sábado, 26 de fevereiro de 2011

Brócolos

Ontem o jantar foi peixe-espada grelhado com batatinhas cozidas e verduras a acompanhar.

Tinha uns brócolos no frigorífico. Não podiam esperar mais para serem cozinhados. Era desta que tinham de ser comidos. Um ou dois dias mais, e teria brócolos amarelados.

Por vezes quando tenho uma quantidade significativa de verduras de cozedura, primeiro cozo-as e depois guardo-as no frigorífico. Vou utilizando conforme vou precisando. Uso muito em salteados isolados, ou em conjunto com outras verduras.

Normalmente conservo as verduras cozinhadas nas caixas herméticas com vácuo. Faço-as durar muito mais tempo e em perfeitas condições de consumo.

Esta é uma boa estratégia para não deitar vegetais fora, pois antes, não raras vezes, quando me lembrava de ir buscar aquele feijão verde, aquela couve, etc... estavam amarelados e iam para o lixo.

Assim arranjei uma solução fácil de pôr cobro a situações de desperdício.

Mas voltando aos brócolos...

O P. não é fã. Não é verdura que goste muito. Quando tem de ser come só um bocadinho, naquela de dizer que comeu.

Ontem decidi fazer, pela primeira vez, brócolos panados a acompanhar o peixe-espada. Uma nova variação para ver se ele gostava mais.

Primeiro, quando os viu, achou a ideia estranha.

Eu não disse nada. Iniciámos o jantar e fomos conversando sobre como nos tinha corrido o dia, de como lhe tinha corrido a viagem, etc...

E, finalmente, ele diz o que eu estava à espera de ouvir: "Os brócolos estão muito bons e saborosos!".

Aleluia! Ele disse-o! :)

É que eu estava a achar os brócolos maravilhosos. Espectacularmente deliciosos! Mas eu gosto de brócolos. E queria saber a opinião dele, sem condicionamentos da minha parte!

É certo que esta não é a forma mais saudável de comer os brócolos, mas é uma maneira diferente que pode cativar quem torce o nariz às verduras cozinhadas. E entre comer, com uma ligeira fritura pelo meio, a não comer, é preferível a primeira.

E quem diz brócolos, diz outra verdura qualquer. Olhem os famosos peixinhos da horta, feitos com o feijão verde?!

Eu gostei imenso da experiência e vou repeti-la muitas vezes.

Hei-de experimentar também a versão "cocktail de brócolos". Como entrada, com um molhinho de maionese e ervas para "chapinhar" :)

Segue a receita de "Brócolos Panados"


Ingredientes:
- Brócolos
- 1 ou 2 ovos
- farinha q.b.
- azeite q.b.
- sal q.b.
- alho em pó q.b.
- pimenta q.b.
- manjericão seco q.b.

Preparação:

1) Lavar e cortar os brócolos em hastes pequenas.

2) Levar a cozer em água temperada com sal durante 15/20 minutos.

3) Escorrer os brócolos e colocá-los sobre papel absorvente para retirar o excedente de água.

4) À parte num prato fundo bater os ovos e juntar um pouco de farinha (a mistura deve ficar bem fluída). Temperar com bastante alho em pó, manjericão seco e um pouco de pimenta.


5) Levar ao lume uma frigideira com um pouco de azeite (eu usei a wok por ser mais funda e evitar salpicos, precisar de usar menos gordura e acabar por ser mais rápido).

6) Quando o azeite estiver quente, mergulhar cada uma das hastes na mistura anterior e pôr a fritar.

7) Depois de fritos, de ambos os lados, retirar e deixar escorrer o excesso de gordura sobre papel absorvente.
Bom apetite :)

9 comentários:

  1. Nunca tinha visto bróculos panados, nem tão pouco me passaria pela ideia fazê-lo, mas gostei da sugestão e será para experimentar.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. O meu amorzito também não é particularmente fã de bróculos, mas gosta de bróculos com salmão fumado. É facilimo de fazer (pois só temos de cozer os bróculos e o salmão vem pronto).

    ocantinhodaguidinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Eu não sou amante de bróculos nem de couve flor, mas quando faço sopa ponho 1 ou 2 hastes ou de broculos ou de couve flor assim como mas não dou pelo gosto.

    ResponderEliminar
  5. hmmm :) Tenho de experimentar... Gosto imenso de encontrar novas formas de comer legumes! Olha, a minha forma preferida de comer bróculos é cozidos temperados com manteiga :P Mas às vezes também faço de outra forma, pode ser que o P. e tu também gostem : aqueço azeite numa frigideira, quando está bem quente junto alho e meia latinha de anchovas e deixo as acnhovas desfazerem-se e depois salteio os bróculos (cozidos ou crus, mas nesta última hipótese tem de se deixar mais tempo)! Fica óptimo :) No pantagruel também vi uma receita de bróculos merengados que tenho de experimentar.

    ResponderEliminar
  6. Guidinha:
    O meu marido detesta salmão, não posso ir por aí :P

    Sandra: Também uso muito na sopa, esses e outros vegetais, mas fora ds sopas continuo a gostar muito de comer vegetais de todas as maneiras e feitios.

    Sabi: Eu também faço muito salteados com alho e azeite e com algumas ervinhas à mistura. Mas desta vez decidi fazê-los panados e gostei mesmo muito.
    Depois partilha essa tua experiência dos bróculos merengados :)

    Beijocas para todas e bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  7. Que grandes ideias!
    Vou também passar a guardar as verduras cozinhadas!
    Cá em casa, o marido também não é fã de verduras, prncipalmente de bróculos.
    Vou experimentar e depois conto o resultado :)

    ResponderEliminar
  8. Nunca tinha visto brócolos panados... Cá em casa é um dos vegetais que mais vezes serve de acompanhamento, gostamos todos muito (incluindo os miúdos)

    Hei-de experimentar ;)

    ResponderEliminar
  9. Também adoro bróculos mas confesso que nunca me tinha lembrado de os fazer como peixinhos da horta, que também gosto, que rica ideia :)

    bom domingo!!!!!!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)