domingo, 29 de agosto de 2010

O Grande Livro de Costura

Ideias tenho muitas, mas depois concretizá-las é outra história.

É o que está a acontecer com a máquina de costura.

Comprei-a há meses e até agora nada de nadinha. Nicles! :(

"Nas férias é que vai ser! Nessa altura vou-me dedicar ao assunto." - dizia eu. E as férias estão na recta final e nem uma única vez peguei na "menina".

A única coisa que fiz, mas isso também foi na altura em que a comprei, foi gastar uma mão cheia de horas até conseguir montar a linha superior e a linha inferior (esta é que foi do caraças). Depois ainda experimentei coser num paninho, para ver como saía o ponto, e fiquei-me por aqui...

Quando me lembro que a máquina continua encostada, só me vem à cabeça a minha tia F. Ela é analfabeta, nunca ninguém a ensinou a costurar e, no entanto, sabe cozer que é um mimo! Olha para os desenhos do livro de instruções da máquina e consegue decifrar tudo. E aqui a sobrinha letrada, com a internet, não lhe consegue chegar sequer aos calcanhares. Shame on you Luarte!

Que pena a tia F. estar tão longe. Mas ela não teve ninguém a ensiná-la e desenrasca-se muito bem.

Se ela consegue ser auto-didacta porque é que eu não hei-de conseguir também?

Por acaso, num destes dias dei por mim numa livraria à procura de um livro ilustrado de costura para principiantes. Não encontrei nadinha!

Hoje andava aqui a cuscar na net e decobri que o GRANDE LIVRO DE COSTURA é uma referência incortornável no mundo das costurices.


Muita gente considera este livro uma autêntica "Bíblia" da Costura.

A sua sinopse diz:

«O Grande Livro da Costura foi elaborado com o objectivo de se revelar uma obra útil desde o primeiro momento - e continuar a sê-lo durante muitos anos. Está organizado sob a forma de um curso gradual que lhe ensina as técnicas fundamentais e, com base nestas, vai explicando e desenvolvendo os diversos processos necessários à confecção do vestuário até a tornar capaz de realizar projectos com o nível de uma profissional, tais como os abrangidos na confecção estilo alfaiate.»

Possas, é mesmo o que eu preciso! Mas parece que não é assim muito fácil consegui-lo :(

Muitas já o têm. Outras querem-no e não conseguem encontrá-lo. Outras ainda, como eu, que têm interesse em aprender e não sabem por onde começar, têm agora a oportunidade de conseguir este livro muito facilmente :)

Como? Cliquem em cima da imagem e façam o download grátis :)

Em papel é que era, mas assim também não é nada mau.

Este foi o meu trabalho de casa esta manhã. Dediquei-me a descarregar todos os ficheiros para o meu computador e depois a juntá-los.

No fim pensei que podia ser boa ideia partilhar esta descoberta com vocês. Não é uma descoberta nova, mas para mim que a descobri hoje é :)

Vamos lá ver se com mais este incentivo começo a desemburrar.

Se não souberem como podem descarregar os ficheiros e tornar o livro facilmente consultável, continuem a ler este post.

Para quem já sabe todo o processo de cor e salteado, ignorem tudo o que a seguir está escrito.

1) Clicam na setinha verde onde diz "download";
2) Na nova página clicam em "download now";
3) Abre-se uma outra e aqui esperam que a contagem decrescente dos segundos se faça até ao fim.
Nessa altura clicam no novo link que diz "download file now";
4) A seguir escolhem "save" e guardam num local à escolha no vosso computador. Aí criam uma pasta nova com o nome do ficheiro;
5) Quando o arquivo estiver disponível na vossa pasta, com o botão direito do vosso rato, clicam em cima e escolhem a opção "Extract to...", e assim extraiem o conteúdo zipado para uma nova pasta que é criada automaticamente com o mesmo nome. Deitam fora o antigo ficheiro zipado.
6) Com a ajuda das setinhas de avançar e retroceder, disponíveis no vosso teclado, vão viajando página a página pela vossa enciclopédia da costura :)
7) Por fim, se quiserem ter as páginas todas seguidas é só copiar o conteúdo de todas as pastas para uma só.

25 comentários:

  1. Esse livro é antigo, cresci a vê-lo lá por casa. Era da minha mãe. Nunca me lembro de tê-la visto consultá-lo, mas ela cosia que era uma maravilha. Era uma perfeccionista mesmo.

    Eu não sei coser à máquina, nunca tive vontade de aprender, mas desenrasco-me a coser à mão; se for preciso arranjar o bibe descosido do L. ou me lembrar de inventar algum boneco com tecidos reciclados.

    Quando ela partiu, pedi ao meu pai para ficar com o livro dela. Também não o consulto, tenho-o só mesmo por motivos sentimentais.
    Assim como "O Livro dos Lavores".

    Porque não arranjas um tecido bonito e experimentas fazer uma almofada, que é simples?
    Ou uma pega para a cozinha.

    ResponderEliminar
  2. Olá Luarte,
    Eu posso-me considerar sortuda, pois tenho esse livro, pedi-o à minha Mãe, que mesmo não gostando de costura, já me chegou a fazer casacos compridos...
    Eu fico-me... por enquanto... pelas bainhas das calças, pois estar a dar 6 ou 7,00€ por cada par de calças... achei que era um roubo (ás vezes pagava mais pela bainha do que pelas calças em saldo).
    Ofereceram-me uma máquina de costura das pequenas, do PD, e as bainhas que fiz pagaram a despesa da máquina, por isso já valeu a pena...
    Só não é grande coisa para bainhas de calças de ganga, mas aí pedi à minha Mãe para mas arranjar na máquina de costura dela...
    Voltando ao «Grande de Livro da Costura), já esperimentaste em alfarrabistas? Tens alguns na zona do Teatro da Trindade, em Lisboa..., ou então em feiras de velharias...
    Bom Domingo...
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  3. olha olha a minha mãe tem este livro, é tão antigo...

    ResponderEliminar
  4. Gostava muito de ter esse livro em papel, mas como não é possível já tenho a versão digital.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adorava ter esse livro, já corri tudo á procura dele, inclusive alfarrabistas.Cheguei a enviar um e-mail para o Reader's Digest a perguntar por ele, mas já não o editam em Portugal. Recentemente vi num blog brasileiro uma menina muito contente pois o Reader's Digest de lá ia fazer um laçamente especial e com o livro renovado e nós cá... nada!!!
    Ainda bem que explicas tim tim por tim tim, como fazer para abrir depois a pasta zipada, pois eu já descarreguei esse livro e acabei por apagar tudo pq não o consegui abrir ehehehehe e sim, tenho o programa mas lá está, eu sou uma infoexcluída!!!
    Beijinhos e obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sissamar Eu não consegui baixar o livro VC conseguiu me ajude por favor.

      Eliminar
    2. não consegui baixar o livro vc conseguiu me ajude

      Eliminar
    3. Olá Margarete Dias!
      Este post tem 4 anos. É natural que durante este tempo o livro tenha ficado indisponivel para download. Procure fazer nova pesquisa para tentar encontrá-lo.
      Beijinhos e boa sorte

      Eliminar
  6. Pensei que era a única com este problema - querer costurar, ter a máquina e nem me aventurar
    Um dia perdemos o medo!

    ResponderEliminar
  7. Para todas que gostam de costura , penso que iriam gostar disto

    http://tanysewsandknits.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Olá,

    Eu também ando para aí virada e já comecei o meu saco.

    Tenho um livro de costura mas para ser franca nunca o utilizo, mas para quem precisa de umas luzinhas nessa área acho óptimo e obrigada por partilhares a tua pesquisa.

    1 beijinho

    ResponderEliminar
  9. OLÁ, PASSEI PRA TE CONHECER.
    VEM ME VISITA BJS MARA

    ResponderEliminar
  10. Eu tava como tu, os meus pais deram-me uma máquina de costura nos anos (a meu pedido) e ainda não tinha pegado nela... nem sequer tentado enfiar a linha... o N comprou 3 pares de calças novas e em vez de pedir à minha mãe para fazer as bainhas como sempre disse-lhe: já que vamos aí no domingo posso levar a minha máquina e ensinas-me a trabalhar com ela e a fazer bainhas nas calças? E... tadah! 3 calças novas com bainhas feitas e aqui a je desbloqueou o medo da máquina de costura e já sabe fazer bainhas :D Agora falta aventurar-me no resto mas fiquei cheia de vontade... e a minha máquina é espectacular! :D

    ResponderEliminar
  11. Esqueci-me... já estou a fazer o download do livro, obrigada!!!

    (a minha Mãe teve aulas de costura e sempre nos fez muita roupa - sobretudo no carnaval - e eu sempre disse que queria ser assim prós meus filhos... tenho sorte de ela me poder ensinar :D)

    ResponderEliminar
  12. Vais ver que qq dia estás uma expert!!

    ResponderEliminar
  13. Obrigada pelos vossos bilhetinhos e sugestões. Sempre a dar imensa força. Que queridas!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  14. :)

    Muito Obrigada!

    Eu tenho máquina de costura... já tentei fazer qualquer coisita... (já fiz uma almofada e uns fatos de carnaval) mas ainda falta muito para me sentir confortável!

    Já fiz o download! Agora tenho que "ir ali tirar o pó à máquina" :)

    Obrigada! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. Graças a Deus...porque e um Deus nos acuda quando temos que desafiar o corpo....mas afinal quando queremos algo devemos primeiro entregar a nossa vontade a Deus e lhe pedir permissão,depois ir a luta com muit fé e perseverança...para alguns e simples,pra outras não,então....levanta sacode a poeira e da a volta por cima...era o que eu pensava cada vez que caia.
    Seu caso com a máquina me lembra o meu com a esteira(esteira de fazer ginastica)eu quase deixei marido louco por uma,ganhei e serve como decoração...rsrsrs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  16. Obrigada pela indicação do livro!

    ResponderEliminar
  17. a minha mãe tem esse livro.

    bjs

    ResponderEliminar
  18. Estive hoje na feira que decorre na Amadora. Tem uma parte de feira do Livro. Vi esse livro em pelo menos 2 alfarrabistas. Tive uma vontade enorme de o comprar... Mas 30 euros?!!!

    ResponderEliminar
  19. Olá,
    Passei aqui por acaso, procurava uma receita, e fiquei fã! Blog espectacular!!!
    Tenho esse livrinho desde o seu lançamento, para quem gosta de costurar é mesmo 5*, vale bem o preço.
    O meu tem muito uso e só não tem mais por falta de tempo. Devo dizer que já sou "cota" com netos e tudo.

    ResponderEliminar
  20. Olá :)

    Estava a "cuscar" umblog que vejo quase diariamente (Dona de casa perfeita) e descobri uma receita de bolinhas que me abriu o apetite. Para ver a sua confecção vim parar a este blog e além da receita estou aqui perdida a ler :)

    Blog fantástico e cheio de ideias maravilhosas :)

    Mas voltando ao assunto que me leva a comentar :)

    Também tenho uma máquina mas as únicas coisas que fiz foi umas costuras lisas e uns aventais para oferecer no Natal. Não fiz mais porque não sei e o medo de errar também é grande. Quando vi agora que era possivel descarregar o livro fiquei super contente :) e magiquei aqui para mim "Será que é desta que lhe vou dar uso?".
    Mas agora fiquei triste pois não consigo fazer o download :( carrego na seta verde para o fazer mas abre uma caixa para fazer o pagamento :(

    Será que já não está disponivel?

    Beijinho e obrigada pelas ideias :)

    Andreia Carvalho

    P.S.: é verdade já estás nos favorito hihihihi

    ResponderEliminar
  21. Olá, Anadreia :)
    Muito obrigada pela tua visita e pelos rasgados elogios aqui ao meu cantinho.
    Infelizmente com o teu comentário descobri que o download gratuito já não está disponível :(
    Pode ser que daqui a um tempinho volte de novo a estar. Vai andando atenta.
    Eu ainda não fiz nadinha na minha máquina. Estou pior que tu :P
    Beijinhos e volta sempre

    ResponderEliminar
  22. Olá :)

    Sim sim vou mesmo andar atenta e já decidi que este ano vou voltar a fazer algo com a máquina de costura para que assim possa voltar à carga e assim me auto-motive e seja desta o uso permanente :)

    Até a burda tenho comprado mas ainda nem assim me arrisquei :)

    beijinho e bom fim-de-semana.

    Andreia

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)