segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Morangos na varanda

Os morangos são uma fruta abençoada.

São esteticamente bonitos, delicados, super decorativos, saborosos e muito apetecidos.

Já no ano passado eu queria ter plantado morangos. Uma amostra só por graça, para ver se dava alguma coisa.

Têm a vantagem de se darem em qualquer lugar soalheiro, e podem ser facilmente plantados tanto num quintal, como em vasinhos numa varanda.

Quando as flores dos morangueiros dão fruto, e o fruto amadurece, qualquer vaso vira uma obra de arte.

Além disso, os morangos cultivados para consumo próprio não têm nada a ver com os morangos do supermercado, cheios de adubos e pesticidas. Estes são 100% biológicos e distinguem-se muito bem dos outros, quer no tamanho, como no aspecto e, sobretudo, no sabor. A diferença é da noite para o dia.

No ano passado acabei por não plantar morangueiros nenhuns.

Mas este ano, eu e o P. decidimos experimentar e temos alguns morangueiros na nossa varanda.

A ideia não é a de produzir quantidade suficiente para consumo doméstico. Esta é a nossa primeira experiência e estamos na expectativa de ver como corre. Nada de grandes ambições! Mas se conseguirmos provar dos moranguinhos cá de casa, já ficaremos imensamente contentes!

Uns morangueiros já estão mais desenvolvidos que outros, porque são oriundos de sítios diferentes e têm também idades diferentes. Porém, decidimos misturá-los todos.

Como os dias têm estado muito frios, e a nossa varanda é descoberta, temo-los mantido em pequeninas estufas improvisadas.

As estufas têm a vantagem de manter as condições ideais para os morangos se desenvolverem. Nos meses mais rigorosos consegue-se controlar melhor o excesso de frio e evitar o excesso de chuva, ou até mesmo danos provocados pelas geadas. Claro que ao criarmos este sistema, acabamos também por acelerar o processo de desenvolvimento dos morangos.

Como temos poucos morangueiros foi fácil arquitectar a ideia da estufa.

Pegámos em garrafões de plástico, cortámo-los ao meio e aproveitámos a parte de cima de cada um. Como não tinhamos disponíveis o número suficiente de garrafões, aproveitámos também a parte inferior e fizemos uma pequena abertura. Nas outras "estufas" foi só preciso desenroscar a rolha, para deixar os morangueiros respirarem.

Fácil, não é?

Agora é ir cuidando deles diariamente com carinho e esperar que chegue o dia "D". O dia em que faremos a "degustação" ;)

14 comentários:

  1. Que coisa mais linda deve ser uma plantação de morangos,ainda não tive a oportunidade de ver,acho que por aqui nas imediações planta-se,vou pesquisar...bem que eu gostaria de ter uma plantinha destas.rs.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  2. nossa que legal! por favor, faz um passo a passo mais detalhado, nos ensinando como vc fez ( a questão da terra, adubos, sementes, os cuidados! Quero cultivar morangos tb,moro em Fortaleza-Ceará e aqui é quente o ano todo será que dar certo?

    ResponderEliminar
  3. Adorei a ideia! Por acaso até tenho aqui sementes que comprei no ano passado no Verão, mas já não ia a tempo de os semear. Fiquei cheia de vontade de os deitar finalmente na terra!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Visitei teu blog e gostei bastante das iéias apresentadas por vc.
    A reutilização de materiais é uma idéia que me agrada muito e tenho alguns trabalhos no meu blog.
    Seja bem vinda para uma visita.
    bjs
    bel

    ResponderEliminar
  5. O morango e o ananás são as minhas frutas preferidas! Gosto de acompanhá-los com tudo. Nunca me aventurei a plantar mas se calhar este ano vou experimentar, aqui o sol é tão forte que se calhar ainda tenho é que os abrigar do calor.

    Espero que sejam deliciosos!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Deusa: Tente procurar num centro de jardinagem. Pode ser que tenham morangueiros. Boa sorte :)

    Paula M.: Eu também mantenho as minhas ervinhas aromáticas, mas na varanda :)

    Maria Regina: Eu comprei já as mudinhas de morangueiro. Não usei sementes. Enterrei simplesmente na terra. Sem adubos, sem cuidados especiais. Os únicos cuidados que tenho é todas as manhãs borrifá-los com um pouco de água. Em relação ao clima, como aqui é um pouco diferente não consigo ajudá-la. Mas faça a experiência. Pode ser que resulte :)

    Sissamar: Com sementes não sei mesmo como é. Depois conta como correu a tua experiência.

    Bel: Obrigada pela visita. Fico contente por ter gostado do que leu e viu.

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  7. que bela ideia!
    espero que tudo corra bem e que daqui a uns tempos venhas aqui mostrar os teus moranguitos! ;)

    ResponderEliminar
  8. Tenho morangueiros silvestres k pensei k morressem com a geada. Pus 4 pés e quando dei conta o vaso e o chão estavam infestados... este ano devem dar morangos :) a ver vamos :)

    ResponderEliminar
  9. Que ideia espectacular... voces reutilizam tudo para defender os vossos ideais, até uns garrafõezitos :)
    Fazem muito bem, por aqui tem caído muita geada que abrasa as plantinhas todas...
    Daqui a umas semanitas tems a varanda salpicadinha do tom vermelho!

    ResponderEliminar
  10. Olá, Paulinha :)
    Fico feliz em saber que resolveste esse problema que tinhas e que de alguma foma eu estive implicada nessa ideia.
    Fico à espera de ver esse trabalho no teu futuro blog :)
    Beijocas e obrigada.

    ResponderEliminar
  11. Olá amiga

    Que ideia fantástica , quando começar a dar os moranguinhos, vai valer o esforço . Beijocas da xanó

    ResponderEliminar
  12. Fantastico.
    Eu tambem ando com a mania de querer ter uma horta na varanda. Queria plantar morangueiros mas nao encontro nenhum lugar que venda mudas de morangos grRRr
    Hoje comprei sementes de salsa e de alface, espero semea-las em breve.Mas sinceramente nao percebo muito disto, ja andei a pesquisar mas encontro muita informaçao e tenho que digeri-la e começar a deitar maos a obra. quanto à preparaçao da terra para os morangueiros pode me dar algumas dicas??
    o meu email é refazendoaminhavida@gmail.com

    ficaria muito agradecida.
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Olá,
    adorei a iniciativa. No ano passado também me lancei numa plantação de varanda e andava super empolgada. Plantei: coentros, salsa, hortelã, manjericão, menta, poejo, morangueiro e malagueteiro. Correu lindamente. Comprei um pé de cada (nos Viveiros Vitor Lourenço, perto de Sinra e numa feira em Odivelas). Os morangos ao final de um mês já estavam lindos, mas não os consegui provar, pois o meu mais pequeno de 4 patas avançava sempre primeiro. Giro foi quando nasceram as malaguetas, armado em goloso foi come-las e o resultado foi: mijou em todas as minhas plantações :P :(

    Felicidades para esses moranguinhos todos que já estão a aparecer.

    ResponderEliminar
  14. olá moro em rondonia aqui nao tem plantaçao de morango, eu sou amante de jardim e gostaria muito de plantar morangos, vc nao poderia me ajudar ?
    é só fazer uma doaçao de augumas mudas que eu serei grato a vc.
    vou deixar meu email pra contato caso queira doar: caioserafim1@hotmail.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)