domingo, 19 de setembro de 2010

Arquitectura dos nomes

Gosto imenso de fotografia. De apreciar a magia que se esconde por detrás de uma boa fotografia.

Adoro detalhes que escapam a um olhar mais distraído. Gosto de olhar para uma fotografia e pôr-me a adivinhar tudo o que ela cristalizou no momento em que foi tirada. Gosto de me sentir transportada para uma dimensão etérea, que a fixidez material e sensível da fotografia fez surgir.

Pouco ou nada sei sobre o assunto. Não domino técnica alguma, mas gosto de ir inventado quando me apanho de máquina fotográfica na mão. Há quem diga que tenho jeito. Sou mais uma curiosa que outra coisa...

Em casa não tenho quase fotografias nenhumas à vista. Não faço questão.

Há aquelas pessoas que adoram emoldurar e expor tudo quanto é fotografia de família, de casal, dos filhos, etc...

Eu não sou nada assim.

De casal, tenho uma no quarto e uma no escritório. Chega e sobra. E não tenho mais nada...por enquanto.

Prefiro criar álbuns de memórias. Visitá-los quando me apetece e mantê-los sempre especiais. A exposição gasta a imagem, o momento, as sensações... E eu gosto de sentir saudades e esboçar sorrisos de quem descobre sempre coisas novas na mesma fotografia.

Por outro lado, também sou demasiado exigente. Então muito raramente me parece que uma fotografia esteja à altura de poder ser exposta numa moldura ou parede.

Porém, habita em mim uma natureza de contrastes e contradições. Faz parte dos planos futuros criar uma galeria fotográfica cá em casa. Fotos de detalhes. Não sei se alguma vez será concretizada, como muitas outras coisas...

Um dia destes cruzei-me com composições de fotografias que me chamaram particularmente a atenção.

Cada foto da composição representava a parcela de um todo. Pequenos detalhes, apontamentos fotográficos que davam à luz palavras, nomes... artisticamente enquadrados.

Achei a ideia tão bonita e original que fiquei cheia de vontade de pegar na máquina fotográfica e começar a disparar por aí...

Só precisava que o dia tivesse mais horas para poder oferecer aos meus sonhos a natureza das coisas sensíveis ;)



(inspirações)

8 comentários:

  1. Realmente é bastante original, se bem que alguns não percebi. Eu acho que também vou tentar fazer o meu nome assim, até é uma bonita prenda de aniversário =)

    ResponderEliminar
  2. Eu cá não gosto nem de muitas nem de ter só uma ou duas molduras com fotos em casa. Mas concordo contigo, visualizar muitas vezes a imagem cansa nos e faz perder a magia com que foi criada. Essa tua ideia de pormenores num todo está muito engraçada!

    bjnh

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Também gosto muito de fotografia, tal como tu dou muita atenção a pormenores, seja de arquitectura ou mesmo da natureza, sou muito observadora e dá-me gozo passear por Lisboa e ver os nossos belos azulejos, ou mesmo a calçada.
    Quando fizeres o tal galeria mostra.

    1 beijinho

    ResponderEliminar
  4. Eu sou ao contrário, adoro fotografias pela casa, acho que personaliza muito, e o marido adorar tirar fotos :)

    As ideias que mostraste são super giras adorei!

    (Josefina- mudei de casa!)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. gostei em particular da ultima!
    eu casa tenho varias mas são fotos que o meu G tira pois é o seu hobby.
    fotos que me dizem muito e que não são fotos minhas ou dele.
    tenho 7! depois na sala tenho nossas e no quarto tb, mas no corredor e escadas tenho o trabalho dele que adoro e é muito comentado por quem lá vai a casa!

    ResponderEliminar
  6. eu acho k vou sair de fininho deste post....como sabes tenho um pequeno hall em k n da para colocar moveis nem nada e a ideia é ENCHER de fotos do chao ao tecto. uma parede ja ta. e eu AMO aquele cantinho. sempre k passo la reparo sempre numa cara amiga, num passeio especial, num cheiro,um sentimento....

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Sou daquelas pessoas que adora registrar tudo e todos, acredito sempre que fica para eternidade..
    existe????
    Bjs
    Eliana

    ResponderEliminar
  8. hank for this superior web log! I completely appreciate it!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)