quarta-feira, 6 de abril de 2011

Apelo às amigas ecologistas

Estou com um problema que me anda a moer e que me anda a pesar a consciência. E este problema assola-me sobretudo à noite, antes de me ir deitar. Aí por alturas da limpeza facial e desmaquilhagem. Por que será?


imagem retirada da net

Para resolver este problema já procurei pela net fora, mas não encontrei nada. E agora venho aqui, esperançada em vocês, pois tenho quase a certeza que terão boas ideias para partilhar comigo, e com quem as queira aproveitar para si.

Preciso de uns pozinhos de perlimpimpim, que me salvem destes atentados que há muito ando a cometer contra a mãe-natureza. Notem como estou disposta a mudar a minha conduta :)

Passo a explicar melhor, para que possam entender perfeitamente o meu problema.

No dia-a-dia uso discos-faciais de algodão para a limpeza do rosto e desmaquilhagem dos olhos.

Como sou poupadinha e gosto de fazer pouca lixeirada uso bem os dois lados do disco.

Em média, diariamente uso 2 discos. Mas mesmo assim isto é imenso lixo ao fim de uma semana.

Ao fim de alguns anos isto traduz quilos e quilos de discos usados por mim.

Penso nisto e sinto vergonha. Sei que não me ando a portar bem :(


imagem retirada da net

Gostava de arranjar uma solução prática, macia, reutilizável e eficaz, que me fizesse reduzir o uso destes discos. Uma solução mais amiga do ambiente, compreenda-se.

Tenho a certeza que desse lado existirão mulheres que já mudaram os seus hábitos em relação a esta situação, encontrando alternativas muito mais sustentáveis.

E eu só gostava que me dessem os vossos testemunhos para ser mais fácil eu poder mudar os meus.

Obrigada a todas :)

36 comentários:

  1. Olha, eu ando com o mesmo problema. Já eliminei os discos e passei a usar algodão em rama, que é mais barato e talvez dure mais tempo, portanto já contribui um bocadinho para a diminuição da pegada ecológica! Mas já ando a magicar uma solução reutilizável e até já pensei se não seria boa ideia utilizar (e não me gozes com o que vem a seguir) aqueles discos de amamentação reutilizáveis. Acho que isto dos discos me atrai por causa da forma e talvez qualquer paninho macio desse para o mesmo efeito. Punha o desmaquilhante na cara, com os dedos, massajava um pouco e depois limpava com o disco/paninho...Para o desmaquilhante dos olhos, punha um pouco no disco/paninho e depois limpava... No fim, passava o panhinho/disco por água com um pouco de sabão e deixava num sítio onde pudesse secar... Nos meus pensamentos hiper-elaborados até já imaginei fabricar uma espécie de mini-estendal para estender esse paninho/disco, mas talvez não seja preciso chegar a tanto :P

    ResponderEliminar
  2. olá!!

    as lojas O Boticário têm paninhos de algodão que podem servir como disco desmaquilhante ou até como esfoliante suave.

    há cerca de ano e meio também andei atormentada com essa questão, e então descobri os ditos paninhos e fui comprar, mas... não é muito prático, a não ser que tenhas muitos: a embalagem traz 2, não me recordo quanto custou, mas para juntar e lavar na máquina... eu precisaria de uns 7, no mínimo :( então voltei aos discos de algodão :( e ontem estava outra vez a martirizar me com isto..

    ResponderEliminar
  3. Olá Luarte!

    Eu uso umas toalhas pequenas (aquelas de bidé) de um conjunto de wc que me ofereceram e eu não gostei... que vou lavando na máquina de lavar portanto não vão fora. Podes comprar num hipermercado umas das pequenas e vais utilizando e lavando. Espero ter sido útil:)

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Duas sugestões - discos desmaquilhantes em crochet (são fáceis e rápidos de fazer, laváveis e reutilizáveis) ou discos em tecido de algodão ou flanela, tb são fáceis de fazer e reutilizáveis!


    Bjinhos!!

    ResponderEliminar
  5. Olá, eu uso sempre mas mesmo sempre uma manápula, utilizo-a para me desmaquillar depois é só lavar e por a secar, tenho o cuidado de a lavar sempre á mão e não a deixo secar na totalidade para que o turco não se torne muito aspero. Estou bastante satisfeita com esta alternativa. Bj

    ResponderEliminar
  6. Eu optei por usar desmaquilhantes que não precisam de discos para limpar. Basta espalhar na cara e massajar com a mão e depois é passar por água.

    ResponderEliminar
  7. Sabi e Paula M.: Eu já tentei o algodão em rama mas acontece-me o mesmo que à Paula, acabo por gastar mais do que com os discos. Também deve ser a minha falta de jeito.

    Essa dos discos de amamentação não me parece uma ideia nada disparatada :)

    Paula: os paninhos parecem-me boa ideia, mas ter de comprar muitos acaba por não me aliciar assim tanto.

    Guidinha: Gostei imenso dessa tua sugestão :) Há sempre aquelas toalhinhas que já não usamos.

    Natacha: Nunca me ocorreriam os discos de crochet. Não acabam por ser ásperos, sobretudo para os olhos?

    Lúcia: Essa tua ideia também é muito boa :) Obrigada pela partilha!

    Anónimo: Eu também já tinha pensado nisso e até já experimentei, mas acabava por usar a toalha de rosto do w.c. para limpar e secar a cara e ficava logo toda encardida num instante. Afinal o rosto não ficava tão bem limpo assim, pelo menos comigo.

    Obrigada por responderem ao meu apelo. Estou a gostar muito das vossas ideias e já estou a ficar muito mais contente :)
    Beijinhos a todas vocês***

    ResponderEliminar
  8. Olá Luarte!

    A minha sugestão é usar desmaquilhantes que não precisam de discos como estes:

    http://www.clinique-portugal.com/2009/06/rinse-off-foaming-cleanser.html

    http://www.clinique-portugal.com/2009/06/wash-away-gel-cleanser.html

    Mesmo assim preciso de discos para aplicar o tónico depois da pele já limpa. Então uso 1 lado do disco de manhã e o outro lado na aplicação da noite. Depois de utilizar os dois lados do disco ainda os aproveito para remover o verniz das unhas quando preciso. Não quero que penses que tenho um stock de discos usados em casa (!!), dos 7 que gasto por semana aproveito uns 3 para o verniz.

    Espero ter ajudado.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Usa daquelas luvas turcas. Para além de resolveres esse problema, tb poupas e ficas com a cara ainda mais limpa, já que tecido turco, faz uma ligeira exfoliação.Depois estas luvas têm uma vantagem que é um anelito em pano que dá para pendurar, por isso tb te dá para usares mais vezes!
    Beijiinho

    ResponderEliminar
  10. Olha nunca tinha pensado nisso (também não uso muitos discos)...
    Mas gostei de muitas sugestões aqui dadas, especialmente a de usar paninhos ou discos de amamentação reutilizáveis.

    ResponderEliminar
  11. A solução da sabi seria também a minha... discos laváveis de amamentação.
    Ou então o aproveitamento de qualquer toalha macia, cortada em pequenos individuais de limpeza.

    ResponderEliminar
  12. Nisso sou muito ecológica...não uso maquilhagem :)
    Mas compreendo o teu drama...acho que hoje em dia se usam demasiadas coisas descartáveis sem grande necessidade.

    Quando li o teu post lembrei-me logo dos tais desmaquilhantes que são apenas de aplicar na pela e usar as mãos, mas como te disse, não sou uma boa conselheira nesta matéria.


    Vou acompanhar os comentários para usar nas (poucas) vezes que uso maquilhagem :)

    ResponderEliminar
  13. Eu tambem utilizo creme de limpeza que depois é só passar por agua, mas quando é para desmaquilhar os olhos eu costumo usar daqueles paninhos de limpar os oculos, tenho-os junto ao lavatorio e no fim de limpar passo por agua e deixo ali mesmo para a proxima , de tempos a tempo lavo na maquina da roupa , são optimos. :))

    ResponderEliminar
  14. Pois eu, utilizo em vez de leite desmaquilhante, gel de limpeza facial.

    Lavo o rosto com este gel, em seguida, deito um pouco de tónico na palma da mão e com a ponta dos dedos da outra mão, vou aplicando por todo o rosto com pequenos toques.

    Embora gaste água para a lavagem do rosto, não gasto um único disco de algodão.

    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
  15. Òptimo Post! Eu tinha precisamente o mesmo problema, Tinha porque agora já não tenho! Com tantas dicas vou aproveitá-las. Agrada-me sinceramente a utilização do gel de limpeza facial que é so passar por água e o facto de se colocar o tónico com a mão e a utilizar algo adorei a ideia da Sissamar (luva turca)!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. olá Luarte

    Uso muito pouca maquilhagem, resume-se basicamente a pintar os olhos. Bom o decorrer do dia o lápis é quase uma miragem e o resto da maquilagem é eliminada no banho ao final da tarde.
    Não sei o que é comprar discos nem desmaquilhantes :)

    ResponderEliminar
  17. P&P : Isso é que é ser poupadinha. Grandes dicas! :)

    Sissamar: a ideia da luva parece-me muito boa para a limpeza facial, mas tenho dúvidas se será tão boa para a desmaquilhagem dos olhos. Que me dizes da tua experiência?

    Maria João: eu tambén tenho o tal gel de limpeza facial, mas tenho de lá ir sempre com os discos porque parece que nunca sai bem só com água e dedos :(

    Comandante Luneta: Fico contente que este post também te esteja a ser útil :)

    anabenfica e moranguinha:
    Eu também não sou rapariga para grandes maquilhagens, mas gosto de passar um rímel e um lápis pelos olhos e de vez enquando umas sombras softs e discretas, só para realçar o meu olhar luminoso, cof, cof, cof :)
    De qualquer forma gosto sempre de limpar a pele do rosto das impurezas do dia. A pele agradece.

    Beijitos para vocês***

    ResponderEliminar
  18. Olá

    Concordo totalmente com a quantidade de lixo e dinheiro que gastamos diariamente, muitas vezes sem necessidade. E como não tenho muito tempo, já alguns anos adoptei por lavar a cara no banho à noite com o gel do rosto que comprei na farmácia. Basta colocar só um bocadinho e passar com a esponja do banho e sai tudo. Depois coloquei o tónico facial num frasquinho com borrifador e borrifo a cara depois de me secar após o banho. É mais fácil, poupo tempo e dinheiro.

    Espero ter ajudado com a minha experiência.

    Beijinhos para todas

    ResponderEliminar
  19. Como não li todos os comentários não sei se já foi sugerido.
    Já pensaste em usar uma luva turca?
    Eu também usos os discos de algodão e não me preocupo tanto assim porque é algodão é uma fibra natural vegetal biodegradável e reciclável logo é amiga do ambiente.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Ana: obrigada pelo teu testemunho :)

    Romy: Já várias meninas nos comentários anteriores sugeriram a luva turca.Obrigada por reforçares mais uma vez essa ideia.
    Em relação a afirmares que os discos são biodegradáveis, é verdade que o algodão é um produto natural, mas quando sujeito à manufacturação contém muitas vezes índices de plástico, produtos sintéticos, absorventes derivados do petróleo, etc... Os discos não são algodão puro. Além disso optar por outras alternativas reutilizáveis, acaba por ser uma opção bem mais verde e económica. É que mesmo o lixo biodegradável não deixa de ser lixo e de levar
    o seu tempo a ser absorvido. E se cada um poder em pequenas coisas dar um contributo mais positivo, a natureza agradece e a carteira também :)
    Este é o meu ponto de vista.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá Luarte.

    Fico muito contente quando vejo um post sobre preocupações ambientais :)

    Portanto fica aqui a minha singela opinião. O que eu faria no teu caso era comprar um pouco de tecido (caso não arranjasse nenhum em casa que pudesse cortar) que servisse tanto para a limpeza como para uma suave esfoliação.
    Penso que o ideal seria flanela (embora a esfoliação seja zero), poderias cortar uma fronha velha. Outra opção seria aquele tecido que se usa nos resguardos dos colchões (penso que é algodão mas não sei bem), é macio mas ao mesmo tempo tem uma certa aspereza para esfoliar.

    O objectivo é que uses algo lavável, logo reutilizável. Terá de ser tecido, resta saber qual será o melhor.

    Depois diz como fizeste.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  22. Olá Luarte!
    Eu então acho que ainda sou pior... uso uma toalhita todas as noites. Shame on me!
    É bastante prático, e gosto da suavidade com que me tira a maquiagem. Depois de lero teu post e os testemunhos, acho que vou optar por uma luva turca ou os paninhos de flanela. Também não custa nada ajudar o ambiente!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. :)
    Acho que o que gastas com água e detergente a lavar toalhas e afins é menos ecológico do que uma rodelinha de algodão... Nem sempre a hipótese "não descartável" é a mais ecológica.
    beijinhos!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo: O gasto de água não seria mais do que aquele que já gasto. As toalhinhas seriam lavadas na máquina juntamente com outra roupa.
    E como já disse anteriormente, não se trata de "uma rodelinha de algodão". Ao fim de algum tempo estamos a falar de milhares delas...
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  25. hum...deixaste-me a pensar. Fui à wikipédia e encontrei isto:

    "A fibra do algodão não traz fortes impactos se descartada indevidamente no meio ambiente, uma vez que seu material é orgânico, e leva cerca de três meses apenas para se decompor completamente. Por outro lado, é um material de dificuldade moderada para reciclagem, não existem grandes necessidades e tecnologias de fácil acesso para reciclar esse material. Seu impacto pode se maior durante sua cultura se feito incorretamente, pois é necessário grande espaço de terrenos para sua agricultura, e são utilizados diversos tipos de vermífugos, adubo químico, inseticidas entre outros agrotóxicos"

    Se calhar a solução para a tua consciência ecológica passa mais pelo consumo de algodão biológico (i.e. proveniente de culturas sustentáveis) do que pela sua substituição. É claro que não vais fazer máquinas só de rodelinhas, mas repara que é com essas pequenas coisas que a máquina vai enchendo. Só te quis dar outra perspectiva, porque gosto do teu blog e acho que normalmente tens boas ideias e muito sensatas. Neste caso, não me parece que a tua preocupação se justifique.

    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
  26. Anónima: obrigada pela partilha da informação recolhida na wikipedia. Atenção que não tenciono impingir a minha ideia a ninguém. Nunca foi essa a intenção ao criar o post. Apenas quis recolher testemunhos de quem já adoptou hábitos diferentes que fossem mais ecológicos, económicos e perfeitamente práticos e viáveis. E do que pude ler há quem use estratégias muito boas. O importante é que cada uma se sinta satisfeita com as suas escolhas. No meu caso, se encontrar outras opções que considere melhores e me façam sentir mais satisfeita, porque não mudar?
    Obrigada pela partilha de outras perspectivas :)
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  27. Olha eu resolvi esse problema há vários anos, agora uso gel desmaquilhante que sai com água. E poupa-se muito, uma embalagem dura cerca de 8 meses e par além disso é só água!

    ResponderEliminar
  28. olá tudo bem adoro o seu blog.
    Eu utilizo uma esponja propria para esse uso, que comprei nas casas k vedem produtos para o cabelo,etc, custou-me 0.60 centimos. molho com agua morna e um pouco de sabonete e já está.

    Beijokas

    ResponderEliminar
  29. A ideia da esponja parece-me boa, tenho uma para pós soltos que nunca uso. Tem uma textura densa que é capaz de facilitar a coisa. Aqui pesa mais o factor económico do que ecológico, confesso ;)

    E já agora, coisas *mesmo* ecológicas como o copo vaginal, alguém usa? Dizem que de facto se poupa muito e aí sim, de facto é bem mais ecológico do que dezenas de pensos higiénicos ao ano, mas não sei...

    ResponderEliminar
  30. Menina use toalinha de bebe ou fralda sabe ? são macias reutilizáveis, eu uso, minha mãe usava,aprendi com ela, E sabe qual demaquilante que uso? leite de rosas aquele da embalagem rosa bem baratinho limpa mesmo a pele, no verão uso o da embalagem verde.Espero ter ajudado>
    Bjos Carinhosos

    ResponderEliminar
  31. Com tanto comentário anónimo uma pessoa até se perde. Já não sei quem disse o quê :P
    Mas para quem falou do copo vaginal. Esse assunto daria tema para outro post que não este. No meu caso, não serei com certeza eu a fazê-lo, porque por questões de saúde não posso usar.
    Beijinhos

    P.S. Gostei também muito da ideia da esponja ;)

    ResponderEliminar
  32. Ola!
    é o meu primeiro comentário no teu blog, mas já o leio há algum tempo.
    Eu não uso maquilhagem, mas ao ler o teu post lembrei-me das toalhitas reutilizáveis do meu filhote.
    Inicialmente mandei vir pelo ebay e ao chegarem vi que não passavam de rectangulos de malha polar.
    Entretanto arranjei mais uma maneira ecológica de aproveitar as coisas... ia jogar uns babygrows fora e resolvi aproveitar o tecido e cortei rectângulos e fiquei com mais toalhitas reutilizáveis.
    Tenho no meu blog se quiseres ver :)
    Parabéns pelo teu blog, adoro.
    Beijo
    M.

    ResponderEliminar
  33. Olá!
    Eu costumo usar uma esponjinha desmaquilhante como esta: http://www.mass-perfumarias.pt/site.php?cPath=3_35_4527
    ou então uma luva turca :)

    ResponderEliminar
  34. Olá Luarte :)
    Eu utilizo esponjinhas desmaquilhantes para os olhos porque precisam de um tratamento diferente do rosto. Para o rosto utilizo gel desmaquilhante, não precisas de algodão, basta lavar com água o rosto com a solução.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Bom dia! Não podia deixar de comentar, apesar deste post já ter uns anos. Eu compro discos de algodão orgânico laváveis no Miosótis (supermercado bio ao pé do el corte inglês). Custa 5 euros, vem com 4 discos, grandes, mas não demasiado grandes! Dá perfeitamente para remover toda a maquilhagem. Lavo de seguida, seco na toalha, ponho a secar e de manhã uso outro. Dá perfeitamente para revesar e estou super satisfeita. Além de não me irritar a pele ao contrário dos discos descartáveis, acabou-se o peso na consciência ecológica! Experimentem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual a marca destes discos? Estou a procurar mas não encontro.

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)