sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Uma pessoa está sempre a aprender


Já usei mil e um detergentes de roupa. Mas, felizmente, ainda estou longe de experimentar tudo quanto existe disponível no mercado.

Ainda não encontrei um que me deixasse toda (quando digo toda, é mesmo toda) a roupa perfeita.

Sobretudo a roupa branca. Nunca consegui alcançar aquela brancura cândida e gélida que uma verdadeira peça branca merece, e que a publicidade dos detergentes oferece.

Como não é do meu feito coleccionar detergentes de roupa, uso por norma um único detergente que me promete deixar tanto a roupa de cor como a roupa branca impecáveis.

Opto sempre por detergentes líquidos, em detrimento dos detergentes em pó. Gosto mais porque não me deixam resíduos nas peças de cor.

Ontem encontrei uns artigos da Proteste que me vieram ensinar algumas coisinhas, neste assunto da lavagem de roupa.

É que ninguém nasce ensinado. E eu adoro aprender coisas novas :)

Algumas das coisas que li, já constatei por experiência, mas outras, conjugadas com as primeiras, pode ser que me venham ensinar mais qualquer coisa. A experiência o dirá :P

Deixo-vos um breve resumo:

a) Os detergentes líquidos não contêm agentes de branqueamento, pois estes são muito instáveis em meio aquoso.

b) Os detergentes em pó conseguem melhores resultados a tirar nódoas.

Conclusão a+b: Os detergentes líquidos são adequados para a roupa de cor ou mista, desde que pouco suja.

c) Regra geral os detergentes anunciam serem eficazes a baixa temperatura, isto é, a 30ºC.

d) Certas nódoas só conseguem ser facilmente removidas se forem lavadas a temperaturas superiores a 30ºC.

e) A baixa temperatura os detergentes em pó podem deixar resíduos nos tecidos. Convém programar um ciclo de enxaguamento extra.

Conclusão c+b+e: Um ciclo a 60ºC consome 70% a mais de energia do que um ciclo a 30ºC. Logo, esta opção é muito pouco recomendável quando a maioria da roupa está suja, mas sem nódoas. A solução ideal é pré-tratar a nódoa com produtos de branqueamento que devem ser aplicados directamente na nódoa, em vez de serem utilizados na máquina. Devem evitar-se lavagens acima dos 40ºC.

f) Entre os detergentes líquidos, é preferível optar pelas fórmulas concentradas. São mais amigas do ambiente e da carteira. Nas versões clássicas, cerca de 80% do conteúdo é água.

Está aprendida a lição. Na próxima ida ao supermercado vou comprar detergente em pó para a roupa branca e usar o detergente líquido apenas em roupa de cor.

Espero desta vez atinar difinitivamente com a lavagem de roupa.

Para quem estiver interessado, aqui ficam os artigos da Proteste sobre o tema e sobre os melhores detergentes.

Detergentes para a roupa (1)

14 comentários:

  1. Olá Luarte, como sabe ou não por hábito gosto de visitar o seu blog, e no que diz respeito a esta postagem deix-me dar-lhe um conselho de amiga e de que há 20 anos trabalha no ramo - para poupar a sua máquina de lavar evite de lavar constantemente a baixas de temperatura o que danifica as máquina já vi muitas -por dentro- em muito mau estado- é o meu ramo profissional.

    ResponderEliminar
  2. Olá, obrigada pela partilha, não sabia nada deste assunto, agora já vou pensar duas vezes antes de comprar, beijinhos

    ResponderEliminar
  3. E eu tenho uma sugestão a dar-te. Aqui em casa uso detergente líquido Surf. É incrivelmente concentrado, cheira deliciosamente e lava bem a roupa (lavo sempre a 60 graus). Com um filho de 5 anos, há sempre roupas com muitas nódoas, e estou muito satisfeita com esta marca (depois de ter experimentado tantas).

    Ainda por cima, preenchi um postal que uma vez recebi no correio, e ganhei uma caderneta com vales de desconto para 1 ano. Aquilo sai-me mesmo muito barato. Como o detergente dura meses, acabo por ir oferecendo os vales de desconto às vizinhas e funcionárias da escola do L..

    Fica a sugestão! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Puxa tanta informação, obrigada.

    Eu também uso detergente liquido, marca LIDL, e estou satisfeita.

    Bom fim-de-semna

    ResponderEliminar
  5. Já tinha lido também esses artigos da Proteste. E também estou como tu... roupa branca é um martírio.
    Eu uso persil líquido e estou muito satisfeita em tudo (menos na roupa branca que podia estar bem melhor). Acho que vou seguir o teu conselho e comprar em pó para lavar a branca e ver como corre.
    =P
    Bom fds =)

    ResponderEliminar
  6. Oi linda

    Minha vida e testar detergentes para tirar manchas nas roupas da minha filhinha de 5 aninhos...sabe que me deram uma dica ótima e que tem funcionado muitissimo bem...sabonete Protex branco...tem esta marca ai?,se tem use-o e so esfregar bem a roupa com ele e colocar de molho....se usar me conte...
    Beijinhos
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelos comentários e pelas várias sugestões que aqui me têm deixado :)

    ResponderEliminar
  8. Olha eu estou com a Hazel, também uso aquele detergente, cheira mesmo muitíssimo bem! Adoro o perfume quando abro as portas dos armários!!

    Alem disso quando tenho nódoas uso um produto especifico (as vezes super gel, aquilo é bom para tudo)ou então sabão azul e branco a corar ao sol quando são roupas brancas. Receita da minha avó.

    ResponderEliminar
  9. óptimo post.
    Também tenho dificuldade em encontrar um detergente que me satisfaça.
    A minha avó é que deixava a roupa branquíssima, lavada à mão com sabão e deixada a corar e essas técnicas que se perderam completamente.

    ResponderEliminar
  10. Olá Luarte!
    Antes de mais, obrigada pelos artigos da proteste! :)
    Cá em casa tb uso detergente em pó para lavar toalhas, lençóis, panos da cozinha e por vezes roupa branca. Quando vejo que a roupa tem nódoas díficeis, primeiro ponho um pouco de "supergel" ou sabão azul e branco, ou mesmo detergente da louça. Para branquear, coloco 2 colheres de sopa de Perborato de Sódio na gaveta do detergente e lavo a 40º (para o perborato libertar oxigénio).
    Experimenta!

    Bjinho e bom fim de semana! :)

    ResponderEliminar
  11. ja aprendi qq coisa hoje....a dica das malasloucas... e eu k andava a lavar a 30º graus pa poupar uns trocos no final do mes.....
    nas nodoas em uso KH7. é um tira gorduras para a loica e cozinha mas tb dá para as nodoas e resulta.
    e na roupa branca tipo camisas e tshirts ficam branquinhas.

    ResponderEliminar
  12. Olá Luarte

    Já leio o teu blog há algum tempo, do qual gosto, mas ainda não tinha tido a oportunidade de comentar.
    Acho muito interessantes as tuas invenções e criações, gosto da tua casa bonita e acolhedora.
    Por causa do post que fizeste sobre os detergentes, quero aqui deixar a minha experiência de dona de casa, eu uso Skip em pó efervescente ou o de lavanda, para todo o tipo de roupa, não faço distinção de detergentes para roupa de cor ou branca, e estou muito satisfeita com a eficácia que ele tem.
    A minha roupa branca fica branquinha e não preciso usar mais nada para a clarear, lavo à 30º, e não seca ao sol muitas vezes porque não tenho coras só estendal exterior, e se este está ocupado acaba por secar mais dentro de casa. A única coisa que faço é colocar um bocadinho mais detergente do que a quantidade do aquela que uso para a roupa de cor.
    Com a roupa escura também faço lavagens à 30º, e a roupa de cama lavo à 40º e excepcionalmente à 50º, e a roupa sai bem lavada e cheirosa (embora não cheire tanto como os líquidos). Não preciso lavar a roupa com temperaturas mais altas, e não troco o Skip em pó por nenhum.
    Para as nódoas, uso o maravilhoso detergente para a loiça, que faz maravilhas. Desisti dos tira-nódoas específicos, porque acho que não se compraram ao da loiça em termos de eficácia. Já salvei assim um vestido da minha mãe de seda que tinha ido para a lavandaria e não conseguiriam tirar as nódoas de gordura que caíram num casamento, ficou impecável e as nódoas desapareceram.

    Espero ter ajudado.
    Beijos

    Daniela

    ResponderEliminar
  13. Viva Luarte

    Descobri o teu blogue agora mesmo e, tal como dizes, estou a ler e a aprender :)

    Li este post com esperança que me tirasse uma dúvida mas ainda não li nada a este respeito (também não li muitos posts ahahah)...

    A dúvida é esta: qual é a melhor forma de desinfectar roupa íntima (e não só) que tenha nódoas de sangue, por exemplo? Ou nódoas resultantes de fluídos corporais?

    Por exemplo, eu deixei de usar pensos higiénicos de pacote e passei a usar pensos de pano... (receita de uma tia minha ;) ) e vejo o quanto se pode poupar (a médio e a longo prazo) na carteira e nesta Casa imensa que todos temos.

    Outro exemplo, ainda não tenho filhos mas quando os tiver estou seriamente a pensar usar fraldas de pano (há tantas coisas que se estão a retomar mas com actualizações como é o caso das fraldas... é só pesquisar, pois em praticamente tudo se pode poupar dinheiro e as coisas até podem ter, se for preciso, uma qualidade até superior ao que se usava antes...).

    Bom, em vez de amaciador uso vinagre branco pois li que amacia melhor e desinfecta a roupa mas quem sabe se alguém tem alguma(s) ideia(s) melhor(es)?
    Uma amiga minha usa lixívia mas eu gostaria de saber se há outras coisas mais eficientes e mais económicas.

    Conto convosco para aprender ainda mais :)

    Maria.

    ResponderEliminar
  14. Olá, Maria
    Em relação à tua dúvida, posso dizer-te que passei a usar o Skip Effervescent Active Clean para a roupa branca e íntima. Também tinha o mesmo problema que tu com as manchas de sangue e ficou impecável. Lavei a roupa a 60ºC. Para a próxima vou experimentar com uma temperatura mais baixa para verificar se os resultados são os mesmos. Adorei este detergente :) Finalmente acertei!

    Tal como tu também não tenho filhos, mas se um dia os tiver quero também usar dessas fraldas ecológicas :)
    Beijinhos e espero ter ajudado qualquer coisinha.

    Obrigada a todas pelas vossas sugestões e ajudas :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)