, cá agora dizer que sei cozinhar quando é a máquina que faz tudo. É só deitar as coisas dentro do copo... que gozo é que isso dá?

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)