terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Hamburguers e pizzas! Pouco saudáveis?

Há pouco tempo, soube a partir de um programa de televisão, que num hamburguer de compra, apenas comemos 60% de carne e que os restantes 40% são farinhas, gorduras saturadas, intensificadores de sabor, estimulantes do apetite e outros aditivos químicos.

Eu tenho noção que estas coisas não são muito saudáveis, mas não tinha noção destas percentagens.

Já não era muito frequente comprar este género de coisas cá para casa, mas muito de vez em quando lá acontecia.

Mas agora a decisão é definitiva. Não volto a comprar hamburgueres congelados cá para casa, seja de que marca for.

Raios! Então quando comemos um hamburguer só praticamente metade daquilo é carne e tudo o resto são porcarias nocivas à saúde?

Os hamburgueres que se comem cá em casa passaram a ser definitivamente caseiros porque passaram a ser a única opção.

Para porcaria, já basta a quantidade de hormonas que os animais ingerem e que nós depois comemos. Não preciso de mais, obrigada!

Escolho o naco de carne no talho, mando-o picar e condimento a carne à minha maneira.

Tempero a carne picada com:

- pimenta;
- alho picado;
- cebola ralada (intensifica mais o sabor do que picada);
- mistura de ervas (normalmente duas de entre salsa, coentros, cebolinho, tomilho... conforme o que tiver);
- 1 ou 2 ovos inteiros (conforme a quantidade da carne);
- por vezes adiciono legumes ralados (cenoura, courgette...);

Amasso a carne com os ingredientes todos, faço bolinhas de tamanho semelhante e achato-as para lhes dar aquela forma mais cilíndrica. A seguir, coloco os hamburguers dentro de uma caixa hermética, por camadas, tendo o cuidado de separar a camada inferior da superior, com película aderente. E congelador com eles.

Quando apetece comer hamburguers é só ir buscar e grelhar.

Se a intenção é fazer os hamburguers pouco depois dos moldarmos, convém irem ao frigorífico 1 horita antes, para não se desmancharem quando os estivermos a cozinhar. O frio dá-lhes mais consistência. Caso não tenhamos esse tempo disponível, o melhor será adicionar pão ralado para tornar o hamburguer mais compacto (eu evito fazê-lo).

Quando grelho carne, só a tempero com sal na altura de ser cozinhada. Se a carne for temperada com sal muito tempo antes, fica seca porque o sal retira-lhe o suco natural, desidrata-a e eu aprecio uma carninha bem suculenta.

As pizzas que compramos no supermercado são outro exemplo de uma refeição congelada com excesso de sódio e gordura, já para não falar nos restantes aditivos e conservantes.

O alto teor de gordura é libertado quando a pizza vai ao forno. E uma pessoa ingere essa gordura sem se aperceber. Por isso, não raras vezes, e antes mesmo de nos levantarmos da mesa, experimentamos a sensação de estarmos empanturrados, cheios, enfartados depois de comermos pizza. É este excesso de gordura que vai dificultar muito a nossa digestão.

Por isso prefiro a opção de fazer a pizza em casa porque a acho muito mais saborosa e saudável.

É que não tem nada a ver. As fatias são sequinhas, com massa a saber a pão e o sabor inconfundível a alimentos frescos.

Por norma, e como tenho a máquina do pão, costumo fazer a massa aí e não dá trabalho nenhum.

Faço logo a quantidade suficiente para várias bases (3 ou 4 de tamanho familiar).

Para a preparação da massa utilizo, e seguindo esta ordem:

- 2 chávenas grandes de água morna;
- 1 saqueta de fermento de padeiro;
- 1 colher de chá de açúcar (ajuda o processo de fermentação da massa, quando combinado com o fermento);
- 4 chávenas de farinha sem fermento (dobro da quantidade em água);
- 1 pitada de sal.

Quando o programa termina, enfarinho as mãos, divido a massa em 4 bolas de tamanho semelhante e congelo-as em sacos individuais.

Apetece pizza? Descongelo uma das bolas (algumas vezes acelero o processo no programa de descongelação do microondas). Enfarinho a bancada da cozinha, estico a massa com o rolo até ter a espessura desejada e tamanho para ocupar a forma.

Entretanto, ligo o forno a 220ºC.

Pico a massa com um garfo e adiciono os ingredientes ao meu gosto (alguns salteio previamente como é o caso dos cogumelos frescos, bacon e alguns legumes). Antes de meter a pizza no forno, tempero apenas com oregãos e um fiozinho de azeite.

E no sábado à noite foi esta pizza familiar que se comeu cá por casa.


E estava boa, tão boa :)

Por isso, quando se associa pizzas e hamburgueres a comida fast-food e muito pouco saudável, é importante saber de que pizzas e hamburgueres estamos a falar. Não podemos meter tudo no mesmo saco.

28 comentários:

  1. Temos a mesma filosofia em relação ao "fast food" :P Gosto muito de hamburgers e pizzas e comemos muitas vezes (especialmente pizza), mas é sempre tudo caseirinho e bem mais saboroso e saudável, claro! sabes que houve um estudo feito há uns anos, que concluia que pizza fazia muito bem à saúde, por causa do molho de tomate? É claro que tem de ser caseira, mas aí está mais uma desculpa (como se precisássemos :P) para comer uma boa pizza!

    ResponderEliminar
  2. Olá Luarte.
    Já tinha pensado em tudo isso que referiste... hamburguers nunca comprei para casa, pizzas tenho sempre duas para aquela ocasião da preguiça.
    Como já tenho a máquina, vai ser fácil.
    Com o teu empurrãozinho, vou por mãos à obra para as pizzas e hamburguers caseiros.

    ResponderEliminar
  3. concordo plenamente ctg! eu cá em casa é raro comer hamburguers mas até já comprei um amiguinho para me ajudar a moldar melhor os ditos eheh
    é que nem comparação têm com os outros! mt mais saborosos e sp sabemos o que metemos na boca!
    bjinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Luarte!
    Cá em casa é raríssimo entrar hamburguers... aliás acho que já não me lembro da última vez... é que não somos fãs;)(talvez por pensar nessas questões...), mas sou capaz de experimentar os "teus"..; em relação a pizzas costumo ter em casa para a preguiça como a Veludarte ;)(bjocas Neuza) mas também costumo fazer algumas vezes a pizza "à minha maneira"... se quiseres podes espreitar e depois dá-ma a tua opinião...
    bjocas,

    ResponderEliminar
  5. Olá Luarte,

    Olha cá em casa já faço pizzas caseiras há mais de 6 anos, o maridão adora e não quer outras. Quando fico mais de 15 dias sem fazer lá vem ele pedir-me para fazer :)

    Hamburgueres também só caseiros porque dos comerciais já nem me lembro da última vez que comemos.

    E de soja, já experimentaste? Ficam muito bons e deliciosos quando metidos numa bolinha de pão acabada de fazer. Um bocadinho de queijo, tomate, alface e o que mais quiseres meter e fica de lamber os dedos :)

    Bjs e bons cozinhados
    Anabela

    P.S.:Nunca congelei a massa, faço sempre na hora. Notas muita diferença entre uma e outra?

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente.
    Eu faço em casa, tanto hamburguers como almôndegas, às vezes no talho peço para picarem um pouco de chouriço com a carne. Acho que é um hábito que devemos adquirir, evitar ao máximo os congelados porque além de serem prejudiciais à saúde também saiem mais dispendiosos.

    Pizzas! Aqui é que eu me andei a portar um bocadinho mal :-)
    Comprava bastantes congeladas, mas desde o ano passado que também as faço e congelo a massa e até o molho de tomate, congelo em doses pequeninas para as pizzas.

    Bom post!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. que bela pizza!apetitosa!
    eu nunca compro hamburgers de compra, no talho escolho a carne e peço para juntar um pouco de chouriço ao picar.por vezes já os trago moldados, outras por moldar e em casa dou um toque de tempero! ;)
    não fazia ideia dessa percentagens!

    ResponderEliminar
  8. Por isso é que eu nunca como hamburgers
    de compra.
    É bem mais saudável fazê-los em casa.

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  9. Anabela: nunca fiz os de soja. Tens de me dar a receita :)
    Em relação à massa congelada, fica óptima. Experimenta :)

    Beijocas e boas papas para todas :)

    ResponderEliminar
  10. Há já bastante tempo que visito regularmente o seu cantinho de ideias, e estou em falta por nunca lhe ter dado os parabéns pelas maravilhosas ideias que nos deixa, e confessar que graças a si, hoje, o meu maridinho não quer outros pãezinhos de deus, senão os que faço lá em casa. Agradeço muito a sua partilha. Quanto ao post de hoje, sempre fiz os hamburgers caseiros, herança da minha mãe que nunca usou em casa os de compra, e quanto à pizza, também me habituei a fazê-la em casa com a ajuda preciosa da minha MFP. Um beijinho grande, Miriam*

    ResponderEliminar
  11. Olá, Miriam
    Muito obrigada por este seu primeiro comentário. É sempre bom receber o feedback de quem nos segue. É um grande incentivo para continuar este cantinho. Obrigada por todo o carinho demonstrado e por partilhar o seu testemunho.
    Um beijinho grande e volte sempre :)

    ResponderEliminar
  12. visitem www.replicaspt.com

    ResponderEliminar
  13. ola Luarte,

    eu bem andei na net á procura da iamgem da maquineta para ajudar a fazer os hamburgueres mas nao consegui encontrar.....sei k a dmail tem mas encontrar para te mostrar ta quieto. acho k sao baratinhas e se a memoria n me falha ate vem com os plasticos.
    eu tenho sempre em casa comprados acabadinhos de fazer no talho mas é so para para ocasioes em k o tempo é pouco ou a preguiça é muita.
    piza compro as bases e tb é para "desenrascar". como tenho uma arca congeladora é facil ir ao talho e peixaria e encher com comida de qualidade. é mais barato e melhor.so abro excepçao quando a gula aperta e la vai um franguinho de churrasco de uma churrasqueira perto de mim k é maravilhosa ou uma piza da +kpiza( vao ter de me pagar a publicidade eheheheh) k é caseira.mas é raro.
    bj

    ResponderEliminar
  14. BetaBarbara :)
    Eu sei que existem essas forminhas de hamburguer, mas sinceramente nunca andei há procuras delas, nem elas vieram algum dia ter comigo. De qualquer forma tenho-me desenrascado bem. Eu às vezes coloco modelo a carne em pequeninos tupperwares que tenho (também servem).
    Eu pessoalmente gosto de fazer os hamburgueres em casa. Bem sei que os podia mandar fazer no talho, mas como eu gosto de pôr muitas coisinhas na carne prefiro assim.
    Eu antes também comprava bases de pizza, mas não têm mesmo nada a ver com a massa que faço em casa. Esta massa é muito fácil de fazer, tanto na mfp, como à mão. A primeira vez que a fiz foi à mão e já tinha máquina e ficou igualmente boa. Em relação a pizzas e hamburgueres também faço como tu, é só para desenrascar. Come-se para aí uma vez por mês, de cada. De resto faço questão de comer comida refeições diferentes mas e tanto quanto possível nutitivas e saudáveis.
    Não conheço essa +kpiza :P
    Beijocas e agora vou ali responder ao teu email :D

    ResponderEliminar
  15. Tens toda a razao, Luarte.
    Nao é por acaso que fica mais barata a versao industrial. Ou nao é assim?

    Beijoca
    Paula M.

    ResponderEliminar
  16. Nunca me lembrei de congelar a massa de pizza, mas para a próxima vez que fizer vou fazer o dobro e experimento ;)
    Excelente dica!

    ResponderEliminar
  17. Bom dia Luarte,

    1º quero agradecer-te os ficheiros e já te respondi.

    Quanto ao post, concordo contigo, é preferível a comidinha caseira e saudável, a máquina de fazer pão dá muito jeito, coloca-a na lista de compras para 2011, vais ver que é um boa aquisição.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Romy: Não sei percebeste, mas eu tenho máquina de fazer pão. Devo tê-la comprado para aí há 1 ano. É lá que faço as massas das pizzas, entre outras maravilhas da panificação :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  19. Ups!
    Desculpa Luarte, mas confesso que li um pouco atravessado pois estava com pressa.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Olá Luarte,
    Eu faço hamburgueres em casa há já algum tempo sou eu que os tempero e preparo , faço as bolas, coloco nas caixas, esmago e pronto... Fico com os hamburgueres preparados e prontos a congelar.
    É que a minha Mãe há muitos anos comprou da Tupperware 6 caixinhas próprias para guardar hamburgueres e para preparação havia 2 outras peças que eram uma argola do tamanho das caixas redondas e outra peça que era uma espécie de disco com asa (pasa segurar e fazer pressão).
    Andei a procurar na net, e para terem uma ideia melhor do que falo façam uma pesquisa no google em, «tupperware hamburgueres» e vão a Imagens... assim é mais fácil vizualizarem do que falo.
    Passando para a massa de pizza... dá para congelar? Eu comprava massa congelada e fazia o resto em casa... assim passo a fazer tudo em casa...
    Outra questão, desculpa, se estou a ser indiscreta, a base onde estás a cozer a tua pizza é daquelas que se vê à vensa e tem buracos? Achas que vale a pena?
    Desculpa o longo comentário.
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  21. Teresa,
    Já estive a espreitar na net essa tua sugestão da tupperware :)
    Pode ser que um dia destes ainda compre umas coisas dessa, quem sabe...
    Quanto à massa da pizza, podes congelar à vontade. Fica óptima, garanto-te (pelo menos a minha fica, ihihi). Eu antes também comprava da congelada mas não tem comparação. Esta fica muito parecida à de forno de lenha.
    E podes fazer as perguntas todas que quiseres :)
    A base é essa mesma a dos buracos e eu gosto bastante. Os buraquinho ajudam à cozedura da pizza (eu coloco sempre a pizza o mais baixo possível no forno). Com os buraquinho, nem precisas de picar a massa.
    Espero ter ajudado.
    Obrigada pelo teu longo comentário ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Olá Luarte,
    Obrigada pela partilha das tuas boas ideias!...
    Bem... está decidido!...Próximo passo... fazer massa para pizza e congelar em bolas.
    E quem sabe fazemos uma troca de aquisições? Eu compro uma base para pizza perfurada e tu um conjunto para fazer hamburgueres da tupperware... (acho que vale a pena, porque assim ficam todos do mesmo tamanho e depois basta guardar noutro recipiente qualquer, mas acima de tudo porque nos facilita a vida, e é um utensílio simples de utilizar e de lavar).
    Muito Obrigada pelas tuas dicas.
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  23. A Teresa conseguiu encontrar imagens das ditas maquinetas.Obrigada! o k eu corri e nada.....
    Meninas a Luarte mandou-me para a cozinha.....vou ter direito a uma rubrica das leitoras.......ehehehehe.
    quer dizer eu vou pa cozinha todos os dias mas desta vez tenho de fazer Pizza à la Luarte!!!!
    bom fds

    ResponderEliminar
  24. Uau! Realmente, se não tomamos cuidado, damos cabo da nossa saúde...
    :)

    ResponderEliminar
  25. Olá Luarte.
    Espero que ande tudo bem por aí.
    Já tenho saudades dos teus posts!
    Deve ser hoje que vou experimentar a tua receita da pizza.
    Beijoca.

    ResponderEliminar
  26. Também gosto disso tudo e, de modo caseiro e feito no fogão à lenha quando se juntam os amigos, então ... aí que ficam melhores ainda. É preciso cuidar da nossa saúde.
    Cuide-se!
    Beijos,
    Iray

    ResponderEliminar
  27. Hambirguers cá em casa com mesmo mandando picar a carne no talho, porque nem se quer gosto dos congelados... sabe tudo menos a carne.

    Já pizzas não sou tão esquisita, adoro! mas não sou muito fã de pizzas congeladas...
    Essa pizza que fizeste tem óptimo aspecto! ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)